Samsung diz ter a solução para o maior problema dos carros elétricos
Um dos maiores problemas dos carros elétricos é a autonomia, conforme já vimos inúmeras vezes, bem como a ansiedade associada à carga da bateria. Para isto, a Samsung acredita ter a solução.
A reunir adeptos de forma paulatina, os carros elétricos são altamente tecnológicos e eficientes. Contudo, a questão da autonomia/ duração da bateria continua a representar um entrave à sua adoção, por não se tratar de um processo tão rápido quanto aquele a que os condutores estão habituados.
A Samsung SDI, a divisão de baterias sediada na Coreia do Sul, anunciou alguns pormenores relativos a uma solução para este problema da autonomia, confirmando que a empresa está a realizar testes com diferentes fabricantes de carros elétricos há mais de seis meses. Apesar de não terem sido avançados nomes, sabe-se que a Samsung já trabalhou com a General Motors, Stellantis e Hyundai.
Fornecemos amostras aos clientes desde o final do ano passado até ao início deste ano e estamos a receber um feedback positivo.
Disse Koh Joo-young, vice-presidente da Samsung SDI, no SNE Battery Day 2024, em Seul, de acordo com uma informação da agência noticiosa coreana The Elec traduzida pelo Google.
Com a solução a ser desenvolvida, a Samsung começou por anunciar que a sua nova bateria de estado sólido tem uma autonomia de até 999 km. Contudo, não se sabe como, onde e em que veículo(s) foram efetuados os testes necessários para determinar a autonomia anunciada.
As baterias de estado sólido podem aumentar a segurança mudando de líquido para sólido e, quando fabricadas no mesmo pack (que os produtos existentes), o peso é reduzido e o espaço ocupado é mais pequeno, o que pode levar a uma redução de custos no próprio veículo, pelo que os fabricantes de automóveis estão interessados nelas.
Partilhou Koh Joo-young.
De acordo com a empresa, a bateria poderá ser totalmente recarregada em 9 minutos, num tempo verdadeiramente impressionante. Assim, além de oferecer uma autonomia mais longa, poderá resolver o assunto do tempo de carregamento, também ele um entrave à adoção dos carros elétricos.
Como "não há bela sem senão", a empresa partilhou, também, que as baterias de estado sólido deste tipo são consideravelmente caras de produzir, pelo que, inicialmente, destinar-se-ão a carros elétricos de gama alta. Para modelos de entrada de segmento, haverá uma bateria mais barata, de semi estado sólido.
É possível que a produção em massa desta bateria comece em 2027.
Vamos por partes
“Um dos maiores problemas dos carros elétricos é a autonomia, conforme já vimos inúmeras vezes, bem como a ansiedade associada à carga da bateria” a final há ou não há ansiedade?
Ontem diziam que não há, hoje dizem que há.
” Assim, além de oferecer uma autonomia mais longa, poderá resolver o assunto do tempo de carregamento, também ele um entrave à adoção dos carros elétricos”
Segundo os utilizadores de VE demora-se segundos a colocar o VE à carga, sempre achei estranho não contabilizar o tempo de carregamento da bateria, e quando se fala em tempo de espera é esse ponto que está o foco.
Resumindo, para quem possa carregar em casa e não se importe de fazer paragens durante as viagens o VE é uma boa opção, se és daqueles que gostas de ir do ponto A ou ponto B, como se não houve-se amanhã, o VE não é para ti.
Não somos todos iguais nem temos todos as mesmas necessidades, mas o pessoal que refere as ferias como um ponto negativo dos VE, só fazem ferias até onde um carro vos leva?
Também há aviões, comboios, autocarros e barcos. 🙂 : ) 🙂
Eu até fui dos que disse que havia, pelo menos no inicio, depois de sabermos os limites já não.
Tempo de carga e tempo que perdemos para carregar são coisas diferentes, eu não vou contar com o tempo que o carro gasta a carregar de noite.
Concordo com o restante.
Entretanto a Toytota vai revelar a sua bateria de estado sólido em 2018, conforme o prometido.
Toyota conta renova essa anedota todos os anos, desde 2014. Desde 2014 eles divulgam q no próximo ano, teriam uma bateria revolucionaria.
A Toyota em 24 de Setembro de 2012 tinha mostrado um prototipo de uma bateria em estado sólido. Isto foi à quase 12 anos e agora dizem 2027…
Agora é que é!
Vieste do passado? Sempre anunciou?
Sim, eu vim do passado… acho que todos viemos do passado.
https://www.toyota.ie/company/news/2021/solid-state-batteries
Mesmo á patrão! 😉
Pois. Pergunta importante. Há sempre o risco de alguém vir do futuro (-_-)
Risco não, isso é um facto, tem aqui muita malta que veio do futuro.
Resolve o problema das baterias se incendiarem, mesmo em causa de colisão?
Abriste agora o Internet Explorer?
Colisão também é considerado utilização diária
Mas elas não se incendeiam nesse caso.
Uma solução sem nexo!! Não seria mais fácil por várias baterias dedicadas aos vários sistemas mas com o mesmo ponto de carga?
Não.
Porquê? Teres uma bateria para as portas, uma para a dashboard e uma para andar é mau?
É, só vai aumentar o numero de equipamentos dentro do carro, e a complexidade do sistema.
De qualquer maneira já tem uma bateria para as portas e todos os sistemas do carro, e outra para acionar o(s) motor(es) e A/C.
Assim tem um carregador que carrega a bateria de tração e um conversor/carregador que carrega a bateria de 12volts.
“autonomia de até 999 km”?? O que é que isto interessa? Basta meter baterias em cima de baterias que a autonomia aumenta! O que importa é a densidade energética! Qual é a densidade energética das baterias? Não referem isso em lado nenhum.
Mas não é meter baterias em cima de baterias, falam em aumento de densidade, só não falaram em quanto, abri o link e vê-se alguns gráficos, mas não é possivel ver quanto.
https://www.thelec.kr/news/articleView.html?idxno=29222
Todas afirmam baterias revolucionárias e as baterias revolucionárias nunca aparecem
Revolucionárias já foram todas as que temos hoje.
Já viu a evolução da formula E?
Em 2014/15 na primeira geração de carros, os pilotos tinham de trocar de carro a meio da prova para a conseguirem terminar. Hoje, na 3º geração de carros já não necessitam de trocar de veículo e ainda conseguem efetuar pequenas recargas de 10% da bateria em 30 segundos.
Na geração 4 de carros que está prevista, os carros vão ter ainda mais potência com acelerações superiores aos da F1 e as baterias vão carregar ainda mais depressa, tração nas 4 rodas e prevendo-se a introdução de pitstops para carregamento…
Estas desatento.
“999 km” marketing desatualizado!
Hoje em dia deviam dizer “997 km”.