Renault 5 E-Tech 100% elétrico: um ícone que não perdeu a alma
Fomos para as estradas do Mónaco perceber o que estava dentro do novo elétrico da Renault. É verdade que a marca prometia muito e o design animava o regresso de um clássico do passado. Será que o Renault 5 E-Tech mantém a alma daquele velho e saudoso R5?
De que estamos a falar?
A herança é pesada. Em causa está um carro que sozinho vendeu mais de 9,5 milhões de unidades. Isto entre 1972 e 1996. Será que este vai estar à altura?
Esta nova proposta apresenta-se como um pequeno carro elétrico, que se situa numa parte da curva da gama de preços com um valor muito bom. No lançamento, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico incluirá uma bateria de iões de lítio "autonomia comfort" de 52 kWh, com uma autonomia de 410 km WLTP. Contudo, segundo a marca, em breve, será lançada uma segunda bateria de 40 kWh, com uma autonomia WLTP de até 300 km, estará disponível para encomenda com as motorizações de 70 kW e 90 kW de potência.
Portanto, a aposta mais barata deverá chegar ao mercado com um preço abaixo dos 25 mil euros.
O carro tem um chassis elegante que faz sorrir quem vai ao volante. Nota-se a preferência de fabrico na fábrica de Douai. Aquele sítio reservado a alguns privilegiados. Este carro tem aquele je-ne-sais-quoi!
Pequeno por fora, mas grande em argumentos
Não é um carro com muito espaço interior, mas não quer dizer que seja desconforme.
De facto é um espaço muito bem aproveitado, podendo ficar mais apertado para os passageiros que vão na fila de trás. Mas, não vão desconfortáveis, a não ser que sejam passageiros com uma fisionomia mais viking.
A bagageira tem uns "decentes" 326 litros, incluindo um útil compartimento para cabos (ou qualquer outra coisa do tamanho de uma mochila) sob o assoalho.
Pensem numa bagageira para guardar as compras do dia a dia, ou uma mochila, eventualmente duas malas pequenas, de viagem, os casacos, o guarda-chuva... o trivial! Cabe tudo isso.
Em termos de medidas, o novo R5 mede 3,92 metros de comprimento, situa-se entre o Twingo (30 cm mais curto) e o Clio (13 cm mais comprido).
Tem uma distância entre eixos otimizada (2,54 metros), cerca de 4 cm mais curta do que no Clio.
No que diz respeito à largura, o elétrico mede 1,77 metros, ótimo para os meios urbanos, e 1,50 metros de altura. Isto é 6 cm mais alto do que o Clio e 5 cm mais baixo do que o Twingo.
Portanto, estamos a falar num conjunto compacto, sem ser espremido e sem perder áreas importantes como vamos perceber.
Renaulution: o prometido é devido!
Entre a apresentação do concept, revelado em 2021 e a apresentação do modelo de produção no início de 2024, gerou-se alguma ansiedade para se perceber se os designers da marca não tinham fugido ao prometido.
Passamos ao modo de apresentação estática e a certeza que o carro seria um sucesso adensou-se. Faltava sentir o R5 nas mãos. Voltamos a cruzar-nos com ele no Salão Automóvel de Paris, mas foi nas estradas da Côte d'azur e nas sinuosas curvas de Monte Carlo que fizemos o gosto ao pé!
Durante o nosso ensaio, pudemos constatar que o R5 elétrico foi um verdadeiro sucesso entre os transeuntes.
Não tenham dúvidas, pelas ruas ricas do Mónaco, o vira-cabeças não se perdeu no meio dos bólides que transbordam nos estacionamentos dos monegascos. Entre um Ferrari Purosangue e um Lamborghini Urus, o nosso Renault 5 E-Tech 100% elétrico verde chamou à atenção. A cor é um trunfo deste carro. O nosso verde deu ali um ar fresco.
Por falar em cores, este citadino do segmento B está disponível em 5 cores. Ele agarra a ideia geral da sua primeira versão lançada na década de 60, mas com algumas melhorias (basicamente é tudo novo, claro!).
As novas luzes LED dão um toque único, ligando um pouco ao que era o início, mas integram-se perfeitamente na construção do carro. Dão um toque moderno, jovem e tecnológico.
No habitáculo, a escolha dos materiais é equilibrada (e inteligente) para um veículo citadino deste preço. De facto, são de boa qualidade, independentemente da versão escolhida. Reina o tecido, que seguramente dá mais ideia de conforto que o frio e duro plástico, que vemos em muitos modelos atuais.
Na verdade, o toque de jeans, de padrões arrojados, dá ao carro aquele detalhe jovial, simples e duradouro.
O sistema de infoentretenimento é um dos melhores disponíveis, com OpenR Link, Android Auto, Apple CarPlay e o Reno - sim, tem IA para ajudar nalgumas tarefas, como podemos ver mais abaixo.
Pela qualidade da condução
Tal como acontece com muitos carros citadinos, esperávamos que o carro elétrico R5 não fosse tão bom de conduzir. Sim, é sempre um julgamento precipitado, mas é o hábito que faz o monge! E sabemos que carros leves, pequenos, por norma, têm ali algum défice de dinâmica, de estabilidade e alguns "defeitos" próprios da muita força de motor e pouco suporte estrutural.
Este erro de julgamento foi rapidamente corrigido, pois o desempenho do motor de 110 kW e os seus 245 Nm de binário são de "cortar a respiração".
Com um raio de viragem de 10,3 metros, o carro é muito eficiente nas suas manobras, um prazer de se ver. A direção mais rija dá aquela sensação de segurança.
A maneabilidade é também notável, graças ao seu baixo peso de 1.450 kg e ao seu chassis. Nas curvas, não notámos qualquer desequilíbrio e a sua qualidade de travagem é exemplar.
A gestão dos travões pode ser um ponto problemático nos veículos elétricos, uma vez que o mecanismo tem de combinar regeneração e fricção. O novo sistema One Box desacoplado resolve este problema, ao evitar a ligação mecânica entre o pedal do travão e o sistema hidráulico de travagem: o sistema eletrónico gere toda a fase de travagem e a delicada troca entre as duas tecnologias é impercetível para o condutor.
Para uma utilização quotidiana, brilha particularmente na cidade, graças ao seu tamanho. A sua insonorização contra os ruídos exteriores é também particularmente surpreendente. Por fim, o Renault 5 E-Tech é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos.
O motor elétrico é progressivo e, de forma franca, suficientemente rápido - parece equilibrado em relação aos pneus. Arranca suavemente (a não ser que se utilize o travão de estacionamento automático, que tende a soltar-se com um estalido) e depois ganha ritmo suavemente.
O botão de modo - denominado MultiSense - encontra-se no volante e o Eco limita a potência, o que o torna mais suave quando está no trânsito ou a fazer hypermiling, técnica muito em voga nos dias de hoje.
Depois, tem os modos Comfort e Sport, mais um modo Perso, onde pode configurar o mapa dos pedais, a agressividade do ar condicionado e do radar de cruzeiro, além das cores do ambiente.
Cada modo combina as várias definições do equipamento para proporcionar uma atmosfera e caraterísticas de condução diferentes (por exemplo, o peso da direção e a resposta do pedal do acelerador).
Quer mais de 150 cv? Então o Alpine A290 é a sua escolha. (Guarde esta frase que será gatilho para um novo capítulo desta epopeia Renault!)
Ao chegar a uma curva, os travões também são progressivos, na medida em que a força de travagem aumenta proporcionalmente ao curso. O sistema é totalmente elétrico, sem qualquer ligação mecânica entre o pedal e as pastilhas.
Um controlador equilibra a regeneração com a fricção para que não se sinta uma transição. Não se altera mesmo quando a bateria está cheia e não pode receber energia regenerada.
Em termos de suspensão, não estamos a falar numa almofada de penas, que não é! Na velocidade da cidade, o passeio é bem firme, mas nunca áspero ou barulhento.
Conforme a velocidade aumenta em estradas esburacadas, as molas vão aguentar os grandes impactos com bastante destreza. Na verdade, por vezes, dá ideia de um carro até com mais peso, o que é um elogio.
Como as barras estabilizadoras são macias, os ocupantes não são balançados, sente-se firmeza. E a sofisticada suspensão traseira mantém a aspereza de alta frequência bem sob controlo.
Este refinamento, assim como os controlos de direção progressivos, faz o R5 parecer um carro maior e mais adulto quando é disso que precisamos.
Sabia que o R5 traz IA?
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é o primeiro automóvel a apresentar o Reno, um novo companheiro de viagem virtual. Um avatar com uma personalidade real, Reno acompanha e interage com os clientes Renault ao longo de toda a sua experiência de utilização, dentro e fora do automóvel. O sentimento de empatia criado reforçará a ligação emocional entre o utilizador e o seu Renault 5 E-Tech 100% elétrico.
No interior do automóvel, o Reno incorpora tecnologia com um toque humano e guia o condutor à medida que este explora o automóvel e as suas caraterísticas. É também um copiloto virtual: controla habilmente várias funções relacionadas com a condução e o carregamento.
Responde à sua voz, mas também pode ser proativo, sugerindo espontaneamente novas definições quando as condições de condução mudam (por exemplo, passar do modo Sport para o modo Eco no momento certo, dependendo do contexto de condução). O Reno pode também sugerir a mudança para o modo "auto" do ar condicionado, se detetar um risco de embaciamento.
O Renault 5 E-Tech 100% tem um avatar, o Reno... pic.twitter.com/NFOQ3Cimlu
— Pplware (@pplware) October 21, 2024
Uma relação qualidade/preço imbatível
A questão do preço é geralmente espinhosa, especialmente quando se trata de comprar um carro... com a fiscalidade de Portugal. Com este modelo, a promessa da Renault é oferecer todas as caraterísticas esperadas sem fazer explodir o preço do carro.
Embora esteja prevista uma versão com um preço inferior a 25.000 euros, este carro elétrico começa atualmente nos 33.000 euros (Techno), chegando aos 35.000 euros (Iconic).
Para mim está uma maravilha só acho que podia ser um bocadinho maior
Espera pelo 4,maior mas também mais caro.
eipá o meu era amarelo e foi importante na minha vida de jovem teenager inconsciente e tinha tanto para contas XD este eletrico não é o meu amarelo mas é bem bonito.
Até a Renault já passou a Tesla! RIP Musk.
https://europe.autonews.com/automakers/europe-top-50-car-sales-tesla-model-y-will-be-no-1-september
O Realista deixou aqui uma resposta muito interessante:
Tesla Model Y poised to win September sales race; VW, Renault in tight battle for No. 2
Tesla’s midsize SUV is on track to outsell its closest competitors by nearly 8,000 despite a small decline in volume.
Quer isto dizer que o mercado elétrico já não é só Tesla, como era aqui há um ano e pico. Isto só tem tendência a piorar para a Tesla, mas é o mercado a funcionar e bem. 😉
E para além disso:
“The Tesla Model Y will be Europe’s best-seller in September, giving the midsize SUV the top spot in monthly sales for the second time this year and ending a three-month winning streak for the Dacia Sandero.”
O TMY vendeu mais 10.000 unidades que o ultra acessível Dacia Sandero quase 46% unidades a mais, isto sem contar que o mercado europeu desceu 4.5% em volume mas os veículos elétricos cresceram 13.9%…
https://uk.motor1.com/news/738555/europes-best-selling-cars-september-2024/
No mercado europeu isso é pouco. Mas é um facto. Vamos ver em 2025.
Passou onde? A Tesla é marca que mais carros elétricos vende, podes juntar todos os carros que a Renault vende e ainda assim fica atrás. Depois o Tesla 3 que nem tem comparação com este, gama acima, mais do dobro da potência, tem uma bateria de 60Kw e carrega a 170kW, este nem sabemos… Vê-se mesmo que a Tesla está cheia de medo destes chassos franceses e estou mesmo a ver um comprador do Tesla a virar-se para um carro muito inferior para poupar 5 mil euros…
Calma Peter 😉 Nem toda a gente quer Tesla (carros que não são isentos de problemas), e por isso é que vemos marcas como a Dacia, Peugeot ou Renault a vender bem mesmo nos patamares da Tesla. Olhando para a evolução do mercado automóvel percebemos que isto tem tendência a piorar para o lado da Tesla, visto que estas marcas cada vez têm mais oferta e com mais qualidade, ao passo que a Tesla está ali num beco sem saída, quando o mercado quer mais do que elétricos e vemos os híbridos e bifuel a crescer nas preferências e vendas. Um indicador forte é a BYD que viu a necessidade de lançar no mercado europeu a oferta hibrida. Sim, a BYD cada vez come mais a quota que era Tesla.
Portanto, o que dizes cada vez é menos verdade. Até porque o mercado Tesla é dos apoios fiscais, visto que ao nível particular a Tesla tem tido pouca relevância.
E tu estás a falar em medo? Medo é o que temos visto por parte de Elon Musk, vendeu a alma ao lado de Trump (que quando se descuida até o “insulta” enquanto fabricante de elétricos) e oferece um milhão por semana para “comprar” votos. Isso sim é medo e não é pouco 😉
Os teus sonhos molhados em veres o Musk a ir abaixo. Mais depressa vais tu.
Pelos vistos a versão de 40kwh com 95 cv não tem carregamento rápido ( DC )…
Isto em 2024…
Ta engraçado! Mas não é suficientemente digno de ter o nome de Renault 5. Não é que venha estragar o passado, mas… representar icones historicos consagrados, na sua versão elétrica, é uma moda…nada mais. No entanto acredito que cumpre os mínimos para atrair as gerações mais novas, sedentas de designs, cores e subscrições.
Muito lindo para um carro citadino e não poder ter a liberdade de ir pela auto-estrada descansado a 120km com autonomias de 250km. Devem ir vender muitos…é toda a gente que quer dar 30k’s e muitos por um carro só para andar na cidade.
O Smart foi um carro muito popular. E era perfeito para ir de férias com a familia
Dito isto um dos carros mais populares que existiu foi o smart com 2 lugares ahahah
O carro estéticamente muito bem conseguido, mas esperava mais de autonomia e motor. O meu i3s autonomia 41kw e 180cv, por enquanto está muito bom e nada apontar
Não esperes por autonomias fantásticas em carros pequenos. E mesmo que o tivesses o preço não estaria dentro dos 30k’s mas sim 50k’s. Para já, inventem o que quiserem, carros de 35k’s que só são bons para andar na cidade só os ricos é que poderão ter. O resto é aproveitar enquanto podemos andar com carros a combustão e o preço não sobe mais uns 50 cêntimos/litro ou mais.
O interior está bastante interessante mas o exterior acho-o bastante desinspirado. Tem o fator inicial de novidade mas é um design que cansa rápido, no que me diz respeito.
E o preço? Enfim, 33k por um carro pequeno, supostamente um citadino?
Depois queixam-se que não vendem o que tinham previsto e tal e coisa.
Pois… porque será?
Vamos ver as vendas. Estou em crer que vai vencer muito bem. O carro é bom.
Face ao oferecido, o mercado dos elétricos não tem muito melhor. Vamos ver 😉