iPhone 13 Pro Max arrasa Samsung Galaxy S21 Ultra no teste de bateria
A Apple tem vindo a melhorar progressivamente vários componentes do iPhone para oferecerem a melhor experiência de utilização. Apesar de ficar atrás dos concorrentes num ou noutro aspeto, o seu conjunto quer afirmar-se como o melhor que o utilizador possa obter. Temos visto testes ao ecrã, com excelentes resultados, houve um incremento na velocidade de carregamento e tem um poderoso processador. A bateria foi outro componente melhorado e o iPhone 13 Pro Max mostrou como tem agora muito mais energia disponível.
Num teste lado a lado com o seu mais direto concorrente, o topo de gama da Apple arrasou o Samsung Galaxy S21 Ultra.
A bateria nos iPhones, até há uns anos, era problemática. Contudo, os melhoramentos feitos em vários componentes, a otimização do sistema operativo, veio melhorar a autonomia e colocar os iPhones num patamar muito satisfatório. Com o iPhone 12, houve mais um bom incremento.
No mercado Android há equipamentos com muita autonomia, que carregam muito mais rápido e que são de excelente qualidade. No entanto, já começam a ter de dividir o pódio, em quase tudo onde são os melhores, com a Apple.
Bateria do iPhone 13 Pro Max é muito melhor que a dos iPhones anteriores
Recentemente, comparado com gerações anteriores do iPhones, o iPhone 13 Pro Max mostrou que consegue cerca de 10 horas de autonomia, ficando substancialmente à frente dos seus irmãos. Até o iPhone 13 mini recebeu um excelente incremento, conseguindo mais de 6 horas de funcionamento contínuo, o que é muito bom para um smartphone de tamanho reduzido.
Com mais tempo de utilização, conforme mostramos nas nossas primeiras impressões, a bateria do topo de gama começa a destacar-se. A Apple fez um excelente trabalho.
iPhone 13 Pro Max versus Samsung Galaxy S21 Ultra
Se dentro de portas o iPhone 13 Pro Max bateu toda a sua concorrência com uma margem enorme, era interessante ver contra o seu mais direto concorrente no mundo Android, o Samsung Galaxy S21 Ultra.
O canal PhoneBuff voltou aos testes e colocou lado a lado os topos de gama. São equipamentos diferentes no que toca ao hardware e ao sistema operativo. As características são determinantes para o consumo de bateria. Se nuns testes mais RAM é importante para conseguir gerir os processos e fornecer mais desempenho, noutros, como na bateria, mais pode ser menos.
Num análise comparativa entre os dois topos de gama, vemos que o Galaxy S21 Ultra tem uma bateria maior, com 5000 mAh. O iPhone 13 Pro Max tem atualmente a maior bateria alguma vez usada num iPhone, com 4352 mAh. Também é importante destacar que o Samsung tem um ecrã ligeiramente maior, 6,8 polegadas contra as 6,7 polegadas do iPhone e consegue mais resolução.
Ambos têm 120 Hz de taxa de atualização e o smartphone da Apple está equipado com o mais recente sistema operativo da empresa. Conforme já vimos noutros comparativos, o teste utiliza um braço robótico para executar as rotinas, e provocar constantemente ação até a bateria ficar drenada.
Bateria: Resultados que não dão margem para dúvida. O iPhone arrasou
O teste começou por fazer uma chamada telefónica de uma hora, depois passou à escrita de SMS, ler emails e conseguiu tirar proveito dos 120 Hz. Começou-se de imediato a ver algumas diferenças no consumo de energia entre os dois equipamentos, mas muito "taco a taco". Contudo, quando foram usadas aplicações com mais requisitos de bateria, o iPhone destacou-se pela moderação no consumo de energia.
Apesar do Galaxy S21 Ultra ter uma bateria 14,8% maior que a do iPhone 13 Pro Max, em praticamente todas as tarefas, o smartphone da Apple consumiu menos bateria o que é um excelente prenúncio do resultado final.
Contas feitas, quando o Galaxy S21 Ultra se desligou, o iPhone 13 Pro Max ainda tinha 25% de bateria. Portanto, 25% de bateria, em teoria, ainda permitia para pelo menos mais de duas horas intensivas de uso.
Conforme podemos ver, tarefa a tarefa, o iPhone 13 Pro Max concluiu com sucesso e com menor consumo de energia. Esta otimização levou a um resultado que traz muita qualidade aos utilizadores.
Tendo em conta que estes testes são muito genéricos, o resultado poderá ter em cada utilizador um desfecho diferente. Mas este é um bom indicador.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Bem, tiveram em conta que o Samsung tem mais 1.000.000 de pixéis para alimentar? Já que o ecrã é por norma a maior causa do consumo da bateria…
Sim, foi frisado isso no texto, assim como mais 6 GB de RAM para alimentar. Além disso, ainda tem o Android 11.
Assim sendo, justifica-se.
Gostava de ver um comparativo com a Huawei, também deve ser interessante. Abraço!
Não se deverá justificar os 25% a mais, é muita hora de bateria que não se justifica só com isto, atenua, mas longe de justificar. Agora, paulatinamente, pelo que dá a entender, a Apple está a olhar com mais atenção para o aspeto das baterias, o que é bom sinal. O iPhone 13 Pro Max está mais pesado, a bateria assim o obrigou.
Mas era interessante de facto com o Huawei.
Abraço.
Parte correspondente à bateria extra: apenas 11g.
Nota-se bem aqui a diferença de otimização das Apps Android VS iOS… Spotify e Snapchat a comerem a bateria no Android sao poderosos. Ou seja consoante as aplicaçoes que se usem o resultado muda e muito e é verdade. Os programadores por norma conseguem ter as apps muito mais otimizadas no iOS do que no Android onde têm de as adaptar para um leque muito diferente e nao podem tirar partido de processadores especificos mas sim permitir que corram em 1001 setups diferentes em vez de as otimizarem para um conjunto de ram/cpu mais restrito e poderoso.
Mas sem duvida que em varios testes o 13 pro max e apenas e so este modleo dos 4 lançados, tem ficado a frente da concorrencia em autonomia apesar de depois demorar um pouco mais a carregar que alguns concorrentes mesmo tendo bateria mais ‘pequena’ mas isso certamente será o proximo passo da Apple, começar a realmente ter tempos de carregamento mais rapidos, ja em contraste o 13 mini tem uma autonomia péssima para um telemovel do preço em que se insere.
Exato, há na otimização que se nota, mas tem de melhorar sim na velocidade de carregamento. Mas, como já disse noutras vezes, o que mais noto de diferente do iPhone 12 Pro Max para o iPhone 13 Pro Max é a disponibilidade da bateria. Foi um excelente incremento. Falta só mesmo o que disseste, ser um pouco mais rápido a carregar.
Isso não justifica a diferença entre a capacidade da bateria + a diferença de duração da bateria.
Estão a querer colocar o SAMSUNG S21 em 3º lugar, já que o 1º está entregue ao XIAOMI MI 11T. O engraçado é comparar o preço de cada um e o que eles oferecem.
Achas que a bateria do XIAOMI MI 11T dura mais tempo?
nao dura mais, mas custa metade e é um tudo melhor.
melhor não será de certeza!
Portanto estamos a comparar dispositivos com 10 meses de diferença na área da tecnologia . Ok, certo…
Sim, do mesmo ano, portanto. Mas é um facto que há essa diferença. Mas mesmo assim, o Galaxy ainda é uma máquina do melhor que o mercado Android tem para oferecer.
Comparar um iphone com 4300mah a arrasar um android com 5000mah. Da que pensar
Sim, dá que pensar que 10/11 meses de diferença entre eles, tecnologias mais recentes, um ecran superior em pixeis e tamanho no S21 que consome mais bateria, que o iphone tem as apps otimizadas e próprias ao sistema, afinal a diferença entre ambos não é assim tão grande. Este teste diz algo, sim, mas há centenas de testes quer no phonearena, technews, youtube, etc em que não chega nem perto destes resultados.
Já saiu aqui o comparativo entre o MI 11T e o Iphone 13 pro max??? em que o primeiro arrasa o segundo?
Esses não interessam para nada Marcis, só os que a Apple ganha e “arrasa”, quando é “arrasada” passa ao lado 😀
Não percebo, quando a Apple lança o iPhone, toda a gente diz que não traz nada de novo e é mais do mesmo, agora já ha 10 meses de diferença e tecnologia muito mais recente… enfim
E o que trás de inovador? Melhoramentos? Isso é o que todas as marcas fazem e incrementou os 120Hz de refresh rate que para a Apple sim é algo novo fora isso… Agora algo novo ou inovador mo mercado…
Acho engraçado Marco chamares 120Hz novo para a Apple quando foram os primeiros a colocar 120Hz nos iPads em 2017! Também foi a Apple que desenvolveu a tecnologia LTPO, primeiro para o Apple Watch, que possibilitou refresh rate variável. A Apple nem tinha como colocar ecrãs LTPO de 120Hz nos iPhones até este ano porque a Samsung ainda não tinha capacidade de produção para suportar a Apple. A Samsung foi a primeira a colocar LTPO 120Hz em smartphones, o ano passado mas a Apple não tinha possibilidade de desenvolver, validar e produzir a tempo dos iPhones.
Quanto à falta inovação, infelizmente é algo que está a afetar todos os smartphones. No entanto, o facto da Apple ter melhorado pouco, só mostra o quão bom o iPhone 12/12 Pro já era, que mesmo com poucas melhorias continua a ser um dos melhores smartphones e está no topo em cada categoria(como ecrã, bateria, performance, fotografia, vídeo, speakers).
E não é? Qual o Iphone que tinha 120Hz antes do 13? Então estamos a dizer o mesmo… por esse motivo que referes, ou por outros só este ano colocou este ano! Quanto ao Ipad 5 Pro ter sido o 1° com. 120Hz a Razer diz o mesmo com o Razer Phone… e agora em quem. acreditar?
No resto concordo sim é factual, temos a Oppo com o ecrã extensível e uma ou outra coisa mas nada de grandioso!
Concordo, e já o tinha dito no outro comparativo com. o S21 Ultra…
Apesar de serem ambos de 2021 estamos a falar de 10 meses de diferença, do SoC Android de 2021 com 10 meses contra o de 2021 > 2022 da Apple que saiu a dias (porque é sabido que a Apple lança os equipamentos no final dos anos anteriores e a Samsung no inicio do ano) portanto… A concorrência aos Iphone 13 chega no início de 2022 e não a que já existe no mercado a meses! Mas pronto a minha opinião… depois em Fevereiro comparem o S22/Note 22 com o Iphone 12 também!
Como foi então na comparação entre o iPhone 12 Pro Max e o Galaxy S21 Ultra?
Já não me recordo neste mesmo canal o resultado dessa comparação. Alguém se lembra?
Exato do Iphone 12 Pro Max e o Galaxy S21 Ultra os rivais… exatamente o mesmo S21 Ultra que quase 1 ano depois está a ser comparado a geração seguinte do Iphone 12 Pro Max…
Como é que o 12 Pro Max pode ser agora um rival se deixou de ser vendido?
Oh Tadeu… acorda que já são horas!
quem terá que acordar é quem teima em não querer comparar aparelhos por razões arbitrárias.
Ahahahaha é isso
Já estava achar isto muito parado, isto tem que render pelo menos 100 comentários eheh
A Apple só permite Apps baseadas no seu sistema ultra secreto. Normal que a gestão de bateria seja muitíssimo mais eficaz.
??? Qual sistema secreto ?
Abc
Mas há por aí post a comparar o Xiaomi Mi 11T que arrasa completamente o Iphone 13 Pro, já que falamos de equipamentos recentes, agora comparar telefones com quase 1 ano de diferença é pura demagogia.
Tal como o M11 arrasou o iphone 12 Pro MAX
Capaz, mas o que tem aparecido é o iPhone 13 Pro Max dar uma ripada em todos eles, olha aqui na questão da bateria:
https://youtu.be/Sa2vRQPJP3I
Mas vale o que vale.
O Mi 11 ultra não é o 11T Pro!
Então qual é a diferença de processador, RAM e bateria? Assim como no tipo de ecrã, etc, diz-me qual será a diferença que pode mudar aqueles valores?
Só para eu perceber a tua opinião.
Será que agora este e um dos melhores tambem na bateria? boa malha apple. agora era aparecer o carregamento reverso para se poder carregar outros equipamentos com essa bateria.
Depois na vida real é ver a malta da maçã agarrados ás tomadas em todo o lado…
Não sei em que “vida real” vives. Mesmo eu com o XR não preciso de estar agarrado a uma tomada e esse supostamente dura menos de metade do tempo que o 13 Pro Max. E odeias assim tanto a Apple que tens de chamar às pessoas “malta da maçã” e ignorar que realmente está no topo de testes de bateria? A maior parte destes testes são stress testes irrealistas até, com jogos intensos, e ainda assim dura 9 horas ou mais com ecrã ligado. Mais “vida real” que isso é complicado. Se tiverem de estar agarrados a uma tomada depois de usarem o telemóvel duram esse tempo todo, que estejam que o telemóvel merece…
Ás vezes o problema nem é…. “agarrados ás tomadas”…ás vezes o problema é mais mendicar cabos…
antigamente eu estava na estação do combóio e havia sempre alguém a pedir-me esqueiro para acender o cigarro (e eu que nem fumo sequer), agora é mais… “olhe, desculpe…tem um cabo lightning que me empreste? é que eu comprei este aqui no chinoca mesmo agora e afinal não funca e eu tenho pressa”
ai, Apple, Apple….não mudem pro USB-C como fizeram no ipad e mac que não é preciso!