Há poucos meses no mercado automóvel, Xiaomi vendeu mais carros elétricos do que a Toyota
A Xiaomi estreou-se na indústria automóvel há poucos meses, estando, desde então, a recolher os frutos do sucesso do seu modelo elétrico. A entrada foi de tal forma impressionante que a marca chinesa, conhecida pelos smartphones e outros gadgets, vendeu mais carros elétricos do que a Toyota, no último trimestre.
A China é o principal mercado mundial de veículos elétricos, sendo importante para uma série de fabricantes ocidentais. Com a chegada de uma nova vaga de concorrência interna, no entanto, os líderes nacionais como a BYD e a Geely estão a expandir-se para novos mercados.
Conforme temos acompanhado, as fabricantes de automóveis chinesas estão a tornar-se verdadeiramente importantes no panorama global de carros elétricos, à medida que se expandem para o estrangeiro, visando crescer.
A corroborar este crescimento, metade dos 10 principais líderes mundiais de vendas de carros elétricos são, pela primeira vez, chineses.
Segundo novos dados da MarkLines, citados pelo Nikkei Asia, foram vendidos 2,52 milhões de veículos elétricos em 55 mercados globais no terceiro trimestre deste ano.
BYD triunfa no setor dos carros elétricos
A Tesla ocupou o primeiro lugar com 432.000 veículos vendidos entre julho e setembro, num aumento de 2% relativamente ao ano passado.
Depois, em segundo lugar, posiciona-se a BYD, que teve um forte impulso, com as vendas do terceiro trimestre a aumentarem 9% para 424.000 unidades. Assinado por esta fabricante chinesa, o Seagull foi o carro mais vendido, na China, com quase 41.000 unidades vendidas só em agosto.
Numa estreia impressionante, a Xiaomi vendeu mais carros elétricos do que a Toyota, no último trimestre, após ter lançado o seu primeiro modelo há poucos meses, a 28 de março de 2024.
Aliás, o top 20 não inclui qualquer empresa japonesa, sendo estas algumas das mais atrasadas na transição para os carros elétricos. A Nissan ficou em 22.º lugar, com 34.000 unidades vendidas, e a Toyota e a Honda ficaram em 23.º e 24.º lugar, respetivamente.
De acordo com a AlixPartners, espera-se que as marcas chinesas controlem mais de um terço do mercado global de carros elétricos até 2030.
Entretanto, há fabricantes de automóveis dos Estados Unidos e da Europa a perderem terreno: a Volkswagen caiu dois lugares, para 5.º, depois de as vendas terem caído 17% no terceiro trimestre, para 170.000 unidades; e a Stellantis e a Mercedes saíram ambas do top 10, com vendas a caírem mais de 20%.
Leia também:
Sinceramente não é difícil…
Não é difícil vender mais carros elétricos do que a Toyota, pois praticamente não os tem.
Depende do mercado, em praticamente todos tem 2 modelos, enquanto a Xiaomi tem 1.
Elétricos ou híbridos? Híbridos tem, elétricos não.
Apenas eléctricos, híbridos são quase todos.
O que tens a dizer dos elétricos ou híbridos plugin da Toyota?
Ouvi falar muito bem…
Depende do modelo.
Estas marcas “tradicionais” continuam a não querer vender carros elétricos e depois dizem que ninguém os quer…
Na verdade vê-se o sucesso paralelo das não tradicionais, Tesla, BYD, e todas as outras chinesas…
As marcas chinesas possuem 76% do mercado dos EV.
Tudo o que as marcas tradicionais tem que fazer é apostar forte nos carros a combustão. Um pouco mais de esforco e pode ser que os chineses fiquem com 100% do mercado dos EV.
https://www.theguardian.com/business/2024/dec/03/chinas-share-of-global-electric-car-market-rises-to-76
Bem visto! 🙂
Calma @x3k,
A BYD atrasou a produção de elektros é acelerou os PHEV.
A Tesla está a perder mercado e num acto de desespero está a oferecer os carros.
Calma as marcas Europeias já anunciaram que vão aumentar os precos em 2025 é preciso combater este flagelo.
Não atrasou produção nenhuma.
Não há como um carro a diesel, a libertar fume preto pelo escape
A BYD globalmente já vende mais carros que a Ford
https://www.carexpert.com.au/car-news/byd-overtakes-ford-in-global-new-car-sales
Sei que as pessoas querem carros elétricos e baratos… mas neste momento, a Europa está a atravessar um grande desafio, onde uma das principais indústrias está a cair.
Muitos não se preocupam com isto, mas acaba por ser um dilema dos europeus, porque apesar de baratos, com o deteriorar da nossa economia, vai depois haver maior dificuldade em comprar.
Discordo. Aliás se leres os comentários de ilustres comentadores, é bom que as pessoas sejam despedidas e as indústrias fechem para que possamos comprar mais carros elétricos.
Eu quero ver é quando for preciso peças para estes carros, por exemplo na sequencia de um acidente… se elas vão existir.
A questão de ser despedidas não tem nada a ver com o tipo de carros, só falta dizer que a Bentley despediu pessoas porque não tem eléctricos.
As industrias já perderam o barco dos carros elétricos. Isso pertence aos chineses
E como será a manuntenção destes carros? Será que há peças?
Duvido. Vejo um BYD com a traseira toda amolgada no mesmo estacionamento há meses. Deve estar à espera das peças.
Pois… é que a malta esquece-se que um carro não é o mesmo que um telemovel. É preciso peças de substituição e que não há mercado de peças paralelas para essas viaturas! E muitas dessas marcas tb não deve haver oficinas que mexam nisso … se já para as marcas “classicas” muitas vezes é mau, quanto mais para estas que não existem softwares e malta a mexer e que está tudo em Chines! Comprar um carro destes pode ser um real tiro no pé uma vez que ninguem mexe naquilo!
É usar e deitar fora! É como a maquina de lavar roupa… assim como a maioria dos produtos chineses….
A europa quis dar a volta ao mercado com os carros de combustao e metas de carbono mas foi ambiciosa demais e nao deixou os construtores adaptarem se. Agora nao temos resposta para os carros chineses…
Enquanto puder comprar carros europeus vou continuar
É o q se chama entregar o ouro ao bandido.
Maquina de lavar roupa é usar e deitar fora ? Desde quando ?
Desde que a reparação fica ao preço de uma nova.
Isso como em qualquer equipamento produzido pelo ser humano, até hoje nunca tive nenhuma nesse caso, sempre foram reparadas, só quando estavam podres eram substituídas.
Quando nao tens pecas para reparar. A tua maquina deve ser das boas… quero dizer… de marca europeia…
Não é grande feito, a Toyota acaba de anunciar que ainda não é em 2026 que vai apostar em elektros conforte se alvitrava.
Os motivos são os conhecidos:
-carros inconvenientes, limitativos e caros. Ninguém os quer alem dos “early adopters ” que morderam o isco.
Ninguém os quer? sério?
10 milhões em 2022, 14 milhões vendidos em 2023 e é esperado que atinja 17 milhões de unidades vendidas este ano…
A fase dos early adopters já passou…
Os motivos que afectam todas as marcas “tradicionais” são as mesmas: as politicas da UE
A Toyota já aposta em eléctricos há mais de 30 anos.
Ninguém os quer ? Está a falar de si certo ? Quando ate mais de metade dos que têm a combustão os querem na próxima compra.
“Quando ate mais de metade dos que têm a combustão os querem na próxima compra.”
É ao contrário.
Deixe de ser mentiroso e intriguista 😛
https://www.dailywire.com/news/large-percentage-of-americans-regret-buying-electric-vehicles-plan-on-switching-back-to-gas-powered
Praticamente metade dos que caíram na patetice de comprar elektro querem desfazer-se deles
O que eu disse foi isto:
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/mais-de-50-dos-condutores-espera-ter-um-carro-eletrico-nos-proximos-10-anos/amp/
Mas enfim, a campanha do rebanho tenta de tudo.
Isto apenas nos diz q depois de ser proibida a construção de carros a combustão e apenas admitida produção de carros elektros ≈daqui a 10anos, aprox. 50% dos condutores actuais quer continuar a poder comprar e andar de carro, nem q seja na porcaria de um elektro. Quem remédio. Os restantes preferem nem q seja um carro de rolamentos. Mais um dado preocupante para ambições dos lunáticos políticos ekektros que só têm um caminho a seguir: Anular a agenda 2035 assim como anularam a agenda 2030 e a agenda 2025.
Errado, nos próximos 10 não é nada proibido.
E vai poder continuar a andar, isso é mais uma campanha do rebanho, não há proibição nenhuma para não andarem a combustão.
Claro. Entretanto perde o marketshare que os outros conquistam e vai-se lançar num mercado já bem dominado por outros players. Mais de 20 aliás…. Espera que outros se metam em outros ramos que a Toyota domina e vamos ver como lhes corre a teimosia.
A Toyota não reconhece que esses “inconvenientes” face à combustão, na realidade satisfazem a maioria das necessidades dos consumidores, e as “limitações” são facilmente ultrapassaveis para a maioria dos consumidores. Afinal estamos a falar de entregar o melhor que podemos entregar, ou daquilo que o cliente quer?!
Caros é obviamente um problema para uma marca que também já se faz pagar bem normalmente. Contudo os clientes tem demonstrado que face às poupanças que vão tendo no tempo de vida útil do carro, não se importam de pagar mais um bocado. Afinal de contas, essa discussão já se tinha quando iamos comprar um carro, e nos perguntavam se queriamos diesel vs gasolina…
Os early adopters já ai andam à mais de uma década… Vamos entrar em 2025. O primeiro Zoe da Renault saiu à quase 13 anos. A Noruega à prai 12 ou 13 que deu sinal quando um carro eletrico se tornou o best seller…. Isto ainda a Tesla não tinha o “autopilot”.
A toyota começa a passar a imagem de estar presa no tempo e não perceber o seu publico além do da exigência profissional. É que nem com o hype que deram ao supra ao longo dos anos, não conseguem aprender em 2020… Continuam a lançar carros que na folha, lado a lado, perdem face ao que entregam e o que pagas €€€.
Não esquecer que a Noruega só está adiantada mais uns anos, desde os anos 90 que começaram a incentivar os evs, mas obviamente que só chegaram em força quando as grandes marcas de hoje lançaram os carros que se veem hoje, antes tinham apenas veículos como o think city e pouco mais.
A Noruega mantém os carros a combustão antigos. Os elektros que se oferecem é só mais um na garagem ou a ocupar o espaço público. A cavalo dado não se olha o dente. Eu tb não dizia que não a um nessas condições, desde que me deixassem ficar com os meus fiéis companheiros a combustão. Se obrigassem a trocar nem dados os queria, assim como os Noruegueses não os iriam querer.
Não, isso é mentira, tanto que o número de carros a combustão está a diminuir.
Maioria das residencias familiares possuem mais que um carro, é normal que se existam carros antigos.
Está visto que nao sabes, mas é possivel comprar um carro novo e manter os que se tem. Como também é possivel substituir 1 dos carros e manter o outro.
Sei pois @Toni.
Eu gostaria de ter visto a Noruega a pedir para entregar o carro antigo a combustão em troca dos subsídios para aquisição do novo elektro. Agora como isto foi feito não prova nada. O pessoal aproveitou a dádiva como qq um de nós aproveitaria e manteve o belo a combustão para viajar descansado:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcJ4EJUIo_kP8Dw5yA?e=Qds0js
Nop, @JL, os combustas que caem de maduros, são substituídos por combustas híbridos. Tb se vêm aos pontapés pelas estradas dos Fiordes.
Isso são carros de estrangeiros que vão visitar o país.
Errado, já lhe mostrei varias vezes que o número de carros a combustão está a descer, só um cego não vê.
Até os híbridos estão a cair:
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/evs-could-overtake-petrol-cars-norway-by-end-2024-2024-04-02/
para quando em Portugal
Os europeus estão fornicados…..
Toyota está no caminho certo deixar ver o que os clientes querem. Actualmente os clientes querem híbridos e isso que marca vende, excelentes carros.
Entretanto estar a comparar uma Xiaomi, por mais valor que tenha, e para mim tem, a uma Toyota é uma brincadeira.
A Toyota vende cerca de 11 milhões de carros por ano. O mundo automóvel não é veículos eléctricos, pelo contrário é ICE, pelo menos por enquanto.
Vendem-se anualmente 17 milhoes de veículos eléctricos a Toyota poderiam ter uma fatia desse mercado, mas opta por não ter.
É uma questão de opcão, não por ser o que propriamente os clientes querem.
E é mais importante o que os clientes querem daqui a 5 ou 10 anos do que aquilo que querem Actualmente. Qualquer empresa que só se preocupe com o Actualmente, está a fazer um mau plano de negocio