Rússia enviará atriz para a ISS já em outubro
Além da exploração espacial que temos vindo a conhecer, também o cinema quer ir mais além e produzir um filme fora da Terra. Depois de anunciado que Tom Cruise iria viajar até ao espaço, a Rússia revelou estar à procura de uma atriz para produzir o seu próprio filme na Estação Espacial Internacional.
As autoridades russas anunciaram agora, não só a atriz que irá viajar até à ISS, como também a data da partida.
Rússia antecipa-se aos Estados Unidos
Indo além da exploração espacial, a Rússia e os Estados Unidos da América estão numa corrida que tem como objetivo filmar o primeiro filme no espaço. Há uns meses, os americanos anunciaram que a estrela que os representará será Tom Cruise com o Mission: Impossible.
Agora, a Roscosmos, Agência Espacial Federal Russa, revelou que a estrela que voará em seu nome será a atriz Yulia Peresild, de 36 anos, juntamente com o diretor Klim Shipenko. A viagem até à ISS está prevista para o mês de outubro.
Será quebrada uma barreira
A equipa de produção partirá no dia 5 de outubro do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo de uma nave espacial Soyuz, lançada a partir de um foguetão homónimo.
Provisoriamente, o filme intitula-se “Challenge” e, segundo a Roscosmos, pela BBC, pretende “abrir o espaço a um maior leque de pessoas”. Se assim for, antecipar-se-á ao Mission: Impossible, protagonizado por Tom Cruise, cujas filmagens estão também previstas para outubro deste ano. Este que é um projeto do ator, da NASA e da SpaceX de Elon Musk.
Embora o cinema possua um longo historial de produções que pretendem aproximar os telespectadores daquilo que é o espaço, nunca uma filmagem em órbita esteve tão próxima como agora. Portanto, esta nova corrida espacial adquire toda uma nova dimensão, pela barreira narrativa que será quebrada.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Estranho os russos não irem para o lado chinês, agita que os chineses vão ter uma estação espacial.
A Rússia, terá em breve a sua terceira espacial (pois irá abandonar o memorando de entendimento original que levou à criação da EEI conjuntamente com os Estados Unidos). A secção Russa será desativada.
O que irá levantar algumas questões interessantes, a secção Russa (um quarto da EEI) é responsável navegação e controlo da EEI, se a secção Russa for desativada a EEI não poderá simplesmente funcionar!