PplWare Mobile

Processador ARM: o que é e quais são as suas diferenças em relação à Intel e à AMD?

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. David says:

    Um leigo na matéria, lê e continua praticamente na mesma!
    Mas é melhor que nada!

    Contudo acho que a MS precisa de “reescrever” o Windows e o office! Mas desde que façam pelo menos essas duas a Intel e AMD irão sofrer se não se adaptarem!
    Eu tinha um Mac com Intel o mais potente e desde que mudei para M1 nunca mais senti necessidade de trocar de equipamento! Claro que mais cedo ou mais tarde a Apple irá retirar o suporte aos velhinhos M1 mas para já… sao um espetáculo, rápidos, fluidos e uma excelente ferramenta para os estudantes…
    Acho que se a Apple abre o OS X aos iPad Pro vão vender que nem pãezinhos quentes…

    • FilipeB says:

      Também fiquei quase na mesma após ler o artigo…
      Pensei que iriam focar nas diferenças e não nas vantagens e desvantagens genéricas PARA O UTILIZADOR.
      Não queria um artigo em que precisasse de ser um engenheiro da área para perceber, mas podia ser um pouco mais denso/detalhado…

    • Damnupa Kot says:

      É compreensível que os millenials achem este artigo muito técnico. LOL

  2. Jorge says:

    O que sei é que o novo AMD 9700X tem um desempenho idêntico ao M3 Max 16 cores gastando menos 5W. O que é um salto evolutivo gigante para a arquitetura x86, mostrando que ainda é uma tecnologia que tem pernas para andar, principalmente porque sinceramente esses novos x elite não me parecem ser assim tão eficientes quanto isso.

  3. Nirelle says:

    Acho que não foi mencionado a possibilidade de este tipo de processador chegar a uma velocidade de 6Ghz de base num futuro próximo. No meu entender acho que o máximo que processador pode atingir são 16Ghz de velocidade de base mas pode levar anos até atingir-la.

  4. Santosu says:

    Os processadores ARM, já existem há bastante tempo e basta ver os Raspberry Pi, para ver (e perceber), que conseguem correr um SO.
    Acredito que seja o futuro, aí a Intel e a AMD terão que dar o passo para esse tipo de processadores.

  5. Nzee says:

    A arquitetura CISC não foi desenvolvida pela Intel como diz o artigo. De resto, 5*.

    • Vítor M. says:

      A arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer) foi desenvolvida principalmente por empresas e engenheiros que trabalhavam nas primeiras gerações de computadores. O conceito de CISC foi formalizado na década de 1970 e está associado a vários pioneiros da computação, mas um dos nomes mais frequentemente associados ao desenvolvimento da arquitetura CISC é a Intel.

      A Intel, sob a liderança de engenheiros como Federico Faggin e Ted Hoff, desempenhou um papel crucial na criação dos primeiros processadores CISC, como o Intel 8086 e 8088, que foram amplamente utilizados em PCs. Estes processadores foram projetados com um conjunto de instruções relativamente complexo e versátil, que é uma característica distintiva da arquitetura CISC.

      Em grosso modo, o artigo até está correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.