Noruega confirma que elétricos arrancam melhor em condições de frio do que os térmicos
Um serviço de assistência da Noruega confirmou que os carros elétricos arrancam melhor em condições de frio extremo do que os automóveis térmicos.
Os carros elétricos não perfazem uma maioria, globalmente. Contudo, na Noruega, o cenário é diferente, pois no ano passado o país conseguiu que estes modelos eletrificados representassem uns impressionantes 82,4% da quota de mercado.
Atualmente, a Noruega é o mercado com maior percentagem de carros elétricos, fruto de incentivos e ações que o país conduziu por vários anos. Em 2023, foram registados 104.590 veículos elétricos a bateria, bem como 10.169 híbridos plug-in, aumentando a quota para 90%.
O sucesso dos modelos eletrificados na Noruega contrasta com a crença generalizada de que os carros elétricos têm um desempenho pior em climas frios do que os modelos com motor de combustão interna.
Agora, em mais uma tentativa de desmenti-la, a empresa de assistência rodoviária Viking revelou que, de facto, os elétricos são menos problemáticos nestas condições.
Durante o mês de janeiro, a Viking atendeu cerca de 38.000 automobilistas, dos quais 8795 conduziam um veículo elétrico, ou seja, 23%. Recorde-se que os carros elétricos representam atualmente 24% dos carros nas estradas norueguesas.
No entanto, a proporção é diferente, se considerarmos os problemas de arranque: das 16.410 chamadas, apenas 2273 foram para carros elétricos, ou seja, 14%. Por outro lado, em 45% dos casos, o problema foi causado pela bateria de 12 volts. Houve também 289 pessoas que tiveram problemas ao desligar o cabo de carregamento e 309 que ficaram sem bateria.
Chegámos à conclusão de que o carro elétrico tem um desempenho significativamente melhor do que o carro térmico médio em termos de problemas de arranque a frio. Trata-se de uma conclusão surpreendente do ponto de vista da impressão geral.
Partilhou Svein Setrom, diretor de rede da Viking.
O problema não é arrancar, é a autonomia. Existem diferenças de 40% em relação à autonomia “prometida”. Não sou eu que o digo, são os “estudos”.
Autonomia é sempre medida em condições ideais. A autonomia dos motores a combustão também nunca é a anunciada
E os estudos não dizem que os a combustão não têm menos autonomia nestas condições ?
Ahahaha, deves estar a brincar, o Ice na mesmas condições que uma AE não perde autonomia gênio …
Não, então porque eles dizem que perde ?
10 a 20% em cidade, e 15 a 33% em pequenos percursos.
https://www.energy.gov/energysaver/fuel-economy-cold-weather
Neste momento, podes ir buscar artigos que quiseres, digo-te já o Ice não perde autonomia face a um elétrico…
Agora se não consegues perceber o porquê, isso já é outra história, nem tudo está escarrapachado na internet…
Pois não perde, já que tem mais autonomia, mas que perde, perde, não há duvida nenhuma.
Eu consigo, ineficiência, onde já são fracos, e depois a maior resistência do ar, como acontece também nos eléctricos.
Se não está porque você não coloca ? não lhe convém ?
@abastardo, a tua argumentação é de ir às lágrimas, de tristeza mas tão típica da atualidade. contra uma facto, uma opinião e estás certo porque “digo-te já ” e “Agora se não consegues perceber o porquê, isso já é outra história, Agora se não consegues perceber o porquê, isso já é outra história” sem nunca sequer teres explicada nadinha…
é cada um!
@JL outra vez?! Isso e o tempo de aquecimento do motor ice “(3- to 4-mile) trips”
Fdx q troca tintas loolool
HEIN???? Um ICE não gasta mais a andar mais depressa?
Troquei alguma coisa ? Até disse onde, mas se quiser vou buscar dados sobre isso.
Nem só isso, a resistência ao ar também aumenta o consumo.
Não perde autonomia? Como não se perde eficiência
Tanto perde um como outro, a diferença é que como os a combustão já são miseráveis na eficiência, não se nota tanto a perda de autonomia.
Uiii……a blasfémia que para aí vai.
Deixa que o paladino dos VEs já aqui te vem dizer como é.
Ena, chegou outro paladino.
Vêm falar de um assunto , e como isto lhes incomoda trazem logo outro para tentar mudar assunto.
«…Atualmente, a Noruega é o mercado com maior percentagem de carros elétricos…»
É normal o Reino da Noruega é o 12º País na lista de produtores de petróleo, daí possuir uma elevada percentagem de carros eléctricos que são dependentes dos combustíveis fósseis.
Eléctricos são dependentes ? Em quê? Na gasolina que gastam ?
para produzir a eletricidade, ou tu pensas que tanta eletricidade no país deles vem do sol, onde o país tem muito pouco sol….es mesmo paladino tu
Onde mostre lá quanta electricidade eles produzem com combustíveis fósseis ?
Gás – 5 a 20%
Hidrica – 80 a 95%
Energia produzida com petróleo – 0.000%
De acordo as fontes oficiais.
“Norway has the highest share of electricity produced from renewable sources in Europe, and the lowest emissions from the power sector.”
“98 percent of the electricity production come from renewable energy sources”
Sem combustíveis fósseis os carros eléctricos não funcionam.
Não ? Então qual é o mix da Noruega ?
Talvez seja mais correto dizer que sem combustíveis fósseis não há carros elétricos.
E sem electricidade não há combustão, não entendo o porquê desse disparate e preconceito.
O petróleo gera a electricidade de que necessita.
@Yamahia, na Noruega a energia é gerada através turbinas alimentadas a gás e por barragens hídricas. Não há petróleo envolvido na produção de energia.
Gera ? Como ? Na sua imaginação ?
Eu sei.
Estava a responder ali ao @JL que é possível explorar e refinar petróleo, bem como alimentar bombas de combustível sem necessidade de electricidade de rede.
É possível mas não o fazem por questão de custos. Só nas plataformas, e nas que estão longe da costa, porque nalgumas até passam cabos pelo fundo do mar.
O meu tem funcionado bastante é do painel solar diretamente para a bateria
E sem inversor.
Inversor em DC?
Pode usar apenas um mppt.
Mas o normal é usar sim um inversor.
Quem tem um carregador DC ?
Peço desculpa motinhas realmente foi erro meu retifico o meu comentário. Sol -> Raios Solares -> Atmosfera -> Painel Solar -> Fio -> Inversor -> Fio -> Quadro principal -> Dijuntor -> Fio -> Quadro garagem -> Fio -> Tomada Carro -> Carregador -> Cabo -> Porta de Carregamento -> Fio -> Bateria
Pronto agora sim acho que ficou tudo para o motinhas não ter dúvidas
Há carregadores DC, não são é baratos.
Realmente assim está melhor ruizinho.
98% da energia da Noruega é renovavel
Mas que comparação mais idiota. Os elétricos têm dificuldade em pegar? O “arrancar” entende se por dar à chave para dar o arranque do motor. É natural que um carro a combustão, quando em ambientes frios, tenha dificuldades em pegar o motor. Por vezes é preciso insistir. Onde é que acontece isso num eléctrico?
Assim que li o título pensei nisso, depois ao ler o resto do texto não li nenhuma explicação, para os mais leigos, do porquê os carros a combustão custar a pegar em condições climáticas mais frias! Só informaram percentagens e quantidades!
Porquê? Porque em condições frias demoram mais a pegar, em muitos casos até passam a noite ligados à tomada para manter os blocos aquecidos.
Certo, agora explica lá porque é que estão a fazer esta comparação ridicula…
Ninguém está a fazer comparação nenhuma, só na sua mente…
Não é nenhuma comparação, são dados estatísticos.
Não é??? Deves estar a ler outro artigo e não o mesmo que os outros…
Não, são dados estatísticos, mas enfim, deve estar todo incomodado com a novidade, que não era novidade nenhuma.
“Chegámos à conclusão de que o carro elétrico tem um desempenho significativamente melhor do que o carro térmico médio em termos de problemas de arranque a frio. Trata-se de uma conclusão surpreendente do ponto de vista da impressão geral.”
Mais uma vez, é uma comparação ridicula por mais que queiras deturpar as coisas há tua maneira, simplesmente és uma bela vigarice que aqui anda e já caiu o pano há muito que todos percebemos isso que aqui andamos.
Sabes tanto de AE como eu de jardinagem…
Eu não deturpei nada, já você tentou deturpar vindo falar de um assunto que nada tem a ver com este artigo.
Não há comparação nenhuma, este senhores chegaram à conclusão que os eléctricos são melhores nas condições descritas, portanto não existe comparação, apenas uma conclusão como é dita no artigo.
A sua opinião não conta nada, eu nem sequer dei nenhuma opinião.
“este senhores chegaram à conclusão que os eléctricos são melhores nas condições descritas”
A única coisa q concluíram foi q xarros a combustão VELHOS avariam o mesmo que carros eléctricos NOVOS.
A explicação está mais abaixo.
Onde dizem que são velhos ?
Estudou a tabela que lhe enviei?
Resumidamente e novamente. Os carros a combustão têm mais de média de idades de 14.2 anos e os elektros têm média de 4.8 anos.
Quais são os velhos?
A tabela não refere anos em lado nenhum e a média de idade dos carros por lá é de 10.8 anos em 2022.
Não tem como calcular isso dessa maneira.
E onde dizem que foram os a combustão velhos que avariaram ?
Daqui a pouco la vai aparecer um que cá conheço
Está com dores de barriga ?
Isto ajuda:
https://www.rennie.pt
Experimentas as carapuças todas….
O pior é que te servem todas kkkkk
Eu sei bem que é para mim, ele já é conhecido, andam aqui há meses com estes ameaços, troca de Nick cada vez que cá vem, enfim, mais um incomodado.
Existe locais que tem que colocar um aquecedor para aquecer o motor/óleo para o carro poder arrancar.
Quem lê isto parece que os EVs tiveram menos avarias que os ICE
Vamos a números:
Total de avarias = 38000, EVs = 8795 (23%), ICE = 29205(77%)
Depois referem que 24% dos veiculos a circular são EVs, não referem números em concreto
Mas podemos fazer um exercicio pelo absurdo e dizer que o total de veiculos a circular são 38000 (esses sabemos que existem e pela lei dos grandes números não é preciso mais)
E de repente vemos que os EVs avariaram tantas vezes quantas os ICE, 23% é virtualmente igual 24%
Onde disseram que os 8795 foram por avarias ?
“das 16.410 chamadas, apenas 2273 foram para carros elétricos, ou seja, 14%.”
Todos os 8795 casos com carros elektros foram avarias. 14% foram avarias relacionadas com o sistema de arranque.
Onde dizem que foram avarias ?
Outra vez?
Então pq chamaram o reboque? Para conversar com o motorista?
Onde dizem que chamaram reboque e foi avaria ?
Se furar ou ficar preso na neve é avaria ?
Chamar o reboque por causa de um furo?!
Este mundo está perdido looolooolooolool
Nos carros que não têm pneu suplente fazem o quê?
Está,.o mundo está perdido para aqueles que inventam muito.
O que fazem? Compram um carro como deve ser! Depois venha-se para cá gabar que os elektros têm muito espaço… Pudera, é só a cortar no material. Já não bastava na tinta, na suspensão,
no requinte, etc, agora tb cortam no pneu lool
Qual é a diferença para um a combustão ?
Dos mais recentes algum tem pneu suplente ?
Os EV até podem ser melhores no arranque mas a quebra de autonomia é brutal, vejam o próprio site da Dacia para o seu modelo Spring. para uma media de 80Km/h, de uma autonomia de 199Km a 20ºC para 110Km a 0ºC. O que cerca de 45% menos de autonomia.
Aqui fica o link para quem quiser ver.
https://www.dacia.pt/gama/spring/autonomia-carregamento.html
E quanto é a quebra de um a combustão nas mesmas condições ?
Deves estar a gozar certo??? deves pensar que são todos cromos como tu…
Quem está a ser cromo é você, até porque já lhe dei provas.
Acha mesmo que esse tipo de persuasão resulta nalguma coisa ?
Uma coisa que os pseudo-estudiosos que retiraram conclusões destes dados se esqueceram foi que os carros a combustão na Noruega têm uma media de idades de 14,2 anos. Enquanto que os carros elektros têm uma idade média de 4,8 anos.
Conclusão principal a retirar deste estudo:
-Carros elektros NOVOS têm o mesmo nr de avarias que carros a combustão VELHOS.
Ah sim, onde referem isso ?
Isto não é estudo, são números estatísticos.
E?
Qual é mesmo a duvida?
Idade média ?
Sim os térmicos na Noruega têm uma media de idades de 14.2 anos enquanto nos elektros é 4.8 anos.
A media geral incluindo todo o tipo de carros é 10.5 anos.
Duvidas?
A dúvida continua, onde foi buscar isso ?
Faça bem as contas. De entre as varias tabelas e dados fornecidos recomendo as tabelas deste link.Parque até 2 decadas:
https://www.ssb.no/en/transport-og-reiseliv/landtransport/statistikk/bilparken
“Next update: 3 April 2024”
Se aguardar por Abril, vai verificar que a idade média alargou mais uma décima, apesar das vendas de novos elektros. Varias fontes já apontam para isso.
É lidar.
Mas a idade média neste momento está em 10.7 anos, onde foi inventar os 14 ? Onde está nos primeiros lugares da Europa.
Enfim, sempre a deturpar.
Não se enganou na tabela ? Onde está a a idade ?
Dos eléctricos vai continuar a descer, e dos a combustão a subir, porquê, porque vendem mais eléctricos e menos a combustão, oh seja, quantos menos carros novos entram no universo do cálculo, mais velhos ficam os existentes.
Mas isso é muito para si, que até nem nada contra eléctricos.
“está em 10.7”
Já? Referi aí para cima 10,5 mas eram nrs de 2021/2022. Mais me ajuda. há 3 ou 4 anos estava em 9 e pouco. Como vê apesar da venda de elektros novos, os velhos vão-se mantendo dado que a idade media continua a aumentar a cada ano.
Estava ? Então mostre lá os números ?
Se vendeu poucos a combustão, agora só podem envelhecer porque o número não é suficiente para renovar frota.
E não esquecer que a Noruega não tem experiência nem com frio e nem com eléctricos. São estudos feitos com dados não existentes
Nada mesmo, aqui os tugas é que entendem do assunto, e principalmente aqueles que nem tiveram um. LOOL
A começar por ti certo???, que isso todos nos sabemos, vives o sonho, mas alcança-lo talvez um dia…
Não, eu vivo a realidade. Você e outros é que vivem esse trauma de tentar perseguir os outros. Infelizes. trolls.
Agora explica lá como um carro elétrico que anuncia uma autonomia elétrica, entre 378km e 434km, não consegue chegar a fronteira de Vilar Formoso saído do Porto?
Fazendo a viagem a velocidade limite com o ar condicionado ligado, carro em questão um cupra, mas com um peugeot 308 1.5 hdi consigo ir vir sem parar para abastecer.
Continuas a viver na tua bolha, claramente o teu meio de transporte anterior era um autocarro da carris e nunca conduziste um carro a combustão, para ti o elétrico é a única coisa que conheces na vida, vê se mesmo que não sabes como funciona um carro a combustão.
Eu atesto uma vez por semana 50 litros e indica que faz 900km e faz 900km esteja frio, calor ou o ar condicionado ligado.
Mas não estas pronto para essa conversa.
O que isso tem a ver com o assunto aqui ?
Também sou capaz de meter 300 kms de autonomia nesse 308 1.5 hdi.
E o que tenho a ver com esse assunto ?
Se não consegue é porque não pesca nada do assunto ou então está a aldrabar o teste, sabe ao menos conduzir ?
Se está bem porque embirra com aquilo que não quer ? onde agora atenho de fazer o que você faz ? e quem lhe disse que tenho o carro electrico que você testou ? ou não testou.
Se não lhe serve porque se preocupa, venda já isso.
Deixe ver se percebi, como não dá para si, eu tenho de vender o meu ?
Mas já agora fiquei curioso, o carro apresentava 434, mas tinha sido conduzido por si ? e depois só fez 378 ? como fez isso ?
Que carro é ?
Porr* @JL, Vc baralha tudo.
O carro é o Cupra e com a bateria cheia anuncia autonomia para entre 378km e 434km. Mas não faz 259 kms q é a distância entre Porto e Vilar Formoso a velocidades legais.
Eu nem baralho, o carro anunciava como ?
Os a combustão anunciam sempre a mesma autonomia, independente da forma de condução ? Ora bolas, mais uma razão porque querem acabar com eles.
Ah, já agora não tenho cupra nenhum, portanto estou safo.
Vc estava a misturar o intervalo de autonomias anunciadas pelo Cupra.
P.S. O seu tb não faz Porto-VilarFormoso. Escusa desculpar-se.
O meu não faz 300 KMS em autoestrada ? Looooool
Também não fazia menos de 20 kwh a mais de 125 kmh ?
Ah tá bem porque há algum maluco que não faz.
Com cada disparate.
Se tivesses lido o teste que fiz com o tesla model 3 ficarias a perceber porquê.
Basicamente, nas mesmas condições e trajecto, o meu diesel faz 6.5l/100 o meu tesla faz uns 300km. Model 3 75Kw.
Os electricos, em estrada “aberta” requerem peciência e planeamento dependendo da distância.
Ah sim, e tão qual é a versão de software do seu Tesla ?
Sim por isso, à cautela, guardaram os térmicos.
A Noruega embora sendo dos países mais ricos, se não o mais rico, da europa per capita, tirando os países da europa de 3⁰ mundo, a Noruega é o q tem o parque automóvel mais envelhecido. E continua a envelhecer apesar do boom recente de vendas elektras. (2017 até ao presente)
É? Provas disso ?
Sim fui eu que conduzi o carro até Madrid uma experiência a não repetir, o carro indicava a autonomia depois de o ter carregado a 100%
Fiz a viagem sempre nos limites legais de velocidade e com ar condicionado ligado estava frio e chuva, temperaturas por volta dos 8 graus.
Para uma viagem de 540 km tive de parar 3 vezes, a terceira faltavam 30 km para o destino e não quis arriscar com uma autonomia de 100km prováveis e ter de ficar a pé em Madrid.
E no fim de arrancar ele não foi atualizando a autonomia ?
Venho anunciar mais um exemplo de fiabilidade.
9 anos e estão acabados.
https://youtu.be/yj-4iBfMeZA?si=dDCQ4ho6kMcnyiR3
Não falha eheh
Vindo desse tem muita credibilidade, ah e tal, os eléctricos até caixa de velocidades têm. Lloooooool
Independentemente dos “estudos” que valem o que valem, eu tenho carros a gasóleo, 100% elétrico e hibrido plugin. E sem duvida que a autonomia do 100% elétrico varia muito mais em condições de frio/calor, ar condicionado, vento, subidas, auto estrada, etc do que os a combustão.
Quanto mais eficiente é o veiculo mais varia a autonomia, essa é uma das razões porque querem acabar limitar os seus passos.
“Quanto mais eficiente é o veiculo mais varia a autonomia”
Esta vai directamente para a caixinha de tesourinhos Lol
Claro, porque para pessoas que não pescam nada do assunto, a eficiência não lhe diz nada, a grande maioria nem sabe o que é isso, você é ao mais um…
Não meu caro.
A questão é o teu stress é tando que nem pensas nas bacuradas que dizes.
Eficiência é manter o consumo mais perto dos menores valores possíveis em qualquer situação, o que consequentemente vai variar pouco na autonomia.
Que bacurada eu disse ?
Errado, isso não é eficiência.
Além disse se a eficiência é manter os valores mais baixos possíveis quer dizer que consoante a situação o carro consome mais quando a situação assim o exige e menos quando não o exige, logo a variação de autonomia será maior em diferentes tipos de percurso.
Mas ok, já vimos que não sabe o que é eficiência.
Mais uma vez a desconversar e a não teres a minima noção do disparates dito, que aliás já está no baú 🙂
Basicamente o que disseste é que um 5.0 V12 de 1990 é altamente eficiente, já que a sua autonomia varia drasticamente nos diferentes tipos de carga.
“Quanto mais eficiente é o veiculo mais varia a autonomia”
Se ele fosse eficiente consumia menos em cidade do que em autoestrada, é isso que acontece ?
Portanto não é eficiente nem perto disso e mais uma vez demonstra que não tem o mínimo de ideia o que é eficiente, até porque motores com muitos cilindros em carros nunca foi por eficiência.
As unidades de medida é que mudam, kw em vez de litros, mas se pensar que em custo 1L de combustível 1,7€ média equivale a mais de 10kw verá que a diferença é maior no combustão, nos eléctricos a diferença para mais muito dificilmente será de 10kw, mas é fácil um combustão gastar mais 1L em condições muito difíceis, então em cidade nem se fala.
O problema é que a autonomia dos eléctricos é muito mais restrita do que os combustão, mas se a autonomia subir para 800-1000km , como penso que vai acontecer com o avanço da tecnologia, a vantagem dos eléctricos será total
“querem acabar limitar os seus passos.”
O q quer dizer com isto?
Tire o “acabar” e fica tudo bem. Loool
Quem quer limitar? Em Paris já tentaram e falharam. Correu mal.
Quem é o seguinte a querer limitar?
O que correu mal ?
Lisboa.
Paris quis proibir carros anteriores a 1997. Não conseguiram.
Lisboa o q?
Delírios de Anacoretas? Vamos ver…
Lisboa já proibiu nalgumas zonas, apesar de não haver muita fiscalização, e vai reforçar, procure nas notícias.
Vai…vai. Veremos.
Quer dizer que já não sabe o que inventar mais para justificar que é fanático de carros elétricos e só diz bacuradas…
Quem ? Você é fanático ? Já deu para ver.
Vai continuar a fazer a mesma figura que fez até aqui ? Só vou aumentar a quantidade posts que faço. Looool
Em 74 comentários 28 (ainda) são do Santo Padroeiro da mobilidade eléctrica!
A batalha continua….
Contra os petrolões marchar, marchar….
Já vao em 38, este gajo podia vir para o porto que estamos a precisar, está em todo o lado,
Podia ter dito mais cedo, ontem estive por aí. Looool
Ena, até os contou, depois sou eu que não tenho nada fazer. Loooool
Contra ? Eu não dou contra nada, só você parece que é.
Mas ok, vou esforçar me mais um pouco para bater mais records. Quanto mais insistem com esse argumento, pior farei….
A adolescência é mesmo assim.
Mas costuma passar em quase todos.
Você lá sabe qual fase está a passar.
Adoro o meu Cooper S de 2006 a Gasolina, que ao ralenti esta a emitir CO2 = 8,5g
É daqueles que quando tenho um elétrico atras de mim, eu só tiro o pé do acelerador e deita uma lavareda para ver se queima os para-choques dos apressados. Resulta 100% das vezes . ADORO O MEU VELHINHO ♥
A sério senhor ambientalista ?
Você é tão triste… É tudo uma questão de ficar para trás… Você não conhece mesmo o que são VEs eo seu poder… Claro, como nos fumarentos, há de tudo, uma que andam mais, outros mais económicos. Mas os Tesla andarem pouco… Isso é dor de cotovelo, não é?
É uma criança, tem de ficar sempre na frente, ou pensar que fica.
Quantos Tesla já o comeram? Ah, diga lá a gente…
Muitoooooos, alias tenho uns amigos com model 3 performance..
Mas quando andam no meu saem de lá com um sorriso no rosto e só sabem dizer “O tesla arranca muito rápido, mas fazer uma serra com o Mini é fantástico e os pops and bangs cria uma sensação de adrenalina. ”
Mas também te amo muito ♥
E digo-te mais, já tive vários atras de mim a 230/240 e passado meia dúzia de kms nunca mais os vi. ( Tiraram o pé do acelerador porque tem “juízo” )
E esqueci-me de mencionar uma coisa, os donos dos tesla é que para além de terem Dinheiro ainda tem que provar á mulher que o carro a pilhas anda mais que um velhinho de 2006. ( Tem que compensar outra coisa pequena ).
E até já foram a correr trocar. Loooool
Se isso fosse mesmo bom estava mesmo preocupado com Teslas, o seu amigo também deve ir para grupos de minis fazer o mesmo. Loool
Pois não, eles passaram para a frente e deixou de os ver.
Hum, já vi que nem de carros percebe, já que estes não são a pilhas.
Tu é que tens a coisa pequena para te andares a gabar dos 230/240
É só Fittipaldis…
Como é que vou argumentar contra uma pessoa que pega numa afirmação minha e faz ctrl c + ctrl v ?
Mas eu vou tentar explicar-te uma coisa, quem puxou a conversa de andamento dos carros foi um defensor da Tesla, chamado Antonio+Vasco com o seguinte comentario:
Quantos Tesla já o comeram? Ah, diga lá a gente…
Espero que da próxima consiga ler o comentário principal antes de quase ter um ataque cardíaco meu lindo ♥
Jl, Meu querido e simpático comentador ♥
Eles não trocaram nem eu os deixo trocar, senão vou dar tanga a quem ?
Estas a ficar velhinho, isto aqui não é um grupo de teslas. Mas gostei da comparação !
Vou-te dizer o que acontece:
Com os Model 3 Performance ainda andam lado a lado, mas depois falta pulmão ( Pilhas ) e eu vou á minha vidinha.
Quanto as novos LR, com a velocidade máxima de 205km/h só os vejo encostados á direita a 100.
Mas mesmo assim ainda te amamos muito meu querido ♥
Ah você é que manda neles ? É o dono dos seus amigos.
Enfim, tanta treta a juntar aquela que já tinha dito.
Então o defensor dos charutos veio cá puxar conversa sobre ser valentão como ;”É daqueles que quando tenho um elétrico atras de mim, eu só tiro o pé do acelerador e deita uma lavareda para ver se queima os para-choques dos apressados”
Pois, já que não consegue ter conversa de gente, fica pela conversa de miúdo. Enfim, como já ficou muitas vezes para trás, tenta ficar-se pelos comentários em fóruns para ver se limpas as mágoas das vergonhas que passa com o charuto.Looool
Mando neles sim senhora, mas quem manda afinal ?
Es tão triste que nem percebes a ironia básica da vida meu velhinho amuado ♥
É um charuto sim senhora, passa mais tempo na oficina que na estrada, consume 13L aos 100, mas da tanta alegria 🙂
Ao contrario de ti, que passas aqui 24/24h a ter derrames cerebrais com a comunidade TODA a dar-te tanga. E nem inteligente es para perceber que aqui não passas de um boneco meu lindo ♥
E mais uma vez te digo, em auto estrada… em velocidade de ponta os carros a pilhas ficam e MUITOOOOO para trás. Mas como não sais de casa nunca vais conseguir ver essa comparação.
Mas como não sou como tu, deixo aqui o instagram (Se souberes o que isto é velhinho) do meu charuto.. vai lá manda-me mensagem que eu mando-te os videos.
@kiss_my_s_r56
Mando neles sim senhora, mas quem manda afinal ?
Es tão triste que nem percebes a ironia básica da vida meu velhinho amuado ♥
É um charuto sim senhora, passa mais tempo na oficina que na estrada, consume 13L aos 100, mas da tanta alegria
Ao contrario de ti, que passas aqui 24/24h a ter derrames cerebrais com a comunidade TODA a dar-te tanga. E nem inteligente es para perceber que aqui não passas de um boneco meu lindo ♥
E mais uma vez te digo, em auto estrada… em velocidade de ponta os carros a pilhas ficam e MUITOOOOO para trás. Mas como não sais de casa nunca vais conseguir ver essa comparação.
Mas como não sou como tu, deixo aqui o instagram (Se souberes o que isto é velhinho) do meu charuto.. vai lá manda-me mensagem que eu mando-te os videos.
@kiss_my_s_r56
Claro que entendo, todos os seus posts foram ironia, só queria mesmo que você confirma-se.
Objetivo atingido. LOOOL
Com carros a pilhas não, além de terem poupa potência, nem sequer andam cá em Portugal.
Se ficam para trás é porque querem, ou então não o querem fazer passar mais vergonha.
Há uns tempos também vinha um mini atrás de mim, ia sempre com o carro em altas, para quando eu acelera-se ele tinha logo o motor em altas, mas coitado, ficava sempre a centenas de metros.
Enfim, crianças ridiculas a brincar com carritos.
Não, não vou ver instagram, farto de ver carroças e charutadas ando eu, nem lhe dar views para ver se cai alguma coisa para a gota.
Que treta, você sabe lá o que é andar a 230/240… Num mini ? Looool
Não me digas o que eu já sei que vais dizer ahaha
Mini é carro de menina e não anda nada.
De origem só tem 211cv e com o stage 2 = turbo, downpipe, ic, filtro de ar, injetores, etc ( Se só entendem de carros a pilhas, pesquise no google ), da uns 270cv para 1200kg e um binario de 340, com a velocidade final de 260 km/h.
Mas é demasiado para as vossas cabecinhas ♥
Você é que não entende de carros , até chama de carros a pilhas a Teslas, decididamente nem sabe o que é um carro a pilhas.
Não é aqueles que você brinca, existem carros para adultos a pilhas, mas em Portugal nao se vendem.
Mais alguma argumentação ou vais dizer sempre a mesma coisa sempre que eu referir ” Carros a pilhas ” ?
Porque para mim, a tua opinião vale o que vale.
E sim para mim são carros a pilhas ♥
Quem referiu não fui eu, até o referiu mais que uma vez.
Se são é porque não percebe nada de carros, como já tínhamos visto.
Boa sorte com o charuto.
Arrancam melhor… quando arrancam…