Fabricantes chinesas devem poder evitar taxas investindo na UE, diz CEO da Volkswagen
Na sexta-feira, a Comissão Europeia aprovou taxas definitivas sobre os carros elétricos produzidos na China. Para o diretor-executivo da Volkswagen, as fabricantes chinesas que investissem na União Europeia (UE) deveriam poder evitá-las.
A Comissão Europeia aprovou, na sexta-feira, taxas definitivas sobre os carros elétricos produzidos na China. Esta decisão foi tomada, de modo a compensar os efeitos prejudiciais dos subsídios que a UE acredita resultarem numa concorrência desleal e a reduzir a diferença de preços entre as empresas chinesas e as da UE.
Com as taxas sobre os automóveis totalmente elétricos fabricados na China, trazer os seus modelos para a Europa deverá custar milhares de milhões de dólares adicionais às fabricantes chinesas.
Os direitos deverão ser impostos a partir do próximo mês durante cinco anos.
Após a aprovação, Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, afirmou que a UE deveria considerar a possibilidade de ajustar as taxas previstas, tendo em conta os investimentos feitos na Europa.
Em vez de direitos aduaneiros punitivos, deveria tratar-se de conceder mutuamente crédito aos investimentos. Aqueles que investem, criam emprego e trabalham com empresas locais devem ser beneficiados no que se refere às taxas.
Ao jornal Bild am Sonntag, Oliver Blume disse que há um risco de as taxas que a China decidir impor, no sentido de retaliação, prejudicarem as fabricantes de automóveis europeias. A Volkswagen, a BMW e a Mercedes concentram cerca de um terço das suas vendas na China.
A UE fartou-se de ganhar dinheiro na China, agora que os chineses querem fazer o oposto, taxas para cima. O Ocidente não é nem nunca foi um parceiro credível.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra!!
Tem a ver que as empresas chinesas têm ajudas e investimentos do governo chinês, logo não tem que por exemplo cumprir certas regras, podem vender abaixo do preço de custo e ter perdas brutais porque no final são sempre suportados pelo governo chinês.
Ou por exemplo as fábricas não tem de cumprir regras de emissão de poluentes apertadas como na EU!
É que há muitas regras pra se poder vender pra EU, só que a China passa por que é China…
Como sabes? Até a UE não sabe (…subsídios que a UE acredita), está no texto! Sempre a mesma conversa: segurança nacional, subsídios e mais outras mentiras…
Na Tailândia o BYD DOLPHIN custava à seis meses cerca de 20.000€ aqui em Portugal quase 30.000€…
Argumenta lá! Ou só escreves pelo que ouves na propaganda sinofóbica!…
BYD DOLPHIN é feito na Tailândia! https://www.byd.com/za/news-list/BYD-roll-off-of-lts-8-millionth-new-energy-vehicle.html
Se fosse assim, não iam á falência dezenas de fábricas de automóveis , não conhece nada da China
Acha que o desenvolvimento da China nestes anos, já que há centenas de anos que não tinha algum, veio do céu? Não me diga que tiveram uma “inspiração divina” e repentina para se adotar da tecnologfia actual? Fartou-se de roubar, explorar os seus cidadãos e espia a para da Rússia, Coreia do Norte e Irão tudo o que pode. Ao ponto de até na NASA ter inscrito engenheiros que roiubaram informação! Não teve de investir um cêntino em desenvolvimento, estudos, nem na verdade em risco. Limitou-se a usar a sua imensa população e começou a produzir para quem quisesse daí termos tolos que preferiam: “fabricar na China por se mais barato”. Dos tolos não resa a História, esta taxas nada mais fazem do que repor igualdade no mercado pois esses bens a baixo do valor de custo, e muitas vezes com apoio do estado comunista que tudo controla, não devemos nada aos chineses, bem pelo contrário.
Verdade…
Não pode ser apenas investimento em fábricas de montagem, vindo tudo da China. Os carros têm que ter também uma parte significativa de componentes fabricados na UE. Nos VW fabricados na UE essa parte é elevada, pode passar os 50% do custo do carro. Nos carros importados da China não há nada.
Quando se fala em indústria automóvel na UE e no emprego tem que se pensar nas duas componentes
– a indústria de montagem de veículos – que emprega diretamente 2,7 milhões de pessoas, e
– a indústria de componentes para automóvel – que emprega cerca de 12 milhões de pessoas de forma direta e indireta, em empresas pequenas, médias e grandes
Muitos países corruptos andam doidos em apoiar o crescimento chinês em detrimento dos seu. Uma total irracionalidade que não pode ser compreendida à luz de qualquer razão, a não ser a apetência, mórbida, pelo suicídio colectivo,
Não podemos culpar só os outros, e nos consumidores que compramos produtos vindo da China é que somos os verdadeiros culpados.
Há pessoas que preferem comprar um martelo que fica marcado a cada martelada na cabeça do preço e que ao fim de dias vai para o lixo do que pagar o preço de um martelo dos bons que vai durar o resto da tua vida e ainda deixas de herança.
Ou…
Nos consumidores deveríamos estar a incentivar ainda mais o carro elétrico de marcas europeias de forma a ajudar as “nossas” empresas a desenvolver e ganhar escala neste tipo de veículos de forma a conseguirem combater as marcas Chinesas e conquistarem o seu espaço no mercado europeu e mundial.
Digo eu.
Eu partilho da ideia de quem possa carregar o VE em casa está na altura de substituir o carro atual então o VE é uma boa opção, mas infelizmente o VE não é para todos por este motivo, carregar apenas fora de casa tenho duvidas que seja rentável, mas atenção é baseado apenas na minha opinião pessoal.
a china não quer deslocalizar os seus recursos de fabrico para a UE e com isso ficarem dependentes de eventuais e possíveis congelamentos de capitais e bens. Faz falta umas leituras sobre o que se está a passar. Recomendo esta https://humani.foundation/3d-flip-book/a-multipolarizacao-no-seculo-xxi-portuguese/
Tudo que for chinês deve ser altamente taxado, deve ser evitado, deve ser inspecionado a lupa. Os chineses são dissimulados apoiam o sistema russo iraniano norte coreano e não cumprem as regras humanas no trabalho. Se querem o sistema deles, que sobrevivam a vender para esses seus parceiros.
A acontecer, todos sofreríamos! MAS, queria ver quem sobreviria !
Não se pode ter o melhor de dois mundos antagónicos
Enquanto isso a VW investe em fabricas na China e quer fechar fabricas na Europa :D.
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/volkswagen-invest-27-billion-chinese-production-site-2024-04-11/
Enquanto isso a VW está a encerrar fabricas na Europa E na China…
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/volkswagen-jv-partner-saic-plan-close-china-plant-bloomberg-reports-2024-09-18/
Eu até acho que devia ser obrigatório, queres vender para outro continente, então tens de fabricar nesse continente.
Qual quer dia somos todos escravos dos Chineses, eles vão acabar por comprar as fábricas Europeias pelo preço da chuva.
Compramos VE na China por serem amigos do ambiente, mas até cá chegarem de barco “mata” tudo à volta e acaba por se esfumar a vantagem do VE só por causa do transporte.
Eu tenho o perfil ideal para o VE, não faço ferias em Portugal, tenho a família perto, sou muito calmo a conduzir, tenho possibilidade de carregar em casa com paneis, e 90% da utilização que faço do carro é em ambiente citadino, vamos ver para o final do próximo ano começo a procurar seriamente a compra de um VE
A China devia impor taxas aos veículos alemães da mesma forma que a Alemanha quer impor aos Chineses. As vendas dos veículos alemães para a China já estão a descer, a sorte deles é que se vendem bem em Portugal!
https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0443729EN/bmw-group-posts-strong-growth-in-fully-electric-vehicles-and-upper-premium-segment-in-first-half-of-2024?language=en