Sabia que já há um carro elétrico com quatro lugares e que custa apenas 3750 euros?
Por várias vezes dissemos que num futuro próximo, a experiência de comprar um carro elétrico será muito parecida ao que temos hoje quando compramos um smartphone. Os preços e as mecânicas deste segmento não são complexas e a grande oferta obrigará o mercado a adaptar-se. Assim, poderá já não surpreender que um automóvel elétrico de 4 lugares possa estar à venda por cerca de 3750 euros.
O Wuling Hongguang MINI está à venda na China e poderá ser um rastilho para mudar certos conceitos ainda enraizados noutros continentes.
Mercado automóvel chinês já imita o mercado dos smartphones
Claro que as regras na Europa e noutros continentes são diferentes das regras que a China impõe. Contudo, tal como temos visto, o facto de marcas europeias e americanas estarem a invadir o mercado automóvel chinês poderá ter um preço.
O mercado chinês continua a expandir a sua oferta de carros elétricos. Temos visto grandes marcas, concorrentes das melhores ocidentais, mas também estão a aparecer os compactos e pequenos utilitários. Assim, dentro de uma oferta diversificada, os preços começam a baixar e são cada vez mais competitivos.
Um caso que espelha esta dinâmica automóvel é o recente lançamento da marca de propriedade da gigante chinesa SAIC e da norte-americana General Motors, que lançaram um pequeno carro elétrico económico. O Wuling Hongguang MINI.
Para podermos enquadrar este veículo num futuro mercado mais amplo, convém referir que a SAIC-GM-Wuling Automobile é uma joint-venture entre a General Motors e a Shanghai Automotive Industry Corporation. Esta nova empresa comercializa veículos sob a marca Wuling especialmente no interior da China.
Carro elétrico Wuling Hongguang MINI tem um design cuidado
Provavelmente, saltou-lhe à ideia que estaríamos perante um carro barato, porque tem materiais fracos e um descuido na forma de o fabricar. Então deixe dizer-lhe que está enganado. Aliás, a primeira coisa que chama a atenção de Wuling é seu design cuidadoso.
Na verdade, este elétrico não parece o modelo clássico de baixo custo com muitos elementos para melhorar do lado de fora. Uma abordagem que toma como referência a ideia dos carros Kei japoneses, onde o espaço interior é maximizado, num modelo com três portas, quatro assentos, mas apenas 2,9 metros de comprimento. Este é um carro ideal para as ruas das cidades.
Tal como um qualquer utilitário, se o condutor rebater os bancos traseiros, então o modelo passa a dois lugares, mas ganha uma capacidade de carga que chega aos 740 litros. Portanto, se a ideia for ter um carro de trabalho urbano de transporte de mercadorias, até este pode ser uma opção.
Os acabamentos, segundo é referido, são de qualidade razoável. Ombreiam até com carros que têm preços 5 ou 6 vezes mais elevados. O interior é simples, elegante e com toques modernos na conceção do espaço do habitáculo. Luzes LED marcam o visual exterior e o mostrador digital dá o toque de modernidade ao interior.
Características, preço e disponibilidade
Passando para a parte mecânica, o Wuling Hongguang tem um motor simples de 20 kW (27 cv) que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 100 km/h. A bateria é um pack de 13,8 kWh que, segundo o fabricante, lhe permite atingir um alcance de 170 km no ciclo NEDC. Algo que significará cerca de 130 km sob o ciclo WLTP.
Claro que não estamos a falar num carro para grandes aventuras. Mas quantas pessoas dentro das cidades, por dia, fazem mais de 100 km?
Se lhe despertou o interesse, saiba que não estamos a falar de um veículo protótipo. Segundo a marca, o Wuling Hongguang MINI já está à venda na China. Os interessados podem comprar uma unidade por apenas 29 800 yuan, que numa conversão livre deverá rondar os 3 752 euros.
A empresa refere que este carro elétrico estará disponível para entrega já a partir deste mês de junho. Portanto, com o conforto que a marca diz ter, o desempenho assinalado e o preço a pagar por ele, sem dúvida que é uma pechincha, o chamado negócio da China.
Este artigo tem mais de um ano
Não era preciso ser tão feio…
Mas não é! Não leste?: “a primeira coisa que chama a atenção de Wuling é seu design cuidadoso.”
Claro, não é um “papa-reformas” 😉
É bem mais caro que um papa reformas. O preço que aparece no artigo é sem imposto automóvel. Em Portugal, taxas alfandegárias, imposto automóvel, IVA e uma mínima margem de lucro do importador, o preço do artigo dispara para mais do dobro.
Deve ficar pelo preço de um Dacia. E por esse preço, não pode parecer um papa-reformas.
Sem dúvida, mas mesmo assim, com os impostos, achas que iria ultrapassar os 5 mil euros?
Só a importação passa isso em muito.
https://impostosobreveiculos.info/importacao/impostos-isviuc-na-importacao-para-portugal-de-um-carro-antigo-classico/
Olha o exemplo de um USADO E DENTRO da União Europeia:
“Se o carro acima fosse importado de um país fora da UE, por exemplo, dos EUA:
Preço compra = 20.000€
Despesas de transporte e seguro = 1.500€
Direitos Aduaneiros (Alfândega) se se aplicarem = 20000 + 1500 * 0.10 = 2150€
ISV = 2220,10€
IVA = (20000€ + 1500 + 2150 + 2220,10) * 0.23 = 5950,12€
Custo total importação = 1500 + 2150 + 2220,10 + 5950,12 = 11820,22€”
Usado e dentro da UE, paga-se mais 60% do valor, e com cálculos bastantes moderados. Imagina da China. Custo de transporte é 3 vezes superior e a tarifas aduaneira não é 10%. Deve andar na ordem dos 50% ou mais. E o IVA, como a máfia local exige, é em cima destes impostos e custos extra todos.
Se fosse pelo preço que dizes, mesmo sendo feio todos os dias, acho que era uma excelente solução para primeiro carro de quase toda a gente.
Mas onde vivemos não é permitido isso.
Pois, mas o conceito de bonito ou feio é muito particular. Então não é que a Cybertruck é tido como uma pick-up linda? 🙂 Por isso… eles até lançaram as imagens com a jovem ao lado, para tirar as provas 😉
A jovem que parece um jovem com roupa feminina e maquilhagem. Elétricos e as suas modernices.
O teu conceito de feminino tem bigode? Tu la sabes, cada um sabe de si.
Agora que gostos não se discutem, isso é sabido. Elétricos ou não, o design é sempre discutível, olha o caso dos Smart.
dis chinocas?? nao p queria nem dado!!!
Olha a VW…a Metcedes, a Audi… depois da trafulice do co2, deixam muito a desejar em termos de confiança.
Por isso temos os japoneses, Honda e Toyota.
CarGons
É um pouco parecido com o antigo carro português Sado https://pt.wikipedia.org/wiki/SADO_550
que não era electrico com motor Daihatsu 547cc 2 Cilindros de 29 Cv a gasolina . O Nosso Sado era mais bonito que esta caixa feia com 4 rodas e motor de máquina de lar roupa.
Pena não ter feito carreira e chegado mesmo ao mercado dos elétricos.
Nem mais…
Facilmente pagava 5k para ter um carro desses… não é o meu preferido em termos de aspecto mas pelo preço não se pode comparar a um tesla.
“O Wuling Hongguang MINI está à venda na China”
Parei de ler… bolas Pplware deixem-se lá de chinesices. O mercado do barato não significa mercado do que é boa relação/qualidade preço.
Além disso o carro é… inventei aqui uma palavra nova… horrófeióterrivel.
Quer dizer, compraste os teus smartphones e acessórios em sites da China, tens vestuário produzido praticamente todo na China, a tua TV de casa é fabricada na China, o teu carro que tens na garagem grande parte dele tem material feito na China, muita da comida que consomes é embalada em embalagens que são feitas com produtos produzidos na China ou até toda a embalagem feita na China, a energia que consomes em casa o mais provável é ser comercializada por uma empresa chinesa. O teu router dentro é praticamente todo made in China, estás a navegar na web que passa por backbones geridos com materiais de empresas chinesas 😀 e ainda estás com esquisitices? 😀
+1
Está a misturar as coisas, fabricado na China e concebido na China são coisas diferentes. Vejamos o iPhone, é concebido pela Apple na California e fabricado na China. O mesmo com um Samsung, concebido na Coreia do Sul, e fabricado na China.
Este carro é uma chinesice daquelas que se vendem na Banggood, com maus acabamentos, má concepção. E aliás, duvido que isso fosse autorizado na UE devido às normas que tem de cumprir. Na China, normas de segurança e de qualidade são termos ignorados pela indústria, o que interessa é vender nem que se meta gesso no leite em pó.
Eu a misturar? Nem pensar. Pese o facto de ser totalmente a favor da produção dentro das nossas fronteiras, não se pode ter sol na eira e chuva no nabal.
Tens e eu referi, coisas feitas na China, com produtos chineses e coisas feitas no mundo com produtos chineses. Não é por nada que muita coisa feita no mundo são por empresas chinesas, da indústria dos carros de luxo, ao vestuário, passando pela tecnologia ao petróleo, sem esquecer a exploração espacial 😉
Mas lá estão, um produto da Gucci até pode ser feito na China, mas se for concebido com qualidade em mente, por uma equipa da Gucci em Itália por exemplo, e se conseguirem controlo de qualidade, fica ok. Mas este carro é concebido para o mercado chinês, onde as normas de segurança, qualidade, etc são muito inferiores aos padrões ocidentais. É barato porque é tudo feito em cima do joelho.
@David,
É barato porque não foi ainda taxado em Portugal, nem na EU. É o preço do produtor.
Investiga o preço de qualquer produto, mesmo os produzidos aqui, se não houver impostos entre o produtor e o consumidor as coisas são mesmo baratas.
Excepto as calças de ganga, practicamente nenhum vestuário actualmente é produzido na China. A mão-de-obra chinesa tornou-se demasiado cara para isso. Vietname, Bangladesh e outros é que estão a produzir vestuário.
Estou farto de ver roupa da China, meias então é o que mais há. Embora eu só compro meias portuguesas.
Não passam de ignorantes.
Lindo , lindo é o cibertruck, né?
Lixo Chinês, tendo a sorte de funcionar bem durante algum tempo, avariando é para encostar, pois reparações é para esquecer.
Era mesmo isso que ia dizer, se isso durar 2 anos já é muito bom…
Olha os Teslas que lá são feitos, vendem como pães quentes. Queres ver que produzem melhor por dizer Tesla? 😀 E o resto, tudo o que tens em casa que é Made In China? Por ser teu já não funciona mal? 🙂 deixa lá isso, 😉 a realidade é bem diferente do sonho americano 😉
Pelo que vi, os Tesla feitos em Fremont são melhores do que os feitos na fábrica da China, onde até andavam a meter módulos FSD da nVIDIA, portanto obsoletos.
A grande razão porque a Tesla tem fábrica na China é porque devido às tarifas, a exportação de automóveis dos EUA para a China, iam tornar os preços exorbitantes, e como tal iria desincentivar a sua aquisição na China.
Lá está, a Tesla é americana e se na China faz carros fracos, também o poderá fazer na Alemanha, quando lá chegarmos. Má política. Nos Estados Unidos, com material feito na China, eles fazem bons carros, na China, com material feito nos Estados Unidos, eles fazem carros fracos. Não te esqueças que os módulos FSD da nVIDIA são americanos 😉
O Iphone é uma marca chinesa ……………..
Não, é uma marca registada globalmente que faz parte do portefólio de marcas da empresa Apple Inc. Depois, a Apple, tem uma parceria com a Foxconn, empresa que reúne a maioria dos iPhones da Apple em Shenzen na China, embora a Foxconn mantenha fábricas em países de todo o mundo, incluindo a Tailândia, Malásia, República Checa, Coreia do Sul, Singapura e Filipinas. Percebeste? 😉
Eu sei que são americanos, mas a questão é que eles já possuem módulos proprietários, e esses da nVIDIA usaram na China porque devido à pandemia não tinham dos deles. Mas só o fizeram no mercado chinês. O mercado chinês é um mercado onde estão acostumados a coisas de fraca qualidade, por isso todo o chinês com algum dinheiro quer coisas ocidentais. Se forem fazer carros de má qualidade na Alemanha para o mercado europeu não vão longe, porque o consumidor europeu é exigente.
Segundo consta os Tesla melhores são os que vêm da fábrica de Tilburg, na Holanda.
Quando a vontade de ter razão só porque sim é tão grande que faz figura de …
Controlo de qualidade diz-lhe alguma coisa? Empresas grandes PAGAM bem para ter controlo de qualidade, se pagam bem, cobram-se bem.
Uma xafarica pode lá mandar fazer qualquer equipamento, se não pagar vai ter o que merece: clones baratos e reles.
Vá, apague lá o comentário é para o lado que durmo melhor. Mas qualquer pessoa com um QI acima de dois digitos sabe q tenho razão e só está a fazer figurinhas ao defender a china dessa forma.
O teu comentário é confuso, sem qualquer linha condutora que se possa usar para concordar ou discordar. Defender a China? Tens QI? Isto porque qualquer pessoa com QI, mesmo que baixo, sabe que estamos impregnados com produtos chineses e que a China foi muito importante na recuperação do país, depois da quase banca rota de 2011.
Mas mais do que nós, o mundo depende da China. Bastou ver no que se passou com a corrida as máscaras e ventiladores, zaragatoas e afins.
🙂 a China não precisa que a defendamos ou que a ataquemos, o mundo global onde estamos inseridos faz isso por nós todos.
Importante na recuperaçao do país ??! Deves pensar que nos fizeram algum favor…Compraram( chularam) empresas em Portugal e na europa a preço de saldo, roubam descaradamente propriedade industrial ! Deves ser algum infiltrado…
Favor não fizeram, um negócio que não ficaram a perder, isso é certo, mas entraram e investiram. Os governantes na altura não tiveram outro país que investisse. Sobre o roubar a propriedade intelectual, isso não é de agora, mas se conseguires usar o cérebro irás perceber que muita dessa tecnologia foi levada do resto do mundo para lá 😉 foi “dada” de mão beijada. Eles depois, com as leis que já tinham, usaram como quiserem 😉 mas não se conhecia como eram? Ou o lucro falou mais alto? 😉 não vais perceber isso.
Lol… tocou-te no ponto certo? Só te estou a responder mas com argumentos, não tenho culpa de teres um discurso limitado e sempre ofensivo.
Lá por não concordar com o teu discurso básico e sem conteúdo não quer dizer que não mereças uma resposta pelas insinuações. Não sou nem um pouco adepto do comunismo chinês, da agressividade económica que incentivam aos seus a ter em cada país onde se instalam, matando mesmo os ecossistemas nacionais e regionais do comércio, mas se estão a meter dinheiro cá através de compras de ativos do país, que o país colocou á venda, se lhes abrimos as portas a comprar imóveis com o Visa Gold, se o seu banco central empresta dinheiro para segurar empresas nacionais, se são a fábrica do mundo e Portugal vai lá abastecer… queres que o povo que vive em comunhão com eles cuspa no prato onde come? Não sejas tonto.
Não gostar é uma coisa. Não, de facto não gosto da nossa dependência ao poder financeiro deles, outra coisa é ser cego. Isso não sou nem podemos esconder como o dinheiro deles ajudou o país.
Depende de trabalhadores com uma vida e ordenado miserável, muitas vezes até de trabalho infantil, mas sim, china é que é bom.
Volto a repetir, ignorando a questão de ser na China ou noutro lado: controlo de qualidade. Até pode ser feito na China, mas umas empresas pagam por ter um BOM produto e outras levam com clones baratos e material de péssima qualidade.
Portanto, o meu ponto é, sim os Tesla, os iphone e outras marcas apesar de serem fabricados na china funcionam bem porque pagam para isso, o resto…. é lixo chinês simplesmente, clones baratos e martelados que não fazem falta nenhuma no mercado nacional ou internacional.
Se for como uma caixa externa para discos 2.5″ em que tinha um selo QC OK, mas que nem funcionava… olhando ao microscópio percebia-se porquê. É que quem soldou aquilo, não soldou bem o controlador e tinha uma série de patinhas sem solda. Ou seja, ninguém testa nada, limitam-se a colar um selo QC e siga.
Então convém fazeres uma limpeza aí em tua casa, porque se deres uma volta, vais ver que todos os electromésticos dos mais pequenos aos maiores, embora com marcas ocidentais, são feitos na China. Sem sabetrs tem um montão de “lixi” em casa.
Na minha casa só omodem da NOS é “made in China” o que me deixa apreensivo! Verifico a proveniência de tudo o que compro. Não tenho roupa alguma, nem equipamentos com essa origem. Isso é certinho, nem tudo vem da China porque tenho tido o cuidado de não comprar nada chinês ou feito na China e ainda aqui estou.
Se tivesses, e outros como tu, dois dedos de testa, liam a notícia como deve ser e ficavam a saber que o Wulling é uma joint-venture com o colosso americano GM. Parem de dizer bacoradas.
novo mini do Mr Bean
Mas elétrico e amigo do ambiente 😉
Hipótese a considerar como 2º carro, vamos ver se aparece por cá
Já não falta muito para a Alemanha ser um importador de carros chineses e não vender nenhum para lá.
O Pplware agora parece um antro de publicidade a chinesices. Qualquer dia só falta mesmo replicarem aqui artigos do Global Times e abrirem uma loja física do chinês.
Deves ter um trauma qualquer. Tirando os móveis que tems em casa que devem ser do IKEA, tudo o resto é feito na China, só que não sanes porque és um ignorante, ainda por cima traumatizado.
Que grande treta! O trauma deve ser seu! Os meus móveis são todos portuguêses! Equipamentos como disse acima só modem da NOS é made in China! O meu televisor foi construído da República Checa, e outros equipamentos: Reino Unido, Japão e até Suécia. O telemóvel do Vietname. Portanto não se babe com o delírio. Por sinal, só tenho uma estante da IKEA.
Desculpe mas a sua resposta ao comentário do Sr ” Megadrive” foi claramente tendencioso e mal formulada:
1 ) Ja esteve em casa do Sr para saber o que la tem por acaso ?!
2 ) este site so faz propaganda de lixo chinês , já toda a gente sabe disso , já nem fazem um esforço para disfarçar
3 ) se os chineses lhe pagam lhe o ordenado peça um aumento e tire um curso de boas maneiras para evitar tristes figuras .
.
Nem mais.
Eu até compreendo que a 1ª foto até nem favoreça o “carrito a pilhas” como eu por pura brincadeira lhe chamo mas até que acho o veículo bastante interessante para o preço por vós colocado no tópico.
Se viesse para cá, por esse preço, podia ser até mais feio e a dizer McDonald’s nos plásticos todos!.
Para pequenos deslocamentos na cidade é uma maravilha. Para os que se importam o que os outros pensam, comprem BMW ou outros “nazis” e F.-se
Ora nem mais.
Enquanto andarmos a valorizar a matéria prima e a desvalorizar os recursos humanos, todos teremos uma boa fatura a pagar num futuro próximo….
O problema do design deste carro é o tamanho das rodas, deve ter umas jantes de 5′
Não interessa se são chineses ou marcianos, o importante, é que a indústria automóvel seja mais espevita e terminem com a mania das grandezas! Os pobres também tem direito a andarem em carros elétricos, em vez de múmias a gasolina ou gasóleo que poluem muito mais!
O problema que se põe com qualquer importado e particularmente com o Wulling , ao chegar a Portugal, os gatunos aplicam de imediato o ISV, o IRS, o IUC e o preço dispara para os 8000€ ou mais. O costume num país governado pod oportunitas incompetentes. E ao fim de quayro anos, o carro passa a alimentar outro bando de gatunos que nos dão um selo da IP. Português só se revolta no dia em que o governo deixar de o roubar. Português gosta de ser enrabado.
Carros eletricos nacionais, importados de ou de fora da UE não pagam ISV, nao pagam IUC, apenas IVA consoante a data de matricula original e taxas alfandegarias de +- 10%. Quanto a essa barbaridade de IRS nem comentario merece..Descanso e juizinho.
E a nível de segurança?
Pode andar na autoestrada? Se não puder eu dispenso…
Disso ninguém fala. Duvido que isso passe um teste EuroNCAP. E não queria nada estar dentro de um carro desses quando alguém por azar chocasse contra mim. As normas da China são fracas, e as que existem na maioria das vezes fazem vista grossa. Andavam a vender leite em pó para bebés com melamina. Na Europa isso é impensável, as empresas que fabricam essas fórmulas infantis têm todos os cuidados, e existem normas muito restritas de segurança alimentar.
Quem se lembra do Tata Nano?
O princípio deste é o mesmo só que em veículo eléctrico!
O problema para mim é que um produto automóvel ultra low-cost raramente/nunca entra cá no nosso mercado…gostava de estar enganado!
Isso nunca vai pegar em massa enquanto a legislação não mudar e os pequenos eléctricos não puderem vir para lisboa pela ponte ou andarem no ic19 por ex. Já nem é uma questão de preço, é uma questão prática. De resto, um carro a pilhas a custar 4000 paus… you get what you paid for. E mai nada…
Estão a fazer o caminho das impressoras o importante é no futuro vender baterias carro barato bateria cara, tal qual como as máquinas de café de cápsulas o negócio são as cápsulas!!!!!!!!!!
Ora bolas, juntem todos e comprem um pra mim, já que estão a criticar este carro que é mais elegante que sucatas como HB20, Renegade, Cobalt e lixos como Renault Kwid e Fiat MOB
Sem airbag e outros tipos de segurança que já standard no ocidente é normal que custe esse valor. Aqui um video a demonstrar o carro: https://vdn3.vzuu.com/SD/26662138-a3bc-11ea-8a45-0a06d95ee45e.mp4?auth_key=1591289906-0-0-fbaac6b6ee28177ad018489fa0276084&
Apesar de ter participação da GM China, não me parece que tenham muita originalidade, já que outros modelos do género fabricados pelo grupo tem uma coisa em comum: o Smart como modelo. Reparem nos modelos:
E100: https://www.sgmw.com.cn/E100.html
E200: https://www.sgmw.com.cn/E200.html
e E300: https://www.sgmw.com.cn/E300.html
E aqui um acidente real entre um E100 e por exemplo um Audi (onde se nota bem o comportamento da carroçaria comparado ao Smart): https://zhuanlan.zhihu.com/p/74733680
Por acaso não vi onde dizia que não tinha airbags. Tens essa info? Podes mostrar onde está?
Se reparmos bem no volante no vídeo de teste ao carro, vê-se claramente que não tem airbag (nem uma respectiva designação). Na China é usual existirem modelos sem airbag, tal como acontece na Índia ou Brasil por exemplo…
Hmmm ok, pode ser. Mas aquela caixa toda no volante só para a buzina é estranho. Por acaso não li em nenhum lado que não tinha.
Este carro nunca chegará a Portugal e o valor para cerca de 15000€,este carro nem sequer ira para a Europa onde está a segurança,veja-se o caso do kwid eléctrico da dacia que se vende na china a 5000€, no Brasil 10000€ na Europa prevê se custar 22500€ fora impostos, veja se o caso dacia sandero espanha 9500€ mais equipado portugal 12750€ sem encargos um carro 998cm3 68cv.