Xiaomi não pretende atualizar os seus smartphones para o HarmonyOS
A Huawei criou o seu próprio sistema operativo para smartphones em resposta às sanções e impedimentos aplicados pelo Estados Unidos. O sistema deverá chegar em 2021, mas muitos utilizadores da marca chinesa estão ansiosos para o experimentar.
No entanto, a também chinesa Xiaomi parece não estar interessada nesta alternativa. E mesmo mantendo boas relações com a Huawei, a marca não pretende atualizar os seus smartphones para o HarmonyOS.
HarmonyOS: o sistema operativo da Huawei está a chegar
Para se tornar cada vez menos dependente dos EUA, a Huawei procurou soluções que lhe permitam dar continuidade à produção de smartphones.
De entre as alternativas encontradas, a empresa chinesa deixou o Google Play e criou a sua própria loja de aplicações, a AppGallery. E de acordo com as informações, a loja está a ter uma grande aceitação entre os utilizadores.
Para além disso, e para deixar de estar sob as amarras do Android da Google, a marca de Ren Zhengfei arriscou e desenvolveu também o seu sistema operativo para smartphones. O HarmonyOS surge assim como resposta aos bloqueios do governo de Donald Trump, e deverá chegar já em 2021.
No entanto, a Huawei já lançou o site oficial do sistema operativo, e disponibilizou o código-fonte do OpenHarmony para download. Para além disso, a fabricante também confirmou que o HarmonyOS vai poder ser instalado nos smartphones com EMUI 11.
Em suma, este sistema parece ter tudo para dar certo... mas será que vai conquistar as restantes marcas e levá-las a abandonar o Android?
Xiaomi não está interessada no HarmonyOS
Apesar de manter boas relações com a Huawei, a Xiaomi confirmou que não pretende atualizar os seus equipamentos para o HarmonyOS.
Recentemente um vídeo falso foi divulgado nas redes sociais onde um suposto executivo da Xiaomi dizia que a empresa iria adotar o sistema da Huawei. E que esta migração iria fazer a marca abandonar o MIUI. Mas esse vídeo já foi 'desmascarado' e assinalado como falso.
Assim, a Xiaomi desmentiu taxativamente o conteúdo do vídeo e reforça que não tem planos para adotar o HarmonyOS nos seus smartphones e tablets. Para além disso não passa pela cabeça da empresa de Lei Jun descontinuar o seu sistema MIUI.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
E faz muito bem, poderia ser um tiro no pé. O risco é demasiado alto, a Xiaomi que seja inteligente e deixe os outros assumir os erros por eles próprios. Se arriscar pode acontecer como aconteceu com a Nokia.
Ainda que a Xiaomi esta num ponto maior da montanha em relação ao que aconteceu a Nokia. Tem margem para poder regredir, ainda que é perigoso e pode dar para o torto.
Alias nem eu próprio queria!
A menos que seja obrigada a “pretender”. Vindo de onde vem não seria de estranhar.
Huawei = nokia, windows phone
A Nokia já tinha perdido a guerra para os novos Smartphones quando foi comprada pela Microsoft.
A Huawei está numa posição de topo e tem um mercado chinês que só por si vale tanto como toda a europa.
Além disso a Huawei é uma empresa enorme, com presença num mercado muito variado.
A Nokia continua a ser uma grande empresa noutras áreas.
Nos telemóveis quem não se lembra do que aconteceu com muitas das grandes marcas de outrora como Nokia, Motorola, HTC, Sony, LG, Ericsson…
Pode ser que o Trump não tenha mais direito de antena (o que pode também não acontecer)!
Os EUA se fossem espertos podiam proibir a venda de Huawei nos EUA, mas mesmo assim permitir vender/disponibilizar o SO para eles.
O HarmonyOS vai ser usado pela Huawei, e talvez por algum fabricante rasca chinês, no mercado interno. Fora isso ninguém vai sair do Android tão cedo. A Huawei está a querer ser uma espécie de Apple chinesa (exceto na parte do opensource), mas não tem gabarito.
desde que a Xioami não se meta com ideias de fazer o próprio SO por mim está tudo bem. O software deles já é mau, então um SO inteiro era a desgraça.
e usas um xiaomi?
ahahahaha. Excelente pergunta.
Infelizmente já usamos vários na empresa onde trabalho.
Equipamentos fracos ao nível do seu preço.
Felizmente que a empresa voltou para a Samsung equipamentos
Basta o Winnie ligar para o CEO e dizer lhe para pensar em instalar o harmony e tremem todos, tal e qual os banqueiros alemães connosco.
Até bufam…
+1
Off topic:
Eu arranjei um resumo note 8T à pouco tempo, mas estou a ter uma situação com NFC e mbway estranha e não sei se com alguém já aconteceu, o que acontece é o seguinte, quando faço pagamento com NFC pelo mbway aparece sempre a dizer que o terminal não suporta NFC, mesmo suportando, e faz pagamento às vezes mesmo aparecendo a mensagens outras não faz pagamento, outras faz mas aparece 0€ e eu fico intrigado pois nunca sei quando ele realmente funciona, não sei se alguém sabe que problema é este e eu queria ajuda.
Obrigado