Novo Porsche Taycan bate o recorde do Tesla Model S Plaid
É uma luta de titãs entre uma marca que mudou o mundo dos fósseis e outra que mudou toda uma indústria para impor os elétricos. Pequenos desafios vão mantendo a Tesla e a Porsche entretidas para perceber quem é a marca mais rápida a completar uma volta completa no mítico circuito de Nurburgring. O Taycan finalmente conseguiu tirar o recorde do Tesla Model S Plaid.
Espera-se que o novo Porsche Taycan seja revelado em breve. Antes do seu lançamento, a marca alemã testou o Taycan de pré-série em Nurburgring. O novo Porsche Taycan percorreu o Nurburgring 26 segundos mais rápido do que a versão atual, superando o Tesla Model S Plaid por uns impressionantes 18 segundos.
Novo Porsche Taycan arrasa recorde do Tesla Model S Plaid
A Porsche testa o novo Taycan já há vários meses. Vimos pela primeira vez o novo Taycan Turbo GT desportivo em setembro, quando o rival do Tesla Model S deu uma volta em Nurburgring. O novo modelo é facilmente superior ao Taycan atual.
Este bólide é um modelo de pré-série, que foi conduzido por Lars Kern. O tempo conseguido foi de facto assinalável, o piloto percorreu o Nurburgring em 7:07:55. Este tempo é 26 segundos mais rápido do que o seu último recorde, estabelecido em 2022 com o Porsche Taycan S Sport.
É também 18 segundos mais rápido do que o tempo do Tesla Model S Plaid de 7:25:31 estabelecido em junho. Porsche e Tesla não vão parar de "reconquistar" este titulo, luta que começou em 2019.
O Taycan da Porsche bateu o recorde em 2019, com a Tesla a experimentar as primeiras versões do Model S Plaid logo depois. Embora o Plaid tenha sido adiado durante dois anos, o modelo de alto desempenho bateu o recorde em 2021 com um tempo de volta de 7:35:579.
Taycan ainda não é o rei de Nurburgring
A Porsche recuperou o título um ano mais tarde, mas o Plaid não o deixou muito tempo fora de portas e em junho, o Tesla reconquistou de novo a coroa!
Agora, parece que a Porsche está a tentar recuperar este título.
Vinte e seis segundos é meia eternidade no desporto automóvel. Isto coloca o Taycan na mesma liga que os hipercarros elétricos.
Explicou Kevin Giek, responsável pela linha de modelos.
Giek também observou que o novo Taycan fez "quase exatamente o mesmo tempo" em várias voltas. O tempo coloca o novo veículo elétrico apenas a pouco mais de 2 segundos do último recorde do Rimac Nevera, que se situa nos 7:05:298. Este ainda é o rei desta pista.
Este novo resultado coloca o novo Porsche Taycan como o veículo elétrico de quatro portas mais rápido a percorrer o Nurburgring. No entanto, deve ter em atenção que se trata ainda de um modelo de pré-série.
Espera-se que o novo Taycan da Porsche seja a versão mais potente até à data. O atual Taycan Turbo S, topo de gama, tem 750 cv e faz dos 0 aos 60 em 2,6 segundos. Segundo alguns rumores, a nova versão GT terá cerca de 1000 cv, colocando-a na mesma discussão que o Tesla Model S Plaid (1.020 cv).
A marca germânica disse que um vídeo onboard da volta completa será publicado em meados de março. Isto deixa uma questão: será que é nessa altura que a Porsche vai revelar oficialmente o novo modelo?
De salientar que este Porsche Taycan consegue ser mais rápido que o próprio Porsche 992 Tubo S e entra em território dos hypercarros…
E a seguir vem outro que vai bater este, é assim que funciona a concorrência, tentar sempre bater os “rivais”
E vai continuar a haver mercado para este tipo de carro e marcas, quando ouvimos dizer que é o fim da Tesla por causa da BYD, ou dos carros europeus, há mercado para todos, quem compra um super carro, compra porque pode e gosta de ter algo que muito poucas pessoas conseguem, não compra porque o modelo X ou Y custa menos Z, compra exatamente por serem caros e raros.
exactamente!
Parece que as pessoas não têm a noção do tamanho do planeta e quantas pessoas existem para comprar carros, há espaço para todas as marcas.
A VW não tem um modelo que tenha dado prejuízo, todos vendem independentemente de venderem pouco ou não, caso da SEAT sempre vendeu maioritariamente para Portugal e Espanha. o Grupo VAG a Toyota tem n modelos e marcas para chegar a determinado mercado.
Eu sou contra ser vendido como carro normal um Tesla que faz dos 0-100km/h em 3s a uma pessoa que nao tem capacidade para guiar o mesmo, depois dá os acidentes que dá, a VAG separa essas gamas para atingir o mercado certo, queres compra um porsche, ou um ID4 mas com qualidade e velocidade inferior, mas se queres intermedio vai para um AUDI
Apesar de toda a tecnologia e potência do Model S, a Porsche saberá contruir um desportivo deste calibre como poucas outras o sabem.
Estamos a comparar uma marca que constrói carros rápidos e muito rápidos com uma marca que é especialista em desportivos e superdesportivos.
Menos no preço e eficiência…
Mal parecia uma marca quase centenária e com um currículo desportivo tão vasto, não conseguir bater outra marca que faz carrinhos iTech há meia dúzia de anos, e que nada ganhou ou provou e só sabe fazer carros as pilhas.
E demorou um aninho a consegui-lo já com a 2º iteração do carro seixa que venha a 2ºversao do model s plaid e la vai a Porsche apanhar papagaios outra vez ahahah
Nada ganhou ou provou?
Por muito que se possa dizer mal da Tesla uma coisa é um facto. Foi a Tesla que deu o grande impulso neste mercado de carros eléctricos.
E o Mr. Y tem um model Y
Ehehehehe
isto
As marcas em vez de fazerem produtos para o público em geral com preços e qualidade andam no circuito a medir pilinhas com modelos que uma minoria tem e/ou pode comprar.
+1
Eu adoro ultrapassar os Teslas na A1. Coitados se forem em ritmo mas “apressado”, lá vão as baterias! Fácil, fácil!
Fácil, fácil é o que eles têm que fazer para ultrapassa-lo.
Curioso, porque nunca vejo ninguém a passar por mim na A1, só se passam por fora da A1. LOOOL
Que vc é um ganda ás do volante já a gente sabe, 😛
Ao que parece há por melhores, que até dizem fazer médias de 150 kmh em AE. Loooooool
Isso realmente é um bicho de 7 cabeças!
Tem até à 1ª quinzena de Fevereiro. Depois disso é excluido 😛
Então depois ele rebenta ?
Eu na autoestrada só os vejo Teslas a andar lentamente, mas já sabemos o porquê.
Eu não, provavelmente nem sabem reconhecer Teslas .
@Samuel, aqueles teslas a pastar ovos a 120km/h.. era multa-los a todos! 😀
Ah espera la.. é o limite máximo de velocidade.
Fácil mesmo, gostaria de o ver a acompanhar o meu automóvel com o seu Tesla. Numa A1, chegava a meio já sem bateria! Esqueça, não tem hipótese.
A meio também não, um pouco mais acima, andam tão depressa e não os vejo a andar depressa ? Não entendo, ou então o vosso velocimentro anda muito adiantado.
Eu tenho um Model 3, e sei qual é a velocidade maxima que consigo atingir. E tambem sei o tempo que demoro para lá chegar.
Sei tambem quanto consome enquanto vou a essa velocidade (não é bonito, eheh). Mas e quanto é que o seu consome a essa velocidade?
Ahh também que se for a essa velocidade não faco os km todos que a estimativa me diz que faco, porque lá está.. é a estimativa relativa aos km’s anteriores. Passados uns minutos, é ver a estimativa a descer.
Agora não me diga é que não saimos os dois do Porto e eu não consigo chegar ao Pombal, porque segundo sei ainda não ha autobahn ai, por isso andamos os dois a 120km/h 😉
Mas quem anda a 120? Os elétricos são lentos, ponto!
Conversa de condutor de elektro para desculpar o indesculpável. O que se vê são muitos nas AEA a velocidades de nacional.
E pode ir a mais de 120 sem qq risco de multa,
tem tolerância de 10%.
E pode acrescentar 30kms/h correndo o risco de coima leve (sem perda de pontos ). Normalmente as patrulhas nem ligam a estas últimas. Caso tenha mesmo azar com a patrulha ou q o Waze falhe na indicação do radar e/ou patrulha então o prejuízo tb não é grande. É lidar.
@Joao,
experimente viver num pais em que os limites de velocidade sao inferiores a 120km/h na maioria das estradas (80km/h na grande maioria das estradas), e quando é multado fica a pensar se valeu mesmo a pena os 10 / 15km/h a mais que levava, porque doi na carteira.
@Yamahia,
Portanto a conversa correcta seria: bora toda a gente andar acima do limite de velocidade. Até porque toda a gente é um excelente condutor como voces e por isso nao ha problema nenhum de toda a gente andar a 150km/h. O problema sao os que vao a 132km/h (para incluir ja os 10% que referiu).
Entao e espere la.. nao eram os Teslas que eram os lentos? Agora ja é tudo o que é electrico? Não me diga que por exemplo o Taycan electrico está limitado a 99km/h (para incluir ja os seus 10%) 😀
@Egoniz, o perigo numa AE não é a velocidade.
O grande perigo é a diferença de velocidades entre os veículos q aumenta visivelmente o risco de colisões. Adaptar a velocidade ao fluxo de tráfego é crucial para a segurança rodoviária.
É mais q evidente q se a maioria vai nos 130 e de repente aparece um oaspalho a 90/100, muitas vezes na faixa do meio, esse elemento é o verdadeiro perigo nesta equação.
Eu nao disse q is teskas ou qq outro elektro nao conseguem andar deoressa. O q disse é q is vejo a andar mais devagar do q o q seria desejável e compreendo o pq dessa situação.
Se querem poupar bateria, ok, nada contra. Mas pelo menos encostem-se à direita.
A diferença entre os CI e os VE ? sim, os CI andam muito devagar, isso pode ser mau sim.
Então também atropela camiões ?
Então se esse é o perigo ? porque não aumentam a velocidade mínima de 50 para 90 ?
Acho que o Elon programou os Teslas para quando entram na A1 andarem mais devagar. De certeza..
E toda a gense sabe que os carros a combustiveis fosseis consomem o mesmo se forem em ritmo mais “apressado”. Só mesmo os electricos é que consomem mais.. claro. ahaha
Depois de ter visto Porsche e Ferraris a pastar na AE, vi que sao um grande Flop.
Qualquer Renault Clio a cair de podre passa por uma dessas “maquinas”.
Tal e qual!
Confirmo, em autoestrada os Teslas são lentos… São bons no arranque mas não dá para muito mais, se não lá vai a carga.
Então mas em autoestrada o limite não é na mesma os 120km/h?
Não sabia que os Teslas quando entram nas autoestradas perdem velocidade e ficam “mais lentos”.
De acordo com o seu comentário, os Teslas consomem mais quando andam a velocidades mais rápidas, mas os carros a combustiveis fossei consomem o mesmo? Se tiverem na reserva, pé a fundo que não ha problema que consome o mesmo?
Opah… há com cada um!
Não ligue, a inveja é assim.
Não tem hipótese. Ja tive um Tesla e de facto não dá para apertar, se não dá para fazer tudo de uma vez por exemplo Lisboa -Porto). Eu ao menos reconheço, não sou do rebanho.
Depende do Tesla que era.
Qq dia já ganham as 24 horas de “LeMans”
Com o avanço que vai dar aos outros até pode ficar 2 horas a carregar e ainda ganha
Dúvidas ?
https://www.google.com/amp/s/www.motor1.com/news/366038/porsche-taycan-nardo-endurance-run/amp/
3.425 kms? Fraquito!
Muito longe dos 5411 kms do R15+ TDI de 2010.
Já tinha visto.