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Renault Clio E-Tech Full Hybrid: um clássico que oferece o melhor dos dois mundos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Helder R. says:

    Para quem faz 30 ou 40 km por dia será melhor um destes clio hibrido ou esperar pelo R5?
    Obrigado.

    • Zé das Osgas says:

      Tudo depende do preço a que (realmente) for comercializado o R5. Na minha opinião, se os preços forem mais ou menos os mesmos, para fazer (apenas) 30 ou 40 km´s por dia a solução mais razoável será o R5 totalmente elétrico. Terá de o carregar uma vez por semana e tem a vantagem de não pagar pela manutenção da parte “mecânica” do clio no entanto, se for para fazer 30 ou 40 km´s por dia e em alguns fins de semana dar uma volta de passeio que pode incluir férias, etc, aí penso que a opção (aos dias de hoje) seria o Clio. É a minha opinião (que certamente será refutada por muitos dos leitores mais avisados)

      • Yamahia says:

        Os carros elektros são mais caros de manter.

        • Zé das Osgas says:

          Eu não tenho nenhum carro elétrico e até acho que, pela diferença do preço, (ainda) não compensa comprar, mas não entendo como é que pode dizer que a manutenção dos elétricos é mais cara. Diz isso a pensar na bateria? As baterias estão cada vez mais eficientes e quem procura um carro para fazer 30 a 40 Km´s por dia não se deve interessar se ao fim de 8 anos a bateria faz 250 km´s quando nova faria 300 km´s. Acredito que tenha as suas razões para fazer esta referência ao preço da manutenção dos elétricos mas não a entendo.

        • Kush says:

          Yamaha, e sem dúvida mais caro de manter, 3 anos que ando com o Zoe, zero avarias, 3 revisões a custar cada 90 EUR na marca. Moro na ilha da Madeira, carregamentos só em casa. O português tem pouca literacia financeira !

          • Mário says:

            E energia produzida a partir do fuel óleo e gás natural na madeira…
            a renovável ainda é residual.

          • Yamahia says:

            Portanto esta a dizer q um carro a combustão com 23 anos é mais fiável q um elektro com 3 anos? Concordo!

            Yá os PHEV são carros a combustão com uma marreca pequena, ainda assim uma marreca desnecessária, perigosa e problemática. O problema está na marreca.

        • Yamahia says:

          Meus caros, quem o diz é a ConsumerReports. Mas se estão cheios de confiança avancem no 1º caso e continuem no 2º.

          • Realista says:

            Se ele diz que é a consumer reports, quem és tu para o contradizer com factos?

            Aliás, eu que possuo carro elétrico e nos últimos 20 anos carros a combustão confirmo o que dizem os teus links, mas eu não sou estúpido ao ponto de contrariar o Yamahia com factos e experiência empirica.

          • Yamahia says:

            Meus caros, lamento que andem iludidos ainda com a conversa velha de criar hype no carro elektro. Esses esses links são são de 2020 e abordam o mesmo assunto. Nessa época o comprador do carro elektro acreditava mais na lavagem cerebral que tinham em cima e não sabiam, do que acreditavam no que os seus próprios olhos viam e a carteira sentia..
            Ultimamente o consmidor elektro já vai perdendo a vergonha em admitir que foi enganado e já barafusta!
            De facto o último relatório da Consumer Reports aponta que os carros elétricos, têm algumas desvantagens em termos de manutenção e reparação. Segundo o relatório, os carros elektros tendem a ficar mais tempo nas oficinas para concluir as reparações e a manutenção é mais cara em comparação com os carros a gasolina. A complexidade das tecnologias envolvidas e a menor familiaridade das oficinas com esses sistemas são factores que contribuem para essa realidade.​

            Cito:
            “On average, new EVs have 79 percent more problems than ICE vehicles”
            E isto é em carros com até 3 anos.
            Esperem pela pancada qd chegar a hora de trocar a bateria.
            https://www.consumerreports.org/media-room/press-releases/2023/11/electric-vehicles-are-improving-but-charging-and-battery-issues-persist-in-consumer-reports-2023-annual-auto-reliability-survey/

          • JL says:

            3 anos ? Está me a parecer que não soube ler, usaram 3 anos de dados para classificar os modelos para 2024, o estudo inclui os problemas ocorridos em carros desde o ano 2000.

            ” This year, CR gathered data on more than 330,000 vehicles from the 2000 to 2023 model years, with a few newly-introduced 2024 models.”

          • JL says:

            E quanto tempo ficam lá os híbridos ? Que têm mais do dobro dos problemas ?.

          • JL says:

            Então e os híbridos são melhores onde ? Ou agora já vai dizer que a consumer reports não sabe o que diz ?

            “. Plug-in hybrid electric vehicles (PHEV) fare even worse with an average of 146 percent more problems.”

          • Yamahia says:

            E q eu saiba de 2020 para 2023 vão 3 anos. Qual é a duvida?

            Qt aos PHEV tb em lado nenhum foi dito que avariavam menos.
            Pelo contrário, há uns tempos que os 100% elektros, a seita elektra é q veio com a história que os PHEV incediavam menos que os combustão. É incrível até onde vai a falta de noção desta gente e como espalham a mentira sem pingo de vergonha na cara.

          • JL says:

            Que eu saída de 2000 a 2023 são 23 anos.

            Mas segundo você phev são veículos a combustão, portanto os a combustão avariam muito mais que os eléctricos, espero que agora não dê o dito por não dito.

            Vieram ? Quando ? Os phev sempre foram os que incendiavam mais, e segundo você são veículos a combustão, ainda assim incendeiam mais que os 100% a combustão.

          • Yamahia says:

            Portanto esta a dizer q um carro a combustão com 23 anos é mais fiável q um elektro com 3 anos? Concordo!

            Yá os PHEV são carros a combustão com uma marreca pequena, ainda assim uma marreca desnecessária, perigosa e problemática. O problema está na marreca.

          • JL says:

            Não, eles não dizem isso, só você.

            Sim, o problema está na marreca que têm na frente, quanto à outra, parece ser um bicho de 7 cabeças para os mecânicos que estão habituados a trocar peças.

  2. Grunho says:

    Depende do amor que cada um tenha ao seu guito. Eu escolhia a bicla elétrica para fazer esses KMS. Só a raiva que isso faz ao lobby automóvel vale o resto.

  3. TugAzeiteiro says:

    Em termos económicos esta versão E-Tech Full Hybrid não faz qualquer sentido face ao Tce de 90Cv. (pelo apresentado no artigo são 9K de diferença.. que acredito que seja um pouco menos se for outra versão menos equipada) e consumos reais elevados… logo não sei onde se vai buscar o retorno do “investimento” inicial pelo Hybrid. Se ao menos os 145cv do E-Tech ainda fossem “animados”, mas nem isso… dos 0-100kms em 9,3Seg? A única vantagem é ter um motor 4 cilindos…

  4. José Francisco Robalo Borrego says:

    Parece ser um bom produto!

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