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Tesla diz que pode reciclar 92% dos materiais das células de bateria

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Toni da Adega says:

    Com artigos destes começa a ser dificil defender os carros a combustão como sendo a opcão mais limpa e amiga do ambiente.

  2. Rambo says:

    Quase tudo é reciclável, mas atualmente só 12% do lixo separado é reciclado. É preferível sempre a reutilização à reciclagem. Será viável economicamente? Tomara que sim, caso contrário será o maior tiro no pé da humanidade.

    • Manuel da Costa says:

      Falta ali é que vão gastar 9800 milhões de euros anualmente, a enviar as baterias para uma das 2 fábricas mundiais que as reciclam. É um “pequeno pormenor”, pois ao aumentarem a quantidade de baterias a reciclar, os custos vão ser gigantes, que levará a aumentos de 30000 a 90000 euros no preço de cada carro vendido e o duplicar (talvez até mais que isso) na instalação de novas baterias.

      • Toni da Adega says:

        2 fábricas mundiais no passado, no presente e no futuro

        • Rambo says:

          Mesmo com mais fábricas continua a ter um custo ambiental altíssimo, custo esse que não tinha com os combustíveis fosseis. Não estou a dizer que a tecnologia não evolua e deixe de sê-lo, no presente é um problema grave.

          • Toni da Adega says:

            Ou seja a extracão, transformacão e queima (consumo) de combustiveis é menos poluente que a reciclagem de baterias.
            Está apontado.

          • Rambo says:

            Toni da Adega, não tenho tantas certezas como tem, o que eu sei é isto:

            “But electric cars have their own dirty little secret: Every electric vehicle, and most hybrid vehicles, rely on large lithium-ion batteries weighing hundreds of pounds. One of the largest, the battery for the Mercedes-Benz EQC, comes in at 1,400 pounds. Typically made with cobalt, nickel, and manganese, among other components, these batteries cost thousands of dollars and come with an environmental burden: They require ingredients sourced from polluting mines and smelters around the world, and they can ultimately contaminate soil and water supplies if improperly disposed.”

          • RC says:

            @Rambo, e quantas vezes dura esse bateria em relação a um litro de combustivel ?

          • Toni da Adega says:

            Ok. Visto o combustível vem de uma fonte debaixo da bomba de gasolina e os carros a combustão vêm do stand. Faz todo o sentido serem muito mais limpo os veículos eléctricos que precisam de ser fabricados.

          • Rambo says:

            RC a poluição não se resume a emissões de CO2. Se me garantir que toda a energia elétrica é produzida de forma limpa menos mau, caso contrário, está a trocar um problema por outro. Neste caso tem a agravante de estar a converter uma industria inteira e isso consome muita energia e principalmente recursos naturais, alguns deles, raros. Neste momento a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo, ainda são as fosseis (principalmente o carvão), com as biomassas chega quase aos 70%. Com o aumento do consumo de energia elétrica essa energia virá de onde?

          • RC says:

            Rambo, então um veiculo que emite 300 gramas de CO2/km (globais, não só pelo escape) de um lado e do outro tem um que emite 75 gramas, é trocar um problema por outro ?

            Portanto, o melhor é voltarmos ao veículos que haviam nos anos 80 e 90 que o problema fica todo igual ? É isso ?

          • RC says:

            Mas converter a industria inteira porquê ???? as fabricas que faziam blocos de motores a combustão passam a fazer blocos de motores electricos, são diferentes ? são, mas as máquinas CNC podem ser reprogramadas e em termos de moldes fazem novos moldes, já que também o fazem para cada tamanho de motor ICE.

            As fabricas que montam electronica para os carros a combustão passam a fazer o mesmo para os electricos.

            As fabricas que montam, não precisam de alterar nada a mais do que já fazem quando mudam de modelo.

            A extração de mineirio é igual, só tem mais uma que é o fabrico de baterias, que já existe.

            É assim tão complicado ? vale a pena meter o mundo em risco o fim do petróleo e depois termos de fazer cavernas novas para irmos morar ?

            Já agora se defende o hidrogénio, saiba que veículos a hidrogénio são elétricos, essas brincadeiras que fizeram em adaptar motores ICE para usar hidrogénio, são apenas testes e protótipos, a razão é simples, são extremamente ineficientes, menos ainda que a gasolina, e o hidrogénio custa 5 vezes mais que a gasolina.

            Mas é o costume, para elétricos não vai haver energia e rede suficientes, mas para veículos que consomem 10x vezes mais de eletricidade já é possível.

            Só posso atribuir isso a traumas de infância onde as pessoas embirraram mesmo com esta tecnologia.

      • Rambo says:

        Exato. Acho que o pode vir a acontecer é existir uma taxa/imposto (mais um), pago pelo comprador do veículo, para a reciclagem da bateria. Como já acontece com os óleos, pneus, etc. A questão aqui é o alto valor da bateria e consequentemente o valor do imposto que será significativamente maior. Transformando-se num subsidio pago ás empresas de reciclagem. Assim será certamente um bom negócio…

      • RC says:

        Gostava de ver links sobre esse tema.

  3. pj Correia says:

    a tesla afirma…..
    eu posso afirmar o que quiser …
    provas?????
    o automóvel é um meio de transporte condenado.
    o automóvel tem de ser pouco “volumoso”, “pouco potente” e usado o menos possível.
    se é elétrico?? eu acredito pouco nessa possibilidade, a “busca por minerais” vai “matar”.

    • robin says:

      Pudemos sempre voltar a carroça , mas também produz poluição, sonora e o cavalinho deverá usar fraldas.

    • RC says:

      Não é isso que está escrito, o que está escrito é que a tesla confirma..

      Como sabe é uma empresa cotada na bolsa, se for mentira isso vai-se descobrir mais tarde ou mais cedo e não seria nada bom para a mesma.

      Por a busca de minerais ser um problema para toda a industria, não só esta, é que se procura soluções onde os mesmos possam ser reciclados.

      Mesmo que o carro particular esteja condenado, que eu concordo, qualquer solução que os substitua necessita de minerais, as pessoas não vão ficar quietas em casa.

      Já sei que vai dizer que a solução é hidrogénio, mas é elétrico na mesma e também usa minerais, alguns ainda mais nobres que os que as baterias usam, platina por exemplo.

  4. TugAzeiteiro says:

    A tesla recicla/pode reciclar 92% das baterias, no entanto há empresas (na Europa) a reciclarem baterias (há mais para lá das baterias de carros), praticamente a 100%…. Sendo que afirmam que os materiais que as constituem são infimamente recicláveis… e claro um negócio com um exponencial enorme de futuro!

  5. dqdq says:

    estou à espera da opinião do sandokan

  6. CMatomic says:

    Em Portugal tem que se apostar urgentemente na energia nuclear, principalmente no reator de Tório a sal fundido .

  7. Rui says:

    O titulo da noticia não bate com o conteúdo: …”sistema interno de reciclagem em circuito fechado que garantirá que 100% das baterias da Tesla recebidas sejam recicladas e até 92% dos seus metais brutos reutilizados”…

    Também acho piada ao conceito de aproximação de industrias, pela construção ao lado. Na minha rua também lançaram comida-curativa, existe fast-food e uma farmácia. 😀

  8. E_Porque_Não says:

    E porque não questionar de modo razoável as coisas que nos são ditas como verdades em causa própria?
    Uma leitura deste artigo insuspeito (ver link) talvez clarifique o estado de coisas na actualidade.
    https://undark.org/2021/01/21/electric-car-looming-recyclability-problem/
    Quanto ao resto cada um faça a sua análise…

  9. Sc says:

    O que vão fazer aos outros 8%?
    Tanto faz…eléctrico ou a combustão estamos em contagem decrescente há muito tempo. Tudo o resto é para vos entreter…

    • RC says:

      8% são perdas de materiais que não podem voltar a ser usados para baterias, provavelmente vão arranjar solução para eles em outras atividades, como fizeram com as eólicas onde não havia reciclagem e agora já se fazem materiais isolantes para habitações.

      • me and me says:

        tem tudo.
        nao é porque a tesla veio dizer que vai reciclar ate 92% dos materiais das suas baterias que o vai conseguir fazer ja amanha.
        o artigo explica bem o problema das baterias e da sua reciclagem. mas ler está escasso…

        • RC says:

          Qual artigo ?

          Existem mais empresas a dizer o mesmo, portanto não é nada do outro mundo, o resultado da reciclagem também tem a ver como são fabricadas, agilizando os processos de fabrico para mais tarde poder recuperar esses materiais é uma meta, já que recupera materiais essenciais para o fabrico de novas e assim baixar os custos de produção.

          A tesla é a empresa atualmente que mais valor em bolsa tem, no caso dos fabricantes de automóveis, algumas das suas promessas têm tardado mas não tem falhado.

          • me and me says:

            https://undark.org/2021/01/21/electric-car-looming-recyclability-problem/

            estava no comentario acima.

            volto a dizer, nao é por eles dizerem que o podem fazer, que significa ja o estarem a fazer.

            para alem do que como foi referido no mesmo artigo, existe sempre o problema da logistica, onde nao se pode garantir que todo o processo seja “verde”.
            ja nao vou falar de dinheiro, pq isso existem sempre com muito dinheiro para deitar fora.

          • RC says:

            É um artigo já bastante antigo.

            Eles não precisam de garantir, vai acontecer o mesmo que aconteceu com as baterias de chumbo, oleos lubrificantes usados, óleos de cozinha usados, antes era preciso forçar as empresas a fazer a reutilização/reciclagem, porque o processo era caro e pouco se aproveitava, hoje é um negócio de muitas empresas e até pagam pelos resíduos que é a sua matéria prima.

            Aqui os preços da materia prima tendem a subir e a busca por outros vias está a fazer dispararar a busca de soluções, a panasonic por exemplo já usa os minerios recuperados da empresa RedWoodMaterials nas suas novas baterias, e muitas outras vão aparecer. Os problemas resolvem-se quando aparecem, tal como aconteceu nos anos 90 com as baterias de 12v abandonadas, óleos e filtros.

            https://li-cycle.com/

            https://www.youtube.com/watch?v=xLr0GStrnwQ

            https://www.duesenfeld.com/

          • RC says:

            Só no fim de ler pela segunda vez esse artigo entendi onde está o problema.

            Existem realmente baterias de litio que são complicadas, nomeadamente as que usam sais de litio, mas não é verdade que as dos veículos as usem, tanto que nem têm a designação de baterias de litio, as baterias dos carros são NCM e NCA, têm litio sim, mas uma pequena percentagem, entre 2 a 3%, ao contrário das lipo e lico que chegam a ter 30 a 45 % de litio na sua composição, estas usadas em telemóveis, portáteis e todo o tipo de gadgets.

  10. Paulog says:

    A minha já é reciclada pois comprei o carro em 2a mão

  11. E_Porque_Não says:

    De facto o artigo partilhado aborda a problemática da reciclagem nos dias de hoje é o ponto de vista de um entendido na matéria! E não me parece que seja assim tão desactualizado um artigo publicado em Janeiro de 2021, mas tudo bem!
    Entretanto, argumenta-se que já existem processos de reciclagem de baterias mais eficientes, pois um deles é muito bem tratado neste video de um canal YouTube que aborda muito bem as matérias da mobilidade eléctrica e suas problemáticas.

    https://youtu.be/Bpe8HalVXFU

    Mas acima de tudo é importante debater este tema com adesão à realidade, confiança num futuro mais sustentável mas também mais responsável de todos.
    E porque infelizmente estamos fartos dos bons exemplos que nos são vendidos como tais, e que depois não são assim tão fantásticos.
    Resta-me continuar a ter esperança num mundo melhor e a fazer a minha parte o melhor que souber! E sempre disponível para aprender…
    Um bem haja a todos!

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