Musk planeia despedir metade dos funcionários do Twitter para cortar custos
Depois do multimilionário ter finalmente fechado a compra do Twitter, entrou com vontade de mudar a rede social. Começou por fazer rolar cabeças nos quadros da empresa, mas tem já planos para despedir cerca de 3.700 funcionários. Ou seja, vai eliminar metade da força de trabalho da empresa de comunicação social, numa tentativa de reduzir os custos após a sua aquisição de 44 mil milhões de dólares.
Por que razão está Elon Musk tão desesperado para que o Twitter ganhe dinheiro?
Musk quer o Twitter a ganhar dinheiro muito rápido
Já se passaram sete dias desde que Elon Musk assumiu o Twitter, e as mudanças foram bruscas. Ele propôs demissões cataclísmicas – algo entre 50% e 75% da equipa da empresa, dependendo dos relatórios. Estabeleceu um nível de utilizador totalmente novo, no qual os utilizadores pagarão 8 dólares por mês para receber reforços de algoritmo e o prestígio da verificação (falou-se anteriormente em 20 dólares).
Além destas medidas, o dono da empresa também propôs um recurso de paywall para vídeos (Vine) e há rumores de um plano para mensagens diretas pagas.
Estas ideias surgem de forma tão rápida que já se torna difícil acompanhar tudo, quanto mais analisar uma estratégia coerente. Contudo, se recuarmos um pouco e com afastamento olharmos para estas medidas iremos perceber algo muito simples: o Twitter precisa ganhar dinheiro e rápido.
As ideias foram aleatórias, mas bastante consistentes. Procuram novas fontes de receita não publicitária e mostram a vontade de cortar custos desesperadamente.
Musk e uma equipa de consultores ponderam uma série de cenários e um deles é mesmo o corte de empregos e outras mudanças políticas no Twitter. Num cenário a ser considerado, serão oferecidos aos trabalhadores despedidos 60 dias de indemnização por despedimento, segundo referiram pessoas citadas com conhecimento do processo.
"Entering Twitter HQ — let that sink in!"
Com a sua entrada inusitada nas instalações do Twitter, a carregar um lavatório, a frase "Entering Twitter HQ — let that sink in!", que partilhou na sua conta da sua rede social, tende a passar uma mensagem. Seguramente nada será como dantes e será necessário refletir substancialmente sobre o caminho que se pretende para o Twitter e para a gestão daquela rede.
Contudo, Musk está sob pressão para encontrar formas de cortar os custos de um negócio pelo qual diz ter pago em excesso. O multimilionário concordou em pagar 54,20 dólares por ação em abril, no preciso momento em que os mercados caíram. Depois tentou durante meses sair da transação, alegando que a empresa o tinha enganado quanto à prevalência de contas falsas.
O Twitter processou Musk para o forçar a cumprir o seu acordo, e nas últimas semanas, o CEO da Tesla, SpaceX e de várias outras empresas... cedeu, resignando-se a fechar o negócio nos termos acordados.
Mas dá lucro a rede social?
No seu último relatório de lucros trimestrais antes da aquisição, o Twitter divulgou um prejuízo de 344 milhões de dólares. Com os utilizadores estagnados, os investidores ficaram cada vez mais pessimistas sobre as perspetivas financeiras da plataforma. Este arrefecer do ímpeto do Twitter na sociedade foi também motivo para que o preço da rede baixasse o suficiente para permitir a aquisição de Musk em primeiro lugar.
Agora, a aquisição da Musk acrescentou milhares de milhões de dólares em dívidas ao balanço da empresa, o que tornará o problema ainda mais urgente. Para financiar o negócio, Musk contraiu empréstimos no valor de 13 mil milhões de dólares contra a própria empresa.
Como notado pela DealBook, isso eleva os pagamentos de juros anuais da empresa para cerca de mil milhões de dólares - mais do que os lucros totais do Twitter para 2021. Se havia um caminho para a rentabilidade antes da aquisição, esse caminho é agora muito, muito mais íngreme.
Há também razões para pensar que o negócio publicitário do Twitter (a sua principal fonte de receitas) tem crescido de forma mais agitada desde que Musk propôs o negócio em abril. A despesa global com publicidade diminuiu durante todo o verão, e ainda mais empresas estabelecidas como o Facebook e o Google estão a sentir o aperto à medida que os mercados digitais secam.
Na sequência da aquisição do Musk, algumas das principais agências de publicidade aconselharam os clientes a parar completamente a publicidade no Twitter, quer devido ao caos repentino, quer devido à economia em geral, e a uma combinação dos dois. Musk tentou acalmar os anunciantes - sobretudo, publicando uma carta aberta para lhes garantir que a plataforma não se tornaria "uma paisagem infernal livre para todos" - mas é difícil acreditar que atualmente a gestão da rede está melhor do que quando Musk entrou, como referem alguns analistas.
Os funcionários, terão trabalho?
Os colaboradores do Twitter têm vindo a preparar-se para despedimentos desde que Musk assumiu e imediatamente expulsou grande parte da equipa executiva de topo, incluindo o Diretor Executivo Parag Agrawal, o diretor financeiro Ned Segal e os funcionários superiores jurídicos Vijaya Gadde e Sean Edgett.
Nos dias que se seguiram, outras partidas incluíram o diretor de marketing Leslie Berland, a diretora de clientes Sarah Personette, e Jean-Philippe Maheu, vice-presidente de soluções globais para clientes.
Segundo informações, Elon Musk assumiu o papel de CEO interino. Também dissolveu a administração da empresa e tornou-se diretor único, dizendo mais tarde que era "apenas temporário".
Alguns relatos de funcionários deram conta que Musk pediu a outros líderes que fizessem listas de colaboradores das suas equipas que poderão ser dispensados. Portanto, está já em marcha o tal corte de cerca de metade dos 7500 funcionários do Twitter.
Este artigo tem mais de um ano
Todos os que não estejam dispostos a dormir na empresa podem ir andando. Medonho, alguém que diga a este “senhor” para ter vergonha na cara !!!
Vergonha? O Twitter dobrou o numero de empregados de 2019 e 2022 e os lucros foram 0! Aquela plataforma não precisa de tantos empregados. Se funcionou com menos de 2 mil empregados até 2019 e até tinha mais features vai conseguir viver sem os empregados que tem.
Nitidamente não conseguiste perceber porque é que ele devia ter vergonha.
A censura tinha um custo eram precisos muitos .
É limpar tudo e começar de novo.
100% de acordo.
A censura, ou ditadura, não pode ser tolerada nos dias de hoje..
+1
+1
Será que o twitter era como a função píplica em portugal? Metade dos funcionários chegavam bem?
+1
Médicos, enfermeiros, polícias, militares e professores estão a mais em Portugal?
Policiais chega e sobra, basta entrar numa esquadra perto de si.
Parece a sala de convívio da escola na hora do recreio.
Precisas de alguma coisa, primeiro que mechas uma perna….
Há e nunca é com eles, nem podem fazer nada… etc
Metade nas ruas a patrulhar e a ir fardados para casa, resolvia metade dos problemas
+1
Não sejas injusto para quem tenta fazer o melhor que pode e o que lhes deixam fazer. PAtrulhar as ruas ? E carros, onde tens ? E autoridade ?? Quem lhes tirou toda a autoridade quando hoje qualquer artolas levanta a mão a um policia ? Estás muito enganado sobre a policia que tens. Dá-te por feliz. O problema dos que estão a mais na função publica, está nos quadros de pessoal dos municípios…. Aí sim, é um fartote. De resto, todos fazem falta. Mas tambem é certo que em determinados locais se não for o municipio a dar emprego, não tens economia local.
Link do Eurostat:
https://ec.europa.eu/eurostat/cache/digpub/european_economy/bloc-4d.html
Repara que na UE até nem estamos mal, com menos de 15% da população serem funconários públicos. O problma será talvez a eficiência e tb o facto de sermos o país com mais mais idoso (% do total), os 15% do total não abona a favor da mesma (eficiência).
Fonte: Eurostat
..politicos corruptos..estão,e deve ser uma bela percentagem
Se trabalhassem 8 horas por dia a “trabalhar” como no privado diria que sim, há gente a mais.
Mas o problema não são os polícias (tirando os municipais que não servem para nada), medicos, professores, etc….
O problema é mesmo a sem vergonhice que se passa nas câmaras municipais.
Acrescentar a proteção civil, outro antro survedor de dinheiro que é uma inutilidade albergadora de tachos.
Exato, mas…há sempre o mas. Em alguns municipios é o unico empregador. E isso é dramático para as populações locais em termos económicos. É um ciclo vicioso dificil de reverter. O municipio não investe, claro está, no setor secundário.
No privado? Ah ah ah ah, deixa-me rir!
Eu trabalho no privado há quase 40 anos e deixa-me dizer-te (porque pelos vistos não sabes) que se há sítio onde há calões e incompetentes é no privado.
E não. a esmagadora maioria não é despedida pois estão no quadro como efetivos e a legislação laboral protege-os de serem despedidos a não ser que façam cagada das grandes, mas eles são inteligentes o suficiente para fazer o mínimo dos mínimos para isso não acontecer.
Enfim… Não percebes nada do que vens para aqui debitar, é só conversa de mesa de café, mais nada.
Nós sabemos que és funcionário público, deixa lá o mimimi
Sabes, é que as empresas para sobreviverem necessitam de uma coisa…..deixa lá ver se me lembro..hummm…..é isso, lucro, que segundo a tua teoria se consegue a pagar salários a quem não faz nada.
Na PT/Altice foi uma limpeza assim que ficou privatizada 😉
Nunca na vida fui funcionário público, meu caro., estás redondamente enganado.
És pouco esperto, não és? Ninguém disse que no privado são TODOS mandriões, que é o cenário que estás a alegar que foi dito.
Quem dá lucro às empresas são os restantes colaboradores que trabalham muitas vezes mais do que aquilo que deviam e acabam por tapar os “buracos” dos mandriões.
Por isso sim, repito, o sítio onde há mais mandriões é no privado e a esmagadora maioria nunca é (nem será) despedida. Vejo-os e lido com vários todos os dias (hoje foi mais um desses dias).
Que observação ignorante!
Enfim…
Ai jajus que vai ser um tal eles a chorar por aqui
É por essas e por outras, que não vale a pena (vestir a camisola) por empresa nenhuma. Pessoas que hoje dormem no chão, vão receber um simples email a dizer que o sacrifício pessoal que fizeram, não lhes adiantou de nada. Por isso empresa nenhuma merece esse tipo de sacrifício pessoal. E eu até admirava o Musk, pelas proezas da Tesla e da Space x.
Expulsou grande parte da equipa executiva …pois , mas só um dos expulsos levou para casa 100 milhões….assim até eu gostava de ser expulso
por acaso nao levou nada. Foi com justa causa.
Acho muito bem…
Tem que ser eliminada a maquina da ditadura lá implementada..
É importante fazer lucro rapidamente e vender o máximo de contas premium.
Mais uma plataforma que vai morrer…
Grande Musk é preciso limpar os esquerdistas
…como qualquer empresário ao adquirir uma empresa quer rentabilizar ao máximo e por vezes isso implica eliminar alguns pesos mortos; e não so….
E ainda dão trela a este DITADOR.
Quando mais cedo ele for para Marte, melhor. Não faz cá falta.
Apoiado, que vá mas com viagem só de ida.
“Agora, a aquisição da Musk acrescentou milhares de milhões de dólares em dívidas ao balanço da empresa, o que tornará o problema ainda mais urgente. Para financiar o negócio, Musk contraiu empréstimos no valor de 13 mil milhões de dólares contra a própria empresa.
Como notado pela DealBook, isso eleva os pagamentos de juros anuais da empresa para cerca de mil milhões de dólares – mais do que os lucros totais do Twitter para 2021. Se havia um caminho para a rentabilidade antes da aquisição, esse caminho é agora muito, muito mais íngreme.”
Excelente! Grande visão empresária! E ainda há quem lhe chame génio.
Renni…..o sabor fica ao teu gosto 😉
Que ele comprou o Twitter para censurar e manipular aquilo que lhe apetece já todos sabemos.
Um Hipócrita que finge ser um Tony Stark mas não poderia estar mais longe, nunca será um modelo de negócio rentável, é contra o apoios estatais e segurança social mas para impulsionar a Tesla com injeções estatais já foi aceitável.
Então quer dizer que fica tudo igual, só muda o censurador e os critérios.
Olha, pede um ali ao PTO, pode ser que ele ainda não os tenha tomado todos.
Tu realmente és uma espécie rara de im(/%il, é que nem sequer consegues argumentar o assunto em discussão, só consegues mandar umas bocas imaturas e completamente sem nexo.
Se estupidez pagasse imposto Portugal era o país mais evoluído economicamente no mundo inteiro… Comentários absurdos, a demonstrar o nível cultural que temos, infelizmente, no país. Nada a acrescentar senão babuzeira e conversa de baixo nível. Peço desculpa às poucas exceções.
” Baboseira”
Mas da para perceber que são os suspeitos do costume! será uma seita?
Como achaste os comentários absurdos poucos tiveste de escrever um para fazer crescer o número.
É só já malta com medo de perder a liberdade de poder esquerdalhar á vontade ….Lol