BYD e DJI lançam o primeiro sistema de drones integrado em veículos do mundo
A BYD uniu-se à especialista em drones DJI para criar um sistema inovador de drones integrados em veículos. Atualmente, a tecnologia está disponível apenas na China continental, mas está preparada para impulsionar a industrialização e a adoção em larga escala de sistemas inteligentes de drones para automóveis.
O sistema Lingyuan consegue uma integração total entre o veículo e o drone e pode ser implementado tanto nos modelos BYD, como nas suas submarcas. O mesmo está disponível em duas versões:
- LingYuan Battery Swap Edition, concebida principalmente para os modelos YANGWANG e que inclui um drone DJI Mavic 3;
- Lingyuan Fast Charging Edition, que utiliza um drone DJI AIR 3S personalizado e está presente nos modelos DENZA e em alguns modelos da BYD.
A nova tecnologia inclui a primeira solução de plataforma de aterragem inteligente do mundo, juntamente com módulos de posicionamento de drones, câmaras montadas no tejadilho e pegas personalizadas de dupla utilização.
Isto significa que o sistema Lingyuan pode suportar descolagens e aterragens dinâmicas a velocidades de até 25 km/h e inclui um comando de um único botão para o drone regressar ao veículo a partir de uma distância de até dois quilómetros, dispondo ainda de uma funcionalidade inteligente "Follow-me" que funciona até 54 km/h.
Conta, também, com carregamento rápido automático que pode levar a bateria do drone de 20% a 80% em apenas 30 minutos.
O sistema oferece 30 modelos de filmagem predefinidos e algoritmos inteligentes, permitindo aos utilizadores captarem facilmente imagens de alta qualidade das suas aventuras com o veículo com apenas um comando, evitando a necessidade de uma operação manual extensa.
A aplicação Lingyuan, desenvolvida pela própria BYD, tem uma interface fácil de utilizar, reduzindo drasticamente as barreiras à utilização de drones, e está integrada nos sistemas do veículo.
Uma estrutura retrátil ultracompacta (helipad) fica embutida no tejadilho (carros maiores) ou suspensa mesmo por cima (modelos mais pequenos) e foi pensada para garantir que o veículo não excede os 2,05 metros de altura, pelo que continua a cumprir as restrições de dimensões.
Este helipad incorpora, também, uma câmara grande angular 4K que funciona juntamente com a câmara 4K do drone para criar filmagens de dupla visão, todas disponíveis para serem editadas na aplicação Lingyuan.
Para Wang Chuanfu, presidente do Conselho de Administração e presidente da BYD, "a colaboração entre a BYD e a DJI é muito mais do que simplesmente colocar um drone num automóvel".
Em vez disso, desenvolvemos todo o sistema de integração desde o início, concebendo-o e desenvolvendo-o de raiz para conseguir uma fusão profunda entre o veículo e o drone. Este avanço resulta numa sinergia em que o todo é maior do que a soma das suas partes.
Comentou, no evento de lançamento.
Isto é legal sequer?
Na China deve ser.
Se não for não tardará a ser. É uma ideia perseguida há já algum tempo por várias empresas: a entrega rápida de pequenas encomendas por drone.
Irá dar muito jeito para levar a piza até à varanda do sétimo andar ou até à janela do r/c, acompanhada de uma promessa de entrega em até 15 minutos, quentinha e queijo derretido ainda a escorrer. O pequeno senão é que se agora são as motas de entrega de piza que nos fazem razias… qualquer dia serão os drones a fazerem-nos uma bela razia aos mais cabeçudos de entre nós que nos atrevamos a cruzar o seu caminho. A vantagem, por outro lado, é a de que ou ganharemos uns galos ou veremos umas quantas estrelas a rodar em volta de nós ou ainda ambos… o que será uma recordação para toda a vida, portanto, não ficaremos completamente a perder com esse encontro de 1.º grau!
Se tiver licenciado porque não deveria ser?
Imagina tu chegares a uma fila de transito e não saberes se das a volta ou se aguentas mais um pouco, lanças o drone e vais averiguar se vale a pena esperar isto tudo sem sair do carro, isto foi ao um exemplo mas a nível profissional devem existir dezenas de cenários que faz sentido.
Vi a dias que no Dubai alguns carros da polícia também vão começar a ter um sistema idêntico.
Tem é de esperar 10 dias para a AAN dar autorização…
Isto é mais uma ferramenta para os chineses espiarem tudo o que se passa nos outros países.
Acordem!
Porque é que havia de ser ilegal? O que é novidade é usar o carro como base de pouso e de carregamento.
Blade runner2
Coisa tão útil para o dia a dia do comum mortal…
Mais um apêndice a fazer peso e atrito…
Finalmente! Conduzir na visão GTA 😀
Isto é mais uma ferramenta para os chineses espiarem tudo o que se passa nos outros países.
Acordem!
Agora o carro pesa 5 toneladas e tem menos 25% de autonomia.
em PT, se um drone tem câmara é sempre necessário pedir autorização para voar… Vai ser giro