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Estudo: interesse pelo automóvel a combustão está de novo a crescer em relação ao elétrico

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. bm says:

    Isto vai ser …. cada um vai escolher o que mais lhe interessar mediante as possibilidades… o importante será sempre o preço e o poder a decidir.. o povo seguirá mediante a sua carteira

  2. Rodrigo says:

    E alguém pensava que os térmicos iam acabar?

    A ideia das metas é para forçar uma transição mais rápida mas quando estivermos perto das datas eles alongam novamente.

    O eléctrico veio para ficar disso não tenham dúvidas cada vez são melhores e mais baratos e vai ser esse o progresso mas claro leva o seu tempo, um eléctrico de 2024 não tem nada a ver com um eléctrico de 2014.

    • Odius says:

      Os térmicos nunca vão acabar o que vai acontecer é apenas uma mudança de combustível. Os países não produzem energia suficiente para alimentar um parque automóvel totalmente elétrico.

    • Manuel da Rocha says:

      Para os eléctricos chegarem a 50% do parque automóvel, em Portugal, vamos precisar de 1 reactores nucleares e um investimento de 370000 milhões de euros, na rede eléctrica. Agora imagine os 90% que são falados pelos jovens climáticos. Precisamos de 100 a 300 anos para ser capazes disso.

      • JL says:

        Como é que tirou esses números da cartola ?

      • Maria+Albertina says:

        Ora mostra lá o estudo universitário que comprova isso?

        Já agora: se usares TODO o combustível que é usado pelos veículos ICE para gerar eletricidade, alimentas ainda MAIS veículos elétricos e até com mais potência! Por isso…toda essa estatística tua anda um pouco baralhada…

        • Naodou says:

          Mas Tu estás bem da cabeça? Não e por usar mais combustível que tens mais electricidade, existe um máximo de capacidade de produção, ou seja é necessário mais centrais.
          E sim ele tem razão, é o mesmo que uma empresa ter um parque de camiões eléctricos, só pra essa empresa é preciso uma central.

          • _RJCA_ says:

            Não existe um sistema em em algumas estradas europeias onde os camiões elétricos em andamento carregam as baterias através dum pantógrafo (como os elétricos da Carris) levantado? Tinha ideia de ter lido/visto algures sobre isso…

          • Yamahia says:

            Isso a ser aplicado será nos semáforos. De qq forma, é um sistema que a ir prá frente vai implicar ainda mais perdas de energia.

          • JL says:

            Mais perdas de energia que perdem os a combustão quando estão nos semáforos ? Estou curioso sobre isso…

          • Realista says:

            Ou ganho já que a cada litro de gasolina que metes no motor 800ml são transformados em calor e 200ml é que fazem o carro ir para a frente…

            Isto sem falar que um carro a combustão parado num semáforo é 0 de eficiência.

          • Yamahia says:

            Para fabricar a electricidade nos motores dos elektros as perdas são iguais. E depois essa electricidade ainda tem q ser transportada e carregada. Portanto o elektro perde mais.

            Num semáforo, o combustão desliga, se estiver activo o SS.

          • JL says:

            Não, as perdas em renováveis são poucas ou nenhumas e na pequena percentagem que usam dos fósseis só têm metade das perdas que os a combustão têm a bordo, fora as outras na produção do combustível.

          • Realista says:

            Estamos a falar de 80% de perda VS no pior dos piores cenários, 30%.

          • Realista says:

            Sem esquecer que os combustível também tem de ser transportado (com recurso a combustível) e também ele evapora…

          • JL says:

            Ele vai dizer que o carro tem um canister que aproveita os valores da evaporação, só não diz que é retirado na primeira vez que vai à oficina, pois é um item de manutenção que só dá problemas e é caro.. lool

          • Realista says:

            Quem é que falou só no tanque?

            Eu falo mesmo na bomba da gasolina e na trasfega do mesmo. A quantidade de gasolina que passa pela bomba não é a mesma que chega ao tanque, isto porque evapora nas transferências ou porque alguma fica retida na mangueira.

            Isto sem esquecer que 1 Litro de combustível no verão não é igual a 1L de combustível no inverno…

  3. Trolha says:

    Além da capacidade de produção de energia de cada país, a infraestrutura também não está preparada.

    • Manuel da Rocha says:

      A ideia de quem acha que podemos passar a ter 2 milhões de carros eléctricos a circular diariamente, esquecem-se disso. Pensam que carregar 2 milhões de carros, diariamente, é como carregar 300 milhões de telemóveis.
      Nada de estranhar pois há milhares de casas portuguesas que tem potências de 13.4kwh na electricidade de casa, quando 6.9 chegava e sobrava. O comprarem carros eléctricos dá validade a essas potências, só que se esquecem de que se todas as casas fossem para essas potências, a rede eléctrica tinha de ser toda remodelada, algo muitíssimo caro e que demora décadas a cumprir.
      Além de que não é com 650000km2 de painéis solares que conseguem produzir energia para carregar 2 milhões de carros, diariamente.

      • JL says:

        Então vamos a contas

        Cada m2 produz cerca de 1 kwh por dia.

        650 000 km2 = 650 000 000 000 * 1 = 650 000 000 000 kwh por dia.

        Em média o português não chega a 40 kms por dia, o que dá um consumo de 17 * 0.4 = 6.8 kwh por dia.

        Portugal tem 5.6 milhões de carros.

        6.8 * 5 600 000 = 38 080 000 kwh por dia.

        Ou seja 650 000 km2 de paineis dão para alimentar

        650 000 000 000 / 6.8 = 95 588 235 294 / 5 600 000 = 17 069

        Ou seja, os seus números disparatados, a area de painéis que refere, que não existe em lado nenhum, dava para alimenta a quantidade de carros que existe em Portugal cerca de 17000 mil vezes.

        Isto deve ser mais um disparate como aquele dos seis carregadores que custaram 800 000 euros.

        • Zeca says:

          Acorda para a realidade!

        • Paulo says:

          mas tem ideia do que são 650000 km2 de paineis solares? Só pra pôr esses numeros em perpectiva, a superficie de Portugal continental é pouco mais de 90000 km2… Ia pôr o resto dos 560000 km2 de painéis solares aonde? Já agora, da forma como expõs os seus argumentos, suponho que os custos do metro quadrado de painel solar bem como a sua instalação e manutenção já deve rondar os centimos ou no maximo uns poucos euros….

      • Antonio+Vasco says:

        É só disparates sem fim. Faz mesmo ideia do que são 370 mil milhoes de euros ?
        Dou lhe como exemplo a Noruega, no último ano 80% das vendas de carros foram VEs, estima se que 85% dos carros que circulam em Oslo são VEs, e a rede eléctrica não teve qualquer problema. Porquê? Primeiro porque os carros não carregam todos ao mesmo tempo, 2- a maioria carrega á noite, quando há muito menos consumo de energia, inclusive até ajuda a estabilizar a produção de electricidade, 3- um carro a carregar em casa gata o equivalente a 1 a 2 máquinas de lavar, ora é comum as senhoras á noite ligarem ao mesmo tempo a maq. da louça e a maq. da roupa e não há problemas nisso.
        Finalmente, sabe o que são 650,000km2 de area? Sugiro que vá á net saber qual a area de Portugal eheh

      • ZeColmeia says:

        650.000 km2 de painéis num país que tem apenas 92.000 km2, só se for por camadas

      • Yamahia says:

        “3- um carro a carregar em casa gata o equivalente a 1 a 2 máquinas de lavar, ora é comum as senhoras á noite ligarem ao mesmo tempo a maq. da louça e a maq. da roupa e não há problemas nisso.”
        Não me acredito. Mais uma treta da ME, Fdx. Já chega!

        • JL says:

          E a treta da MC sempre a negar.

          • Antonio+Vasco says:

            100km num carro grande, para uma familia grande , são 7l aos 100, e 18,kw no Tesla. São 8,85€ de diferença, 3200€ ao fim de 1ano, 4000€ com IUC e manutenção (no minimo), em 8anos são 32,000€, o carro sem IVA custa 35,000, de certeza absoluta que o carro com 270,000km vale 3,000€, portanto… O carro fica de borla em relação ao diesel. Nem vale a pena falar em gasolina. É mais por aí…

          • Yamahia says:

            Goze bem a electricidade barata acima de 300kWh, pq qd eu for ministro da energia, ,tudo o q ultrapassar essa fasquia vai comer com um imposto de 500%.
            Entretanto só carrega a esse preço se andar só à volta de casa e pagar bi-horario.
            Cá fora até o PingoDoce com o CEMEmais barato já sai a 12€/100.
            Já agora, qq pileca leva 4pessoas. Para que é o carro grande?

          • Realista says:

            Eu pago cerca de €0.16/kWh (já com todas as despesas). Mesmo com imposto de 500% significa que pagaria €0.8/kWh.

            O meu carro gasta 13.5kWh/100km (já com perdas) o que significa que para nadar 100km custava-me €10.8…

            €10.8 a dividir por um consumo de 6 litros (consumo médio do meu carro a gasolina anterior) a cada 100km dá um custo de €1.8/L

            Isso é o que paga agora um carro a combustão e não tenho que pagar IUC e com manutenções mais baratas.

            Tens que subir o preço 800% no mínimo!!

            LOL

          • JL says:

            Você ministro da energia ? Looooool

            Então e depois dá emprego às pessoas como ?

            Depois vai pagar mais na gasóleo, ou acha que as bombas de abastecimento só gastam 300 kWh por mês ? Loool

            Aonde chega o preconceito.

            Pois sai, é como os termicos a consumir 20 litros aos 100 Kms .

          • Yamahia says:

            @Realist, consumo de SUV’s é mais alto.
            O pequeno SUV V40 consome mais de 30kWh.

          • Yamahia says:

            @Realista. 500% tá bom.
            @JL empresas não seriam afectadas, como é evidente.
            Carro elektro para empresa só com prova q é carro de trabalho 365 dias ao ano.
            E cada viagem documentada com guia de circulação com ATCUD. Caso seja apanhado sem guia é logo carro apreendido.

          • Realista says:

            Mesmo que gaste 30kWh/100km estas a comprar com quanto se for um carro a combustão, 15L/100km?

            LOL

            E existe combustível para andarmos todos a gastar 15L/100km?

          • JL says:

            Então ? Aumenta o combustível para os privados e deixa as empresas de fora ?

            Concordo, já deviam ter feito isso pelo menos com o gasóleo, ao menos acabava-se com a poupa vergonha e tínhamos combustíveis mais baratos.

            E carro a gasóleo a mesma coisa, só comprovado que é para trabalho.

            Exato, com isso tudo, quem ficar de foram paga 500% a mais nos impostos do combustível.

            Apoiado….

          • TM says:

            @Yamahia, não preciso 99% das vezes porque carreguei durante o dia exclusivamente a energia solar. inclusive em dias de chuva.

          • Nuno-Manuel-Alves says:

            JL tu enganaste me 🙁 vou vender o Tesla e comprar um carro a combustão especial, o chamado carro Linde e Bonite o Yamahia tem um desses eu tb quero, e é mais eficiente do que os 90 % dos BEV aqueles 20 % são especiais de corride…… OPS so que afinal NAO :):):):):):):):):):):):):):):):)

        • Antonio+Vasco says:

          Não acredita em quê? Pense em amperes, uma máquina de lavar gasta 10 a15A , 2 gastam 20a30A (um forno também gasta 10a 15A). Um VE a carregar vai de 10a 28A , depende do carregador e da modulação.

          • Yamahia says:

            Mesmo que apenas carregue o carro para 100kms/dia, ao fim do mês são 700kWh. Dava para 3casas recheadas de electrodomésticos e 12 pessoas.
            É mais por aí…

          • JL says:

            100 kms por dia não dá 700 kWh. E também não dá para tanta gente, escusa de inventar tantoz mais que isso já eu fiz durante um período e não gastava isso.

          • Realista says:

            Caríssimo,

            Para apontares para esse consumo elétrico, estas a dizer que todos vamos andar com grandes SUV’s pesados 100km por dia para todo o lado…

            Isso corresponde quanto em gasóleo? Existe gasóleo que cheque para andarem carros a gastar 14L/100km 100km por dia?

            hahahahahahaha

          • Realista says:

            Portanto se não estás a ver as pessoas a andar 100km por dia a gastar 450L de combustível por mês – e que obviamente não existe esse combustível para todos – também não vai acontecer o mesmo a andarem de carro elétrico…

            A média de km por cada português ao volante por ano é de 10.000km e não de 35.000km/ano.

            Portanto já se vê que queres culpar à força toda os elétricos e para isso qualquer desculpa serve.

          • Yamahia says:

            Ai não q não dá. 20kWh +15% de perdas (e estou a ser meiguinho) dá 700kwh/mês

          • Yamahia says:

            @Realista, para o carro elektro compensar em termos económicos tem que andar acima dos 40000 kms ano.
            Os próprios TOC da fleet já aludiam a isso há 2anos.
            Hoje ainda deve estar pior dada a forte desvalorização q afecta esse tipo de carros.

          • TM says:

            A conclusão que cheguei após ter 1 EV, voltado para combustão e voltado a EV é que a facilidade de carregamento que o electrico, eficiência e controlo de custos é largamente superior. Só de poder carregar totalmente Via paineis fotovoltaicos já é uma vantagem que os a combustão nunca irão ter. Para além disso, poder ter o carro carregado por 4 euros todas as noites com mais de 450km pronto a viajar faz logo pensar duas vezes em ter novamente outro a combustão. Podemos andar aos circulos com teorias e opiniões mas quando a verdade está mesmo em frente aos olhos, só não vê quem não quer

          • Realista says:

            Um Hummer gasta 30L/100km, são 930L por mês!

            Não temos combustíveis para esta gente toda!!

            Vai ser caótico.

          • JL says:

            Não, não dá, em média não consomem isso, e já contam com as perdas de carga, que em são 15%, são menos.

          • Realista says:

            Se os carros elétricos só compensam a partir dos 40.000km/ano queres dizer que é só uma questão de preço para te fazer mudar de ideias… lol

            PS: O meu compensa a partir dos 20.000km/ano.

          • Yamahia says:

            @TM, como carregas o carro com energia solar à noite?

          • Yamahia says:

            Não realista, não comprava pq não estou comprador de carro. Era só para explicar o sentido dos 100kms dia q mesmo assim não chega aos 40mil.

          • Realista says:

            – Custa €112 circular com um carro a gastar 20kWh/100km.
            – Custa €495 circular com um carro a gastar 10L/100km a €1.6/L

            Um ano a andar com um elétrico ficaria por €1344.

            Um ano a andar com um carro a combustão ficaria por €5940

            Em 5 anos a andar com um elétrico poupava mais de €25.000… só em combustível.

            Mete o IUC e Manutenções em cima (porque o de combustão precisa de ir ao mecânico a cada 30.000km no mínimo, e em 5 anos vai haver um ano em que terá de ir 2 vezes!) e estamos a falar de poupanças de €30.000 para cima.

            xD

  4. _RJCA_ says:

    Porque será?

  5. viralata says:

    Seria interessante era ter carros elétricos mas do gênero do antigo Smart, pequeno e com autonomia para 150km com carga rápida inferior a 15 minutos e com um preço inferior a 7000€.
    A grande maioria das pessoas durante a semana apenas precisa de um veiculo econômico e pequeno, fácil de estacionar para se deslocar para o trabalho. É estupido ver pessoas em carrinhas e subs a fazer 10km por dia para ir trabalhar.

    • Pedro says:

      E carrego onde? Em tua casa? Mais um iluminado…

      • TM says:

        Em qualquer dos mais de 3000 postos de carregamento que há até ao momento

        • Leonardo Rodeira says:

          Engraçado, na minha cidade não tem nem um, quem acha eletricos viaveis, é um autentico iluminado. E esperar 15min para não ter autonomia nenhum, enfim. Além de que os carros eletricos são tudo menos bons para o ambiente.

          • JL says:

            Qual é a sua cidade ?

            Assim vamos ver quem são os iluminados, curioso porque vejo iluminados que acreditam em alternativas que não conhecem,nunca viram, não sabem o preço, não sabem o custo, não sabem onde o encontrar e no entanto acreditam ser uma alternativa viável, e olhe que alguns estão por aqui.

          • Yamahia says:

            Calma homem. As alternativas vão gerar a sua própria electricidade. Pode ficar com a restante só para os elektros
            A Toyota até já está a desenvolver um combustão com emissões negativas. Calma que a falácia 2035 ainda vem longe.

          • Realista says:

            Só dormes durante 15 minutos? O meu carrega enquanto durmo…

            Para além disso é só uma questão de tempo até termos os minerais suficientes para não ser necessário escavar mais e reutilizar o que já existe.

            Aliás é devido a estas inovações e transição para a energia limpa que a segunda maior empresa mineira de carvão do mundo já anunciou que vai sair do negócio brevemente, porque o carvão deixou de ser rentável com cada vez mais centrais térmicas a fechar…

          • JL says:

            Como ? Por magia ? Portanto só as alternativas eléctricas que carregam diretamente de qualquer fonte é que só podem usar carvão e gás. Loooooool.

            Está, também acreditou no filtro de CO2 milagroso ? Enfim, nessas tretas acreditam sempre, já nos filtros HEPA que fazem o mesmo e são equipados há anos nos Teslas, já não fazem nada.

          • JL says:

            Já agora, não desenvolveram nenhum motor, adaptaram, e meteram um filtro que recolhe algumas gramas durante uma prova. Muito benéfico , só fica a questão quantos kilos gastaram para fabricar o filtro. Looool

          • JL says:

            Pois, essas falácias de combustíveis alternativos e hidrogênio já se sabe o que são , andam por aí há décadas sempre com as mesmas promessas só para conseguir investimentos que depois são gastos sem nenhum efeito. Como de costume, deixe lá , também já participei num projecto desses financiado e não deu em nada.

          • Realista says:

            Cá estão as emissões negativas da Toyota:

            “Cleaning the air as you drive

            The environmental benefit of driving the Toyota Mirai go beyond zero emissions to “negative emissions” – the car effectively cleans the air as it moves.”

            Fonte:
            https://media.toyota.co.uk/introducing-the-all-new-toyota-mirai/

            Ano: 2020

            Já passaram 4 anos…

          • Realista says:

            Espera ia deixando passar esta parte:

            “The new Mirai is equipped with lithium-ion high-voltage battery in place of the current model’s nickel-metal hydride unit. Although smaller in size, it is more energy-dense, giving higher output and superior environmental performance. Containing 84 cells, it has a 310.8 rated voltage compared to 244.8, and a 4.0Ah capacity, versus 6.5Ah. ”

            hahahahahaha

            Portanto o carro com emissões negativas da toyota é um… elétrico.

          • Yamahia says:

            Esses elektros são bem vindos. Desde q não se tenha q andar permanente com 10sacas de 50kgs às costas e não se demore uma eternidade para encher o depósito, tass bem.

          • JL says:

            Ele está a falar daquele disparate do Toyota corolla gr H2, com 50 KMS de autonomia, meteram um filtro na admissão que captura 20 gramas de CO2 por prova feita. Looool

            Resta saber quantos kilos de CO2 foram emitidos para fabricar o filtro, mas claro que esta malta da combustão, quando se trata de fabrico com emissões de CO2, só veem as baterias, só as baterias e electricidade é que emitem CO2, todo o resto é criado por magia e árvores.

          • JL says:

            Os a combustão também estão bem, desde que não andem constantemente a necessitar de uma saca de 50 kilos todas as semanas e que não demorem tanto tempo a abastecer nem tanto dinheiro.

          • Yamahia says:

            O peso de uma saca de batatas num combustão, dá o rendimento equivalente ao peso de 100 sacas de batatas num elektro. O elektro nem conseguiria andar lool
            A capacidade para disponibilizar energia num elektro é de facto ridícula.

          • JL says:

            Errado, é exatamente o contrário, já que os eléctricos têm muito mais rendimento, mais eficiência e gastam 1/5 para fazer o mesmo.

            A capacidade de um a combustão de aproveitar a imensa energia que transporta, também é ridícula, ainda assim há quem apoie isso.

    • NunoManuelAlves says:

      Tens.isso tudo na China desde o wuling mini EV até ao bingo etc etc tens mesmo muitas alternativas e custam a partir de 3500 USD acho eu

  6. Yamahia says:

    Sempre preferiram VC, o contrário é que seria de estranhar.

  7. falcaobranco says:

    Não é só o valor de compra de um electrico ou parte da sustentabilidade como indica no artigo, mas em muitos locais do mundo, e temos disso em Portugal, que não temos um único posto de carregamento de electricos em quilômetros.

    Mais… maioria de nós vive em apartamentos e os prédios ou as zonas onde se reside não tem um posto de carregamento.

    Se acontecer alguma coisa com a bateria, é um gasto enorme.

    Se ficarmos sem gasolina/gasóleo em algum lugar, podemos sempre pegar num jerricã e vamos buscar gota…a electricidade não se traz nem no bolso.

    E para finalizar, quando começou a febre dos carros electricos, ouvi duas vozes do mercado automóvel ( presidentes de marcas automóveis ) em que um deles, disse que havia mercado para todos ( gasoleo, gasolina, hidrogenio, GPL, electrico…) e outro indicava que era impossível ter todos os carros electricos em todo o mundo porque não havia infraestruturas que aguentassem tantos carregamentos ao mesmo tempo.

    Por mim, enquanto houver carros a combustão…é sempre essa a minha escolha!

    • JL says:

      Então e há 50 anos atrás havia infraestruturas para os a combustão ?

      • LR says:

        Há 50 anos? Sim, havia. Qual é a dúvida? Se calhar és muito novo, não te lembras. Se fosse há 100 anos, talvez ainda não estivesse tão desenvolvida. Agora, há 50 anos? A coluna que saiu de Santarém demorou dois meses a sair por teimarem em virem de chaimite a combustão, em vez de de virem a cavalo…

        • JL says:

          Não havia não, isto contado pelo meu pai que tinham de fazer muitos kms para ir buscar combustível.

          • LR says:

            Em 1970 nao havia infraestruturas para carros a combustão?!? Como diz que disse?!?
            Nao sejas mentiroso. E se dizes que o teu pai te conta isso, ou ele vivia no alto da serra atrás-do-sol-posto, ou é outra tanga tua. Até dentro das cidades havia mais postos de que há hoje. Quando te metes a inventar, ninguém te ganha!!!

          • JL says:

            Na minha localidade não, e ainda hoje não há, para meter combustivel tenho de fazer quase 20 KMS para o fazer, nessa altura só a mais de 50kms.

            E não podia viver ? Ou você obriga a que vivam onde quer ?

            Também não, na cidade mais próxima havia 2 postos, hoje existem 7.

      • NunoManuelAlves says:

        Falácia do ice a arrear fumo desde 1870
        Bombas de combustível a partir de 1913 a ajudar a esvaziar os bolsos e alargar o castanho do utilizador
        A pressão na rede elétrica se todos os carros da favela da Europa passassem a elétricos era cerca de 30%

      • Fred says:

        Há mais de 70 anos que este país tem infraestruturas para a combustão. Com a vantagem do carro térmico levar 5 minutos a encher o depósito e a ter uma autonomia de pelo menos 300kms. E quem vivia nas aldeias longe de tudo e tinha que fazer 10 ou 20kms para abastecer de gasolina podia, e levava, uma lata ou um garrafão para ter uma reserva.
        Agora com um carro eléctrico faz como?
        Escreve quem tem mais de 70 anos.
        E não tenho nada contra os carros eléctricos (na cidade e nos carris).

    • _RJCA_ says:

      Compras umas quantas pilhas Duracell e levas para o carrito ou então usas a teoria do outro que tem um geradorzinho no VE e leva o jerrican à bomba comprar gasolina para alimentar o geradorzinho… 😉

    • TM says:

      Eu vivo numa aldeia no interior do país e tenho 3 carregadores rápidos ao pé de mim….Sinceramente já vou no segundo EV e não tive problema nenhum de carregamento nem de bateria

  8. jorge santos says:

    Carros a combustão interna e relógios automáticos… não têm alternativas viáveis. Não há mais nada a dizer.

  9. PJA says:

    Sem uma rede de carregamentos perto das habitações, ou seja, das pessoas vai ser impossível apostar no BEV.

    • _RJCA_ says:

      Ora aí está. Ainda não vi neste blogue o que realmente interessa saber que é a melhor forma para se carregar as pilhas dos pópós. Mas o planeta agradece aos “iluminados” o facto de também eles estarem a destruir o dito cujo. Duma maneira ou de outra, estamos condenados (ou não)…

    • Mr. Y says:

      Em Inglaterra, pelo menos, já há carregadores ligados aos postes da rua.

  10. 010101010 says:

    Caro @JL , a conversa que os combustiveis sintéticos custam 10 euros o litro ja não convence ninguem, tem que mudar a rectrica, tal como todas as novas tecnologias, no inicio são sempre caras, tambem foi assim com os seus queridos carros a pilhas, com a evolução e aperfeiçoamento do fabrico e aumento da produção os custos diminuem e muito, logo, sim os combustiveis sintéticos serão provavelmente a melhor alternativa para combustiveis fosseis a aplicar nos veículos/motores ICE, e não os eléctricos não conseguem resolver o problema da mobilidade e transportes no mundo, pasme se ….

  11. PTO says:

    Querem vender EV’s? É simples, baixem os preços para níveis a que a classe média e média baixa tenha acesso.
    Em caso contrário é natural que as pessoas optem por um carro a combustão, uma vez que o preço de aquisição é o fator que mais pesa na decisão de se comprar um carro. Sempre foi assim e sempre será.

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