Nissan está a desenvolver um carro elétrico bem mais potente, com dois motores e 4WD
A Nissan vai continuar a sua jornada na eletrificação dos automóveis. Recentemente, deu a conhecer que está a desenvolver um carro elétrico bem mais potente que a oferta atual, com dois motores e 4WD.
A fabricante japonesa, parceira da Renault, é uma das marcas que mais vende no segmento de carros elétricos. O Nissan LEAF é uma boa oferta nas gamas mais baixas e atrai diversos interessados em envergar neste novo mundo.
Os últimos dias têm sido bastante produtivos para a Nissan, especialmente no seu catálogo de veículos elétricos. No Tokyo Motor Show 2019 apresentou o Ariya, que vem abrir uma nova era de design e performance nos carros elétricos da marca. Este conceito é uma evolução do atual refletido no LEAF e no futuro chegará ao mercado.
Não obstante, as mudanças não estarão apenas no design. A fabricante japonesa está a desenvolver novas tecnologias ao nível de baterias e unidades motrizes. Estes desenvolvimentos não deverão chegar aos veículos atuais, mas irão equipar os futuros carros elétricos da marca.
Nissan LEAF com 309 cv e 4WD
Para testes de estrada - que demonstram o nível de desenvolvimento deste projeto - a Nissan recorreu a um dos seus LEAF e+. Estes novos motores elétricos perfazem uma potência total de 309 cv e 680 Nm de binário disponível instantaneamente.
Comparando à atual oferta da empresa, esta nova unidade motriz apresenta uma severa melhoria nas especificações relacionadas com o desempenho. Assim sendo, a dinâmica é um dos pilares para os próximos modelos.
A contribuir para este aprimoramento da dinâmica e condução, a Nissan implementou ainda um sistema de tração às quatro rodas. Tal faz todo o sentido, tendo em conta que os dois motores elétricos estão localizados juntos dos eixos do veículo. Assim, os próximos veículos elétricos da Nissan terão uma performance nitidamente superior sem beliscar na eficiência.
Em breve, a Nissan lançará um veículo elétrico de nova geração que será uma verdadeira evolução. Desde a nova tecnologia de propulsão elétrica e tração às quatro rodas da Nissan, até à nossa tecnologia de controlo de chassis conseguirá alcançar um enorme salto no desempenho em aceleração, em curvas e travagem, a par dos carros desportivos mais recentes.
| Takao Asami, Vice-Presidente do Departamento de Pesquisa e Engenharia Avançada da Nissan
Apesar de todos os esforços colocados no desempenho, o conforto não foi descartado da equação. Segundo a fabricante, estão a desenvolver igualmente um método para regeneração de energia no motor traseiro. Assim, as travagens ficam mais suaves e é possível absorver mais energia para as deslocações.
As tecnologias de condução neste carro elétrico
Seguindo o exemplo da Tesla, que é atualmente a referência do segmento, a Nissan está a trabalhar nas suas tecnologias de condução autónoma e inteligente. Prova disso é o Nissan Intelligent Mobility, que está cada vez mais avançado. No entanto, na próxima geração de veículos elétricos deverá estar ainda mais completo e capaz de cumprir as necessidades do condutor.
Apesar de a Nissan ter recorrido a um LEAF para os testes feitos com a sua nova unidade motriz e tecnologia, não é de esperar que este modelo venha a receber esta motorização no futuro.
Não obstante, decerto estará em futuros modelos elétricos da marca. Tendo em conta a prioridade coloca no desempenho, não seria surpreendente caso fosse um sedan ou até mesmo um desportivo coupé!
Afinal, quanto custa mudar a bateria de um carro elétrico?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nissan
Neste artigo: Automovel, carro eletrico, mobilidade elétrica, motores, Nissan, tecnologia
Eu se estivesse muito inclinado a comprar um Leaf, pedia já um orçamento com validade de 10 anos, para substituição das baterias!!!! Assim não era surpreendido!
Tu achas que estás é com défice de atenção e vens p’rá aqui à pesca. Serias surpreendido na mesma, a tecnologia de hoje não será a mesma daqui a 10 anos e se hoje já é possível através de um kit substituir o motor de combustão interna por um totalmente eléctrico e transformar um poluidor nato num veículo mais ecológico daqui a uma década a tecnologia vai concerteza surpreender-te de uma maneira que hoje não consegues conceber.
Quando receberes a factura de 25.000€ pela troca das baterias, já terás atingido o que eu queria dizer…. mas será tarde de mais!
Mostra aí uma fatura paga de 30 mil
Mas quem é que falou em 30.000? Viu o fim da notícia da própria PPLWARE?
“Portugal: Substituir a bateria de um Nissan Leaf custa 25 mil euros? “
Não será antes AWD? É que são conceitos diferentes…
O artigo é claro: “A contribuir para este aprimoramento da dinâmica e condução, a Nissan implementou ainda um sistema de tração às quatro rodas. Tal faz todo o sentido, tendo em conta que os dois motores elétricos estão localizados juntos dos eixos do veículo. Assim, os próximos veículos elétricos da Nissan terão uma performance nitidamente superior sem beliscar na eficiência.”
Tracção às 4 rodas, com 1 motor eléctrico por eixo.
A minha pergunta também é clara. AWD ou 4WD? Antes de responder investiga la um pouco..
João, a Nissan indica que é 4WD!
Depois pagam 30K pelas substituição das baterias
MOSTRA A FATURA OU O ORÇAMENTO!!
Basta ver o que disse a Nissan na TV .
Foram bem claros ao falar que custa ser de 25.000 + iva e mão de obra fica em cerca de 30.000
200 mil quilómetros em 2 anos. O carro é uma maravilha. E derreteu as baterias só com cargas rápidas. Se fosse a Nissan não lhe vendia mais nada.
Mas qual é a função de um carro ?
é para andar ou estar parado e olhar para ele ? se serve apenas para bibelot.
um a gasolina ou gasoleo é melhor.
A Nissan em Portugal com a história dos 30 mil euros para substituir as baterias, eu um valente tiro no pé e enterrou o Leaf. Paz a sua alma.
MOSTRA A FATURA OU O ORÇAMENTO!!
VENDERAM-SE 430 MIL LEAF’S NO MUNDO, UM LEAF NOVO CUSTA 30 MIL EUROS, SÓ UMA PESSOA COM MUITO POUCO RACIOCÍNIO ACEITA QUE O CUSTO DE SUBSTITUIÇÃO DE UMA BATERIA POSSA SER 30 MIL EUROS.
NÃO TE ADMITOO!!!!!!
tens de ver a entrevista na sic noticias e assim ja ves a fatura e o orçamento
deves ser vendedor de carros. Da Nissan claro
A noticia é clara.
https://sicnoticias.pt/pais/2019-10-24-Proprietario-de-um-Nissan-Leaf-obrigado-a-pagar-30.000-euros-para-substituir-uma-bateria
https://sicnoticias.pt/pais/2019-10-24-Proprietario-de-um-Nissan-Leaf-obrigado-a-pagar-30.000-euros-para-substituir-uma-bateria
Num carro que vale 32400€, se a bateria vale 30000€, os 2400€ é pela carcaça e o recheio?!?
RIP Nissan Leaf
mais um para depois pagar mais de 30 mil euros pela bateria
Fui ver a notícia e o tipo comprou o Leaf em Maio de 2017, espetou 200 mil quilómetros no carro em 2 anos e meio e agora quer meter uma bateria porque o carro só faz 60 quilometos numa carga completa.
Eu se comprasse um carro a gasóleo e em dois anos fizesse 200.000 km tinha gasto só em combustível a 6l/100 16.000€ contas redondas, fora as revisões. que provavelmente seriam uma pipa de massa para 200mil quilometros. Porra um carro que faz em dois anos, se calhar a custo zero (agora paga-se os carregamentos) 200 mil quilometros e só mete pneus É O MELHOR CARRO DO MUNDO.
Tem de dizer-me onde é que carrega o carro eléctrico de graça!
E também como é que trava, bloqueia o rotor? Para ter só gastos em pneus!!!!!
E não faz as contas à desvalorização do carro? Se vender um eléctrico que precisa urgentemente de baterias, quanto é que vale?
Realmente fazer contas é consigo, não percebo porque é que os carros a combustão vendem ainda assim muito mais que os eléctricos, em Portugal!!!!
Mas dou-lhe outra dica, que carro a combustão utiliza para comparar com o LEAF de 35.000€? É que com esse custo, compro um BMW série 3 ou Mercedes Classe C, mas na realidade o carro que compara em tamanho, comodidade, mala….. é mais com o Clio de 20.000€!!!!
Enfia 200.000 km num carro em 2 anos e vendes muito bem oh sim. Não percebes nada de elétricos e nunca andaste num Leaf para conhecer o conforto nem sabes a tecnologia que o carro tem igual ou superior a alguns BMW. Vai ver a notícia e ouve com atenção, Eu se fosse a Nissan não queria ver o gajo nem pintado de ouro. Metem-lhe uma bateria nova e o gajo estoura com cargas ráoidas em 2 anos e vem reclamar outra. AINDA É POSSÍVEL CARREGAR A CUSTO ZERO, OUVE O QUE TE DIGO.
200.000 Km para um mercedes ! acabou de nascer, para um citroen saxo 1.5d 200.000 faz a brincar com um custo de fazer rir porque já existem alguns com 700.000 e para outros tantos que com 30.000 euros até compra 3 carros e poupa dinheiro.
dar 30.000€ por um carro a pilhas e depois de 200.000km dar mais 30.000 só um idiota.
pra mim esse lixo a pilhas bem podem ficar com eles , nem de borla os quero.
Se ele andou é porque podia, se carregou é porque a Nissan assim o permitiu…segundo a sua opinião, o veículo tem à disposição os carregamentos rápidos mas não pode usar, pode comprar o carro mas não pode fazer 100 mil km ao ano. Tristes dos taxistas que compraram eléctricos…afinal parece que não são o futuro.
Em relação à bateria, é proibido substituir quando está em fim de vida? E as outras marcas que trocam por custos muito inferiores! A BMW tem um sistema de módulo e só troca o módulo estragado…será que as da Nissan são assim tão avançadas para esse preço exorbitante?
200.000 Km num carro com as revisões de dia, ou seja bem estimado não é nada.
Quanto ao conforto, depende ser tiveres que pagar um hotel para fazer uma viagem enquanto carregas o carro pode ser melhor, a não ser que leves a tenda, pois num BMW ou Mercedes de certeza que o basta os 5-10 minutos para abastecer e tens conforto durante a viagem.
Se as baterias não aguentam porque dizem que podem fazer carregamentos rápidos?
Eu tenho um Mercedes e sei quanto custam as revisões o tipo faz 7000 km por mês num elétrico. Poupa milhares em revisões, combustível e impostos o carro é tão bom que ele ainda quis comprar outra bateria. Não meteu uma usada, não vendeu o carro, quer uma bateria nem que seja por 100000 e está disposto a ir a tribunal.
Eu tb tenho um Mercedes e sei quanto custam as revisões, lixo eléctrico não quero e essa do poupar é pra rir no eléctrico, 1º só pode ir a marca , a marca faz o preço que quer, depois na venda é perda total ninguém vai comprar um eléctrico em 2º mão, em termos de segurança temos alta voltagem em causo de embate tem de se saber o que faz pode existir o risco de electrocussão, depois temos a radiação electromagnética que ninguém fala e sobre o que faz aos corpos. Como eu digo , deixa as cobaias ir a frente.
Então chegaste à conclusão que algo não bate certo? Isso já eu tinha visto. Ninguém perguntou ao tipo quanto gastou em manutenção e carregamentos
A pergunta que impera aqui é: este já vai trazer ventilação/refrigeração para as baterias? é que a primeira geração não ter ainda se come, mas não terem feito nada acerca disto para esta actual é sim um grande tiro no pé.
Mais do que a distância percorrida, não me espanta a degradação da bateria em apenas 2 anos. Acredito que precisamente pela falta de ventilação da mesma.
Deve custar 100.000 euros a substituição de bateria.