Porque o Nepal está a bloquear a maioria das redes sociais, como Facebook e X
O Governo do Nepal anunciou, esta semana, o bloqueio do acesso às principais redes sociais, incluindo Facebook, X e YouTube. Para os críticos, trata-se de uma abordagem "controladora" do governo.
Conforme anunciado na quinta-feira, o Governo do Nepal vai bloquear a maioria das redes sociais, após elas não terem cumprido os requisitos de registo junto do governo.
As empresas tiveram até quarta-feira para se registar no Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação e fornecer um contacto local, um responsável pelo tratamento de reclamações e uma pessoa responsável pela autorregulação.
As redes sociais em incumprimento seriam desativadas no país.
Demos-lhes tempo suficiente para se registarem e solicitámos repetidamente que cumprissem o nosso pedido, mas eles ignoraram [isso] e tivemos de encerrar as suas operações no Nepal.
Disse Prithvi Subba Gurung, ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação.
O bloqueio foi anunciado na quinta-feira e faz parte do que o Governo do Nepal diz ser um esforço para conter o ódio online, os rumores e o cibercrime.
Segundo a Al Jazeera, as restrições online seguem uma diretiva de 2023, que exige que as plataformas de redes sociais – que têm milhões de utilizadores no Nepal com contas para entretenimento, notícias e negócios – se registem e estabeleçam uma presença local.
Desde então, apenas cinco, incluindo TikTok e Viber, fizeram esse registo formal. Entretanto, outras duas estão no processo.
Críticos falam em governo "controlador"
Na perspetiva de Bhola Nath Dhungana, presidente da Digital Rights Nepal, o encerramento repentino das redes sociais mostra a abordagem "controladora" do governo.
Isto atinge diretamente os direitos fundamentais do público.
Na sua perspetiva, "não é errado regulamentar as redes sociais, mas primeiro precisamos de ter a infraestrutura legal para a aplicar", mas "um encerramento repentino como este é controlador".
Apesar da crítica, esta não é a primeira vez que o Nepal restringe o acesso a redes sociais.
Em julho, o país bloqueou o Telegram, devido a um alegado aumento nas fraudes online e na lavagem de dinheiro.
Antes disso, em agosto do ano passado, suspendeu uma proibição de nove meses do TikTok, após o departamento da plataforma no sul da Ásia concordar em cumprir as regulamentações nepalesas.






















Parece-me que este país está mais desenvolvido a nível de segurança, do que a UE e demais países. As redes social só servem para manipular meios internacionais e minar democracias.
Intoxicação, Desinformação e Fake News estamos cheios.
De onde me saem estes tipos, que desinformacao, fake news fala o sr, exemplos?!
ja nao da mais para levar com este socio-comunas.
Nao gosta nao utilize, eu se nao gosto de um restaurante deixo-o de la ir, nao exigo que o encerre.
Para sua informacao, na Russia existe mais liberdade de informacao do que na UE ou UK.
Governo Ditatorial.
Se há “ameaças”, que o indivíduo pague suas obrigações conforme a lei do país. Agora, não dá pra ver perseguições alegando todo tipo de coisa, como “segurança”.
Muita fake news nessas plataformas. Fazem muito bem em bloqueá-las!
Pelo que percebi não foram bloqueadas por causar de disseminar isto ou aquilo. Não cumpriram foi com o registo e demais requisitos para continuar.
Eu sinceramente começo a começar a concordar com esta abordagem. Para além das fake news, são autênticas pandemias, para além de não fazer muito bem à saúde. Uma abordagem para a Europa talvez fosse mais no sentido de proibir os influencers ganhar dinheiro com as redes sociais. Isso iria limpar muito lixo.
Ora uma decisao a qual apoio.
As redes sociais sao um cancro moderno da humanidade.
Isso, apreciem apenas os telejornais da vida e fiquem bem informados.
Informação fidedigna e imparcial é com eles.
Burros que nem portas…
Exacto,
Está em curso um golpe de Estado no Nepal.
Jáha aeroportos, fronteiras fechadas,etc.
Este mundo está perdido.
Os ditadores leem todos da mesma cartilha??? incrível.
Os defensores da liberdade sem regras, vulgarmente conhecido por anarquia, não cumprem com as leis de um país, são naturalmente alvo de sansões, e a seguir apelidam esse país de ditadura. Que está mal que venha para a Republica Portuguesa das Bananas. Aqui tudo é permitido, enquanto o pais existir!