XPeng – Carros elétricos chineses expandem a presença na Europa
A XPeng é uma fabricante de carros elétricos chinesa que tem vindo a ganhar expressão, principalmente depois de se começar a movimentar na Europa. A porta de entrada foi a Noruega, mas agora dois novos acordos foram feitos.
A empresa será, sem dúvidas, um importante player no segmento como rival da Tesla.
A XPeng tem vindo a ser falada muito pela forma como se está a expandir pela mundo ocidental. Vemos a fabricante a querer parecer seguir a Tesla não só na construção de carros elétricos com funcionalidades de condução autónoma, mas até em pormenores como o site. No passado, a Tesla chegou mesmo a acusar a marca chinesa de automóveis de roubo do código fonte do Piloto Automático.
Carros elétricos chineses da XPeng expandem a presença na Europa
Colocando estas questões de parte, a Xpeng firmou agora dois contratos importantes com os Países Baixos e com a Suécia. Estas parcerias farão com que a empresa possa ter as suas próprias lojas nestes países da Europa, sendo uma porta muito importante para se expandir no território.
No território holandês, a XPeng terá como parceiro a Emil Frey Nederland NV, que foi contratada para desenvolver a rede de vendas e serviços da fabricante chinesa. Além disso, fará a gestão de todas as lojas da marca no país.
A Emil Frey é uma das maiores empresas de retalho automóvel da Europa, sendo assim um parceiro de extrema relevância para a fabricante chinesa.
Em março deste ano, será aberta a primeira loja em Westfield Mall nos Países Baixos, que funcionará como loja experimental.
Para o mercado sueco, o acordo foi feito com a Bilia, sendo esta a maior revendedora e distribuidora de carros no país.
A nossa jornada global começa na Europa, impulsionada pelo nosso compromisso de aumentar a penetração de veículos elétricos inteligentes. Apoiamos fortemente a estratégia de desenvolvimento de veículos elétricos na Europa e estamos a estabelecer parcerias com players locais de primeira linha para acelerar a poupança energética, redução de emissões e eletrificação na Europa
Referiu He Xiaopeng, Presidente e CEO da XPeng.
Considera a expansão de marcas como a XPeng benéfica para o mercado europeu de carros elétricos?
Este artigo tem mais de um ano
No ocidente copiar um produto é considerado plágio e é mal visto. Na China, copiar produtos ocidentais é considero um elogio e é bem visto. Mercados diferentes, sistemas diferentes, mentalidades diferentes.
Desde que crie pressão no mercado para baixar os preços e massificar a tecnologia é bom ter mais players, mesmo vindo da china.
Ate um belo dia em que copiar um produto chinês vai ser considerado um elogio e bem visto pelos ocidentais. Que vai chegar, só não sabemos é quando. Para começar, os produtores ocidentais deveriam pensar seriamente em plagiar os preços.
É só rever um pouco de história. Os produtos japoneses eram considerado cópias baratas e pouco fiáveis. hoje em dia um produto japonês é considerado dos mais fiável e de melhor qualidade.
Quando é que isso aconteceu?
Sony, Yamaha, Toyota plagiaram o quê?
Cuidado com soldadura .
Sim, porque quando compras um Tesla nunca sabes quando vai pegar fogo sozinho…
Mas existe muita gente pensa que a via publica é pista de corridas e serve lançar gazes de escape para cima de todos os outros que ele/a não gosta, ou seja muita gente utiliza o automóvel de forma exibicionista em vez de pensar que é só uma viatura para se deslocar de um sitio para o outro .
Boa anedota… Quase que ri.
Lá porque achas que o que pensas é válido, não significa que seja verdade. Sempre tens a opção de itens para um sítio onde não haja carros e podes andar a pé ou de bicicleta. Não te esqueças é que nesses locais normalmente tens de plantar e criar a tua própria comida e provavelmente gerar a tua própria electricidade…
*ires
Fantástico, um user queixa-se dos condutores sem qualquer tipo de respeito pelos restantes que acham que a via publica é uma pista e que andam por aí com carros de fazer inveja a locomotivas a diesel e tu vens dizer que se ele está mal que vá para onde nao hajam carros.
A sério?
Não percebo essa do plágio? Os automóveis da Xpeng são totalmente diferentes no exterior.
Possui rodas, volante, tem “tablet” no interior, motor eléctrico, e para piorar as coisas é vermelho. Onde já se viu todas estas características? Nos veículos ocidentais.
E onde é que isso é plágio? Para isso também todos os carros são plágio uns dos outros.
Eles tem um carro elétrico o P7 e mais não existe nenhum igual no ocidente.
O Hong Guang MINI EV vendeu mais de meio milhão de carros em menos de 2 anos… Nunca vi aqui nada a mencionar esse feito.
Não digas isso que os Tesla fan boys ficam tristes…
Como se 90% daquilo que pensas que é um carro não fosse feito na China. Calado eras um poeta.
@Juanito, que exagero, da China também vêm muitas e boas tecnologias, por exemplo o 5G, é verdade que de lá vêm muita porcaria mas é mais coisa das lojas do 300$, a China já contribuiu mais para a evolução que vivemos neste momento, foram eles que por exp. inventaram a pólvora.
Como se quase tudo o que está dentro de um carro moderno não fosse Made in China nos últimos 20 anos.
Não, são veículos de péssima qualidade, fabricados por empresas estatais que controlam o mercado com preços fictícios para destruir a indústria ocidental
Veículos de péssima qualidade? Vamos comparar um Tesla (EUA) com outro Tesla (China) mesma empresa mas o dos EUA têm menos qualidade do que fabricado na China. O tempo em que a qualidade dos produtos era péssima já passou há muito. O tempos mudam e tudo altera-se. Não estou a defender nenhum dos dois.
neste post só há comentário de pessoas a denegrir os automóveis vindos da china … mas será que algum de vocês já experimentou um ? será que os carros da marca volvo (para muitos, os mais seguros do mundo) não são todos produzidos na china ?
Não são. O acionista da Volvo é chinês mas os modelos são made in europe
Então não foi por acaso que o primeiro mercado europeu, foi a Suécia!
O que eu sei é que as construtoras automóveis tradicionais Europeias daqui a uns anos vão todos começar a lamentarem-se da concorrência desleal Chinesa… quando a maioria ainda não olha, nem aplica esforço em desenvolvimento, nos veículos elétricos, que pelo que já deu para ver, vão ser o futuro a médio prazo!
Já se veem alguns g3 por aqui (vivo na Noruega) com e sem Lidar. O preço coloca-os no mesmo patamar dos Kia, Hyundai e Nissan. Não sei como se compara com o autopilot mas esse seria o trunfo principal para conquistar algum mercado. Há também uma forte aposta em anúncios online – é frequente ver anúncios no Instagram, por exemplo.
Nem aquece nem arrefece , charutos a pilhas não fazem parte dos meus projetos de aquisição.
Então é melhor despachar, parece que dentro em breve só vai sobrar isso
Temos de aguardar que as empresas que investem em investigação deixem de o fazer, e depois aguardar as verdadeiras inovações que a China poderá trazer…
Hmm… da China nem bom vento nem bom casamento