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Elon Musk volta a antecipar a falência das rivais da Tesla, apontando a da Ford, GM e Stellantis

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rui says:

    O que deveria explicar é como as vendas da Tesla caíram mais de 10% no último trimestre! Estranho!

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/entregas-de-carros-da-tesla-desiludem-mas-empresa-mantem-meta-para-o-ano

    • Realista says:

      A produção caiu, não caíram as vendas…

      • Servente says:

        Não percebo…. Então se o carro é primeiro encomendado online como se pode dizer que caiu as vendas e não a produção? Visto não existir stands dessa marca…. Já não percebo nada
        ..

    • JL says:

      As vendas aumentaram, as estimativas dos analistas é que falharam. lol

      • Yamahia says:

        Aumentaram em linha com os carros a combustão . Como a base dos ICE é muito superior, 8x’s mais, é fácil percebera tareia q levaram no q concerne às unidades vendidas.

        • JL says:

          Então e depois ? continua a medir pilinhas por causa disso ?

          Então em um ano os ICE aumentarem 60 % as vendas ?

          • Yamahia says:

            Já está explicado no meu comentário anterior.
            13 % de 100 tem uma valor bastante inferior a 8% de 1000. Qual é mesmo a sua duvida?
            Jogos de palavras usando percentagens para o hype só cai quem quer.

          • JL says:

            Mas não jogos de palavras, são factos, porque os universos são diferentes, espere mais uns anos e depois quero ver os seus jogos de palavras.looool

            Antes era o diesel que vendia mais, agora teve de mudar porque afinal já vende menos

    • João says:

      Como foi anunciado pela Tesla, a produção ia ser menor devido às alterações do novo Model 3 e agora do Model Y.
      Vendas continua em grande não te preocupes.

  2. SANDOKAN 1513 says:

    “…salários 40% mais altos, semanas de trabalho mais curtas, de 32 horas, em vez das atuais 40, garantias sob a forma de contratos de quatro anos…” Só faltava agora esta !! Os empregados a quererem ser patrões !!

  3. Victor von Frankenstein says:

    Já tenho o dinheiro para o model 2 venha ele

  4. Carlos says:

    Mais de preça vai ele a falência com o X

  5. mikado says:

    Mais depressa vai a Tesla à falência do que o resto.

  6. Mr. Y says:

    Porquê tanta preocupação? Mais clientes ganha…

  7. São Pedro says:

    Todo o empresário quando investe num negócio é para ganhar dinheiro e não para perder. No caso da produção em série também terá sempre que avaliar todos os custos envolvidos e os produtos similares da concorrência. Mão de obra, localização, energia, etc. Muitas empresas tem fugido para países asiáticos porque com certeza as pessoas são trabalhadoras e os salários são significativamente mais baixos. Nós ficamos com os sindicatos e as suas manifs

  8. Anung says:

    A verdade é a maioria de electticos que se vê por aí são teslas. A razão é simples, os haters do Musk são jns tesos 🙂

  9. George M says:

    Na verdade, ele está aconselhando e alertando os Democratas/Socialistas sobre o que está por vir. Os sindicatos eram de outra época em que eram necessários devido às horríveis condições de trabalho. A Tesla paga substancialmente mais do que os sindicatos dos EUA ou da Europa e oferece opções de ações aos seus trabalhadores, muitos são milionários que trabalham na linha de produção.

  10. Miguel Oliveira says:

    Quanto menor a concorrência, maior o preço final. E eu já ando a dizer á muito tempo que o grupo Volkswagen está a cair muito… a Seat já foi, fabricas a fechar em toda a Europa, carros em produção cancelados…Cheira-me que vai haver uma surpresa na Autoeuropa e infelizmente não vai demorar muito tempo…

  11. Aves says:

    Musk não está a antecipar a falência das empresas concorrentes.
    Está a atacar os sindicatos dessas empresas dizendo que as vão levar à falência. Na Tesla não há sindicatos, despede os trabalhadores que os querem constituir antes.
    Mas, se os sindicatos conseguirem o que reivindicam nas outras empresas, as reivindicações também vão chegar à Tesla.

  12. André says:

    Devem comer carros ao pequeno almoço vós…

  13. NunoManuelAlves says:

    Mais uma vez vou dizer isto, quando sairmos Tesla Model 2 se o carro for aquilo que eu estou a espera, isto vai ser um banho de sangue para os LowTech… preparem se que vai ser agreste…a VW vai fechar fábricas despedir pessoal, a mesma coisa na Ford e GM já nem falo nas marcas Japonesas porque essas vão levar com um Tsunami de proporções bíblicas e nem todas irão ser salvas pelo.governo Japa que está muito endividado. As restantes marcas LowTech vão diminuir de tamanho bastante até, alguma vão perder a relevância e até mesmo desaparecer. No caso da VW estes boches vão receber dinheiro dos contribuintes, alemães para salvar a companhia, só vos digo arranjem bilhetes que vai ser bravo:)

  14. Nhecos says:

    A Tesla não existe num vácuo. Se os sindicatos conseguirem os seus objectivos os trabalhadores da Tesla vão olhar para o lado e querer o mesmo.

  15. Jota says:

    Vai ser tipo dominó! Ainda vai levar 3, 4 ou 5 anos mas eles vão começar a cair! Tudo porque ainda não perceberam que têm que ter preços (finais) muito mais baixos!

  16. Joao M says:

    Quando a função publica cá em Portugal desceu das 40h semanais para 35h o salário manteve-se, ou seja, tiveram um aumento do salário/hora. Quando se tentou subir o horario para 40h era constitucionalmente obrigatório os Funcionários publicos ficarem a ganhar mais (no fim do mês) porque o valor hora tinha aumentado. Numa empresa privada que reduzam as horas semanais (para 32horas por exemplo – 4 dias) sem baixar o salário então o valor/hora do funcionário irá aumentar – ou seja, tecnicamente o salário aumentou, mas foi o valor/hora.
    Agora, se a produtividade não é a melhor – principalmente se existem constantes horas extra (horas extra diria que é o melhor indicador de que a produtividade não é a melhor) – não vejo como é que é possivel ter um aumento de 40% de salário trabalhando menos horas.
    – Na industria temos os turnos onde, se calhar, até pode ser possivel aplicar esta rotação e mantendo a produtividade – mas vejo isto a acontecer melhor com mais robotica e tecnologia de ponta. Mais trabalho automatizado e eficiente mais produção e menos custos.
    – Na consultoria é onde vejo mais trabalho extra (não pago as vezes) e isto com menos horario semanal apenas irá implicar que a malta iria trabalhar mais horas extra. É a ideia de project managers idiotas que 9 mulheres conseguem gerar 1 filho num mês. Não vejo as coisas a mudarem muito.
    O paradigma do trabalho teria de mudar em toda a escala. Uma empresa portuguesa com menos horas e uma redução de produtividade (ou até não) mas com custo maior de pessoal não vai conseguir competir com uma empresa asiática com mao de obra mais barata, menos custos de produção e onde as questões laborais são eticamente questionáveis. No final do dia é o comprador que escolhe e, vamos ser honestos, o comum mortal prefere o mais barato do que gastar mais por questões éticas. A malta preocupa-se com os temas éticos quando os seus problemas mais basicos já estão mais confortávelmente resolvidos (comida, tecto, segurança, utilidades, etc..).

    Temos de ser realistas e deixar de construir casas pelo telhado. Estas medidas deviam ser “ad-hoc” não por decreto.

    • Mr. Y says:

      Mas esta medida não é ad-hoc. É um sector específico que está a pedir mediante os lucros de apenas $21B só este ano. Além disso o CEO Mary Barra ganhou apenas $29M em 2002.

      • Joao M says:

        O problema é que vemos lucros hoje mas quando começar a dar prejuizo, o que fazer? Volta-se atraz nos aumentos e na redução de horas? O que vão dizer os sindicatos?
        Faz-me lembrar o tema de que as empresas, segundo alguma esquerda burguesa, têm (quase como obrigação moral) dividir os lucros pelos funcionários — mas quando dá prejuizo, também se pode dividir?

        Quando mencionei ad-hoc foi no sentido de ser a empresa a decidir mediante as suas condições. Quando é o governo ou uma associação sem responsabilidade directa na empresa isso deixa de fazer sentido.

        • Mr. Y says:

          Concordo contigo que os sindicatos por vezes esticam a corda. Mas achas bem só um CEO ganhar $29M? Põe-te no lugar do funcionário comum

        • Mr. Y says:

          Quanto à política de repartir o lucro pelos funcionários faz algum sentido (ou só os investidores é que têm direito a isso e os que trabalham são m3rda?) e algumas empresas fazem isso.
          Quando dá prejuizo assume-se isso e há redução de salário.

          • Joao M says:

            Mr.Y
            A politica de repartir parte dos lucros é uma boa politica mas é preciso que a empresa tenha capacidade para ainda investir e ter poupança para épocas de “vacas magras”. Não vejo ninguém a aceitar ver o salário a baixar porque a empresa teve maus resultados. Aliás, até acrescento que despedir – principalm,ente em Portugal – não é fácil e custa caro. Quantas empresas (e até função publica) não está presa com incompetentes em posições chave porque despedi-los implica grandes indeminizações? Emrpesas com bolsos fundos despedem na mesma mas nem todas têm bolsos fundos.
            Eu não me sinto mal pelo CEO da empresa onde eu trabalho ganhe bastante e receba bonus n vezes superiores ao meu salário se isto implicar que a empresa é bem gerida e tem um bom plano. Os investidores, pelo lado deles, querem é ver o seu dinheiro investido a voltar com um “acréscimo”.
            Não sei se o MR. Y já investiu em alguma coisa mas acredito que não seja um “angel investor” que dá dinheiro a fundo perdido. Se investe em acções ou tem PPR então está na posição de investidor e acredito que quer o seu dinheiro a render. A empresa cai e o seu rendimento é perdido. O empregado que fica sem trabalho vai procurar outro emprego.

          • Mr. Y says:

            Sim, o lucro não devem ir *todo* para o aumento de salários. Poderia ser usado para contratar mais pessoal, investir ou simplesmente para poupar.
            Mas louvo as empresas que usam o lucro como incentivo e motivação. Dá para todas? Certamente que não.

        • Luís Faria says:

          As empresas quando dão prejuízo fecham. E aí já está o ónus para os trabalhadores; o desemprego.

          • Joao M says:

            Não necessáriamente. Tens empresas que durante anos não dão lucro mas são investimentos rentáveis para os investidores – principalmente os de longo prazo. Só para dar um exemplo – Amazon. Demorou uns 10 anos(salvo erro) a dar lucro.
            Empresas mais pequenas, PMEs, podem andar pelo mesmo percurso- em que nos primeiros anos todo o dinheiro investido e ganho é para reinvestir e, no final do dia, não tens lucro, tens prejuizo. É só uma questão de se o negócio é rentável e de crescimento e se os investidores aguentam a carga do prejuizo. Os empregados, para eles, é irrelevante esse prejuizo. no limite não recebem aumentos ou bonus. Um empregado, quando é despedido, procura outro emprego. Um investidos, principalmente os pequenos investidores, podem até ter a casa hipotecada para segurar o negócio. A empresa vai à falencia e quantos pequenos investidores não ficaram já muito mal.

          • Joao M says:

            ah, e não esquecer.. patrões não têm direito a subsidio de desemprego – a não ser que esta lei laboral já tenha mudado.

          • Vítor M. says:

            Isso já mudou há uns anos.

    • Mr. Y says:

      Queria dizer que é um medida ad-hoc

  17. Miguel Oliveira says:

    Infelizmente com estas leis laborais da politica europeia não são competitivas com o mercado americano e sobretudo com o mercado asiático. Se um Tesla ou um BYD sai por 40.000€ por exemplo, e temos um Volkswagen com caracteristicas parecidas a sair por 50.000€ já com impostos, o consumidor vai optar como é obvio pelo o mais barato, quando opta por uma marca premium como a Mercedes classe S não vai ter a concorrência chinesa nem norteamericana mais vai pagar mais de 100.000€ por um carro. Infelizmente quilo que os sindicatos sobretudo europeus reenvidicam nos tempos de hoje não é comportável. Mercado Globalizado

  18. AJ says:

    ele e os Chineses que ponham os seus EV´s num sitio que cá sei.

    • Nuno Manuel Alves says:

      No mercado e em todo o lado,os Ev´s chineses estão anos luz da Porcaria Lowtech que e fabricada pelos construtores europeus, por isso é que não vendem nos chinos, por isso e que a VW esta a arder, temos pena, andaram a brincar aos carrinhos de lego e pensaram que faziam o pivot assim sem mais nem menos, aparentemente NAO, agora é esperar para ver.
      O comprador Chines compra Ev´s das marcas deles e Tesla, não compra Lixo Lowtech, pensa bem no que disseste e vê bem os carros que eles tem e diz me se alguma vez os lowtech vão poder competir…Nunca na vida 🙁 ve o Wheelsboy no youtube e ve bem a concorrência.
      Porque e que achas que o Id3 nao vendia no mercado chines?? era por ser melhor que os outros queres ver e tinha preço premium com grandes features:):):) Nao amigo o carro estava a 25 mil usd ninguem o comprava, passou para 20 mil usd ninguem o comprava na mesma, passaram para 15 mil usd e como por Milagre começaram a vender carros, pois é amigo, o carro não valia 20 nem 25 mil o mesmo se passa com o Toyota Bz4 que esta por 20 mil e ninguém lhe pega, agora vê bem o panorama no maior mercado do mundo, estamos a falar nada mais nada menos de 27 ou 28 Milhões de carros, 40 ou 50 % do Dinheiro dos lowtech vem deste mercado, olha eu ficaria muito preocupado levar com um concorrência destas não e facil.

      • AJ says:

        Existe alternativas ao VW, tesla e chineses, Comprava um EV da Kia, Hyundai ou Toyota, E a Europa não tem só EV de Alemanha.

      • George M says:

        Devo concordar com você, em relação à LOWTECH da Alemanha, um engenheiro automotivo aposentado na Alemanha escreveu uma carta aberta alertando-os para observarem Tesla com cuidado para tentar se igualar em todos os sentidos. Obviamente, quando ele começou a ver o MS chegar ao país, parecia algo do futuro: os abridores de porta elétricos com botão de toque (um Rolls Royce de US$ 500 mil ou qualquer carro alemão ainda tem o abridor de porta manual inventado para o Ford Modelo T. ), o carro parecia o mais recente Maserati, atualizações OTA, minimalismo escandinavo e 450cv. É de se perguntar por que os rivais não fazem OTA, é óbvio que eles não querem melhorar e atualizar os modelos mais antigos para o ano atual. É do interesse deles apenas lhe dar um carro como está e depois quebrar mais tarde para levar trabalho para as concessionárias. Isso é apenas parte do molho secreto da Tesla que vai acabar com eles.

  19. EEQTR911 says:

    O Musk é um cromo dos piores lol. Faz tudo para aparecer nas notícias. A Tesla anda sempre a penar e agora tem dado cabo do Twitter. Ele vai primeiro à falência, isso é uma certeza. Depois na hora de pagar, foge para Marte.

  20. Oi says:

    Já estou vacinado contra este Musk, digo “este” porque tem vindo a piorar de dia para dia e quando se mete na política é um desastre. Não me admira que um dia destes os restantes acionistas da Tesla (é maioritário, com 14%) o atirem borda fora.
    No entanto nesta questão das greves ele ganha, porque na transição para os VE os outros estão muito atrás, não vai resultar. É legítimo fazer greve para ganhar mais e trabalhar menos, mas o resultado é catastrófico e só trabalha lá quem quer

  21. Ramon says:

    Muita mídia pra um lunático

    • Miguel Oliveira says:

      O lunático tem razão, e eu nem gosto nada dele como pessoa, mas não há duvida que o tipo é persistente e inteligente. Ele pegou nos electricos e levou a outro patamar. Não digam que foi pelo ambiente que não foi, os americanos são mestres em marketing e ele apostou nos eletricos sem quase nenhuma concorrência, porque se fosse hoje não sei! Se puserem muitas marcas a fazer um “verdadeiro” carro a combustão ficam pela carroçaria, porque motor está queto! E o mesmo se passa com os carros chineses EVs muito bonitos, a combustão são bons para cagar neles!

  22. Miguel Oliveira says:

    Basicamente um carro electrico mecanica quase 0, diferente de um carro a combustão…. que tem muitos componentes mecânicos. Um carro electrico basicamente são baterias, um motor electrico, e pouco mais nem justifica muito o valor que se paga!

    • JL says:

      Então só o ferro vale dinheiro ? da ultima vez que vi o preço dele estava pela hora da amargura.

      • Miguel Oliveira says:

        Não é só o ferro que vale, a marca Tesla vale €, a marca Mercedes vale €,… tu achas que aquilo que se está a pagar num Ferrari vale? Então não tens carros muito mais baratos até melhor que Ferrari? Nissan GTR,… mas o Ferrari é mais caro, porque é Ferrari. Tu achas que aquilo que pagas por um Iphone vale o que pagas? Há marcas muito mais baratas até melhores, mas estás a comprar um Iphone. Por isso o que estás a pagar por qualquer carro quer seja a combustão ou electrico quanto mais nome , mais inflacionado está o preço. Huawey antes, e Huawey agora? E depois é moda ter um Tesla não venham com tretas é moda.

        • JL says:

          É moda ? Então e ter um Ferrari que vale muito é o quê?

        • Nuno Manuel Alves says:

          Maravilha de moda então, espero corresponder, entretanto também gosto muito da moda dos carros a hidrogênio, só que não::):):):):): também gosto da moda do carro ICe:):):):) este ultimo é a maior falácia nos meios de transporte que se tem memoria, quase 150 anos, um autentico pagode, pior falácia só mesmo a igreja que ja perdura há mais de 2000 mil anos, mas isto são outros 500 e não tem nada haver:) com o assunto.

        • António says:

          Nissan gtr melhor e mais barato que Ferrari?
          Fico por aqui! 🙂

    • George M says:

      Mas todos disseram (Alemanha e EUA) que é fácil fazer carros elétricos, a qualquer momento abriremos a torneira de mais de 100 anos de know-how e esmagaremos a Tesla rapidamente. Bem, isso não aconteceu e são eles que vão à falência; e E.M. está mostrando a eles como se faz. Todos estão chorando, estão perdendo dinheiro em cada BEV que fabricam e cobrando de 50 a 100 mil + por veículo.

  23. Luís Faria says:

    O espertalhão do Musk a tentar minar a confiança dos clientes das marcas que lhe fazem “sombra” e alguma parolagem faz eco das palavras do “vidente” e nem pensam que a indústria automóvel europeia representa 12 milhões de postos de trabalho.

    • JL says:

      Então e o Musk não emprega pessoas na Europa ? Ou trouxe americanos e chineses para a Europa para trabalharem na suas fábricas e oficinas ?

      • Luís Faria says:

        E num universo de 12 milhões, quantos são trabalhadores da Tesla?

        • JL says:

          Tantos quanto são necessários para produzir e dar assistência os veículos que vendem por cá.

          • Luís Faria says:

            Essa resposta foi “chuto para canto”, mas mesmo assim eu respondo: os empregados da Tesla na Europa não ultrapassam os 15 000. E agora pergunto, são os europeus tão burros e alienados para alinhar na destruição de uma indústria crítica para a economia europeia? Obviamente que não. A compra dos Tesla é um apenas um “modo de afirmação social” ou se quiserem uma moda (tal como a compra de outros modelos americanos que pontualmente
            se veem nas nossas estradas, tipo Ford Mustang, Jeep ou Chrysler). E só mais um detalhe para desmontar o mito Tesla, a Toyota foi pioneira em 2001 com um modelo hibrido de muita aceitação a nível global (15 milhões de veículos vendidos) ; o Prius, e não está parada, está a desenvolver uma nova tecnologia a nível de baterias (de grande capacidade de armazenamento de energia) que irá revolucionar o mercado dos EVs muito em breve. Prognósticos só depois do jogo, que ainda agora começou.

          • JL says:

            Não são ? Onde encontrou esses números ?

            Mas destruir porquê? As marcas vão parar de produzir carros e só a tesla vai vender ?

            São carros para afirmação ? Então ? Não há carros melhores para isso pelo mesmo preço ?

            Só os carros europeus é que não são modas ? Ou não têm dinheiro para eles ?

            A tesla nao tem híbridos, e muitos antes da toyota fazer híbridos já tinham aparecido híbridos.

            Nisso concordo, finalmente toyota, acordou de andar com soluções ridículas sem nexo.

  24. António says:

    Mais um excelente motivo para não comprar um Tesla, mas sim investir em produção europeia

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