Clubhouse: Aplicação nova já foi bloqueada na China
Provavelmente, tem visto e ouvido falar muito desta nova aplicação exclusiva para iOS, a Clubhouse. Afinal, está disponível desde o ano passado, mas tem ganhado uma atenção absurda nos últimos dias.
A aplicação tornou-se num dos únicos locais online onde a população chinesa estava livre de qualquer barreira para debater assuntos. Contudo, inevitavelmente, a Clubhouse foi bloqueada pelo governo chinês.
O que é a Clubhouse?
Como se pode ler no Público, a Clubhouse é uma “aplicação e rede social gratuita, baseada na voz, onde as pessoas discutem tópicos pré-definidos ou o que quer que lhes passe pela cabeça em ‘salas’”. Ou seja, dispõe de uma espécie de podcasts interativos nos quais quem está a ouvir pode, eventualmente, participar, gerando uma conversa entre várias partes.
No entanto, além de estar apenas disponível para iOS, só pode ter acesso à Clubhouse quem for convidado por alguém que já seja utilizador. Conforme percebemos, a aplicação tem, para já, um tanto de exclusividade associada a si.
Talvez por isso ou apenas pelo conceito em que se prende, as pesquisas pela Clubhouse cresceram mais de 500% na última semana. Mais, criada em abril de 2020, entrou neste novo ano com cerca de 600 mil utilizadores. No entanto, agora, conta com mais de 6 milhões de pessoas e vale mais de mil milhões de dólares.
China já proibiu aplicação que promove o diálogo
Conforme é sabido, os habitantes da China estão normalmente separados do resto do mundo online pela Great Firewall. Aliás, o governo chinês tem intensificado os esforços para acentuar cada vez mais o controlo de tudo aquilo que os cidadãos veem e dizem na internet.
Todavia, durante algum tempo, a Clubhouse proporcionou a escassa oportunidade de diálogo sobre temas controversos. Isto, claro, livre dos controlos digitais apertados do país.
Dos vários tópicos discutidos, uma conversa debruçou-se sobre os relatos relacionados com campos de concentração para muçulmanos na província chinesa de Xinjiang. Desde dúvidas relativamente à efetiva existência destes, até à partilha de testemunhos.
Recentemente, muitos utilizadores da Clubhouse na China relataram ter recebido mensagens de erro quando tentaram aceder à plataforma. Aliás, alguns até revelaram que só conseguiam entrara através de uma VPN.
Ainda assim, apesar da necessidade de convite e de estar apenas disponível para iOS, nos últimos dias, várias salas de conversação foram preenchidas até à capacidade de 5 mil utilizadores. Conforme foi revelado, alguns eram mesmo da China e outros identificaram-se como chineses a viver no estrangeiro.
Então, as pesquisas pela Clubhouse na rede social chinesa Weibo foram bloqueadas.
Era apenas uma questão de tempo.
Disse Alex Su, editora numa startup tecnológica, em Pequim.
O mundo digital na China
Aparentemente, todos os tópicos da lista negra da China foram discutidos na aplicação. Dos assuntos censurados consta, por exemplo, a discussão de quais os líderes responsáveis pela repressão após o massacre da Tiananmen Square, em 1989, partilha de experiências com a polícia chinesa e com oficiais de segurança, e o nome de Li Wenliang, o médico que foi repreendido por avisar sobre o coronavírus, em Wuhan.
Entretanto, a popularidade da Clubhouse levou a questões relacionados com a sua permanência na China. Isto, porque a maioria das aplicações com grande destaque no mundo todo, como Twitter, Facebook e Instagram, são cada vez mais alvo da censura chinesa. Mesmo as próprias plataformas nacionais, WeChat e Weibo, são alvo de alta regulamentação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Se for a china não faz mal, agora se for os Estados Unidos a banirem empresas ou redes sociais isso já é mau.
+1
Porque, de fato, por um lado sabemos que é um país ditatorial, do outro se dizem um país democrático, mas não demostra, enfim uma hipocrisia.
E se for de calções?
Pensei que aqui só haviam especialistas em vacinas e saúde publica. Afinal também há imensos letrados em política internacional.
Exemplos? O cara sufocado não vale. kkkk
O que tem uma coisa a ver com a outra? A China esta a proibir o uso internamente problema da china e dos Chineses os EUA podiam proibir a Huawei de vender nos EUA estava tudo ok problema dos EUA e dos americanos mas não é isso que estão a fazer e para mim estão os 2 mal e o mal de um não desculpa o mal de outro.
+1
1000% correcto
Agora tenta la explicar sso aos ilumindos, ccp lovers do mundo ocidental!
Para quem está de fora e quer um resumo do que é a app: basicamente sao salas de aula virtuais. Estamos la todos a ouvir e podemos levantar a mao para pedir para falar. Cada sala tem um tema.
Tenho um convite que ofereço a uma mulher bonita.
Podem responder a este comentário com a vossa foto e depois de uma extensa e cuidada análise minha escolho a mais bela!
Nada de estrunfes!!! que eu jantei agora e quero fazer bem a digestão.
Não sei se reparaste mas ninguém quer saber do teu monólogo.
Em Portugal também existe censura. Volta e meia lá me aparecia uma mensagem da operadora que um determinado site está bloqueado. Pelo menos dá para contornar mudando o servidor dns da operadora para outro, como por exemplo o servidor dns da google.
Em Portugal não vais preso ou desapareces , se criticares , ou gozares com o Antonio Costa ou o Marcelo Rebelo de Sousa. Na China vais preso , se criticares o Partido Comunista Chinês ou o presidente Xi Jiping. É a diferença de víveres numa Democracia em vez de uma Ditadura!!
Olha que não sei não. Se eu mandar algum mail a esses senhores a criticar, não sei não. E olha que já houve jornalistas a serem seguidos pela polícia a mando de um juiz. Por isso tenho certas dúvidas em relação à democracia no nosso país, e há muita coisa a duvidar.
Nos EUA tambem “desapareces” se fores inconveniente… Agora encontra as diferenças entre China e EUA.
Jeffrey Epstein!
difamacao nao e tambem crime? E se queimarmos uma bandeira de portugal a frente do parlamento, tambem vamos presos nem que fosse disturbio publico.
Isso, e dizer morte ao Branco tb parece que não faz mal.
Agora diga morte ao Preto e espere pelas respostas.
Fui… Euéquesei.
Estranho. Aqui está mais um oportunidade de o governo fortalecer a sua base de dados, agora com a voz dos utilizadores.
Se foi bloqueada na China então é boa.