Após reter dois astronautas no espaço, Boeing poderá vender a sua divisão espacial
Depois de a sua Starliner ter de deixar dois astronautas retidos no espaço, na Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS), a Boeing poderá vender a sua divisão espacial.
Devido a problemas relacionados com a cápsula Starliner da Boeing, dois astronautas norte-americanos que partiram para o espaço numa missão de oito dias, em junho, vão ficar retidos na ISS até fevereiro de 2025. Numa mudança de planos muito debatida, os astronautas regressarão a bordo da Crew Dragon da SpaceX.
Segundo um relatório, a Boeing, que detém a Starliner, está em negociações para vender a United Launch Alliance (ULA), a empresa que gere em conjunto com a Lockheed Martin. Segundo a Reuters, as duas empresas estão a negociar com a Sierra Space, que está a desenvolver o avião espacial Dream Chaser. Se for concretizada, a venda da ULA poderá atingir os três mil milhões de dólares, embora os pormenores da venda não sejam oficiais.
As informações indicam que, embora os problemas com a Starliner tenham começado há alguns meses, a venda da ULA é uma opção há vários anos.
Com a ULA sob o seu controlo, a Sierra Space aceleraria o desenvolvimento do avião Dream Chaser para voos espaciais. A Boeing, por outro lado, concentrar-se-ia na sua atividade, embora mantivesse a sua filial aeroespacial e de defesa.
De ressalvar que a venda da ULA não se deve inteiramente à Starliner. A empresa comum foi fundada em 2006 com o objetivo de manter o negócio dos foguetões espaciais. Com o tempo, a SpaceX desenvolveu e apresentou foguetões reutilizáveis que reduzem o custo de um lançamento até quatro vezes, sendo mais apetecíveis.
Embora a estratégia da ULA esteja centrada em missões para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a vertente comercial não está de lado. Ainda que o futuro da Starliner seja difícil de prever, a NASA já revelou estar confiante de que a cápsula será uma alternativa, desde que resolva estes problemas.
A spacex rebentou com toda a concorrência e neste momento têm o controlo de mais de 90% dos voos portanto os outros vão começar a saltar fora vai sobrar a Spacex e as startups
E a ULA só sobrevive graças aos lançamentos do governo americano, para as mais variadas agências. E porque o lobby é forte e consegue contratos mesmo cobrando muito mais.
A SpaceX teve muita dificuldade em entrar nos lançamentos militares e de espionagem, mas já o tem feito.
E será que a Sierra Space vai querer estoirar dinheiro com a Starliner? É que há um contrato da Boeing com a NASA para fazer viagens com a Starliner à ISS. A NASA não quer estar dependente de apenas 1 operador, e percebe-se porquê. Mas com o atraso na Starliner, e com o final da ISS dentro de 6 anos, não sei se irão insistir muito nisso.
A NASA vai querer sempre pelo menos 2 fornecedores. Mesmo depois do fim da ISS. Até pagará mais caro para manter quem quer que seja a sobreviver para ter alternativa à Space X.
Depois dizem k o homem esteve na lua. Se nem uma cena destas conseguem fazer.
Qual a dúvida?
Ai ai… existiu um grande desinvestimento nos voos tripulados, com o fim da guerra fria.
Sabes que por exemplo a Inglaterra já não consegue fazer canhões, nem tanques? ou que a França já não tem industria de armas ligeiras? As armas individuais do exército Françês ou são alemãs ou belgas. Depois da FAMAS a industria morreu.
Ou que só há 2 países no Ocidente que têm artilharia naval… os Ingleses(mas as fabricas estão nos EUA e Suécia) e os Italianos?
Ou que a pobre Royal Navy está basicamente reduzida a 7 fragatas porque durante 3 decadas não construíram nenhuma e a nova demora 10 anos a construir? Ou que os EUA tiveram que ir bater á porta dos Europeus neste caso dos Italianos para a nova fragata deles?
O know how perde-se. A industria perde-se. Fala-se hoje em conseguir produzir um milhão de granadas de artilharia para a guerra da Ucrânia ano, o que aliás parece que vai falhar,
Na Primeira Guerra Mundial os Italianos na batalha de Vittorio Veneto importante mas certamente não a maior gastaram 2,5 milhões de granadas de artilharia em 1 semana.
+1 eles certamente foram de Uber