Volkswagen terá de suspender a produção de elétricos devido à escassez de chips
A escassez de chips não está a deixar as indústrias indiferentes, prejudicando o normal funcionamento das suas operações. Estando o seu fim ainda longe, pelo que os peritos vão referindo, a Volkswagen parece ser a mais recente lesada.
A fabricante terá de suspender a produção dos seus carros elétricos motivada pela falta de chips.
Esta semana, o problema do fornecimento de chips teve um impacto direto na produção da Volkswagen. A fabricante confirmou que terá de suspender, temporariamente, as suas linhas de produção, pela falta de alguns componentes essenciais ao desenvolvimento dos seus carros elétricos. De acordo com o Automobilwoche, a suspensão da produção de elétricos deve-se à falta de stock de chips para as unidades de controlo mais importantes.
Conforme já vimos, além de estar a afetar a indústria dos smartphones e dos videojogos, a escassez de chips está a prejudicar a indústria dos automóveis. Afinal, recentemente, também a BMW se viu obrigada a remover os ecrãs táteis dos seus automóveis, motivada pela escassez de chips.
Durante toda a semana, a Volkswagen encerrará a produção nas suas fábricas em Zwickau e Dresden. Em consequência, não serão produzidas cerca de 5.000 unidades, e, além dos modelos da Volkswagen, também os da Audi e os da Cupra serão prejudicados.
Além de afetar os modelos produzidos por algumas fabricantes do grupo, a suspensão da produção poderá resultar num alargamento do prazo de entrega dos elétricos. Mais do que isso, não se sabe se esta situação se poderá vir a repetir no futuro, colocando em causa os objetivos estabelecidos pelo grupo alemão.
Recorde-se que, em outubro, a Opel, a Volkswagen e a Ford encerraram temporariamente as suas fábricas na Alemanha devido à escassez de chips, tendo a primeira revelado que só recomeçaria a produzir em 2022, assim que a cadeia de abastecimento o permitisse.
Este artigo tem mais de um ano
not my problem
Vai ver quando contribui para o PIB a venda automóvel e depois vês que é um problema de todos porque pode causar uma recessão financeira.
????
Está a falar da autoeuropa
E venda directa automóvel também
Conheces AutoEuropa em Portugal
Representava 2020 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e 4,7% das exportações portuguesas.
Mongos não se fabricam viaturas electricas na Autoeuropa.
Afecta toda a produção
Autoeuropa parou este ano por falta chips
Irrelevante, os semicondutores em causa na notícia são para viaturas eléctricas e nós não as fazemos em Palmela.
Eu sei onde existem chips às paletes, no espaço, estão à órbita da Terra . Fica a dica
😀 bem visto 😉 mas olha que esses são antigos, e não funcionam bem cá em baixo…
Faltam chips para fabricar chips!!
Não, os chips foram todos para as vacinas.
😀
Há chips da Playstation 1 e até um Tesla para quem o apanhar!
https://pplware.sapo.pt/ciencia/o-cpu-da-playstation-one-foi-quem-guiou-a-sonda-ate-plutao/
E vai demorar… serão 3 a 4 anos até as cadeias de logística voltarem ao que eram em 2019.
As fabricas para produzirem chips custam mil milhões cada e demora 3 a 4 anos e a maioria dos projetos estiverem a meio gás durante altura do COVID.
Este desfasamento entre procura e oferta é inédito.
Faltam chips para produzir automóveis europeus, mas a China continua a produzir smartphones e todo o tipo de gadgets eletrónicos. Não seria mais lucrativo desviar esses chips para os automóveis e afins?
Regra geral os chips para os carros sao muito mais baratos, eles usam tecnologia mais antiga de 20nm a 40nm. Depois tens o problema que as empresas que produzem chips para os carros, como a infineon, a maioria usa wafer de 200mm, andar agora a investir em tecnologia antiga nao faz sentido e passar tudo para 300mm tambem tem as suas dificuldades.
O problema que mais afetou a indústria automóvel na pandemia relativamente aos chips foi a filosofia “just in time”. Ninguém quer ter stocks grandes e, na sua arrogância, na altura dos confinamentos no ínicio da pandemia, a indústria automóvel retirou as encomendas de chips que tinham por irem parar com as linhas. Resultado passaram para o final da fila de espera pelas fornadas dos chips. A industria automóvel pensava que mandava nas foundries como manda em todos os outros fornecedores ligados ao setor automotivo. Enganaram-se! Pois as foundries de chips não precisam da indústria automóvel mas sim o reverso. As foundries desde à muitos anos vivem é de APPLE, SONY, Nintendo, Samsung e por aí fora, portanto quando as encomendas da industria automovel foram retiradas a reacção das foundries foi do tipo “Oh no…Anyway” e viraram-se para todas as outras encomendas que já tinham setor de gadgets e afins, as quais são de tal maneira avolumadas que ainda hoje não dão vazão. Também há um grave erro estratégico dos poderes ocidentais em não terem foundries de ponta e de grande dimensão nos seus territórios!
A mim não me preocupa quando eu precisar de carro sei onde comprar não preciso de comprar novo