PplWare Mobile

Estudo confirma que fumar provoca mutações no ADN que conduzem ao cancro

                                    
                                

Autor: Rui Jorge


  1. Joaquim Sobreiro says:

    O tabaco é um produto da indústria tabaqueira, muito rentável, para o industrial e para os cofres do estado. Cria dependência, composto por muitos aditivos comprovadamente cancerígenos, legal. Colocar os efeitos nocivos na alteração do ADN é insuficiente, pois nem todos os consumidores vão ter os mesmos resultados. Há algo de que se fala pouco que é epigenética. O meio é o importante, que dá uma justificação mais consistente que a medicina, para os não fumadores com cancro do pulmão.

  2. João says:

    Ainda havia alguma dúvida? Quanta perda de tempo e dinheiro.

    • AlexS says:

      Atendendo a que há pessoas que vivem até aos 90 a fumar e a grande maioria dos fumadores intensivos não morrem de cancor do pulmão julgo que há ainda muitas questões.
      Questões que como acontecem muitas vezes na ciência nos podem dar respostas até para outros problemas.

      • Shahsja says:

        Mutações nem sempre são negativas, há vários tipos de mutações no nosso código genético alguma benéficas outras nem tanto e também há uma grande quantidade de mutações silenciosas na qual não acontece rigorosamente nada pode haver uma troca de código que conduzam para a mesma proteína ou então para uma proteína semelhante isso poderá explicar o porquê de muitos fumadores não terem problemas relacionados com os órgãos do sistema respiratório. Aqui a questão em estudo é confirmar que de certo fumar provoca mutações ao nosso código genético mesmo que estas mutações possam ou não ter impacto negativo.

      • João says:

        Cite a fonte que a grande maioria dos fumadores não morrem de câncer de pulmão. Pode até não ser de pulmão, mas sim em qualquer outro órgão.

        • AlexS says:

          https://www.sciencealert.com/we-re-closer-to-understanding-why-most-lifelong-smokers-never-get-lung-cancer

          While the amount that someone smoked was linked to an increase in cell mutation rates, after the equivalent of about 23 years of smoking a pack a day, that risk plateaus.

          “The heaviest smokers did not have the highest mutation burden,” says Spivack.

          “Our data suggest that these individuals may have survived for so long in spite of their heavy smoking because they managed to suppress further mutation accumulation. This leveling off of mutations could stem from these people having very proficient systems for repairing DNA damage or detoxifying cigarette smoke.”

          Smoking cigarettes is the number one risk factor for lung cancer, with tobacco products causing up to 90 percent of lung cancer deaths in the United States.

          Without a doubt, the safest way to protect yourself against lung cancer is to avoid smoking cigarettes, and yet, at the same time, it’s also true that not all lifelong smokers are doomed to develop cancer.
          In fact, the vast majority don’t.

          The findings could help explain why 80 to 90 percent of lifelong smokers never develop lung cancer. It could also help explain why some people who never smoke at all do develop the tumors.

      • Bruno says:

        Como também podes ter cancro do pulmão sem nunca fumar simplesmente o fumar aumenta estas chances de alterações no ADN das células que conduzem ao cancro mas não quer dizer que aconteça até porque tens sempre a parte genética

  3. ARGUMENTOS says:

    Acabem com a tabaqueira e problema resolvido, a malta fuma porque quer, ninguém os obriga, sabem dos riscos que ai advém, só largam normalmente quando acontece algum evento em que ficam com os calos apertados.

    Por mim é um vicio que podia ser erradicado…

  4. SteveRobs says:

    Convém distinguir cigarros do tabaco puro como o usado em charutos.
    O grande problema são os químicos usados para o fabrico dos cigarros e o facto de que quem fuma cigarros engole o fumo para os pulmões.

    • Zé Fonseca A. says:

      Charutos e outros similares têm outros problemas associados como cancro da língua e traqueia.
      Fumo charuto ocasionalmente cohiba e Montecristo e é das coisas que mais receio.

    • David Guerreiro says:

      Mas pensas que a folha de tabaco queimada não causa problemas? O fumo seja do que for contém imensos compostos potencialmente cancerígenos.

  5. André R. says:

    Assim como o tabaco, há também os produtos químicos que ingerimos diariamente, na carne, peixe, legumes, etc…

  6. Figueiredo says:

    Mais pseudo-ciência e teorias da conspiração.

    O Tabaco não é nem nunca foi prejudicial à saúde e organismo do Ser-Humano, conforme comprovam os estudos efectuados pela Ciência e a Medicina.

    Os Estados deviam preocupar-se em fiscalizar e controlar a qualidade do tabaco que está a ser vendido, pois nestes últimos 10 anos o tabaco deixou de ter qualidade, diversidade, e provoca mau estar no organismo, provando assim que aquilo que se está a comercializar é tabaco adulterado e prejudicial à saúde do Ser-Humano.

    • João says:

      Falou o Dr Achismo. O especialista que vai contra tudo e contra todas as provas e evidências empíricas. Não há discussão com gente assim. É o mesmo que jogar xadrez com um pombo. O pombo derruba todas as peças, defeca no tabulareiro e sai voando achando que ganhou.

    • Grunho says:

      Só há uma maneira de ter a certeza de que não se está a consumir tabaco adulterado: é cultivá-lo em casa. Mas sim, a indústria tabaqueira é muito benéfica para o ser humano, e sobretudo para o estado, matando prematuramente pensionistas que pesam nas contas públicas.

      • AlexS says:

        The Smoking Ban | Yes, Prime Minister
        https://www.youtube.com/watch?v=p1DviQ9mva0

        Jim Hacker : It says here, smoking related diseases cost the National Health Service £165 million a year.
        Sir Humphrey Appleby : Yes but we’ve been in to that, it has been shown that if those extra 100,000 people had lived to a ripe old age, it would have cost us even more in pensions and social security than it did in medical treatment. So, financially speaking it’s unquestionably better that they continue to die at their present rate.

        Jim Hacker : We’re talking of 100,000 deaths a year.
        Sir Humphrey Appleby : Yes, but cigarette taxes pay for a third of the cost of the National Health service. We’re saving many more lives than we otherwise could, because of those smokers who voluntary lay down their lives for their friends. Smokers are national benefactors.

    • ARGUMENTOS says:

      O mais incrível disto é acreditares no que estás a dizer…

    • David Guerreiro says:

      Olhe então fume folha de nespereira.

  7. compro essa também says:

    Em 2010 saiu num jornal um estudo de uma cientista Portuguesa de uma Universidade também ela Portuguesa onde apontava as manipulações do tabaco com o fim de viciar muito mais entre outros …

    Se o Pais tem como opção politica fazer de conta que isso é aceitável aproveitando ainda para ainda ganhar mais dinheiro com em vez de ter a coragem e frontalidade de exigir antes o seu contrário como devia de se esperar, … esta tudo dito …

    A cada munito ocorrem mais de 50 mil mutações nos pulmões … mesmo que não se fume …

    Os sulfitos, na carne, vinhos e não só, os tais nitrofuranos nas aves ( entre outros venenos … ), etc, etc …

    Um tal estudo ( Espanhol ) recente sobre a Península Ibérica mostra que os terrenos, aguas …
    estão contaminados com metais pesados e químicos a níveis muitíssimo acima do recomendando …

    Codex alimentarius é outro alerta de cientistas procurem !

    Juntar empresas quimicas e farmacêuticas e muito mau …

  8. Luís Silva says:

    40% dos fumadores morrem de cancro de pulmão. Isto quer dizer que não fumar mata mais. 🙂

  9. Victor von Frankenstein says:

    Fumava por pressão social deixei de lidar com fumadores já há muitos anos amigos fumadores não obrigado

    • Grunho says:

      Isso é que está mal. Vais viver mais anos e obrigar os governos a pagar-te pensões. Olha as contas públicas! Ainda se fosses político, vá que não vá. Fuma, homem, pela saudinha dos políticos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.