China não desiste dos puxadores das portas dos carros e exige abertura mecânica
Após acidentes graves e incidentes com baterias de veículos elétricos, a China está a endurecer as regras para os puxadores das portas dos carros, exigindo que a abertura seja mecânica.
Na sequência de uma medida regulatória anterior, que delineava a estrutura para funções mecânicas de abertura de portas durante emergências, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China lançou uma consulta pública sobre um projeto de normas nacionais que exigem que as portas permaneçam operáveis mecanicamente após colisões ou incidentes com baterias de carros elétricos.
As propostas estão abertas para comentários desde 17 de dezembro de 2025 e permanecerão até ao próximo dia 23, representando o próximo passo na atualização das normas obrigatórias de segurança automóvel da China, de acordo com a Y-Auto, citada pela revista automóvel CarNewsChina.
Os documentos divulgados fornecem o rascunho formal para aprovação, incluindo requisitos técnicos detalhados e métodos de teste, indicando um maior progresso em direção à implementação.
Requisitos para puxadores exteriores
De acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o rascunho da norma intitulada Requisitos Técnicos de Segurança para Puxadores de Portas Automóveis exige que cada porta lateral, excluindo as portas traseiras, seja equipada com um puxador de porta externo de abertura mecânica.
O design deve permitir que os ocupantes ou socorristas abram a porta sem ferramentas após a ativação irreversível do sistema de retenção ou eventos de propagação térmica da bateria.
Os veículos com sistemas de bloqueio de portas controlados eletronicamente ou ativados automaticamente ainda devem permitir a abertura mecânica, mesmo quando o sistema de bloqueio permanecer acionado durante tais eventos.
O rascunho especifica que os puxadores externos devem ser posicionados dentro de áreas acessíveis definidas na porta ou na moldura adjacente, dependendo do tipo de abertura da porta.
Além disso, deve ser sempre mantido espaço suficiente para operação manual, por forma a garantir a abertura mecânica, mesmo em caso de perda de energia ou falhas no sistema.
Requisitos para puxadores interiores
Os requisitos relativos aos puxadores interiores são abordados separadamente. Cada porta lateral deve incluir pelo menos um puxador interior com abertura mecânica, e qualquer um dos vários puxadores deve permitir a abertura independente da porta.
Mais, pelo menos um puxador interior deve ser claramente visível para os ocupantes, posicionado a distâncias especificadas da borda da porta e em relação ao ponto de referência do assento.
A maioria dos puxadores interiores deve apresentar marcações de identificação permanentes, incluindo símbolos padronizados:
- Tamanho mínimo;
- Alto contraste;
- Reconhecível em condições de pouca luz.
China quer mais testes de verificação
O regulamento introduz procedimentos de teste detalhados que abrangem o funcionamento estático e dinâmico dos puxadores exteriores, a funcionalidade dos puxadores interiores e a resistência dos puxadores.
Nesse âmbito, os puxadores exteriores devem suportar uma força mínima de 500 newtons (o equivalente a cerca de 50 kg) sem se partirem ou desprenderem.
Em comparação, a maioria dos puxadores interiores deve suportar pelo menos 200 newtons (o equivalente a cerca de 20 kg), com limites inferiores especificados para puxadores eletrónicos do tipo botão.
Os testes incluem condições de colisão simuladas, sequências de falha de energia e verificação da abertura da porta após o evento.
China reforça regulamentação sobre os puxadores das portas
O projeto define ainda critérios para determinar se os veículos partilham a mesma configuração de tipo de puxador e descreve cronogramas de implementação faseada.
Conforme a revista digital especializada na indústria automóvel da China, a consulta reflete o movimento regulatório contínuo em direção a requisitos padronizados de abertura mecânica de portas em modelos de veículos de passageiros novos e existentes na China.
Leia também:

























“… acidentes graves e incidentes com baterias de veículos elétricos…”
Ninguém diria, são tudo sensações.
No entanto os que têm morrido cá queimados tem sido com veículos a combustão e com abertura manual das portas.
Quais? Estes:
https://www.reddit.com/r/RealTesla/comments/1g31y2i/four_people_dead_after_a_tesla_erupted_into/?tl=pt-br
Eu disse cá, não em França.
Devia ser obrigatório a nível mundial.
A Tesla já disse que ia cumprir com o regulamento sobre os puxadores das portas, já aprovado pela China. Devia lá ter chegado sozinha, em vez de andar a esconder puxadores ou ficarem inoperacionais – tinha evitado muitos “assados” (literalmente).
Isto parece-me óbvio.
Em acidentes os Eléctricos teem uma extrema tendencia para explodir, pois claro que quem está dentro quer sair do carro o mais rápido possivel.
Se tens fechaduras eléctricas e a bateria esta em curto, claro morres queimado.
Os carros convencionais, sempre as tiveram, e não é por acaso, ou porque eles não sabiam colocar eléctricas, mas sim por questõe de segurança, claro.
Isto é elementar.
Curioso porque cá têm explodido com pessoas lá dentro mas com veículos a combustão.
É evidente Sr. JL . Felizmente existem mais carros a combustão que eletricos. Gostava de ver a sua organização para uma viagem longa. Cada vez mais há mais pessoas a ver que os eletricos não são bem o que esperava.
E depois ? costumam começar pelos que menos perigos dão ?
É preciso organização ? eu já lhe disse que não preciso de organizar como vocês fazem, mas se estão habituados a isso, ok, nada de mal, mas nem todos são como vocês.
Deve ser por isso que cada vez mais se vendem eléctricos e menos a combustão, deve ser por não serem o que esperavam, afinal esperavam algo pior e têm algo muito melhor.
Cada vez vendem mais eletricos???? Não me parece, hoje em dia só se vende eletricos para empresas, os privados estão a querer livrar deles, mas com dificuldades, pois ninguem os quer, nem as proprias marcas
Não lhe parece mas é verdade.
Então e não são vendas ? São dádivas ?
Melhor sinal ainda, as empresas não compram lixo.
Estão ? Então onde estão eles no lixo ?
As marcas não querem ? Por isso é que os vendem ?
Mais um boneco que nem pensa no que escreve.
Qual viagem longa, para Paris? Porque para o Algarve vou lá todos os meses e não é nada de especial, demoro mais 15 minutos, se tanto, porque a combustão também parava 2 vezes. Em compensação, poupo 40€ .
Sim sim, eu bem vejo, sempre longas filas para carregar a pilha
As pilhas não se carregam, só abastecem.
Eletricos tem os dias contados, combustão nem por isso.
Bem pelo contrário. O futuro é elétrico e isso já não se consegue mudar. Com tudo o que foi já alterado, desde legislaçõa, até métodos de eletrificação, os milhlares de milhões investidos nas plataformas de fabrico e no desenvolvimento de tecnologias, nunca mais há volta a dar. Elétricos serão o futuro. E ainda bem.
Vindo de uma pessoa de tecnologia… é sempre bom colocar os ovos todos debaixo da mesma galinha?
tudo dependente de uma tecnologia? Certo!
Até hoje só tinhas os ovos debaixo dos motores térmicos. Agora se os colocares debaixo dos elétricos já é chato meter todos debaixo da mesma galinha?
Oh…
Nem me referia a isso… casa elétrica, carro elétrico…
Dou-te um exemplo, em 2018 fiquei 5 dias sem eletricidade em casa devido á tempestade leslie, se não fosse o gás tomava banho de agua fria, não cozinhava, etc…
Pessoas com estores elétricos que ficaram com a casa fechada durante os 5 dias… entre outras.
Então quantos dias faltam ?
Este @eng tó é um prato.
Eu queria entender a lógica nessa obrigatoriedade, sério. Se você simplesmente tiver uma colisão e amassar a porta, somente os bombeiros conseguirão retirar a pessoa de dentro.
Se você travou a porta por dentro a ideia é ela continuar travada por fora.
Carros blindados, então? Como faria?
Quando a energia elétrica do carro não existe, seja por acidente (em que as portas são danificadas) seja porque a bateria se foi abaixo, em que se sabe que nos Teslas as portas trancas e os vidros fecham:
a) Se está do lasdo de fora do carro, como faria para abrir a porta do carro onde está o seu filho ou outra pessoa aflita porque não consegue sair – se do lado de fora não há puxadores para abertura mecânica?
b) E, do lado dentro, em que há puxadores mecânicos em lugares pouco habituais ou mesmo escondidos, como faria?
Há décadas que os carros com fecho centralizado de portas bloqueiam a abertura de portas de lado de fora, mas qualquer um que lá esteja dentro, com o carro parado (e a menos que se use o bloqueio de portas para crianças) – com os fechos de abertura mecânica, consegue abrir facilmente a sua porta e desbloquear a abertura exterior. É isto que os chineses reinventaram agora, porque os inteligentes da Tesla (e outros) fizeram burrada da grossa..
Quanto a carros com portas amassadas em que seja preciso os bombeiros para desencarcerar, não é essa a questão.
Na primeira linha: seja por acidente (em que as portas – não – são danificadas)
Mai nada! Tentaram inventar a “roda” mas correu mal.
Não há nada que substitua puxadores e botões físicos no interior.
Mas isso todos têm.
Esta obrigação vem do facto de já terem acontecido mortes devido a estas mariquices de puxadores!
Facam com a renaul no megane. Tem automatico e mecanico
@JL , são apenas evidências, não são histórias.
Por cá foram factos.
Puxador, a palavra deveria ser auto explicativa para todos, mas pelos vistos ainda há uns acéfalos que não entendem…
+2
Há coisas que não vale a pena mudar para elétrico e é mais seguro ser mecânico. Este é um bom exemplo.