É oficial: Gráficas RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti terão menos poder para minerar
A Nvidia já havia deixado bem claro que as suas placas gráficas GeForce são destinadas aos jogadores e não à mineração de criptomoedas. Nesse sentido, a fabricante começou por limitar a taxa de hash do seu modelo RTX 3060 para desktop.
Para além disso, e como já se previa, a Nvidia tornou agora oficial que também as GPUs GeForce RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti serão limitadas para a prática de extração de moedas digitais.
Quem segue o tema das placas gráficas associadas à mineração, sabe então que a Nvidia se impôs contra esta prática há alguns meses. E de forma a retirar das mãos dos mineradoras as valiosas GPUs destinadas aos jogos, a fabricante decidiu limitar a taxa de hash desses equipamentos. Ao mesmo tempo, lançou a sua linha de placas CMP (Cryptocurrency Mining Processor), destinadas em exclusivo à mineração de criptomoedas.
Inicialmente o limite da taxa de hash foi realizado no modelo GeForce RTX 3060 mas, como previsto, outros modelos também foram 'capados' a esta prática.
Nvidia oficializa linha GeForce RTX 30 com limites à mineração
A fabricante norte-americana anunciou nesta terça-feira (18) que os novos modelos das placas gráficas GeForce RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti já serão relançadas com uma menor capacidade para a prática de mineração de criptomoedas.
Com esta decisão, a Nvidia reforça a sua filosofia de que estas GPUs são para jogadores. Como tal, há que as colocar nas mãos de quem verdadeiramente se destinam.
A empresa explica assim que estes limites da taxa de hash, reduzem para metade o desempenho destas placas gráficas na mineração da moeda Ethereum. Os novos chips começam então a chegar ao mercado já no final do mês de maio.
Para que os consumidores saibam que estão a comprar um dos modelos limitados, os parceiros da marca vão rotular as GeForce RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti com a identificação LHR ou Lite Hash Rate. A Nvidia adianta que este limite se aplica apenas às novas GPUs e não às lançadas até aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nvidia
Neste artigo: GeForce RTX 3060 Ti, GeForce RTX 3070, GeForce RTX 3080, LHR, mineração de criptomoedas, nvidia, placa gráfica, taxa de hash
Deduzo então que seja uma alteração de hardware e não de software, correcto? Não é perceptível na notícia.
Deve ser na BIOS da grafica.
Contudo o preço das gráficas não irá baixar porque os retalhistas já se perceberam que o povo compra as gráficas na mesma a preços exurbitantes
Sabendo todos os que se dedicam a mineração que os algoritmos e decisões internas dos criadores dos activos digitais podem em qualquer altura modificar as regras, será um grande risco investir em placas CMP visto que poderão transformar rapidamente em ums bons pisa-papeis por não lhes poderem dar outra vida.
Se a NVIDIA tem capacidades para criar dois tipos de segmentos, porque não continuar com a antiga opção e ter clientes para beneficiar todos?
A falta de produção para placas de vídeo não me parece que possa ver resolvida com a criação dos CMP porque irá necessitar de obter a mesma matéria prima para as duas opções.
Mas pronto. Eles é que são os experts.
Num futuro perto de sí: “Afinal Driver da Nvidia remove o limite para mineração imposto… pela Nvidia”
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/driver-da-nvidia-remove-o-limite-para-mineracao-imposto-pela-nvidia/
Então pelo q percebi a minha 3060 Ti vai continuar sem limites certo? Apenas as novas é q virão limitadas
ok esqueçam o meu comentário 😀
Podem parar de publicar noticias de criptomoedas e bitcoins e tudo o resto sff
Isto é mais uma noticia de gaming, porque neste momento os preços para comprar uma gráfica para gaming estão proibitivos por causa da procura para mineração. O objectivo desta noticia é o de dar uma esperança a quem quer uma gráfica para outros propósitos.
Só lês e abres o artigo se quiseres, não sei, digo eu…