Quantcast
PplWare Mobile

Este é o aspeto das gráficas RTX 3080 que ‘morreram’ a minerar criptomoedas

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. rjSampaio says:

    Como incutir medo a malta.

    Faz-se um tweet sem contexto e deixa-se o mundo especular.

    Isso com certeza foi dos cabos/risers/MB, não foi das GPU.

    • Marisa Pinto says:

      Se reparares no post não se afirma nada. Tal como também não podes afirmar com certeza do que foi.

      E já agora incutir medo com placas gráficas? eheheh 🙂

    • iDroid says:

      Este é apenas um artigo que está a informar um acontecimento. Nem o título é sensacionalista, ao contrário do que acontece noutras situações. Cada um tira as conclusões que quer tirar.

      • rjSampaio says:

        O artigo, juntamente com o espanhol, está a especular com base em meia dúzia de fotos.

        A procurando na net já encontrei mais uns 3 blogs com artigos similares, mas novamente nenhum deles têm mais nenhuma base, apenas especulação.

        Isto para quem não anda a volta das fontes, pega no que lê e como disseste tira as conclusões, mas já estão influenciadas.

        • Manuel da Costa says:

          Especular? 43 cybercafés sul-coreanos arderam nos últimos 6 meses. A causa? Como não tinham clientes, colocaram os computadores a minerar cripto. Alguns chegaram a dizer conseguir 1000 dólares mensais, entretanto, deixaram de o fazer, pois ter quintas que gastam 72000kwh não permitia ter tão poucas fontes de arrefecimento.
          Na Tailândia aconteceu o mesmo e 3 pessoas morreram.
          Na Indonésia, uma cidade proibiu a utilização de electricidade por grupos de mineração, pois localidades, como Bogor, sofriam falhas energéticas permanentes, por os mineradores usarem demasiada energia.

          • rjSampaio says:

            Ui tanta falacia…

            1- Nada do que disseste serve como prova para saberes o que aconteceu nas fotos, é simplesmente ridículo…

            2-Entao arderam 43 cybercafes, qual a causa? ou quando fizeram a inspeção por parte dos bombeiros escreveram “estavam a minar”?
            Sera que a instalação elétrica estava em ordem? estavam a roubar energia?

            3- Morreram 3 pessoas na Tailândia, e então, isso demonstra o que aconteceu aqui?

            4-Na Indonesia proibiram minar por causa das falhas?
            ora eu pago para poder usar 3KVA e a instalação esta certificada para tal (ate para mais), se for para minar estaria proibido mas se usar eu usar os 3KVA para os meus terrariums climatizados aquecidos já não a falhas de energia?

            Correlação, nada mais…

          • FAR says:

            @rjSampaio
            A questão, parece-me, é mesmo o ponto 2 e é isso que está a causar problemas. O tão nosso chico-espertismo lá para “aqueles lados” é em comparação a mais pura da inocência.

            Desde “revendas” e aldrabices nas vendas das placas, ao desvio de energia, com uma pitada de estrutura eléctrica deficiente temos um cenário tipicamente desastroso.

    • Pedro says:

      Concordo,
      Seria bom terem posto as imagem da parte de traz das placas.
      Isso não me parece dos VRM.

    • Alex says:

      Se foi dos cabos, da psu, ou da gpu, o relevante nesta notícia é o facto se se terem espatifado/andarem-se a espatifar placas gráficas por razões “sem jeito nenhum”. Ainda bem que AMD e a NVidia vão colocar um travão nesta palhaçada e bloquear através de software e hardware esta destruição sem nexo. Os “engenheiros” vão dar a volta, mas enquanto dão a volta e não dão, pode que alguns ganhem juízo.

  2. Elektro says:

    Também não faz mal, com as novas 1080 Ti os miners podem comprar mais recursos para a sua importante operação xD
    E por fim podem vender um produto exposto a condições de utilização extremas e desaconselhadas ao average consumer.

  3. Joao says:

    Devia ter lhe queimado as 78 ao mesmo tempo. Sou completamente contra as práticas de mineração. Devia ser proibido uma pessoa só ter tantas gráficas para as desperdiçar, e tanta gente a precisar apenas de 1 para jogar, foi para jogar que elas foram feitas. Á conta deste tipo de gente as gráficas custam o triplo. Deviam explodir todas as gráficas que são usadas para minerar.

    • TiGaSPT says:

      concordo plenamente +1

    • Rhyzon says:

      Opá, não discordo que é à pala desta malta que neste momento o mercado está como está… Mas a culpa não é deles. Um método de ganhar dinheiro sem fazer nada? Epá, obviamente que muita gente se vai lá meter.

    • PauloPedroso says:

      Então tudo o que não és a favor tem de ser proibido?
      Não faz sentido.

      • oiiiii says:

        Sou completamente contra o desperdício de comida. Devia ser proibido uma pessoa comprar comida e deixa-la estragar, e tanta gente a precisar para se alimentar, foi para comer que foi produzida e não para se estragar. Toda a comida desperdiçada devia de explodir nas mãos dos compradores.

        • oiiiii says:

          Desculpa não era para ti mas sim para o Joao

          • iDroid says:

            Comparação fraquinha…a comida não explode, para começar. E sim, as grandes superfícies deveriam ser regulamentadas para evitar que comida em perfeito estado vá parar ao lixo. Muito mais difícil de o fazer relativamente a indivíduos.

          • oiiiii says:

            O pessoal começa a meter bombas dentro da comida pra explodir assim que passe a validade 😀
            Mas já que percebeste o meu ponto de vista, mete ai uma comparação melhor, por acaso foi a primeira que me lembrei pois estava no youtube a ver cenas relacionadas com isso

    • Macgyver says:

      Faço das suas as minhas palavras

    • Oldboy says:

      Bem podes tentar vir buscar as minhas placas, o choro tal como o mercado é livre.

    • O miner says:

      Só rir. Tanta gente a precisar de carro e há pessoas com 5 ou 6 carros…

      Se uma pessoa compra uma gráfica utiliza como quer, até pode meter no c* ou a destruir só porque sim.

    • Rodrigues says:

      Aprovado, é completamente nojento o que se faz com as gráficas hoje em dia. Horas e horas de trabalho de engenheiros para criar um novo meio de trazer gráficos melhorados tanto para os jogos como só para renderização pura e no final é tudo desperdiçado num monte de preguiçosos que preferem queimá-las. Uma coisa é teres uma RTX para trabalhar /jogar e usares de vez em quando para minerar, tipo 2x por semana uma hora ou duas. Mas horas é horas a desperdiçar capacidade para isso é nojento

      • Oldboy says:

        Mas afinal eu sou livre para fazer o que quero com o meu dinheiro ou não? Eu como muitos aqui trabalho e não preciso da aprovação de ninguém para usar o equipamento que compro desde que esteja dentro da lei, a URSS já acabou meus amigos, nojento é querer controlar a vida dos outros.

    • Renatho says:

      Eu concordo velho.

  4. Rhyzon says:

    Nem parece um artigo da Pplware, muito sinceramente. “Todas as GPUs incendiaram no mesmo local, ou seja, na zona periférica da memória VRAM e VRM.” A sério? Nenhum dos dois exemplos se aproxima sequer das zonas da VRM. Parece muito mais que foi um problema com os risers que usaram, que entraram em curto circuito e começaram a arder (curto circuito não será bem o termo correcto, mas pronto).
    Mesmo que não tenha sido isso, foi a VRAM que sobreaqueceu; GDDR6 aquece que é uma coisa ridícula, e quem não sabe… Pois, podem acontecer coisas assim. Mas agora mencionarem as VRMs? Por favor…

    • Marisa Pinto says:

      Bem, vamos ter que esperar por mais detalhes, se é que chegam a ser revelados.

      • Rhyzon says:

        Duvido muito que sejam. Estas imagens foram mais para espalhar pânico do que outra coisa.
        E já se sabe, alguma coisa que corra mal, a culpa é sempre dos outros, nunca nossa, mesmo quando não sabemos o que estamos a fazer (neste caso minerar) :D.

      • José Santos says:

        Julgo que deveria ter aprofundado melhor o tema e a origem da foto em questão. O artigo que escreveu apresenta muita informação incompleta e errónea. A foto foi originalmente colocada por um utilizador do Facebook – Martin Melic no grupo GPU Mining , o qual indicava que tinha minerado durante 7 meses com adoradores sata – PCI e que passado alguns dias , tinham provocado um incêndio , deixando as placas como estão visíveis nas fotos.

        A meu ver, deveria explorar melhor o tema de mineração de forma a instruir melhor as pessoas, porque de fato, existe pessoas que estão a entrar no mundo da mineração, sem qualquer conhecimento de como o fazer de forma correta ou o que não se deve fazer . No caso em questão, alimentar uma placa que vai necessitar muito possivelmente de 230 watts, como um adaptador que tem um limite de 70 ou 90 watts, vai acabar por acontecer algo parecido.

        Aprofunde o tema, existe muita informação no YouTube por parte de grandes mineradoras, com o k se deve utilizar, o que não se deve fazer, como ligar os componentes, etc.

        Certamente existe muita gente contra a mineração , outros a favor. Mas uma boa redação, explicando os métodos, como deve ser feito, o que evitar, o futuro por exemplo da mineração de eth ( que em Julho , para às GPUs deve deixar de ser rentável e acabar no eth ).
        Existe muita matéria que os leitores necessitam e poderiam entender melhor, do que simplesmente comprar gráficas a preços doidos , que vai ficar no prejuízo e vão acabar por as vender com prejuízo enorme , só para cobrir o que gastaram .

        Com os melhores cumprimentos

  5. Marcio Jacinto says:

    o ssd nvme fica nessa zona, pode ter sido a causa

    • rjSampaio says:

      duvido muito.

      A posição dos NVME muda conforme a MB.
      Tens MB sem NVME
      Porque irias gastas dinheiro num NVME numa mining rig? provavelmente o OS esta numa pen
      Se usavam risers, o nvme nem devia afetar.
      Não vejo justificação para um NVME pegar fogo.

      os culpados do costume são sempre os mesmos, fontes/cabos/risers de baixa qualidade.

  6. LSardinhas says:

    Ficam nesse estado por falta de espaço entre elas para uma boa circulação do ar/arrefecimento. Não limitam a GPU a uma temperatura segura e ainda fazem OC. Receita completa para o desastre.

  7. LSousa says:

    É obvio que houve um fogo em baixo e a ventoinha nem estava a funcionar….

  8. Fifi says:

    Normal , e depois ainda existem espertos que compram GPUs usadas 🙂 , amigos GPU usada com menos de 2 anos em garantia vende quem a queimou e bem , logo a teórica garantia que tem vai ser negada por a marca e vao ter um bloco queimado em pouco tempo.

  9. A maníaca says:

    Interessa um rato a causa. Mineração devia ser proibido, gasta recursos ENORMES de energia, poluição e criam uma deficiência na disponibilidade de GPU, além de inflacionarem os preços em 50%. Isto tudo porque os chineses querem fazer mineração……..

    • Nuno says:

      Isso, isso, os chineses são os culpados de tudo. Nem vale a pena falar num conjunto de VCs que ganham dinheiro a açambarcar produtos que tenham procura elevada ou os problemas das cadeias logísticas desde o início da pandemia.

      As causas da falta de placas gráficas, e outros componentes de computadores, são pelo menos 3 e não uma só, resultado do que se pode chamar uma tempestade perfeita

  10. Tiago says:

    Ainda não percebi o que é a mineração de cripto moedas. Alguém pode explicar isto como se fosse para uma criança?

    • rjSampaio says:

      Tu tens conta num banco, mas quem é que sabe quanto dinheiro tens na rua conta?

      Se o banco quiser, pode fazer desaparecer a tua conta.

      Com o Bitcoin e similares, todos os utilizadores têm o completo histórico de todas as transações de todas as pessoas , ninguém pode aldrabar quem têm o que.

      Os miners o que fazem é confirmar quando fazes uma transferência e realmente verdadeira. Imagina os miners como contabilistas espalhados pelo mundo.
      Quantos mais miners, mais seguro é a transferência e o registo.

      A maneira de aldrabar é se tiveres mais de metade dos contabilistas no teu bolso,o que é difícil.

      Como compensação do trabalho dos contabilistas, é dado um prémio de X em X tempo. Alguém que faz uma validação.

      O que a malta faz a minar é como os grupos que se juntam a comprar uma cautela do euro milhões, aumentas a probabilidade de calhar o prémio ao teu grupo, é vais dividindo o prémio com base na tua participação.

      Quantos mais e melhores gpus tiveres, mais contabilistas tens, mais a rede é segura, e maior a possibilidade de ganhares o prémio.

      O prémio a ti apenas só te calhava se calhar ao fim de 2 ou 3 anos, mas estando num grupo, o gestor do grupo acaba sempre por receber várias vezes por mês, e vais dividindo com base na tua participação e guarda para ele 1%.

      TLDR, miners são contabilistas espalhados pelo mundo, como balcões de um banco.

  11. Abaixo as ganâncias! says:

    Pena nao ter ardido o setup todo ! As produtoras de placas de video havia de instalar um sistema em hardware para que todas as placas que funcionassem mais de X horas seguidas ARDESSEM ! Com devido aviso na caixa tipo “ perigo arde se em esforço por mais de X horas seguidas !” É extremismo da minha parte? É! Mas também o é manter o mundo refém destes calhordas gananciosos!

    • Marcos Falieri says:

      Em partes, concordo com você. Moro no Brasil e as placas já eram um absurdo de caro, com a mineração agora, nem se fala. Uma solução mais eficaz para este problema seria alterar o firmware das placas para bloquear qualquer tipo de mineração. Bloquear por tempo de uso não é uma solução viável, já que muitas pessoas usam para renderização 3D (arquitetura), que é o meu caso. Dependo da área a ser criada, leva entre 20~30 horas para a criação em 4K.

      • Douglas Ferreira says:

        A Nvidia lançou a RTX 3060 bloqueada para impedir a mineração, mas “deixou vazar” uma versão beta do driver que a desbloqueou.

        Também moro no Brasil, está sofrível. No início da pandemia, uma GTX 1650 estava em torno de 1.500 reais; agora, um ano depois, o mesmo modelo já beira os 3 mil reais. Culpa da desvalorização do Real e da falta de estoque dos novos modelos.
        Quem quer jogar hoje em dia deve se contentar com os consoles… ao menos, por enquanto, ainda não estão usando para mineração.

      • iDroid says:

        Também renderizo, e bloquear por tempo não é solução.

  12. RM says:

    Não faz mal, estão na garantia, certo!

  13. JJ_ says:

    Pelas fotos nota-se claramente que o problema foi externo e não interno.
    Se fosse um problema interno, não era só a parte das ventoinhas que estava danificada.

    Resumindo, nada tem haver com o trabalho que eles estava a realizar, mas sim a má instalação que tiveram.

  14. Paulo Silva says:

    Até dói ver isto, eu estou com uma Radeon 380x a funcionar mal e a precisar de uma gráfica nova, não há nada no mercado por causa desta febre das criptomoedas… E depois ver imagens destas…

  15. Luis Fonseca says:

    Eu acabei de adquirir uma placa dessas, e ao primeiro teste verifiquei que a “Hotpoint” dispara brutalmente para uns 110°C, o que me provocou um susto e levou a parar tudo.
    Com ajuda do controlador overclock, baixei as características de velocidade da memória e gpu para o mínimo e voltei a ligar, esse “Hotpoint” sobe para 60 °C e o ventilador tem pouca influência sobre ele.
    Para que a gpu da RTX funcione como a “GTX 1660 super” esse ponto já atinge 80°C, e à sua velocidade normal esse ponto atinge entre 105 e 110°C a uma temperatura ambiente de 20°C e o minerador que uso, por protecção não me deixa continuar e desligá-lo de vez em quando. Pelo que sou obrigado a manter em torno dos 106°C.
    Existe um problema com essa placa e talvez as imagens tenham a resposta, talvez seja o indutor que está na parte de baixo que está aquecendo em demazia.
    Já após medir com uma câmara térmica verifiquei que uma memória da gtx1660 super estava mal ligada com a grade de arrefecimento tal como os indutores de conversão de voltagem. Remediei o caso e ela agora funciona silenciosamente sem aquecer muito. O mesmo vou ter de fazer na RTX3080. Já fiz umas imagens térmicas mas não desse indutor por estar de difícil acesso quando em funcionamento.

  16. esperto says:

    Muito normal acontecer chama-se ganância, mais que uma grafica tem que ficar fora do gabinete e estar num lugar arejado, fente a cada gráfica terá que ter uma ventoinha boa, eu tenho duas de 120mm que faz 220cfm, e consome 30w, outra coisa importante na gigabyte os Dicipador não cobre todas as memórias, agora asus Strix cobre as memórias mas atenção que não cobre os reguladores de tenção das memorias assim os gananciosos fazem overclock as memórias e esquecem do aquecimento dos reguladores porque eles não são motorizados

  17. Ricardo Nobrega says:

    eu aqui a querer uma placa destas e estes tipos a queimarem umas quantas lol

  18. Malamen says:

    Podiam arder todas, no que me diz respeito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.