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Noruega confirma que elétricos arrancam melhor em condições de frio do que os térmicos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Miguel says:

    O problema não é arrancar, é a autonomia. Existem diferenças de 40% em relação à autonomia “prometida”. Não sou eu que o digo, são os “estudos”.

  2. Figueiredo says:

    «…Atualmente, a Noruega é o mercado com maior percentagem de carros elétricos…»

    É normal o Reino da Noruega é o 12º País na lista de produtores de petróleo, daí possuir uma elevada percentagem de carros eléctricos que são dependentes dos combustíveis fósseis.

  3. Os says:

    Mas que comparação mais idiota. Os elétricos têm dificuldade em pegar? O “arrancar” entende se por dar à chave para dar o arranque do motor. É natural que um carro a combustão, quando em ambientes frios, tenha dificuldades em pegar o motor. Por vezes é preciso insistir. Onde é que acontece isso num eléctrico?

    • Manuel says:

      Assim que li o título pensei nisso, depois ao ler o resto do texto não li nenhuma explicação, para os mais leigos, do porquê os carros a combustão custar a pegar em condições climáticas mais frias! Só informaram percentagens e quantidades!

    • JL says:

      Não é nenhuma comparação, são dados estatísticos.

      • Abastardo says:

        Não é??? Deves estar a ler outro artigo e não o mesmo que os outros…

        • JL says:

          Não, são dados estatísticos, mas enfim, deve estar todo incomodado com a novidade, que não era novidade nenhuma.

          “Chegámos à conclusão de que o carro elétrico tem um desempenho significativamente melhor do que o carro térmico médio em termos de problemas de arranque a frio. Trata-se de uma conclusão surpreendente do ponto de vista da impressão geral.”

          • Abastardo says:

            Mais uma vez, é uma comparação ridicula por mais que queiras deturpar as coisas há tua maneira, simplesmente és uma bela vigarice que aqui anda e já caiu o pano há muito que todos percebemos isso que aqui andamos.

            Sabes tanto de AE como eu de jardinagem…

          • JL says:

            Eu não deturpei nada, já você tentou deturpar vindo falar de um assunto que nada tem a ver com este artigo.

            Não há comparação nenhuma, este senhores chegaram à conclusão que os eléctricos são melhores nas condições descritas, portanto não existe comparação, apenas uma conclusão como é dita no artigo.

            A sua opinião não conta nada, eu nem sequer dei nenhuma opinião.

          • Yamahia says:

            “este senhores chegaram à conclusão que os eléctricos são melhores nas condições descritas”
            A única coisa q concluíram foi q xarros a combustão VELHOS avariam o mesmo que carros eléctricos NOVOS.
            A explicação está mais abaixo.

          • JL says:

            Onde dizem que são velhos ?

          • Yamahia says:

            Estudou a tabela que lhe enviei?
            Resumidamente e novamente. Os carros a combustão têm mais de média de idades de 14.2 anos e os elektros têm média de 4.8 anos.
            Quais são os velhos?

          • JL says:

            A tabela não refere anos em lado nenhum e a média de idade dos carros por lá é de 10.8 anos em 2022.

            Não tem como calcular isso dessa maneira.

            E onde dizem que foram os a combustão velhos que avariaram ?

  4. JS says:

    Daqui a pouco la vai aparecer um que cá conheço

  5. Rodrigo says:

    Existe locais que tem que colocar um aquecedor para aquecer o motor/óleo para o carro poder arrancar.

  6. NE says:

    Quem lê isto parece que os EVs tiveram menos avarias que os ICE
    Vamos a números:
    Total de avarias = 38000, EVs = 8795 (23%), ICE = 29205(77%)
    Depois referem que 24% dos veiculos a circular são EVs, não referem números em concreto
    Mas podemos fazer um exercicio pelo absurdo e dizer que o total de veiculos a circular são 38000 (esses sabemos que existem e pela lei dos grandes números não é preciso mais)
    E de repente vemos que os EVs avariaram tantas vezes quantas os ICE, 23% é virtualmente igual 24%

  7. Padre Remedios says:

    Os EV até podem ser melhores no arranque mas a quebra de autonomia é brutal, vejam o próprio site da Dacia para o seu modelo Spring. para uma media de 80Km/h, de uma autonomia de 199Km a 20ºC para 110Km a 0ºC. O que cerca de 45% menos de autonomia.
    Aqui fica o link para quem quiser ver.
    https://www.dacia.pt/gama/spring/autonomia-carregamento.html

  8. Yamahia says:

    Uma coisa que os pseudo-estudiosos que retiraram conclusões destes dados se esqueceram foi que os carros a combustão na Noruega têm uma media de idades de 14,2 anos. Enquanto que os carros elektros têm uma idade média de 4,8 anos.
    Conclusão principal a retirar deste estudo:
    -Carros elektros NOVOS têm o mesmo nr de avarias que carros a combustão VELHOS.

    • JL says:

      Ah sim, onde referem isso ?

      Isto não é estudo, são números estatísticos.

      • Yamahia says:

        E?
        Qual é mesmo a duvida?

          • Yamahia says:

            Sim os térmicos na Noruega têm uma media de idades de 14.2 anos enquanto nos elektros é 4.8 anos.
            A media geral incluindo todo o tipo de carros é 10.5 anos.
            Duvidas?

          • JL says:

            A dúvida continua, onde foi buscar isso ?

          • Yamahia says:

            Faça bem as contas. De entre as varias tabelas e dados fornecidos recomendo as tabelas deste link.Parque até 2 decadas:
            https://www.ssb.no/en/transport-og-reiseliv/landtransport/statistikk/bilparken

            “Next update: 3 April 2024”
            Se aguardar por Abril, vai verificar que a idade média alargou mais uma décima, apesar das vendas de novos elektros. Varias fontes já apontam para isso.
            É lidar.

          • JL says:

            Mas a idade média neste momento está em 10.7 anos, onde foi inventar os 14 ? Onde está nos primeiros lugares da Europa.

            Enfim, sempre a deturpar.

            Não se enganou na tabela ? Onde está a a idade ?

            Dos eléctricos vai continuar a descer, e dos a combustão a subir, porquê, porque vendem mais eléctricos e menos a combustão, oh seja, quantos menos carros novos entram no universo do cálculo, mais velhos ficam os existentes.

            Mas isso é muito para si, que até nem nada contra eléctricos.

          • Yamahia says:

            “está em 10.7”
            Já? Referi aí para cima 10,5 mas eram nrs de 2021/2022. Mais me ajuda. há 3 ou 4 anos estava em 9 e pouco. Como vê apesar da venda de elektros novos, os velhos vão-se mantendo dado que a idade media continua a aumentar a cada ano.

          • JL says:

            Estava ? Então mostre lá os números ?

            Se vendeu poucos a combustão, agora só podem envelhecer porque o número não é suficiente para renovar frota.

    • Toni da Adega says:

      E não esquecer que a Noruega não tem experiência nem com frio e nem com eléctricos. São estudos feitos com dados não existentes

      • JL says:

        Nada mesmo, aqui os tugas é que entendem do assunto, e principalmente aqueles que nem tiveram um. LOOL

        • Abastardo says:

          A começar por ti certo???, que isso todos nos sabemos, vives o sonho, mas alcança-lo talvez um dia…

        • Cupra says:

          Agora explica lá como um carro elétrico que anuncia uma autonomia elétrica, entre 378km e 434km, não consegue chegar a fronteira de Vilar Formoso saído do Porto?
          Fazendo a viagem a velocidade limite com o ar condicionado ligado, carro em questão um cupra, mas com um peugeot 308 1.5 hdi consigo ir vir sem parar para abastecer.
          Continuas a viver na tua bolha, claramente o teu meio de transporte anterior era um autocarro da carris e nunca conduziste um carro a combustão, para ti o elétrico é a única coisa que conheces na vida, vê se mesmo que não sabes como funciona um carro a combustão.
          Eu atesto uma vez por semana 50 litros e indica que faz 900km e faz 900km esteja frio, calor ou o ar condicionado ligado.
          Mas não estas pronto para essa conversa.

          • JL says:

            O que isso tem a ver com o assunto aqui ?

            Também sou capaz de meter 300 kms de autonomia nesse 308 1.5 hdi.

            E o que tenho a ver com esse assunto ?

            Se não consegue é porque não pesca nada do assunto ou então está a aldrabar o teste, sabe ao menos conduzir ?

            Se está bem porque embirra com aquilo que não quer ? onde agora atenho de fazer o que você faz ? e quem lhe disse que tenho o carro electrico que você testou ? ou não testou.

            Se não lhe serve porque se preocupa, venda já isso.

            Deixe ver se percebi, como não dá para si, eu tenho de vender o meu ?

          • JL says:

            Mas já agora fiquei curioso, o carro apresentava 434, mas tinha sido conduzido por si ? e depois só fez 378 ? como fez isso ?

            Que carro é ?

          • Yamahia says:

            Porr* @JL, Vc baralha tudo.
            O carro é o Cupra e com a bateria cheia anuncia autonomia para entre 378km e 434km. Mas não faz 259 kms q é a distância entre Porto e Vilar Formoso a velocidades legais.

          • JL says:

            Eu nem baralho, o carro anunciava como ?

            Os a combustão anunciam sempre a mesma autonomia, independente da forma de condução ? Ora bolas, mais uma razão porque querem acabar com eles.

            Ah, já agora não tenho cupra nenhum, portanto estou safo.

          • Yamahia says:

            Vc estava a misturar o intervalo de autonomias anunciadas pelo Cupra.
            P.S. O seu tb não faz Porto-VilarFormoso. Escusa desculpar-se.

          • JL says:

            O meu não faz 300 KMS em autoestrada ? Looooool

            Também não fazia menos de 20 kwh a mais de 125 kmh ?

            Ah tá bem porque há algum maluco que não faz.

            Com cada disparate.

          • Anung says:

            Se tivesses lido o teste que fiz com o tesla model 3 ficarias a perceber porquê.

            Basicamente, nas mesmas condições e trajecto, o meu diesel faz 6.5l/100 o meu tesla faz uns 300km. Model 3 75Kw.
            Os electricos, em estrada “aberta” requerem peciência e planeamento dependendo da distância.

          • JL says:

            Ah sim, e tão qual é a versão de software do seu Tesla ?

      • Yamahia says:

        Sim por isso, à cautela, guardaram os térmicos.

        A Noruega embora sendo dos países mais ricos, se não o mais rico, da europa per capita, tirando os países da europa de 3⁰ mundo, a Noruega é o q tem o parque automóvel mais envelhecido. E continua a envelhecer apesar do boom recente de vendas elektras. (2017 até ao presente)

  9. Miguel says:

    Independentemente dos “estudos” que valem o que valem, eu tenho carros a gasóleo, 100% elétrico e hibrido plugin. E sem duvida que a autonomia do 100% elétrico varia muito mais em condições de frio/calor, ar condicionado, vento, subidas, auto estrada, etc do que os a combustão.

    • JL says:

      Quanto mais eficiente é o veiculo mais varia a autonomia, essa é uma das razões porque querem acabar limitar os seus passos.

      • Anung says:

        “Quanto mais eficiente é o veiculo mais varia a autonomia”

        Esta vai directamente para a caixinha de tesourinhos Lol

        • JL says:

          Claro, porque para pessoas que não pescam nada do assunto, a eficiência não lhe diz nada, a grande maioria nem sabe o que é isso, você é ao mais um…

          • Anung says:

            Não meu caro.
            A questão é o teu stress é tando que nem pensas nas bacuradas que dizes.

            Eficiência é manter o consumo mais perto dos menores valores possíveis em qualquer situação, o que consequentemente vai variar pouco na autonomia.

          • JL says:

            Que bacurada eu disse ?

            Errado, isso não é eficiência.

            Além disse se a eficiência é manter os valores mais baixos possíveis quer dizer que consoante a situação o carro consome mais quando a situação assim o exige e menos quando não o exige, logo a variação de autonomia será maior em diferentes tipos de percurso.

            Mas ok, já vimos que não sabe o que é eficiência.

          • Anung says:

            Mais uma vez a desconversar e a não teres a minima noção do disparates dito, que aliás já está no baú 🙂

            Basicamente o que disseste é que um 5.0 V12 de 1990 é altamente eficiente, já que a sua autonomia varia drasticamente nos diferentes tipos de carga.

            “Quanto mais eficiente é o veiculo mais varia a autonomia”

          • JL says:

            Se ele fosse eficiente consumia menos em cidade do que em autoestrada, é isso que acontece ?

            Portanto não é eficiente nem perto disso e mais uma vez demonstra que não tem o mínimo de ideia o que é eficiente, até porque motores com muitos cilindros em carros nunca foi por eficiência.

    • Antonio+Vasco says:

      As unidades de medida é que mudam, kw em vez de litros, mas se pensar que em custo 1L de combustível 1,7€ média equivale a mais de 10kw verá que a diferença é maior no combustão, nos eléctricos a diferença para mais muito dificilmente será de 10kw, mas é fácil um combustão gastar mais 1L em condições muito difíceis, então em cidade nem se fala.
      O problema é que a autonomia dos eléctricos é muito mais restrita do que os combustão, mas se a autonomia subir para 800-1000km , como penso que vai acontecer com o avanço da tecnologia, a vantagem dos eléctricos será total

  10. Yamahia says:

    “querem acabar limitar os seus passos.”
    O q quer dizer com isto?

  11. Anung says:

    Em 74 comentários 28 (ainda) são do Santo Padroeiro da mobilidade eléctrica!
    A batalha continua….
    Contra os petrolões marchar, marchar….

    • Sergio Conceição says:

      Já vao em 38, este gajo podia vir para o porto que estamos a precisar, está em todo o lado,

    • JL says:

      Ena, até os contou, depois sou eu que não tenho nada fazer. Loooool

      Contra ? Eu não dou contra nada, só você parece que é.

      Mas ok, vou esforçar me mais um pouco para bater mais records. Quanto mais insistem com esse argumento, pior farei….

      • Anung says:

        A adolescência é mesmo assim.
        Mas costuma passar em quase todos.

      • PETROLHEAD says:

        Adoro o meu Cooper S de 2006 a Gasolina, que ao ralenti esta a emitir CO2 = 8,5g
        É daqueles que quando tenho um elétrico atras de mim, eu só tiro o pé do acelerador e deita uma lavareda para ver se queima os para-choques dos apressados. Resulta 100% das vezes . ADORO O MEU VELHINHO ♥

        • JL says:

          A sério senhor ambientalista ?

          • Antonio+Vasco says:

            Você é tão triste… É tudo uma questão de ficar para trás… Você não conhece mesmo o que são VEs eo seu poder… Claro, como nos fumarentos, há de tudo, uma que andam mais, outros mais económicos. Mas os Tesla andarem pouco… Isso é dor de cotovelo, não é?

          • JL says:

            É uma criança, tem de ficar sempre na frente, ou pensar que fica.

        • Antonio+Vasco says:

          Quantos Tesla já o comeram? Ah, diga lá a gente…

          • PETROLHEAD says:

            Muitoooooos, alias tenho uns amigos com model 3 performance..
            Mas quando andam no meu saem de lá com um sorriso no rosto e só sabem dizer “O tesla arranca muito rápido, mas fazer uma serra com o Mini é fantástico e os pops and bangs cria uma sensação de adrenalina. ”

            Mas também te amo muito ♥
            E digo-te mais, já tive vários atras de mim a 230/240 e passado meia dúzia de kms nunca mais os vi. ( Tiraram o pé do acelerador porque tem “juízo” )

          • PETROLHEAD says:

            E esqueci-me de mencionar uma coisa, os donos dos tesla é que para além de terem Dinheiro ainda tem que provar á mulher que o carro a pilhas anda mais que um velhinho de 2006. ( Tem que compensar outra coisa pequena ).

          • JL says:

            E até já foram a correr trocar. Loooool

            Se isso fosse mesmo bom estava mesmo preocupado com Teslas, o seu amigo também deve ir para grupos de minis fazer o mesmo. Loool

            Pois não, eles passaram para a frente e deixou de os ver.

            Hum, já vi que nem de carros percebe, já que estes não são a pilhas.

          • Mr. Y says:

            Tu é que tens a coisa pequena para te andares a gabar dos 230/240
            É só Fittipaldis…

          • PETROLHEAD says:

            Como é que vou argumentar contra uma pessoa que pega numa afirmação minha e faz ctrl c + ctrl v ?
            Mas eu vou tentar explicar-te uma coisa, quem puxou a conversa de andamento dos carros foi um defensor da Tesla, chamado Antonio+Vasco com o seguinte comentario:
            Quantos Tesla já o comeram? Ah, diga lá a gente…

            Espero que da próxima consiga ler o comentário principal antes de quase ter um ataque cardíaco meu lindo ♥

          • PETROLHEAD says:

            Jl, Meu querido e simpático comentador ♥

            Eles não trocaram nem eu os deixo trocar, senão vou dar tanga a quem ?
            Estas a ficar velhinho, isto aqui não é um grupo de teslas. Mas gostei da comparação !
            Vou-te dizer o que acontece:
            Com os Model 3 Performance ainda andam lado a lado, mas depois falta pulmão ( Pilhas ) e eu vou á minha vidinha.
            Quanto as novos LR, com a velocidade máxima de 205km/h só os vejo encostados á direita a 100.

            Mas mesmo assim ainda te amamos muito meu querido ♥

          • JL says:

            Ah você é que manda neles ? É o dono dos seus amigos.

            Enfim, tanta treta a juntar aquela que já tinha dito.

            Então o defensor dos charutos veio cá puxar conversa sobre ser valentão como ;”É daqueles que quando tenho um elétrico atras de mim, eu só tiro o pé do acelerador e deita uma lavareda para ver se queima os para-choques dos apressados”

            Pois, já que não consegue ter conversa de gente, fica pela conversa de miúdo. Enfim, como já ficou muitas vezes para trás, tenta ficar-se pelos comentários em fóruns para ver se limpas as mágoas das vergonhas que passa com o charuto.Looool

          • PETROLHEAD says:

            Mando neles sim senhora, mas quem manda afinal ?
            Es tão triste que nem percebes a ironia básica da vida meu velhinho amuado ♥

            É um charuto sim senhora, passa mais tempo na oficina que na estrada, consume 13L aos 100, mas da tanta alegria 🙂
            Ao contrario de ti, que passas aqui 24/24h a ter derrames cerebrais com a comunidade TODA a dar-te tanga. E nem inteligente es para perceber que aqui não passas de um boneco meu lindo ♥

            E mais uma vez te digo, em auto estrada… em velocidade de ponta os carros a pilhas ficam e MUITOOOOO para trás. Mas como não sais de casa nunca vais conseguir ver essa comparação.

            Mas como não sou como tu, deixo aqui o instagram (Se souberes o que isto é velhinho) do meu charuto.. vai lá manda-me mensagem que eu mando-te os videos.
            @kiss_my_s_r56

          • PETROLHEADs says:

            Mando neles sim senhora, mas quem manda afinal ?
            Es tão triste que nem percebes a ironia básica da vida meu velhinho amuado ♥

            É um charuto sim senhora, passa mais tempo na oficina que na estrada, consume 13L aos 100, mas da tanta alegria
            Ao contrario de ti, que passas aqui 24/24h a ter derrames cerebrais com a comunidade TODA a dar-te tanga. E nem inteligente es para perceber que aqui não passas de um boneco meu lindo ♥

            E mais uma vez te digo, em auto estrada… em velocidade de ponta os carros a pilhas ficam e MUITOOOOO para trás. Mas como não sais de casa nunca vais conseguir ver essa comparação.

            Mas como não sou como tu, deixo aqui o instagram (Se souberes o que isto é velhinho) do meu charuto.. vai lá manda-me mensagem que eu mando-te os videos.
            @kiss_my_s_r56

          • JL says:

            Claro que entendo, todos os seus posts foram ironia, só queria mesmo que você confirma-se.

            Objetivo atingido. LOOOL

            Com carros a pilhas não, além de terem poupa potência, nem sequer andam cá em Portugal.

            Se ficam para trás é porque querem, ou então não o querem fazer passar mais vergonha.

            Há uns tempos também vinha um mini atrás de mim, ia sempre com o carro em altas, para quando eu acelera-se ele tinha logo o motor em altas, mas coitado, ficava sempre a centenas de metros.

            Enfim, crianças ridiculas a brincar com carritos.

            Não, não vou ver instagram, farto de ver carroças e charutadas ando eu, nem lhe dar views para ver se cai alguma coisa para a gota.

  12. Antonio+Vasco says:

    Que treta, você sabe lá o que é andar a 230/240… Num mini ? Looool

    • PETROLHEAD says:

      Não me digas o que eu já sei que vais dizer ahaha
      Mini é carro de menina e não anda nada.
      De origem só tem 211cv e com o stage 2 = turbo, downpipe, ic, filtro de ar, injetores, etc ( Se só entendem de carros a pilhas, pesquise no google ), da uns 270cv para 1200kg e um binario de 340, com a velocidade final de 260 km/h.

      Mas é demasiado para as vossas cabecinhas ♥

      • JL says:

        Você é que não entende de carros , até chama de carros a pilhas a Teslas, decididamente nem sabe o que é um carro a pilhas.

        Não é aqueles que você brinca, existem carros para adultos a pilhas, mas em Portugal nao se vendem.

        • PETROLHEAD says:

          Mais alguma argumentação ou vais dizer sempre a mesma coisa sempre que eu referir ” Carros a pilhas ” ?

          Porque para mim, a tua opinião vale o que vale.
          E sim para mim são carros a pilhas ♥

          • JL says:

            Quem referiu não fui eu, até o referiu mais que uma vez.

            Se são é porque não percebe nada de carros, como já tínhamos visto.

            Boa sorte com o charuto.

  13. Nuno says:

    Arrancam melhor… quando arrancam…

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