UE quer pontos de carga a cada 60 km e hidrogénio a cada 100 km
A autonomia é uma das características dos elétricos que mais precisa de atenção, uma vez que está, ainda, longe de ser ideal. Por essa razão, a União Europeia (UE) quer que, em 2026, existam pontos de carga a cada 60 km e hidrogénio a cada 100 km.
O plano do Parlamento Europeu é mais ambicioso do que os objetivos que a Comissão Europeia tem apresentado.
Os responsáveis pelos transportes na UE negociaram um projeto, que tem como objetivo facilitar a recarga de elétricos e o reabastecimento de carros movidos a hidrogénio. Este acordo do Parlamento Europeu é mais ambicioso do que os objetivos que têm sido estabelecidos pela Comissão Europeia, estando em vias de se tornar vinculativo, obrigatório.
O grande objetivo da UE é conhecido e muito claro: descarbonizar o transporte. Para isso, o Parlamento acredita que são necessários pontos de carga a cada 60 km, nas principais rodoviárias das nações europeias, em 2026. Relativamente à rede de reabastecimento de hidrogénio, o acordo dita que haverá bombas a cada 100 km.
Tendo em conta o panorama do mercado, as redes de reabastecimento e de carregamento, principalmente para veículos comerciais ligeiros e pesados, seriam muito úteis.
Os condutores de elétricos poderão ter acesso antecipado ao preço por kWh de eletricidade ou kg de hidrogénio, ser económicos, comparáveis e, claro, acessíveis a todos os modelos do mercado. Até 2027, estaria em funcionamento uma rede, para que a informação sobre disponibilidade, preços e listas de espera pudesse estar prontamente disponível.
Além do transporte terrestre, são também definidos objetivos para a descarbonização do transporte marítimo. Embora seja um processo lento, o objetivo é que as emissões sejam reduzidas em 2%, em 2025, 20%, em 2035, e 80%, em 2050. Mais do que isso, no porto, os navios terão de ser ligados a tomadas elétricas para evitar a poluição provocada pelos seus motores, até 2030.
Agora, resta esperar pela votação a ter lugar no Parlamento Europeu, para iniciar as negociações com os estados-membros.
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Quero ver isso a ser desenvolvido mais postos de carregamento.
Fico é curioso em testar os carros a hidrogénio, pelo menos se apostassem bem no hidrogénio pelo menos eu preferia comprar um carro a hidrogénio pois acho mais eficiente e mais amigo do ambiente.
Eu não, já testei um num país onde tem uma rede de abastecimento de hidrogénio já com 18 anos, e fiquei agarrado várias vezes.
A única vantagem que tem, que até está a perder, é abastecer mais depressa que carrega se houver poucos, porque quando há muitos até levam mais tempo, além de custar cerca de 10x mais por km.
https://fuelcellsworks.com/news/shortage-of-hydrogen-stations-leads-to-fill-up-frustrations-for-drivers/
É muito giro dizerem que é 5 minutos, mas isso só acontece em situações especiais, o posto não pode ter sido usado nos últimos 20 minutos, a temperatura ambiente não pode estar acima de 10 graus, é o carro também não pode estar quente, caso contrário conte com 13 a 20 minutos ou até mais.
Sobre ser amigo do ambiente também não, até são piores que alguns a gasolina, não sou eu que o digo, são os que fazem esses estudos, ambientalistas e cientistas, já que usam mais minerais, uns mesmos raros como a platina, e cerca de 5x mais de energia para fazer o mesmo.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867
https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf
Seguindo o termo eficiência, de logo que hidrogênio é muito, mas muito menos eficiente.
Só pelo facto de um carro elétrico, as perdas da bateria para o motor elétrico, são “pequenas”.
N
Num carro a hidrogênio, é preciso transformar o hidrogênio em eletricidade, armazenar em bateria e depois sim segue para o motor.
Em suma:
Elétrico:
Baterias -> motor
Hidrogênio:
Hidrogênio -> bateria -> motor
É simples de perceber o mais eficiente.
Se seguirmos directamente da fonte, por ainda.
Fonte pode ser: barragens, central nuclear, painéis solares, central a gás, etc
Elétrico:
Fonte -> bateria do carro -> motor
Hidrogênio:
Fonte -> transformação para hidrogênio -> bateria -> motor
Nem mais, e ainda falta contar que a electricidade no eléctrico com baterias entra nele, passa por um conversor AC-DC e entra na bateria.
No hidrogénio vai para os electrolizadores, a seguir para o refrigerador, compressor e tanque, depois é transportado, atualmente se usa diesel para o fazer , pode-se ter produção local, mas o preço das estações duplica e a capacidade de fornecimento já pequena (cerca de 50 a 60 carros dia) diminui para metade.
Entretanto no posto de abastecimento, o hidrogénio é novamente arrefecido, comprimido a mais de 800 bar para um tanque intermédio que é mantido a temperaturas baixas, só depois é abastecido no veículo.
De notar que o veículo também tem perdas por fugas, o normal é encher os tanques de um toyota mirai e ao fim de 4 a 6 meses (dependendo da temperatura ambiente), caso não seja usado, os tanques perdem toda a capacidade. Baterias duram anos com energia, a sua perca é menor de 1% ao mês.
https://www.google.com/amp/s/cleantechnica.com/2021/02/01/chart-why-battery-electric-vehicles-beat-hydrogen-electric-vehicles-without-breaking-a-sweat/amp/
Electricos e
https://www.theepochtimes.com/floridas-top-fire-marshal-warns-tons-of-waterlogged-electric-vehicles-catching-on-fire-after-hurricane-ian_4781135.html
Ainda bem que são os que menos ardem, gostava era de saber o que têm preparado para carros que além de uma bateria de lítio, tem uma pilha de combustível e ao lado uns tanques com uma pressão de 700 bar com o gás mais inflamável que existe…
Deviam é criar estações de serviço (Multimarca) para substituição das baterias a cada 60Km tal como a Nio tem na China.
Isso sim seria a universalidade da motorização elétrica e um grande negócio é pena não ter dinheiro para implementar nessa rede.
Num dia vejo a UE dizer que temos que cortar nos consumos de eletricidade, no dia a seguir vejo a UE dizer que quer um posto de carga a cada 60km.
Exacto, porque a situação é pontual e estes objetivos são a longo prazo.
Eu também já percebi que esta UE não sabe o que quer
Uma coisa não tem a ver com a outra.
Se colocares mais tomadas na tua casa isso quererá dizer que vais consumir mais? Ou isso apenas permite que coloques o frigorífico no quintal, se quiseres?
Mas o que é que tomadas tem a haver com postos de carregamento? São coisas que funcionam de maneira diferente e já agora os postos gastam energia (ecrãs, leitores, etc).
Não se esqueçam dos geradores, os carros eléctricos sem os combustíveis fósseis não funcionam assim como os respectivos carregadores/pontos de carga.
Quais geradores ? onde posso ver isso em Portugal ?
Na sua casa também usa geradores para alimentar o frigorifico e as luzes ?
Achas que há fios de eletricidade em todo o lado? Existem estradas EN onde em 80km não vê um único poste.
A sério ? onde ?