Trump “obriga” a General Motors a produzir ventiladores mecânicos
O cenário criado pelo Coronavírus está a deixar marcas profundas em todo o Mundo, e as atenções estão agora voltadas também para os EUA. Então, Donald Trump decidiu invocar uma lei que obriga a General Motors a fabricar ventiladores mecânicos.
Desta forma, a fabricante de automóveis, juntamente com outras empresas, unem-se para a criação deste equipamento médico tão precioso neste momento.
Um vez que muitos infetados pelo Coronavírus ficam numa situação mais crítica, poderão ter que necessitar de um ventilador. Os ventiladores ajudam as pessoas que não têm capacidade suficiente de respirar sozinhas sendo, assim, um equipamento que pode contribuir para salvar vidas.
Como a quantidade de casos infetados em todo o Mundo aumenta exponencialmente, o número de ventiladores existentes começa a não ser suficiente para todos.
Desta forma, várias entidades já reagiram, como por exemplo, a Ford e a Tesla. Por sua vez, foi criado pelo MIT o E-Vent, um ventilador barato, e os politécnicos portugueses também se juntaram para criar ventiladores para os hospitais.
Donald Trump invoca lei que "obriga" a GM a produzir ventiladores mecânicos
Na passada sexta-feira, dia 27 de março, o presidente dos EUA, invocou a Lei de Produção de Defesa, uma norma que remonta à Guerra da Coreia, de 1950 a 1953.
Esta Lei, que raramente é usada, pode obrigar as empresas norte-americanas a produzir ou a acelerar a produção de materiais, que são insuficientes. Neste caso, será utilizada para recursos que façam frente ao surto da COVID-19.
Assim, Donald Trump recorreu a esta Lei para obrigar a General Motors a produzir ventiladores mecânicos, para que sejam usados em pacientes com COVID-19, que estejam com insuficiância respiratória.
Em comunicado, Trump justifica esta decisão dizendo que a Lei vai garantir uma"produção rápida de respiradores que salvarão vidas americanas".
O presidente norte-americano explica ainda que:
As nossas negociações com a GM sobre a sua capacidade de fornecer ventiladores mecânicos foram produtivas, mas a nossa luta contra o vírus é urgente demais para permitir que o processo [de negociação] continue o seu curso normal.
Na sua conta do twitter, Trump também fez questão de deixar bem clara esta urgência:
General Motors MUST immediately open their stupidly abandoned Lordstown plant in Ohio, or some other plant, and START MAKING VENTILATORS, NOW!!!!!! FORD, GET GOING ON VENTILATORS, FAST!!!!!! @GeneralMotors @Ford
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 27, 2020
De acordo com um porta-voz da GM, para a produção de ventiladores mecânicos foi criada uma parceria com a Ventec Life Systems, responsável pelo fabrico de equipamentos médicos.
A produção será feita na fábrica da GM em Kohoma, Indiana, e as primeiras unidades devem ser disponibilizadas em abril, depois das devidas verificações de segurança da FDA (Food and Drug Administration).
Por outro lado, a General Motors adianta que não pretende lucrar com os ventiladores mecânicos que irá fabricar, mas pede apenas que sejam custeados os gastos com a produção dos equipamentos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Uma lição do Covid-19 – é preciso manter capacidade industrial própria e não depender de outros.
A Alemanha manteve, mas proibiu a exportação de material médico, incluindo ventiladores.
Os ventiladores fabricados na China são disputados agressivamente por muitos países.
A GM vai fabricar ventiladores – para os EUA.
Por cá o CCEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) informou que precisava de 15 dias para desenvolver um protótipo industrializável de ventilador. E o Primeiro Ministro referiu que em abril seriam fabricados os primeiros. E a conclusão é esta – cada país precisa de ter centros de investigação e capacidade industrial própria, não se pode deixar desindustrializar.
No caso em concreto, dos cuidados intensivos e dos ventiladores, há outra parte complexa – a dos técnicos que trabalham com eles, porque está longe de ser simples.
P.S. Este é o momento de fazer, não é o de se por em bicos de pés e gritar. Trump é sempre o mesmo pahaço, não é, infelizmente, o tipo de líder que os EUA e o mundo precisavam nesta altura,
Esse é o principal problema do ocidente! Não percebeu que deslocalizar a indústria (o sector mais rentável de qualquer país, não é a agricultura ou serviços….) para a Ásia, estagnou desde essa altura!!!!
E agora vamos ver essa factura, muito em breve.
Enquanto isso, dezenas de milhares de infectados em new york, não colocam new york em quarentena e o pessoal todo a fugir para a florida…
Logo para a Flórida.. um dos estados com mais carência a nível médico nos us
Obriguem a padaria Portuguesa a produzir ventiladores
Coitadinhos desses. Dizem que nem têm o suficiente para pagar os salários do próximo mês. Alguém anda a desviar muito dinheiro!!
A europa preferiu deslocalizar a sua industria para a china agora esta a pagar a fatura, os americanos idem, os primeiros a morrer deveriam ser quem autorizou a deslocalizaçao, vejam a frança que nao vendeu os porta avioes a russia e agora aluga 1 antonove para lhe transportar material, como mascaras e outras coisas, mascaras essas que nao estao amolegadas na UE, vejam onde chegou a estupidez da euroapa e da america, deslocalizem tudo para a china, as pessoas vao ser mais ricas de espirito.
Trump “Obriga” – O bom é que nos Estados Unidos existem pessoas e empresas reesposáveis e quando este PALHAÇO diz que obriga!! a GM já tinha informado uma semana antes que em conjunto com outras empresas iam produzir ventiladores.
Ia, mas a preços exorbitantes, pediram valores astronómicos. Depois dessa lei ter sido invocada, já o fazem pelo preço de custo.
Isso foi o que o palhaço disse. Na mesma altura que disse que a GM devia abrir uma fábrica para fabricar ventiladores – que ja GM á tinha vendido há tempos par o fabrico de carros eléctricos.
O palhaço mais errático no combate ao coronavírus. Só não vê quem não quer. Sobre a aplicação dessa lei , do tempo da Guerra da Coreia e sobre a GM já disse várias coisas diferentes.
https://brasil.elpais.com/economia/2020-03-28/trump-invoca-uma-lei-da-guerra-da-coreia-para-obrigar-a-general-motors-a-fabricar-respiradores.html
Concordo com o Miguel.
Confinado, tira as palas e vê à tua volta. Se não fosse este vírus chinês (é chinês porque apareceu na China) estávamos todos bem de saúde e a fazer as nossas vidas. O Trump conseguiu reduzir a taxa de desemprego para níveis históricos lá nos USA. Até agora só Macau é que teve um comportamento exemplar no controlo da epidemia. Todas as outras nações estão a correr atrás do prejuízo.
Só não vê quem não quer, os factos estão à vista.
PeterOak.
Coreia do Sul, Singapura e Taiwan foram exemplares.
Errado, só não vê ovelhas como tu. Já recebeste a tua programação diária da TV?
Usa a Internet para pesquisar e informar-te e deixa-te destes comentários ignorantes.
Mas qual Europa? Isto é cada um por si, a Holanda e Alemanha que o digam de uma vez por todas.
A Holanda canta porque tem muitas empresas a se exilar por causa dos baixos impostos que pratica, caso contrario nao cantaria tao alto.
É muito bonito dizer que o Trump economicamente foi muito bom ( Mas deviam de ver documentário sobre a vida dele para perceberem o que ele sabe ). O Problema é que quando falamos de vidas humanas a economia só por si não vale nada. É que agora o Trump têm um problema enorme até pelo menos Junho, não deixar passar dos 100.000 mortos ( Apesar de ele se estar a marimbar para isso, mas os votos são muito importantes e não podem morrer muitos republicanos). Isto tudo porque na ganancia de voltar a ser o numero um a nível mundial economicamente deixou para trás a parte social. Fechou centros de investigação, mandou o meio ambiente as ortigas e a saúde apenas para os ricos. Isto não é um Presidente, fazer isto até um miúdo conseguia.
Difícil é conseguir conciliar tudo isto, porque ele vive mais uns anitos, mas os jovens que cá ficam é que vão levar com as consequências dos desvaneios deste PALHAÇO.