Europa superará a China como maior produtor de carros elétricos do mundo
A Europa está muito empenhada na luta contra as alterações climáticas. A par disso, espera-se uma transição inevitável para carros mais amigos do ambiente e, por isso, para os elétricos. Portanto, em breve, poderá vir a ser a maior produtora mundial de carros elétricos.
Graças ao estreitamento da legislação, a Europa está no caminho para ultrapassar a China enquanto maior produtor mundial de carros elétricos, até 2030.
Não tarda até que a Europa ultrapasse a China
Durante largos anos, a China representou o maior mercado de carros elétricos do mundo. No entanto, a Europa adotou e prevê a adoção de medidas que estreitarão as opções dos consumidores na hora de escolher um carro novo. Medidas essas que pretendem ir ao encontro de uma diminuição abrupta das emissões do continente, principalmente associado às deslocações.
No ano passado, já eram vendidos mais carros plug-in na Europa do que na China. Os especialistas acreditam que este facto confirma uma tendência e que, portanto, só irá aumentar no futuro. O empenho legislativo da Europa paralelamente ao investimento das fabricantes que aqui se baseiam na produção de carros e componentes para elétricos só virá contribuir para a dita tendência.
Ora, isso levará a Europa a destacar-se como o maior mercado de carros elétricos, bem como o principal produtor deste tipo de veículo, num horizonte temporal de menos de 10 anos.
Produção de baterias será crucial
Para que se torne na maior produtora de carros elétricos, a Europa precisa de investir na criação de uma indústria de baterias. Em fase embrionária, tem, por exemplo, a Volkswagen que confirmou recentemente que, até ao final da década, terá um total de seis Gigafactory dedicadas à produção de baterias, com uma capacidade combinada de 240 GWh. Além da empresa alemã, também a Stellantis anunciou a construção de várias fábricas, em colaboração com a Saft.
Na Europa, quase todos os fabricantes produzem os seus próprios motores e [estas instalações] estão localizadas perto das suas fábricas de veículos. Isso também vai acontecer com as baterias. Penso que finalmente viram que a bateria elétrica é o futuro e não veremos mais uma grande carteira de opções [mecânicas]. Então, agora, eles saltaram com ambos os pés, em vez de um dedinho do pé na água.
Disse Calum Macrae, chefe de investigação e análise automóvel da GlobalData, ao Investment Monitor.
Segundo os especialistas, o Reino Unido poderá atrasar o sucesso da Europa, devido ao Brexit e a todos os obstáculos que o acordo encerra.
Ainda assim, consideram que o facto de as autoridades chinesas reduzirem os subsídios, ao passo que os governos de países como a Alemanha, Espanha e França introduzem fortes incentivos à compra de carros elétricos, é vantajoso para a Europa.
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Foro Coches Eléctricos
Neste artigo: baterias, carros elétricos, China, europa, produtor
O correcto é a Europa empenhada em destruir milhares de empregos e trabalho por uma cruzada idiota.
por mim smartphones com rodas não estou interessado em comprar seja o que for, portanto como cliente não me apanham.
Basta comprar um carro a combustão em 2029 (ou enquanto estiverem à venda) e mantê-lo até ao final da vida.
Lá porque você alegadamente não usa automóvel (tem a certeza, nem um uberzito?), não implica que o mundo não utilize ou que esse modo de transporte não tenha valor.
As coisas não giram à nossa volta.
concordo 100%, ja era tempo desta moda dos EVs desaparecerem
Preocupação ambiental moda? Menos ruido para as habitações perto de estradas movimentadas moda? Muito menos poluição em grandes cidades (como Lisboa) moda? Eliminar a dependência de transporte de petróleo que volta não volta causa catástrofes de proporções terriveis (i.e. derrames nos oceanos) moda?
Homem… vá lá, um mínimo de bom senso. O mesmo para o ” robin”.
Falta de bom senso tem quem acredita neste aproveitamento politico e financeiro desta moda.
Já é mais que sabido que não existem condições tecnologicas nos proximos 50 anos para que os EVs possam ser uma solução, é mais que logico que a unica solução a curto prazo é o hidrogenio verde, que não só tem todas as vantagens dos EVs que referes e ainda outras tantas como a não poluição com extração e “reciclagem” de materias para EVs e suas baterias e o não aumento massivo de consumo energetico para carregar EVs que em mais de 70% das vezes é fossil.
Deviam informar-se mais sobre o assunto antes de andarem a fazer julgamentos de valor sem noção.
exactamente isto, ve se aprendes amigo FAR, voces vao tao nas modas que nem param para pensar nas alternativas aos EVs
Quero ver onde vão arranjar energia e lugares para carregar as pilhas quando 30% da população tiver um EV
Esse é o problema mais fácil de resolver. Bastava usar metade do petróleo gasto pelos carros a combustão que vão ser substituídos pra haver energia a sobrar pra todo o parque de EVs.
Não resolve o problema da falta de lugares de carregamento. O tempo de carregamento de um EV não é o mesmo de abastecimento de um veículo de combustão interna. Daí que por exemplo na Noruega já exista muito congestionamento de lugares de carregamento. A tipologia das habitações em Portugal, onde existem muitos prédios, onde muita gente tem o seu automóvel na via pública, vai causar imensos problemas para o carregamento.
A solução parcial, enquanto a tecnologia de carregamento não evoluir para tempos equivalentes aos de um abastecimento com combustíveis fosseis, é a troca imediata de baterias descarregadas por baterias carregadas em estações de troca rápidas. Até talvez aí esteja uma excelente oportunidade de negócio futuro para os actuais postos de abastecimento. É fácil imaginar todo um modelo de negócio que poderá ser altamente rentável. Desde camiões a trocar baterias a quem ficou parado no meio de uma viagem, a fidelizações, etc, etc. Na China já estão a abrir uns milhares de postos de troca rápida de baterias e cá na Europa quando se aperceberem disso vão rapidamente fazer a mesma coisa. A conveniência neste caso traduz-se em dinheiro. Pessoalmente, não acredito muito que venhamos a ver as ruas todas cheias de carregadores rápidos…
Complemento com uma informação algo anedótica para nós, que temos energia eléctrica, quase garantida… Na Nigéria, existe todo um negócio de aluguer de geradores nas cidades, ao domicílio. O mais engraçado é que como muitas pessoas não têm dinheiro para ter o seu próprio gerador, o que alguns empreendedores locais fazem é enviar para uma rua um camião com vários geradores e ligar directamente aos inversores das casas, que já estão “preparadas” para fazer essa ligação quando a energia falha. Lá juntam-se uns tantos e pagam o serviço que pode durar dias ou semanas. Haja criatividade que tudo se resolve. A “EDP” falha? Não tem problema, que estamos aqui para lhe vender electricidade!!
Será necessário muito investimento, tal como foi para os motores a combustão: poços de petróleo, refinarias, armazenamento e postos de abastecimento.
Portanto será preciso produzir mais energia elétrica, a partir dos meios já conhecidos (nuclear, hídrica, solar, eólica, etc), e colocar tomadas nos lugares de estacionamento.
E quem vai pagar esse investimento ? Quanto vai custar carregar um carro eléctrico ? Nuclear não pode ser por causa do ambiente. Eólica seria um investimento estrondoso, quem paga ?
Quem vai pagar esse investimento são os mesmos que pagaram o investimento no petróleo, já que isso não apareceu por magia.
E acho que a solução virá mesmo do nuclear! Há algum tempo vi uma noticia de uma organização ambientalista a referir isso mesmo! e eficiência energética também!
A Europa em 2030 não vai produzir mais EV do que a China (infelizmente). Basta pensar que actualmente o mercado automóvel da China vale o dobro das unidades do mercado Europeu. Além disso, o mercado Europeu está estagnado e o Chinês a crescer. O que estamos assistir são EV produzidos na China a ser exportados para a Europa.
Nitidamente este estudo foi encomendado pelas marcas Europeias. Calum Macrae especialista? não sabe o que está dizer.
Europa? Europa? Não será Alemanha só.. No massimo Alemanha França é Itália…
Qual Europa… Ninguém mais produz carros neste continente…
Não diga asneiras.
Há indústrias automóveis em quase todos os países europeus, incluindo Portugal (AutoEuropa, Salvador Caetano, Renault Cacia, Bosch, etc). A Suécia por ex, tem a Volvo e a Scania, e há muitas fábricas automóveis em países do leste europeu.
Nem as coisas nem o mundo giram à nossa volta. Mas giram connosco. Se mudares as tuas opções e as tuas acções, a somar às de muitos outros, de certeza que a direcção do movimento giratório muda. Ou não?
Para já, ainda não tenho VE. Os que tenho são ambos VCI, um a gasóleo e outro a gasolina/gpl. Quando chegarem ao fim da vida, os VE, ou híbridos pelo menos, serão as opções, porventura as únicas racionais.
Nos moldes actuais não acredito nos carros 100% elétricos, não haverá energia elétrica para todos, nem tão pouco, lugares de carregamento e isto, para não falar no problema “baterias”.
A Toyota está a desenvolver com sucesso novos motores a hidrogénio que são uma alternativa muito mais eficaz do que as baterias elétricas.
Mais limpos e sem problemas de abastecimento.
A eficiência dos motores eléctricos anda pelos 70-80% e do hidrogénio pelos 25-35%. Se a Toyota conseguir reduzir esta diferença será um sucesso. Estou mais otimista no hidrogénio para produção de energia eléctrica e para os motores dos camiões. Vamos esperar pelo sucesso da Toyota.
A Toyota vai participar este mês numa competição no Japão onde vai entrar já com os novos motores a hidrogénio. Esperemos bons resultados e que sejam uma alternativa viável. O facto de já estarem a testar os motores a hidrogénio em competição é um bom sinal.
Eu não vejo a hora de arrumar com o diesel e poupar uns valentes euros
Efectivamente a Europa só supera a República Popular da China (RPC) naquilo que não presta.