Quantcast
PplWare Mobile

89% dos carros vendidos na Noruega foram elétricos ou híbridos plug-in, em setembro

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Lelo says:

    Notável !
    Mesmo que algumas compras sejam por antecipação. A partir de Janeiro acaba a borla do IVA para vários modelos…

      • Lelo says:

        *The Norwegian Government followed up on plans to remove EV subsidies when it announced the revised budget this week. First to fall is the VAT exemption on electric cars costing more than 500,000 kroner (just under 49,000 euros) as of 1 January 2023.*

        • RC says:

          Considero uma boa medida, já que assim promove a compra de veículos mais baratos, e os fabricantes também se vão esforçar por isso. Tal como aconteceu no resto da Europa a limitarem o iva a carros até 62500 euros, após isso se viu muitos a baixar de preço.

  2. joaomatos says:

    Deixa os poisar…
    A Noruega tem reservas de Gás e pode vir a fazer uso das mesmas só para si, em caso de necessidade, por ai estão bem para já..porque elas mais cedo ou mais tarde acabam..

    Mas as autonomias e tempos de carga destes veículos deixam muito a desejar..

    • RC says:

      Qual é a do seu ?

      Para um país que tem postos em todo o lado, isso não parede ser problema para eles.

    • RC says:

      O mix energético da noruega tem muito pouco gás, não entendi qual a diferença que isso faz com carros elecricos.!

      • joaomatos says:

        Você ainda continua a achar que a eletricidade…cresce nas árvores..
        Eles obteem a maioria da eletricidade do gás.. e você onde vai buscar gás barato para ter os balúrdios de eletricidade que o seu carro usa??

        Eu em 5 minutos vou a uma bomba, abasteço para mais de 1200km usando diesel, e você quanta autonomia tem e quanto tempo lhe demora a abastecer…

        Parece que comprou uma casa ao lado da bomba, só para poder abastecer o carro..e depois não se pode deslocar para longe porque não há eletricidade para abastecer..quando conjugar tudo…percebe que o carro elétrico ainda não pode ser considerado uma opção para 99% dos casos..

        Acredito que para autocarros que circulem numa cidade seja possível, porque os autocarros teem um ponto de saída e chegada bem definidos e podem ser instalados postos elétricos nas extremidades das linhas, para carregar…isso é o que a Maior Frota Europeia de Autocarros Elétricos faz, mas tirando estes casos isolados não serve ainda, e quando começar a servir, vem outro problema que é …aonde vai buscar os balúrdios de eletricidade para alimentar os carros..

        https://www.youtube.com/watch?v=bPMT7qbhvyg
        Pelo menos para veículos grandes, com grandes tejadilhos, é possível carregar em 7-10 minutos, mas estes veículos não são como os automóveis comuns…tem montes de espaço nos tejadilhos..
        Mas aqui é na Rússia, onde eles teem grande parte da Energia deles fornecida por centrais nucleares, mas mesmo que não tivessem teem reservas brutais de petróleo e Gás, ou seja eles podem até certo ponto ter grandes frotas de Elétricos…embora tivessem que dimensionar de uma forma brutal toda a rede elétrica…mas essa possibilidade existe..

        Agora eu ponho-lhe a pergunta que você ainda não me respondeu…aonde é que a EU vai buscar Eletricidade..??

        • Rui says:

          “Parece que comprou uma casa ao lado da bomba” não a propria casa é a bomba chegas a casa e ligas o carro a uma tomada tal como afzes com o telemovel ja nao precisas de estar a ir a bombas, 2º vai ver a % de energia que vem de fontes de renovaveis na noruega e depois falamos

          • joaomatos says:

            A historia das fontes de energia renováveis..são uma falácia no sul da Europa.
            No norte acredito que possam ir buscar alguma, mas e como a armazenam??pois..

            Ponho-lhe a mesma questão.. nós no sul, onde vamos gerar as quantidades exorbitantes de energia para carregar os elétricos??

          • RC says:

            Armazenam nos carros, que tal ?

          • RC says:

            Sabe qual é o aumento do consumo se todos os carros forem eléctricos ?

            Como sabe que é absurdo ?

            Eu ando de veículos eléctricos há mais de 15 anos e o que me preocupa com os consumos em casa são os electrodomésticos. A ponto de meter algumas regras para abertura do frigorífico, entre outros.

          • Rui says:

            Sim os paineis solares que eu tenho em casa tambem sao uma falacia ahahahah
            Onde vamos buscar? 70% da energia em portugal já sao de enrgias renovaveis, voces parece que nasceram ontem sabem que as coisas vao evoluindo certo? antes as casas nao tinham eletricidade depois começou a haver àmedida que ia havendo mais casas teve que gerar mais eletrecidade pronto é igual à medida que vai havendo mais carros eletricos tem de se aumentar a produção de energia tanto renovaveis como inicialmente com não renovaveis sendo que o objetivos é chegar a 100% renovaveis.
            E não não é a mesma coisa todos os carros poluir e uma centra poluir chama-se poluição centralizada e poluição descentralizada mas isto já é conversa para depois mas só para avisar que os carros de F1 tambem poluem no entanto há muitas corridas em que a poluição é net 0 vá vao pesquisar para ver se aprendem alguma coisa

          • RC says:

            @Rui, deixa-os acreditar que são uma falácia, assim continuamos a ser poucos e bem vistos.

            Chegou hoje a fatura da luz, vou pagar 4 euros do mês de Setembro, e se disserem que existe algum erro, é verdade existe, porque do mês de Agosto não dei contagem, fizeram estimativa e paguei 23 euros, neste ultimo dei contagem e levou um acerto, ou seja, a média foi de 13.5 por mês, quando não tinha painéis gastava entre 90 a 120 euros por mês + gás (cerca de 40 euros) + combustivel(que para o que ando eram cerca de 140 a 200 euros)

            Portanto ando a gastar menos cerca de 300 euros por mês, se isto não é nada.

            Agora podem dizer que fiz um investimento, sim fiz, tudo custou 5000 euros, portanto 5000 / 300 = 17 meses.

            Se é bom ? eu digo que é excelente.

          • Louro says:

            @Rui,
            Os paineis solares que tens sao uma falácia se nao tiverem sido instalados correctamente nem com a visao de maximizar a sua utilizacao.

            Em minha casa antes da instalacao foi feita uma survey para optimizar e sabermos o que podiamos fazer para maximizar a sua utilizacao.

            Hoje, com dois carros electricos que sao carregados todos os dias o nosso custo em energia electrica é bastante residual.

        • Toni da Adega says:

          “Eles obteem a maioria da eletricidade do gás”
          Segundo o governo da Noruega isso é uma mentira das grandes…..
          https://www.regjeringen.no/en/topics/energy/renewable-energy/renewable-energy-production-in-norway/id2343462/

          “In Norway, 98 percent of the electricity production come from renewable energy sources. Hydropower is the source of most of the production.”

        • RC says:

          Eu falei da Noruega, tal como a electricidade nao vem das árvores, a gasolina também nao, e olhe, gastam quase 50% de electricidade para fazer o mesmo, ou seja, para produção do combustível.

          Mas olhe, na minha casa vem mesmo do ar, se quiser posso mostrar como. Mas gasolina não lá deu nada, com grande tristeza minha.

          E não, apenas uma pequena percentagem vem do gás.

        • Keyboardcat says:

          Calado eras um artista. 99% da energia elétrica na Noruega é proveniente de fontes renováveis. Sendo mais de 80% energia hídrica.

          Deves pensar que por a Noruega ter muito petróleo também vai cair no erro em usar combustíveis fósseis para produzir a sua energia. Eles vendem o petróleo a países com pessoas como tu, que não pensam no futuro.

        • Louro says:

          @joaomatos
          “Eu em 5 minutos vou a uma bomba, abasteço para mais de 1200km usando diesel, e você quanta autonomia tem e quanto tempo lhe demora a abastecer…”

          Nunca percebi muito bem essa história do 5 minutos abasteco para nao sei quantos mil km, primeiro a menos que tenhas um jipe com depósitos extra e afins tenho sérias duvidas que com um depósito consigas fazer 1200km.
          Depois, tenho também duvidas acerca dos 5 minutos, até porque nao estamos a falar apenas do tempo que perdes agarrado a mangueira, mas vamos imaginar que estás correcto.

          1200km é mais coisa menos coisa uma viagem entre o Porto e Poitiers em Franca.

          Num carro a combustao, e vamos imaginar que fazes isso tudo apenas com um depósito, demoras 11 horas e 40 minutos se fores sempre a andar, dentro dos limites de velocidade claro, pois nao somos animais.

          Mas o código da estrada aconselha a que pares durante 1 hora, logo em 11horas e 40 minutos irás parar 3 vezes, correspondendo a 3 horas parado. (já sei que és um heroi e que conduzes non-stop dias a fio, mas nem toda a gente é assim).

          Num electrico, usando o similador da Tesla, com um Model3 Long range…
          Tens de parar para carregar 5 vezes,
          Vila real 10 minutos,
          Benavente 30 minutos,
          Burgos 30 minuots,
          Bayonne, 25 munutos,
          Bordeaux, 35 minutos,

          Isto dá cerca de 130 minutos em carregamentos, pouco mais de 2 horas.

          Irás claro que ter de parar mais alguma vez, mas na realidade a tua viagem vai demorar exactamente o mesmo tempo caso tenhas um electrico ou nao, a unica diferenca… é que tu pagaste muito mais para viajar e quando estiveste parado, o teu carro esteve parado a nao fazer absolutamente nada, já no caso do electrico, esteve a carregar e ninguém teve de estar agarrado a mangueira a olhar para o contador a subir…

          😉

    • Rui says:

      Para quem dorme 5 horas por dia não me parece um problema

    • Toni da Adega says:

      Sem duvida é Deixa-los os poisar. Deviam olhar para Portugal e aprender como se fazem as coisas

  3. Micas says:

    O lobbie dos carros elétricos continuam em força na comunicação social…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.