TSMC planeia aumentar muito os preços. Como é que isto pode afetar os utilizadores?
Com as taxas impostas por Donald Trump, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) estará a considerar aumentos drásticos de preços na produção de chips. Como é que isto pode afetar os utilizadores?
Conforme traduzido de um jornal de Taiwan, especialistas informam que a TSMC está a considerar aumentar os custos da produção de chips até 15%, um valor consideravelmente mais alto do que os 5% inicialmente propostos.
Estes aumentos de preços procurarão proteger a empresa de Taiwan de sofrer quedas consideráveis de faturação devido aos direitos aduaneiros impostos pelos Estados Unidos.
Qual o impacto destes aumentos nos utilizadores?
A TSMC integra a cadeia de fornecimento de produtos tecnológicos assinados por empresas como a Apple e a NVIDIA.
Com um aumento de preços na produção dos chips, as marcas que comercializam dispositivos com componentes fabricados pela TSMC podem decidir transferir esse valor extra para os consumidores, subindo o preço final associado aos dispositivos.
Não sendo uma transferência de custos direta, importa considerar que poderão fazê-lo, evitando uma queda considerável dos seus lucros.
Veja-se o exemplo da Samsung: a Qualcomm planeou aumentos de preços para o Snapdragon 8 Elite Gen 2 e, se a empresa sul-coreana decidir ficar com o Snapdragon, terá de lidar com estes aumentos de custos relacionados com as taxas. Os próximos telemóveis Galaxy podem ser muito mais caros ou vir com ecrãs e câmaras mais baratos.
Formas de evitar os aumentos dos custos
Apesar de não serem soluções imediatas, há formas de evitar os aumentos de custos.
Por exemplo, a TSMC deslocar uma parte da produção de chips para os Estados Unidos, evitando as taxas de importação.
Ou estabelecer acordos, abrindo exceções, e obtendo vantagens comerciais como a que a Apple conseguiu, no primeiro mandato de Donald Trump.
De qualquer forma, a TSMC ainda está a analisar como as taxas afetam o seu modelo de negócio, esperando-se novidades, brevemente.
Se o preço de componentes aumenta, o produto final claramente vai ficar mais barato
There more you buy, the more you save. XD
– Jensen Huang
Vai ser mais um motivo para a Samsung acelerar e muito o desenvolvimento e melhoramento dos SoC Exynos para deixar de depender de vez da Qualcomm.
Ui. Então as RTX 5090 irão custar o quanto? 10.000€?
demasiado caro, 9,999 € é mais razoavel 😀
Hora de comprar placas gráficas para depois revender.
As 5090 foram compradas por bots em apenas 3 minutos.
– “Por exemplo, a TSMC deslocar uma parte da produção de chips para os Estados Unidos, evitando as taxas de importação.” Sim, mas também anunciou que os custos de produção nos EUA, na fábrica que está a construir, serão significativamente superiores do que os que tem em Taiwan, quer porque em Taiwan tem uma cadeia de suprimentos de empresas taiwansas que não tem nos EUA, quer porque não terá os engenheiros taiwaneses que dormem na fábrica, ou que se levantam de noite para lá ir se for preciso.
– “Ou [a TSMC] estabelecer acordos, abrindo exceções, e obtendo vantagens comerciais como a que a Apple conseguiu, no primeiro mandato de Donald Trump.” Isto é válido também paras importações da Apple – e de outras tecnológicas – da China e não apenas de Taiwan. Quando Trump anunciou uma sobretaxa de 10% sobre os produtos chineses, ainda nãos se sabe ao certo se produtos da Apple importados da China, que estavam isentos, passam a pagar 10%.
Antes de anunciar as taxas de importação sobre produtos de Taiwan, Trump vai anunciar taxas de importação sobre produtos da UE, que se esperava para esta semana.
Sobre o México e o Canadá, de 25%, foram adiadas por um mês.
A tsmc tem uma divida de gratidao para a Apple pois foi ela que decidiu usar esta pequena empresa na principal forncedora de chips para iphones e ipads. 10 anos depois tornar se ia na maior produtora mundial de chips produzindo para Qualcomm, samsung, amd, intel
Se calhar é mais ao contrário, salvo erro o primeiro chip fabricado na TSMC das grandes fabricantes foi:
AMD – Radeon HD 2900 XT já era fabricado na TSMC em 2007
NVidia – GeForce GTX 280 em 2008
Apple – A4 em 2010
Em 2010 a TSMC já era a maior produtora de chips do mundo, com cerca de 45% do mercado.
Corrijam-me se estiver errado. A gratidão deve ser dada ao modelo de negócio que escolheram, que na altura da fundação, muitos consideraram disparatado.
O primeiro iPhone, de 2007, usou um processador fabricado pela Samsung, depois de a Intel ter recusado – o que o CEO da Intel da altura considerou ter sido o maior disparate, porque teria permito à Intel entrar na arquitetura Arm. Mas não estava à espera do sucesso do iPhone (e, muito provavelmente, o que a Apple estava disposta a pagar não era grande coisa).
Durante anos, os SoC para iPhone foram fabricados pela Samsung e pela TSMC, até começarem a ser só pela TSMC. Desde 2013, segundo as notícias, a Apple é o principal cliente da TSMC.
O melhor que a Samsung tem a fazer é melhorar o Exynos. A Mediatek deveria fazer o mesmo com os seus SoC’s. Assim os fabricantes de smartphones asiáticos deixariam de usar os chips da Qualcomm.
A mediatek já está a concorrer taco a taco..