Parlamento Europeu aprova regras duras para o YouTube e Facebook
O Parlamento Europeu aprovou esta quinta-feira (17), a proposta que visa punir as redes sociais e empresas online que não removam conteúdo promotor do ódio no espaço de uma hora após terem sido devidamente alertadas. Será uma forte imposição ao Google, Facebook, bem como ao Twitter, YouTube, entre outras.
Em causa está o conteúdo terrorista, extremista, perseguição étnica e/ou racial, entre outras previsões.
Como um todo, a União Europeia tem-se desdobrado na reafirmação do seu papel regulador enquanto entidade supranacional. Com efeito, seja por iniciativa da Comissão Europeia, ou pela mão do Parlamento Europeu, temos visto estes órgãos a dedicar cada vez mais atenção às empresas online e redes sociais.
O Parlamento Europeu e o "espaço online"
Agora que a reforma dos Direitos de Autor foi aprovada, o próximo passo na regulação online é o estabelecimento de uma previsão legal de certos comportamentos. Por outras palavras, a União quer banir do espaço online qualquer conteúdo terrorista. Sobretudo com cariz de recrutamento ou propagação do ódio.
Nesse sentido, o Parlamento Europeu aprovou hoje uma nova diretiva que vai multar de forma incisiva as empresas online (YouTube, Facebook, Twitter, Google) que falhem em remover conteúdo sinalizado dentro de uma hora. O âmbito da medida aplica-se ao espaço europeu e pode acarretar sérias multas para as empresas.
Entidades como o Facebook, Twitter, YouTube ou mesmo a Google terão 60 minutos para remover o conteúdo sinalizado. Contudo, se não o fizerem, poderão ser multadas em até 4% do volume anual de receitas. Ainda assim, o Parlamento Europeu prevê também exceções e amenizações para jovens e pequenas empresas online.
O Facebook, Twitter, Google e YouTube na Europa
O Parlamento Europeu interpela diretamente o Facebook e o YouTube como plataformas especialmente sujeitas ao flagelo da propagação do discurso do ódio ou incitamento ao terrorismo. Assim sendo, fez das duas entidades (Facebook e YouTube), o exemplo para a estatuição - as consequências no caso de incumprimento.
Assim se, por exemplo, o Facebook ou o YouTube forem notificados por órgão estatal que um determinado conteúdo pode ser classificado como um dos comportamentos / conteúdos proibidos e, se no espaço de uma hora não proceder à sua remoção eficaz, ou barramento no espaço europeu, pode enfrentar consequências.
A proposta, já aprovada, de diretiva, prevê entregar os poderes de deteção deste conteúdo às autoridades nacionais. Portanto, serão elas que terão de alertar as redes sociais (empresas online) da presença de conteúdo nefasto ou ilícito. Ainda assim, há mais a ser dito sobre esta legislação europeia, ainda não terminada.
As empresas online não serão obrigadas a vigiar o conteúdo
Seja o Facebook, Twitter, YouTube ou Google, nenhuma das empresas online será obrigada a ter uma ação preventiva, ou sequer ativa. Isto é, não terão que filtrar, vigiar ou supervisionar o conteúdo é que submetido nas suas plataformas. Aliás, nem mesmo aquilo que partilham ou armazenam nas suas redes e sistemas.
Este é um ponto importante a reter. Nenhuma empresa online terá que procurar qualquer indício de atividade ilegal, fruto das novas disposições europeias. O controlo será feito pelas entidades nacionais com competência para tal. Portanto, só após a sua ação (sinalização) é que as empresas online terão de agir.
Em seguida, com o intuito de salvaguardar a estabilidade das pequenas e médias empresas, o Parlamento Europeu também prevê uma série de atenuantes. Assim, quando uma empresa, que nunca tinha recebido uma sinalização (ordem de remoção / bloqueio), caberá ao orgão nacional competente providenciar à empresa todas as etapas do processo e o procedimento exato a seguir.
Porque nem todas as empresas têm a dimensão da Google
Além disso, terá também que a informar da tempestividade - prazo a cumprir, pelo menos 12 horas antes de emitir a ordem de remoção do conteúdo que a dita empresa está a albergar. Assim sendo, as empresas receberão a informação necessária para que saibam como agir e não sejam apanhadas desprevenidas.
Porém, se uma empresa já recebeu várias ordens de remoção, aí as autoridades podem pedir medidas de cariz adicional e preventivo. Por exemplo, um relatório periódico à autoridade nacional competente, ou mesmo um reforço da equipa de colaboradores. Contudo, mais uma vez, não são obrigadas a vigiar o conteúdo submetido.
During the last plenary session before May’s elections, MEPs approved new measures requiring life-saving technologies in vehicles and EU-wide standards to protect whistle-blowers.
Check out our overview ➡️ https://t.co/h4cMmV0PxM pic.twitter.com/ehSB4sdyap
— European Parliament (@Europarl_EN) April 18, 2019
O Parlamento Europeu reitera que nenhuma empresa será obrigada a implementar filtro, ou algoritmos. Com efeito, vemos no legislador europeu uma preocupação em não condicionar a liberdade de expressão. Como tal, nunca será imposto um mecanismo automático de controlo, ou verificação.
O que se qualifica como conteúdo terrorista?
O Parlamento Europeu deu a saber que a legislação visa qualquer suporte (texto, imagem, som ou vídeo) que incite ou solicite uma empreitada, ou contributo para ações terroristas. O mesmo se aplica ao fornecimento de instruções ou pedidos de participação em grupos terroristas. Além disso, qualquer guia ou indicação de como usar, construir, armar ou desenvolver explosivos, armas de fogo, ou outras armas.
É uma aceção muito abrangente da palavra terrorismo. Porém, o Parlamento Europeu especifica que qualquer expressão, declaração ou ponto de vista político, por muito polémico que possa ser, não deve ser considerado conteúdo terrorista. O mesmo se aplica a qualquer pesquisa, reportagem ou artigo científico.
O que pode acontecer ao Twitter, Facebook, YouTube?
A qualquer empresa, seja a Google, YouTube, Facebook, Twitter, entre outras entidades online, pode ser aplicada uma multa. Por sua vez, esta pode ascender até aos 4% das receitas globais auferidas pela empresa no decurso do ano anterior. Este cenário, mais punitivo, só será aplicado a quem falhar repetidamente nesta ação.
A proposta foi aprovada em plenário por 308 votos a favor, 204 votos contra e 70 abstenções. Agora, a sua versão final será negociada com o Conselho da União Europeia, após as eleições Europeias.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Engadget (imagem)
Fonte: Parlamento Europeu
Neste artigo: europa, Facebook, Google, Parlamento Europeu, Redes Sociais, Twitter, Youtube
Isto vai ser usado muito para além daquilo a que se propõe, censura com força e mecanismos para os interesses estabelecidos esmagarem ponto de vista e perspectivas que não estejam alinhadas com agenda dos meninos Bilderberg…
“…meninos Bilderberg…” Até poderá ser.Mas e se são eles que mais poder têm no mundo que é que se pode fazer ?? 😐 P.S.-para quem quiser saber eis o que dá a pesquisa no Google sobre o Clube de Bilderberg(https://www.google.com/search?q=Bilderberg&ie=utf-8&oe=utf-8)
“…no espaço de uma hora após terem sido devidamente alertadas.” Muito bem,acho uma excelente medida.
A uniao Soviet.. Europeia esta a mostrar as garras, aos poucos aos poucos mostra.
o problema vai ser quando o pessoal acordar, ja vai ser tarde…
Estas são as verdadeiras listas de Samizdat.
Acabar de vez com o ciberlixo.
Gosto bastante de ler o Pplware pelo seu conteúdo técnico e não só. Também é verdade que me divirto bastante com os comentários aqui deixados.
Mas.. lá vem um mas: a minha pátria é a língua portuguesa (sobretudo na versão pré acordo ortográfico) e sinto-me mal quando ela é mal usada. Assim revejam, por favor, o vosso CONCELHO da União Europeia que deveria ser Conselho da União Europeia.
Deixo uma ajuda: https://dicionario.priberam.org/conselho
Tanto professor desempregado…
Obrigado Sr. Professor, não só ajudou o Pplware como também contribuiu de alguma forma para a felicidade da pessoa que escreveu “Concelho”. A vida dela não tinha cor, ela já tinha tentado o suicídio e não via a luz ao fundo do túnel, até que o senhor apareceu e… fez a pessoa querer viver novamente.
Como vejo que você está no desemprego como professor de Língua Portuguesa irei arranjar uma vaga para si no Programa Bom Português na RTP. O que diz Sr. Professor?
Se o Sr. Professor já fica ferido com facilidade com uma simples troca de sentido das palavras, imagino que também tenha saído à rua quando se deu a luta dos Coletes Amarelos em Portugal para lutar pela sua pátria e pelos seus direitos não? Ou não me diga que esteve a corrigir os erros ortográficos nos comentários ?
percebeste não percebeste? então está certo!
uma lignua serve para comunicação, mas atualmente uma lingua já não é para comunicação, parece mais para saber o nivel de dominio de uma lingua ou assim…
enfim…
Estão a falar do mesmo facebook que viola o direitos à privacidade do utilizador e que mantem as contas sobre custodio e pede um “resgate” para enviarmos documentos como se fossem uma Autoridade de forma ilegal pois nem sabemos qual destino dos nossos documentos ? Eu sei bem, serve para enviarem para as aquelas mesmas autoridades e investigadoras que o Facebook tem protocolos, não só serve de desculpa para saber se somos contas verdadeiras mas também para vender a essas mesmas empresas.
A mesma rede social que vende os dados dos seus utilizadores e rouba informação como passwords sem o nosso consentimento?
A mesma rede social que não dá suporte manual mas sim bots que nos respondem às exigencias dos utilizadores?
A mesma rede social nojenta que numa das primeiras contas que tive impediu-me de criar páginas, fazer comentários de forma temporaria mas é uma grande mentira, é decisão permantente?
O mesmo facebook que censura, espia as nossas conversas, não respeita a nossa privacidade e que diz ser politicamente neutra mas que censura todos os conteudos Conservadores e que não agradam aos partidos vermelhos? A mesma rede social que censura comentários ofensivos daqueles que considera extremistas mas que permite comentarios ofensivos de Esquerdistas e Comunistas.
Estão a falar da mesma rede social que me bloqueou por 30 dias simplesmentr por ter feito um post de humor a dizer “terraplanistas deviam ser exterminados, novo Hitler precisa-se” ?
Estão a falar desta rede social nojenta que me baniu definitivamente a conta apos 30 dias depois de ter comentado “Os comunistas são hipocritas, os meninos podem ofender e se vitimizar e o facebook nada faz”.
A mesma rede social que tem uma varias empresas de trabalho temporário como a Accenture em Lisboa onde tem mais de 500 pessoas a fazer trabalho precário a fazer de revisor de conteudos e a obedecer aos padrões de um patrão que define o que são discursos de ódio ? (Tudo o que for oposto aos partidos vermelhos).
Esta rede social é nojenta, ja enviei documentação e a mesma desativou-me a conta novamente a pedir que tirasse uma foto com a minha cara. Assim enviei uma foto minha e fui bloqueado.
Cheira-me que que este Fakebook funciona como as listas de Samizdat. Espero que vá abaixo o mais rapidamente possivel para sempre.
Esta rede social é inutil graças a ela a burrice e o crescimento da seita Terra Plana está a crescer e com cada vez mais adeptos. Por incrivel que pareça há mais páginas e grupos sobre terra plana do que Ciência.
Agradeçam ao Zuckerberg e ao Youtube os mesmos que dizem que vão filtrar mais as Fake News no fundo sabem bem como ganhar dinheiro com a burrice alheia a gerar tanta receita.
Estão também a falar do Facebook que permite que pedófilos circulem em grupos privados invisiveis e roubam fotografias de pais atrasados mentais que partilham as fotos dos filhos nas redes sociais e que não vêm maldade nenhuma nisso?
e é para semana o 25 de abril….. a ditadura nunca foi embora!!!
O PE é uma piada de muito mau gosto.
VENDIDOS
Será “conteúdo terrorista” publicar no forum de um jornal, via Facebook (pois não há outra maneira de o fazer, sem recorrer a essa porcaria), diversos comentários bastante civilizados contra a hora de Verão? Foi o que me aconteceu. Bloquearam-me a conta sem demora, dizendo que tinha tido “actividade suspeita”. É esta a democracia em que vivemos. É assustador. Ainda têm a coragem de criticar a censura no antigo regime e das escutas de uma certa polícia do estado! É preciso ter lata, quanto actualmente toda a nossa actividade na net e todas as nossas conversas telefónicas ficam descaradamente gravadas. Cala-te boca, senão ainda me apagam também daqui.
Pagarem impostos nos países aonde operam e Näo em off shores é que a EU nunca regula…