PplWare Mobile

Xpeng: A empresa chinesa que até o site da Tesla copiou…


Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe F says:

    O conceito de copiar anda muito estranho. O que é que está igual? Ter imagem de fundo de um carro só acontece na Tesla? Ter um menu ao centro? Apresentar algumas stats? Ter botões?
    É que quando se copia algo, a pessoa não percebe que está numa página diferente, mas aqui, a marca é diferente, o menu é diferente, naturalmente as imagens de fundo sao diferentes, e ate as opcoes do que compararam sao diferentes, a Tesla tem um botão para comprar, e essa chinesa tem 2 botões, um para specs e outro para calcular autonomia.
    Existem mais sites de automóveis com esse tipo de layout. Mas tal como havia uma empresa americana que nos telemóveis queria processar tudo e todos porque os outros faziam telemoveis rectangulares com cantos arredodandos (lol), nao me admirava a tesla processar uma empresa chinesa porque usou texto de cor branca com menu ao centro e imagem com um carro, dizendo que é copia do site deles.

    • Bruno Silva says:

      +1
      É extremamente fácil ter websites idênticos hoje em dia, com os websites em wordpress, usando o mesmo tema base, ou temas similares, não é nada difícil ter websites parecidos.

      O tipo de layout que a testa usa é brutalmente comum, distingue-se apenas pelos efeitos do background, coisa que os chineses até não copiaram… pois a pagina deles é estática

    • eu2 says:

      Atenção! A Tesla não a processou pelo site!
      E acho que a questão não é ter copiado, o código fonte até pode ser diferente (acho que é), mas o design/aspeto foi provavelmente inspirado no da site da Tesla, o que não seria uma novidade tendo em conta o caso da assistência de condução no histórico da Xpeng (se for verdade que roubou esse código fonte).

      Uma página web é muito fácil de criar outra igual mesmo sem ter o código fonte, já um programa compilado não é bem assim.

  2. Fulano says:

    Não vejo qualquer tipo de cópia… Apenas similaridades para atrair clientes.
    Ou agora as pilhas da Panasonic que equipam os VE também foram copiadas?
    Uma coisa é certa, a Xpeng vai fazer mossa.

  3. art says:

    hehehe….mais que os sites , o que interessa é que eles copiam os carros e fazem tudo isso com a benção do comité executivo….

  4. Marco says:

    O artigo diz que tem um site idêntico e isso é verdade, o que comentam é que não é igual, pois claro que não é!!!
    À semelhança de um artista musical que usa parte da melodia de outro artista ou tem autorização para tal ou poderá ser processado, neste caso copiaram deste o produto, software ao site…

  5. miguel says:

    Sim de facto é uma cópia, os 2 tem um carro ao centro da página deveriam ter metido um chupa-chupa assim já não falavam em cópia!

    Enfim…

  6. ... says:

    Chinocas copiarem? Acham mesmo, é só coincidência.

    • Zetuga says:

      Os chineses nunca copiam, são um povo muito culto, que apenas eliminaram tudo que era intelectual nos bons velhos tempos de Mao. Tudo que e chinês e bom, as ilhas militares que estão a construir no Pacífico faz parte dessa bondade que eles querem espalhar pelo mundo . E termino pq ouvi dizer que cada vez que gasto energia os chineses riem-se a valer.

  7. Backonline says:

    para nós ocidentais copiar é errado e o correcto é criar algo original, para os chineses não.
    Não podemos simplesmente criticar negativamente algo só porque a nossa maneira de ver as coisas é diferente da deles e acharmos que nos é que estamos certos e eles errados.
    Para eles copiar faz parte dum processo evolutivo, cópias e acrescentas algo novo, a outra empresa vê o que tu fizeste faz o mesmo e acrescenta algo novo.
    Graças a isso é que shensen cresceu e graças a isso é que quase tudo electrónico é produzido lá. Por esse motivo é que eles precisam de dias pra desenhar e produzir algo e nos ocidentais precisamos de meses. E é por esta última razão que os ocidentais estão agora a desenhar e produzir as coisas em shensen. Visto assim, quem tem razão???

    • Zetuga says:

      Não vives neste mundo. Já ouviste falar em custos ? Mão de obra barata? Direitos humanos ? Ambientais ?

      • Platão says:

        É tudo muito bonito e toda a gente com dois dedos de testa é contra a mão de obra barata, a escravatura, viver em condições desumanas, excesso de poluição, ….
        Mas não podes só criticar de forma não criteriosa algo sem olhar para o passado e perceberes que foram essas circunstâncias que fizeram com que muitas empresas abrissem fábricas na China para te proporcionar artigos a preços acessíveis.
        E mesmo nos dias actuais, boa parte, para não dizer a maior parte, dos artigos que tens em casa tem “Made in China” na etiqueta. Desde smartphones, TV, electrodomésticos, tablets, roupa…
        Podemos e devemos criticar o que achamos mal mas não cair nas incoerências ou fazê-lo porque é o tópico do momento e fica bem.

        • ervilhoid says:

          Essa da poluição é preciso ter em conta que até 2018 todo mundo mandava o plástico e outro lixo para a China porque não sabia o que fazer com ele, agora que deixaram de aceitar lixo anda tudo maluco com coisas em papel..
          Se os chineses são poluidores nos não ficamos atrás

  8. Rudi says:

    É o que dá produzir na china.
    China:
    – “vem ca produzir, nós copiamos o teu trabalho e vendemos mais barato até ires à bancarrota”
    – “Agora que temos dinheiro vamos comprar empresas estrangeiras para roubar as patentes e trazemos para a china”

    • Vítor M. says:

      Não levassem para lá a tecnologia para fabricar mais barato com o intuito de vender mais e aumentar o lucro. Porque foram para lá meter-se na boca do lobo? Porque aceitaram o dinheiro e as contrapartidas da China depois da bancarrota?

      Porque o Estado é desgovernado a gastar. Carrega nos impostos das empresas e cria dívida que não consegue pagar. Depois, estende a mãos e ensina a estender.

  9. eu says:

    Malditos chineses.

  10. David Guerreiro says:

    Vai ser mais uma daquelas cópias reles, em que o carro vai ser uma bela porcaria. É como aquelas cópias de carregadores da Apple, ligas à tomada e dão um estoiro.

    • J Abreu says:

      Anda distraído o Iphone é uma marca feita na china … ele têm produtos para todas as carteiras.

      • David Guerreiro says:

        O iphone é feito na China mas não é concebido na China, é concebido nos EUA como deve de ser. Mas este carro é concebido e produzido na China, e isso é garantido que seja uma bela chinesice. Aliás, eu duvido sequer que esse automóvel passasse num teste como o EuroNCAP

        • Vitolas says:

          Sim até porque o Cybertruck vai passar nos testes da EuroNCAP tal e qual como foi “vendido” aos clientes,tenho a ideia que vão ter de mudar de tal forma o veiculo que quando chegar a Europa vai ter a frente de um Model 3.

          Também já existem 2 modelos Chineses com 5 estrelas,portanto se este conseguir nem será uma estreia.

    • Weber says:

      É como a Huawei. Não presta, pois não? Por isso ainda está em segundo lugar com essa treta do Trump. Desculpa se estiver mal escrito ou ter estragado o servidor. O telemóvel é Huawei!

  11. LA says:

    As coisas são mais baratas na china porque pouco, ou nada, investem em I&D. Copiam a I&D dos outros.

    • David Guerreiro says:

      E não só. Porque não cumprem normas. Não cumprem normas ambientais no fabrico, nem normas de segurança. Porque usam materiais do mais barato que existe. Porque é que pensa que nas motherboards de PC decentes usam condensadores japoneses? Porque os condensadores chineses são uma bela porcaria. Quem quer condensadores fiáveis, usa japoneses como os Rubycon ou Chemi-con

  12. Marco says:

    O P7 é basicamente um Tesla Model S com os faróis de um Hyundai Kona (ou Kauai)…mas não foi nada copiado! 😀

  13. Ana says:

    Para quem quiser conhecer um dos modelos da marca, Xpeng, mais em pormenor.
    – Xpeng G3 interior and space – https://www.youtube.com/watch?v=Kfh8OnSFtq0&t=285s
    – Xpeng G3 smart features – https://www.youtube.com/watch?v=z0T_yiMYVFU
    – Xpeng G3 520 range test – https://www.youtube.com/watch?v=f20QhZeHQtY&t=270s

  14. Joselito says:

    Mas não era tudo open-source? Pq a Tesla está a processar um puxadinho do PCC? Não é tudo grátis (software) sr. Elon? Ao final open-source é só para os bestas que programa de graça!

    • Micael says:

      Desde quando ele colocou o código do autopilot em open-source???
      O que ele fez foi libertar algumas PATENTES (nada a ver com código do autopilot) para ganhar popularidade, e de certo para outros fabricantes começarem a adotar como standard da Tesla para pouparem custos…
      O código-fonte do autopilot NUNCA foi open-source, pelo contrário, Auto Pilot é sem exagero o maior investimento e galinha dos ovos de ouro da Tesla.
      Tesla sem autopilot, não é um Tesla

  15. Paulo Inácio says:

    Muito provavelmente, usaram o mesmo template…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.