Tesla baixa o preço do Model 3 para os 39.990 euros na Alemanha
A tabela de preços da Tesla voltou a receber uma alteração e na Alemanha o Model 3 já custa menos de 40 mil euros. Esta alteração pode ser vista como uma resposta às palavras de Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, que veio hoje acicatar Elon Musk referindo no Twitter que queria roubar quota de mercado à Tesla.
Contas feitas, se a estes elétricos, onde se encaixa o Model 3, for deduzido o incentivo ecológico, o preço rondará os 30 mil euros.
Tesla Model 3 na Alemanha pode chegar a custar cerca de 30 mil euros
A Alemanha é a casa das maiores marcas do mundo automóvel. Entre elas está o poderoso grupo Volkswagen que está também a apostar forte no segmento dos carros elétricos.
O VW ID.3, por exemplo, é comercializado por cerca de 38 mil euros. Mas a marca tem já uma aposta musculada para os vários segmentos. Contudo, com a Tesla a construir uma fábrica bem no coração do país e com o olhar tentacular pela Europa, o homem forte da VW parece estar já inquieto. Pelo menos não se coíbe de usar também o Twitter para "alfinetar" o seu rival.
Hello @Twitter! I’m here to make an impact with @VWGroup, especially on political issues. And, of course, to get some of your market shares, @elonmusk – after all, our ID.3 and e-tron have won the first markets in Europe. Looking forward to productive discussions!
— Herbert Diess (@Herbert_Diess) January 20, 2021
A este preço ainda poderá ser deduzido um incentivo de 9 mil euros que é atribuído aos elétricos no mercado alemão. Contas feitas, os elétricos de gama média alta estão "ao preço da chuva".
Conforme pode ser visto no site da empresa, os preços após atualização das tabelas são os seguintes:
- Model 3 Standard Range Plus: antes 42.990 euros, agora 39.990 euros
- Model 3 Long Range AWD: antes 52.490 euros, agora 49.990 euros
- Model 3 Performance: antes 58.490 euros, agora 54.990 euros
Estes preços estarão a ser atualizados um pouco por todo o mundo, mas com valores diferentes, em cada mercado.
E em Portugal?
Portugal tem um bom mercado de elétricos e a Tesla dominou as vendas de carros elétricos ligeiros em Portugal durante 2020. Assim, no ano que passou, apesar de uma quebra que se deve à pandemia, foram registados 7.876 carros elétricos, vindos de 10 marcas. Então, a marca de Elon Musk foi responsável pela venda de 1.413 elétricos.
Mesmo sendo Portugal um país com salários substancialmente mais baixos que a Alemanha, a Tesla não parece ter o mesmo empenho nos preços praticados cá.
- Model 3 Standard Range Plus: custa 50.900 euros
- Model 3 Long Range AWD: custa 57.990 euros
- Model 3 Performance: custa 63.990 euros
Apesar de estarmos ainda longe do número de outros países, onde os elétricos são mais populares, as vendas em Portugal são animadoras. 2020 não foi um grande ano para vendas de automóveis em geral, mas, na verdade, não foi mau para os elétricos. A esperança é que 2021 possa trazer mais vendas e, já agora, melhores preços.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Barato
Caro!
Barato
Caro para o meu bolso
Barato para o bolso do Elon Musk
É mesmo para atingir a VW. Só assim se entende que o mesmo carro seja mais barato na Alemanha – logo na Alemanha! – que por cá.
Todos os carros são mais baratos na Alemanha do que em Portugal. Todos! Não há excepção.
Ganha-se mal em Portugal e ainda pagamos os preços mais caros??!! FDMS!!
Qual é a novidade? E não é só em carros…
Model 3 Standard Range Plus:
Portugal: 50.900 euros
Alemanhã: 39.990 euros
Isto não vai contra as as normas Europeias?
“A Comissão Europeia multou a Valve, e outras 5 empresas num total de 7,8 milhões de euros por, na prática, restringirem o acesso a alguns jogos na loja Steam em vários países da União, através da imposição de preços diferentes em países diferentes para o mesmo jogo. Esta prática viola a directiva europeia que impede a restrição de venda de produtos entre países da União Europeia.”
“Isto não vai contra as as normas Europeias?”
Ganho em Portugal 1200€ o meu irmao a fazer o mesmo na Alemanha 3500€.
Pelo que entendo o preço da Alemanha vem de subsídios do estado e possivelmente menos impostos. Não se esqueçam que apesar de estarmos na união europeia os impostos são diferentes em cada país.
O problema ai era a Valve não permitir comprar de um pais da uniao europeia caso fosse mais barato que no teu pais de origem (dentro da UE), o chamado geoblocking.
Voltando agora a questao da Tesla, nada te impede de ir a Alemanha buscar um Tesla poupar mais de 10.000 euros , porque legalizar um tesla são trocos.
Quantos trocos, aproximadamente?
“Se o automóvel eléctrico for importado de um país da UE está completamente isento de ISV, ou seja, não paga qualquer imposto em Portugal desde que tenha pago o IVA no país de origem e seja considerado usado.
Apenas pagará as despesas relacionadas com o processo de legalização e as despesas com o processo de compra – um total de cerca de 1.200€ se estivermos a falar da Alemanha e se o for buscar pessoalmente.”
via : https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/
OK….Agradeço as dicas aqui ….Sou Fã do GRANDE Inventor ( NIKOLA TESLA ) Reconhecido e não Esquecido EM USA …. por cá “NEM TANTO” e dou muito valor ao (ELON MASK) dono da empresa (TESLA ) em Homenagem ao Inventor da C.A. …..neste momento não,…mas quando o meu filhote terminar o mestrado ,Designer de animção,games,programação,,,,vamos comprar um TESLA nem que tenha de ir na ALEMANHA .
ELON MUSK era o que eu queria escrever ….cesculpem
E com estas brincadeiras aumenta a desvalorização dos anteriores… Quem os pagou á poucas semanas/meses não deve achar grande piada, até porque aínda tem margem para voltar a descer.
O incentivo de 9000€ é fabuloso !
Como em tudo na vida se eu comprar um jogo da psn por 50€ e no dia a seguir ficar em promoçao e fica a 25€ tambem não vou achar piada mas é a vida
O Pplware erra mais uma vez… O preço de 39990 é o preço chave na mão. Já com o apoio do estado alemão de 9000€.
O preço real é o preço de 48990 que já foi o preço mais m Portugal e a diferença explica-se pela diferença do valor do IVA.
É verdade que a força comercial da Tesla em Portugal é má, mas o valor base do carro é igual.
Dito isto, o artigo, e para ser minimamente simpático, no mínimo “apressado”
Até admito estar errado, mas o subsídio na Alemanha não são os 9k€
Não acho que o artigo esteja bem informado
Pelo que estive a ler o preço é de 39900€ sem ainda estar o incentivo de 9000euros aplicado, isto porque o carro terá de custar menos de 40000€ para receberem o tal incentivo.
Sera que fica mais barato comprar na Alemanha e depois legaliza-lo?
Sempre ficou.
Não tem que pagar nenhum imposto para trazer para PT. Os eléctricos estão isentos. Só terá as despesas normais de atribuição de nova matrícula
Faz sentido ser mais caro em Portugal visto que nós ganhamos mais do que na Alemanha. Ah espera…
Pelo que estive a ler o preço é de 39900€ sem ainda estar o incentivo de 9000euros aplicado, isto porque o carro terá de custar menos de 40000€ para receberem o tal incentivo.
De facto, Portugal não significa nada. Como é que é possível haver atualizações deste nível nos mercados europeus e nós ficarmos sempre de fora. Deve ser pelo nosso nível salarial que é largamente superior ao da Europa… Uma tristeza… Temos de pagar o que os outros não pagam. Por estas e por outras é que estamos sempre na cauda da Europa….enfim…
É um facto o preço base do tesla 3 na Alemanha e na França tem diferenças para menos na ordem dos 6000€ para Portugal.
O preço não deveria ser igual no mercado único europeu. Não é motivo para denunciar esta discrepância.
Se mantiverem estas condições é compensador comprar no estrangeiro.