Investigação sobre elétricos da China: UE alega que dados cedidos são insuficientes
A União Europeia (UE) está a conduzir uma investigação relativa à importação de carros elétricos chineses. Agora, o bloco informou que considera que as informações fornecidas por três fabricantes são insuficientes.
Conforme partilhado pela agência noticiosa Reuters, citando duas pessoas familiarizadas com o caso, a Comissão Europeia advertiu três fabricantes chinesas de veículos elétricos de que não forneceram informações suficientes para a sua investigação anti-subvenções.
Recorde-se que, no âmbito de uma investigação apresentada pela própria Comissão Europeia, a instituição está num processo que visa avaliar, no prazo de 13 meses, se deve impor taxas acima da taxa padrão de 10% da UE para automóveis, nomeadamente chineses, por acreditar que estes poderão estar a beneficiar de subsídios no seu país.
Se a Comissão Europeia concluir que as informações fornecidas pelas empresas incluídas na amostra - BYD, SAIC e Geely - são insuficientes, poderá utilizar elementos disponíveis noutros locais para calcular as taxas, o que pode inflacioná-las.
De facto, em todos os 10 processos anti-subvenções contra a China relativamente aos quais ainda estão em vigor medidas, a Comissão utilizou os "dados disponíveis" para colmatar certas lacunas.
Segundo a Reuters, este tipo de aviso é frequente nos processos de defesa comercial da UE, pelo que foi concedido às empresas em questão o direito de responderem.
SAIC respondeu à UE, mas BYD e Geely não
A SAIC afirmou ter "cooperado plenamente" com a Comissão e fornecido todas as informações necessárias em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio e da UE.
Mais do que isso, numa mensagem no WeChat, salientou "que as informações comercialmente sensíveis - como a formulação da bateria - não devem pertencer a esta categoria".
A Reuters informou que a Geely não quis comentar este aviso da UE, e a BYD não respondeu a um pedido de comentário (feito numa tarde de feriado).
Por sua vez, a Câmara de Comércio da China para a UE afirmou que as alegações de não cooperação eram infundadas e alegou que as empresas tinham participado em várias rondas de questionários e facilitado as inspeções no local.
Além disso, partilhou que as empresas consideravam excessivas algumas das exigências da UE, nomeadamente prazos apertados para a apresentação de documentos pormenorizados, exigências que ultrapassavam a capacidade das empresas para apresentar provas e pedidos de informações comerciais sensíveis sobre os fornecedores.
No início deste mês, a Câmara de Comércio da China para a Importação e Exportação de Maquinaria e Produtos Eletrónicos (CCCME) revelou temer que as conclusões da UE sobre os seus elétricos fossem "distorcidas e pouco objetivas".
Na perspetiva do então vice-presidente, Shi Yonghong, "não é de excluir que a Comissão possa recorrer ao que se designa por «factos disponíveis» na linguagem da defesa comercial para inflacionar as margens de subvenção".
Leia mais:
Apliquem lá a tadinha para manter os rabos em Bruxelas bem quentinhos e deixem de atirar areia para os olhos dos consumidores.
*taxinha 20% a 40%
Corrector
Insuficiente é a capacidade da EU voltar a ser relevante em termos economicos, daí virar-se para atacar e condicionar os outros.
melhor condicionar do que roubar, imagino quantos Teslas foram já desmantelados na china para engenharia reversa e propriedade intelectual roubada por hackers chineses. Acho que qualquer Europeu deve defender o que é nosso e não dos chineses, tal como os chineses faziam sem pensar duas vezes. Sem falar de apoiar um regime comunista.
E pensas que os outros não fazem o mesmo? A começar pelas baterias.
Tesla… “Nosso”…
Dá que pensar… Não sabia que Tesla é Europeu…
Onde disse que tesla era da europa,? so disse que os chineses copiam a tesla. E a europa não tem EV,’s de marca europeia?
Tem a certeza que são os chineses que voam a Tesla? Os 2 maiores fabricantes de baterias mundiais são chineses e não votaram ninguém, era bom que os europeus os copiassem mas não conseguem.
Por isso é que os VEs europeus são tão caros
Tem a certeza que são os chineses que copiam a Tesla? Os 2 maiores fabricantes de baterias mundiais são chineses e não copiaram ninguém, era bom que os europeus os copiassem mas não conseguem.
Por isso é que os VEs europeus são tão caros
O que é dos imperialistas é deles. O que é dos europeus é deles E dos imperialistas. O “nosso” do tesla significa só dos imperialistas.
lol todos fazem o mesmo mas o Musk até meteu muita coisa Open source.
Mas os chineses já estão muito a frente até a nova tecnologia das baterias LFP Chinesa é cobiçada pela Tesla e outras marcas que também já usam.
Lá vai o tempo que os chineses tinham que copiar, estamos a entrar numa era que vamos é que ter que copiar os chineses!
Pois, pois. E ter os maiores depósitos do mundo em terras raras e necessárias a estas modelos de baterias não conta? O facto é que têm copiado e roubado tudo o que podem para andar já a afirmar que são muito desenvolvidos e tretas do tipo! Você é daqueles que também apoiam se o vizinho se fizer à sua mulher e ainda lha gabam a técnica em vez de se fazer à vida e defender o que é seu! É muito há semelhança do tipo de homens que, infelizmente, o Ocidente defende hoje e já tem em excesso!
José, todos roubam e todos copiam.
Porque razão acha que os EUA têm uma central de inteligência que procura ver e saber tudo?
Deve ser para terem melhor nota nos exames, se calhar…
anda tudo muito anjinho…
“Inversa”
Enquanto a Europa debate, os outros constroem e desenvolvem…
Copiam… roubam IP…
Que grande treta! Afinal qual é o “desenvolvimento” tão disruptivo que vai modificar as nossas vidas? Ups, fora o papel, quase tudo veio da Europa ou do Ocidente.
onde é que eu disse que tesla é Europa? so disse que os chineses copiam o tesla. A europa não tem EV´s de marca propria? Isso é nosso.
O que dizer? Há gente cega e ama mais o quem se diz nosso inimigo, mesmo que na nossa frente arreganhe os dentes, do que os seus. Houve sempre gente desta na História, hoje mais, pois há por aí alguns que nasceram para serem escravos.
Isso é a teoria do orgulhosamente sós , que vale um chavo na competição mundial.
Está a escrever num telemóvel ou chinês ou coreano, vê televisão num equipamento da mesma origem , é iluminado em casa e na rua por lâmpadas chinesas, e vai andar num carro com baterias chinesas, de certeza, se não for o carro todo.
Além de que em casa quase todos os equipamentos modernos que tens são Made in China.
Não tente insultar os outros, procure você mesmo fazer melhor
china má
Neste momento, o país que inventou o termo “Macartismo” faz tudo para conter a China. A UE é apenas um “copy/paste” do Macartismo, nada mais. Reparei que, ultimamente, cada vez que os americanos alegam qualquer coisa contra a China, no dia seguinte, é a vez da UE seguir às cegas. O comércio internacional (globalização) pode retroceder para o protecionismo/mercantilismo do século XVII e XVIII, dificultando o sucesso do comércio internacional, tudo ao abrigo do Macartismo.
Interligação no Comércio Internacional:
É verdade que o comércio internacional está cada vez mais interligado. As cadeias de suprimentos globais envolvem múltiplos países, desde a produção de matérias-primas até a fabricação de produtos finais.
As empresas muitas vezes dependem de fornecedores em diferentes partes do mundo para obter peças, componentes e materiais essenciais.
Dificuldade em Identificar Quem Copia Quem:
Com a complexidade das cadeias de suprimentos, torna-se difícil determinar quem está copiando quem. Ideias, designs e tecnologias são frequentemente compartilhados e adaptados globalmente.
A inovação muitas vezes envolve a combinação de conhecimentos e técnicas de diferentes origens.
Relação entre a UE e os EUA:
A União Europeia (UE) e os Estados Unidos têm uma relação comercial significativa. Ambos são parceiros importantes em termos de comércio e investimento.
No entanto, a UE deve manter sua autonomia e não seguir cegamente a política dos EUA. É importante que a UE defina sua própria estratégia de comércio internacional com base em seus interesses e valores.
Medidas para a UE:
A UE pode adotar várias medidas para proteger seus interesses comerciais:
Diversificação de Parceiros: A UE pode buscar parcerias comerciais com outros países e regiões além dos EUA. Isso reduziria a dependência excessiva de um único parceiro.
Regulação Inteligente: A UE pode implementar regulamentações que incentivem a inovação, protejam a propriedade intelectual e garantam práticas comerciais justas.
Promoção da Cooperação Multilateral: A UE pode trabalhar com outras nações para fortalecer as regras do comércio internacional e resolver disputas de maneira justa.
Em resumo, a UE deve equilibrar a interdependência global com a necessidade de manter sua autonomia e tomar decisões informadas sobre sua política de comércio internacional. O diálogo e a cooperação entre os países são essenciais para enfrentar os desafios desse cenário complexo.