Quantcast
PplWare Mobile

Sabe porque é que as janelas dos aviões são redondas?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. AlexS says:

    Comet. O canto cria um ponto de stress, enquanto uma janela redonda não o tem logo as forças estão melhor distribuídas.

  2. Vilna says:

    Nos EUA não eram os Republicanos que queriam abrir as janelas em pleno voo? :0)

  3. DG says:

    Sao redondas em homenagem aos donuts

  4. FilipeB says:

    Julgo que este artigo não está bem traduzido.
    Os cantos retos (que existem nos cantos das janelas quadradas) em qualquer material criam um ponto de concentração de tensões independentemente da carga aplicada, ou seja, se aplicarmos uma qualquer força a uma qualquer peça com cantos retos, ao medirmos as tensões no material verificamos que nos cantos são muito superiores à média.
    Olhem para uma qualquer janela de um edifício por exemplo, e se houver fissuras/rachas é quase sempre nos cantos (ou é a primeira a aparecer). Aplica-se a todos os materiais.
    Ou seja não é decido à pressão atmosférica que é elevada, ou à janela que “enfraquece”. A resistência do vidro é tecnicamente sempre a mesma. Nos cantos rectos a tensão é simplesmente mais alta para a força aplicada do que nas restantes áreas e é por isso onde parte primeiro.

  5. André Delgado says:

    Porque o avião é um cilindro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.