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Europa não tem baterias para a transição elétrica. Solução pode custar €100 mil milhões

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. windows says:

    Cheira seriamente que esse prazo de 2035 ser tudo só elétrico vai dar que falar porque pensar é uma coisa, viabilidade é outra totalmente diferente, estamos a chegar a 2023 e só se vê problemas que não são tão simples de resolver, e a Guerra da Ucrânia só veio mostrar isso e muito mais.

    • Cesar II says:

      Uma coisa é a teoria outra é a pratica.
      e como já muitos têm comentado esta é a 4 vez que se tenta implementar o carro electrico e novamente vai falhar porque não é só carro electrico é todo um mundo que é preciso criar para que ele possa se manter além de que a poluição por ele criada é imensa.

      • RC says:

        Ah sim, então quais foram as outras 3 ?

        Vai falhar porque você quer ?

        É imensa ? então mostre lá que é pior que as outras tecnologias ?

        • windows says:

          Deixe de ser parolo, sempre que há tópicos destes aparece você como dono da razão e só diz asneiras, resuma-se há sua insignificância…

          Putos atrás do teclado é isto…

          • RC says:

            Você é que se está a rebaixar à parolice, tanto que não consegue ser educado nem argumentar, deixe-se de resumir há sua insignificância, já que não consegue fundamentar o que diz.

            Um belo puto me parece você, que como a conversa não lhe convém, parte para a agressão, típico de putos.

          • RC says:

            Mas volto a perguntar, onde disse asneiras ?

            E onde estão as 3 tentativas ?

          • NS says:

            Não deves saber ler pois?
            Nem mereces resposta.

          • RC says:

            Eu sei ler, mas como disse que não mereço resposta, quer dizer que não têm argumentos para.

        • HD says:

          Se pesquisares um bocadinho até encontras, mas como não da jeito vens para aqui duvidar dos outros e dizer que a tua verdade é a única verdade.
          Deixa de ver o que te dá jeito, vão haver várias tecnologias, e a de bateria vai ser a pior mas como não te da jeito não te interessa ouvir os outros.
          O que interessa são as emissões zero e nada mais.

          Mas aqui tens no site a iberdrola Em 1888, surgiu na Alemanha aquele que é considerado o primeiro carro elétrico: o Flocken Elektrowagen, criado pelo inventor e empresário Andreas Flocken. O projeto era de uma charrete de quatro rodas, com um motor de 0,7 kW e uma bateria de 100 kg, e que podia chegar a 15 km/h. O mundo automobilístico encerrou o século XIX com um marco histórico: em 1899 a belga Camille Jenatzy alcançou pela primeira vez no mundo a barreira dos 100 km/h, atingindo uma velocidade de 105,88 km/h.

          O RESSURGIMENTO DO VEÍCULO ELÉTRICO

          O interesse por carros elétricos ressurgiu após a Segunda Guerra Mundial devido à escassez de combustível durante e após o conflito. Na França, o Peugeot VLV, o primeiro carro elétrico da marca, foi introduzido em 1941, e em 1947 a Nissan exibiu no Japão o Tama, um pequeno veículo com baterias removíveis.

          No entanto, somente nas crises do petróleo dos anos 70 (em 1973 e 1979) que o carro elétrico ganhou força novamente. Isso foi motivado por uma consciência da excessiva dependência energética do setor e pelo aumento dos preços do petróleo. Alguns fabricantes começaram a relançar modelos para o deslocamento urbano do dia a dia, como o britânico Enfield 8000 e o conhecido Citicar da marca americana Sebring-Vanguard, embora com pouca produção.

          O carro elétrico moderno deve muito ao EV-1 introduzido pela General Motors em 1996. Com baterias de chumbo-ácido, este modelo ofereceu um alcance de até 160 quilômetros e chegou a percorrer até 225 quilômetros com baterias de níquel-hidreto metálico. Mas sua fabricação terminou cedo, em 1999, quando a GM encerrou a produção. A marca alegou que o modelo era muito caro e que não era rentável, e a maioria dos 1.117 veículos fabricados foram destruídos.

          A Tesla pegou o bastão do EV-1 e em 2008 lançou o Roadster, um modelo que trouxe o veículo elétrico para o século 21. Incluía novas baterias de íons de lítio que melhoravam a autonomia a um limite até então desconhecido: mais de 300 quilômetros. Todos os carros elétricos atuais usam tecnologia similar a da Tesla, e o bom desempenho dessas baterias de íons de lítio incentivou várias marcas a lançar novos modelos ambientalmente sustentáveis.

          • RC says:

            A sério ? Então fiquei sem saber outra vez que tentativas foram essas ?

            Mas tentativas de quem ? Foram propostas e impostas por governos ? Projectos particulares também contam ?

            Então quer dizer que os diesel também falharam e tentaram durante 100 anos?

            Também deviam desaparecer então ?

            É a pior solução porquê? O mundo está errado e você está certo ?

            Loool

            Enfim, quando o preconceito toma conta das opiniões….

          • RC says:

            A tesla pegou no bastão do ev -1 ? E fez mais uma tentativa ?

            Loooooooooooooool

            Todos os carros hoje usam tecnologia similar ? Então usam 4 rodas e motores redondos de 3 fases ?

            Ah agora ja são sustentáveis ???

            Looooool

            Vê-se aqui com cada verdade impo mente.

        • unknown says:

          OH RC es Toxico, andas a saltar de forum para forum como um Fanboy de carros elétricos. Não podes ouvir uma opinião diferente da tua que vais logo a correr. Deves passar a vida aqui por aquilo que vejo. Le a opinião dos outros respira fundo e tenta entender o que se passa, já te vi aqui a mandar postas e não tens razão. Tem calma deixa o teclado vai dar uma quequa que isso passa.

          Bom ano

          • RC says:

            Eu a saltar ? veja lá bem em que tópicos ando .

            Opinião ? qual opinião ? não posso dar a minha opinião também ?

            Não posso exercer o meu direito de opinião ou a mesma o incomoda ?

            È mesmo por isso que eu fiz perguntas, para tentar saber se a opinião é valida ou não, ou a caixa de mensagens só serve para dizer disparates ?

            Bom Ano.

    • RC says:

      Nao existe prazo nenhum em 2035 para ser tudo eléctrico, apenas de vão deixar de vender a combustão, é apenas os ligeiros.

      • windows says:

        Pronto aqui temos o sabichão que não diz uma para a caixa… deves ser o maior ai da tua rua com os carros elétricos em miniatura…

      • Lopes says:

        Não existe??? a sério querem ver que andamos todos enganados só você é que não…

      • Mapril says:

        Desta vez o RC tem razão, os novos carros terão que ser elétricos a partir de 2035, mas os de combustão existentes à data vão manter-se. Prevejo uma corrida aos carros de combustão quando o prazo limite se aproximar – é que os elétricos não convêm a todos, nomeadamente aos que vivem em apartamentos sem garagem.

        • RC says:

          E até aparecerão novas tecnologias para esses, combustíveis sintéticos por exemplo, para quem tenha bom dinheiro para os pagar, hidrogénio em carros a pilhas, também para quem tiver dinheiro para pagar, a questão que deixo sempre é:

          Será que nessa altura ainda pensam como agora ?

    • Pedro says:

      Ninguém falou em ser tudo elétrico. Podes continuar a comprar carros ICE desde que seja no mercado de usados.

      Se fosse tudo elétrico quão bom era!

  2. Luis says:

    A transição elétrica automóvel pode resolver a poluição do ar, mas agrava e cria outros, como nos solos e florestas. As minas criadas para procura dos minérios para criar as baterias é um absurdo. Vejam o documentário The Dark Side of Green Energies, a RTP eximiu-o com o titulo traduzido literalmente “O Lado Negro das Energias Verdes”. Alguma coisa tem que ser feita para mudar o status quo, mas será este o caminho certo?

  3. powerverde says:

    é da maneira que o meu carro de 1999 já vale mais que há 6 anos atrás, e ainda vai subir de preço pois vai continuar a ser muito mais barato que um carro electrico.
    Já para não falar de que obviamente o preço da electricidade vai subir (aumento da procura) ao contrário do gasóleo/gasolina, que vai descer.

    • RC says:

      Vai subir ? mas ela está a descer.

      Se for eletricidade para produzir hidrogénio e combustíveis sintéticos já não vai subir ? é isso ?

      • windows says:

        Não amigo a eletricidade, vai subir, só demonstra que anda a leste das coisas, queria elétrico e ficar barato, ahahahaha, isto só visto, e espere pelos resto dos impostos que vão nascer, que vai pagar tanto ou mais que os atuais a combustão…

        Não deixe o mundo da fantasia não…

        • RC says:

          Parece que você é que não tem lido, além de já se ter confirmado que vai baixar, o governo ainda está a trabalhar para baixar mais.

          https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/governo-quer-baixar-precos-da-luz-em-31-e-do-gas-ate-43-para-as-empresas-em-2023

          Mais impostos ? só porque você quer ? LOOOOOL

          Você é que tem de deixar o mundo da fantasia, se querem deixar de produzir veículos a combustão, os que vão sofrer são esses, como até já estão a ser em países mais evoluídos que nós.

          • powerverde says:

            e aliás, como disse o “windows”, mas alguém acredita que o Estado vai largar a galinha dos ovos de ouro que é o ISP?? Num dia em que a maioria dos carros sejam electricos, lá virá um equivalente ao ISP na electridade…

          • Lopes says:

            Calados fazias melhor figura, ele tem razão vives no mundo da fantasia, tentas sempre contradizer todos os que aqui comentam quando surge um topico sobre carros elétricos, deves te achar dono da razão quando nem sequer sabes o que andas a pregar, enfim…

          • RC says:

            E quem disse que não ?

            Agora dizer que vai aumentar e ser mais caro, só um iluminado e lunático diz isso.

            Se for na eletricidade, você mesmo sem carro electrico vai pagar em casa, não existe diferença na eletricidade para casa e para carro electrico, nem dá para distinguir.

          • Sujeito says:

            Quem é que confirmou, o governo que nunca te mentiu? O mesmo governo que diz que aumenta salários mínimos e depois aumenta impostos para compensar e mente sobre a inflação que eles próprios provocam?

            Mundo de fantasia realmente.

          • RC says:

            @Lopes

            Olha outro, quando inventam e depois não assumem o que dizem, vêm com ameaças e blá blá blá.

            Errado, eu comento e contrario quando dizem disparates, procure melhor, porque não é só quando é electrico, já você é sempre contra quando é electrico. Portanto não é diferente de mim, até é pior, já que se farta de inventar.

            Não, não sou dono da razão, mas tento manter a verdade, coisa que não não consegue.

          • RC says:

            Eu tenho um email do email do meu fornecedor que vai baixar no inicio do ano, até agora nunca falhou, tal como nos aumentos.

            Que me interessam os outros, o que conta é o que eu pago, e não o que os outros pagam, isso sim era andar em fantasia.

            A mobie que é quem gere o sistema diz o mesmo:

            https ://observador.pt/2022/10/17/tarifas-para-carregamentos-de-carros-eletricos-vao-baixar-12-em-2023/

          • Yamahia says:

            “O ministro revelou que da injeção já anunciada de 3.000 milhões que o Governo vai fazer nos sistemas de eletricidade e gás — para proteger empresas de eventuais aumentos em torno de 90% em 2023.”

            Uma castanhada prevista de 90%. Leu bem 90% que o governo irá tentar aligeirar com uma injecção de 3000 milhões de €. Dinheiro de todos nós, como sabe.

            Vc continua a denotar sérias dificuldades de interpretação.
            Deveria ir ver o que se está a passar consigo. Parece ser grave!

          • RC says:

            Então e depois, não é para o beneficiar em tempos de crise ?

            Onde disse o contrário ?

            Que bom, parece então que têm de injetar muito mais para outras alternativas que você e outros defendem, ainda bem que não sabem o que é a eficiência, senão já não referia isso.

            E quanto injetou para baixar os combustíveis ?

          • RC says:

            https: //www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/governo-gasta-quase-15-mil-milhoes-de-euros-em-apoios-nos-combustiveis-em-2022-15141758.html

          • Yamahia says:

            Portanto a electricidade não baixa. Antes pelo contrário, aumenta 90% Ponha isso na cabeça e deixe de apregoar alarvidades!

            Quantos aos combustíveis não injectou nenhum valor. Deixou foi de enfiar o braço até ao cotovelo. Momentaneamente e até ao fim deste mês apenas enfia até ao antebraço.

          • RC says:

            Aumenta como ? se já anunciaram que vai baixar.

            A sério, então não é a mesma coisa ?

            Se o dinheiro do governo vem de onde ?

            https: //www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/governo-gasta-quase-15-mil-milhoes-de-euros-em-apoios-nos-combustiveis-em-2022-15141758.html

          • Yamahia says:

            Veja lá se entende:
            -Em Portugal, antes dos aumentos dos combustíveis “devido à guerra” o valor do ISP+IVA ascendia a 9.9 mil milhões de euros. Com o aumento desmesurado dos combustíveis, a receita de IVA tb cresceu na mesma proporção. O que o governo está a fazer é deixar de cobrar momentaneamente esse aumento com as receitas de IVA.
            9.9 mil milhões de euros de receita (senão mais pq entretanto já deram uma castanhada de 5cents/l na gasolina), continuam a cair nos cofres do estado.

            Não injectaram valor nenhum apenas deixaram de cobrar aquilo que seria um escândalo dificil de justificar a luz do que já se estava a passar no resto da europa. Ou seja a receita adicional e inesperada com o IVA. Fomos dos últimos a tomar a medida. Andámos a entreter o zé pagode com vales da treta que eram usados para comprar tudo menos combustíveis. Se bem se lembra…
            Por isso tenho sérias dúvidas no valor apresentado nesse titulo sensasionalista desse site!
            No site do Governo o valor parece-me mais plausível, 90 milhões de euros:
            https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=governo-devolve-90-milhoes-de-euros-de-receita-de-iva-dos-combustiveis-aos-contribuintes
            Não está a fazer nenhum favor. Antes pelo contrário! Porque continuamos com a carga fiscal sobre combustíveis das mais altas da UE!

            Qt à electricidade, ela não vai baixar e veja se entende tb.
            os 3 mil milhões que vão ser injectados de mão beijada ao sector e vão servir para mitigar o aumento de 90% previsto para 2023. Ou seja se o kWH estiver hoje a 0,20€, em 2023 é esperado que dispare para 0,38€.
            A baixa vai acontecer sobre os 0,38€ e não sobre os 0,20€ actuais.
            Espere qq coisa entre os 0,25 e os 0,27€, dependendo da confirmação ou não das previsões mais pessimistas!

          • RC says:

            Ambas as medidas servem para você é eu pagarmos menos por energia , qual é mesmo a diferença?

            Looool

          • Yamahia says:

            Não, não é
            Veja lá se assim percebe:

            Electricidade:
            A venda ao mercado grossista para a península Ibérica MIBEL chegou a ultrapassar em 2022 os 500€ por cada MWh antes de impostos (https://jornaleconomico.pt/noticias/preco-da-eletricidade-dispara-para-44254-euros-mwh-e-atinge-novos-maximos-858059

            Isto significa que cada kWh saiu ao comercializador por 0,50€ antes de impostos.
            No entanto vc pagou e continua a pagar 0,13€ o kWh incluindo impostos e taxas ao seu comercializador . Será milagre? Claro que não! Isso apenas foi possível pq o governo injectou este ano no sector mil milhões de € para conter o valor para clientes finais em baixa tensão normal (famílias ou pequenos negócios).

            Para o ano e de acordo com a notícia que linkou, o apoio vai ser de 3000 milhões de €. Coisa pouca!

            Combustíveis:
            Tomando a gasolina como exemplo ela chega aos postos em média a 0,80€ o litro antes de impostos, já incluindo os biocombustíveis e margens dos agentes económicos. O valor restante para a bomba mais barata (Ingtermarché de Belmonte 1,499€/l), aprox 0,70€/l vai direitinha para os cofres do Estado. O que somando à receita do gasóleo (um pouco menor por litro) atinge os tais 9,9 milhões de € de receita global.

            Adiante:
            De onde pensa que o governo vai retirar a verba para cobrir boa parte dos 90% de aumento previstos na electricidade em 2023?
            Exacto à receita com os combustíveis e ainda ficam 6,9 mil milhões. Não é?:
            -Não pq eles precisam avidamente de dinheiro para manter as “trapalhadas” da TAP, bancos e outros tachos.
            O que vai acontecer em 2023 é eles deixarem de abdicar da receita adicional de IVA no gasóleo e na gasolina com a redução temporária do ISP ~15 cents e accionarem a nova parcela de taxa de carbono suspensa ~5 cents=20 cents litro, o que a multiplicar pelos 3,5 milhões de litros de gasolina+ os 14 milhões de litros de gasóleo dá a bonita soma de 3 500 000€ adicionais. Mais que suficientes para fazerem o brilharete na electricidade e ainda sobra o meio milhão necessário para indemnizar a secretária de estado que se despediu da TAP. Nice, não falha nada!!!

          • RC says:

            Falha muita coisa, pois esses não são os valores que os combustíveis têm à saída da refinaria, se fossem estávamos melhor.

            mas o que prefere, pagar menos nos combustíveis e pagar mais na eletricidade ou o contrário ?

            Até é bom que a eletricidade fique barata, senão nem hidrogénio nem efuels para estragar eletricidade vai haver. LOOOOOL

          • Yamahia says:

            Não me parece que a energia necessária para a produção do H2 verde tenha origem na rede,
            Caso contrario não poderia ser considerado H2 verde lol

            Não tenha dúvidas que o o futuro será a H2, será a solução perfeita para lidar com os excedentes de produção de energia eólica e fotovoltaica, armazenando-a sob a forma de H2 verde para quando surgirem os inevitáveis e por x’s longos periodos de déficits de produção.
            Para comparação, 95% das reservas (armazenamento) de energia em PT é feito em barragens (água) e é desejável que se diversifique o armazenamento, até pq esses 95% não resolvem grd coisa conforme já se viu no recente periodo de seca. Paradoxalmente nos dias de hoje assiste-se a um desperdício angustiante de milhões e milhões de m3 de água um pouco por todas as principais albufeiras do Pais.
            Como o título do artigo indica:
            -“Europa não tem baterias para a transição elétrica.” e isso é tão verdade que com o passar do tempo esta realidade tende a piorar. Os motivos estão à vista e já exaustivamente falados por aqui e estas estão longe de serem uma solução para a descarbonização do planeta, antes pelo contrário.
            E depois estragam-se com facilidade com um tempo de vida útil muito curto face aos depósitos de armazenamento de gases.

            Qt aos sintéticos, vão permitir dar nova vida aos carros a combustão existentes (98% deles) em perfeita harmonia com o ambiente. Em vez de desatar a fabricar carros a bateria. Fabricar um novo carro destes, tem um custo ambiental enorme.
            Algures entre 2030 e fins de 2034 os carros a combustão terão luz verde para continuarem a ser produzidos e vendidos a partir de 1-JAN-2035/6…40…50 etc, desde que o façam com recurso ao e-fuel.

            Os preços não serão problema em qq destas soluções. Ambas precisam de passar por um periodo de maturação, ou seja, o desenvolvimento industrial em larga escala e diria que dentro de 3 a 5 anos qq delas já estarão nos valores ao alcance do comum dos mortais.

          • RC says:

            Ah, para algo que não existe já acredita que existe electricidade com fartura e toda vergonha.

            Armazenar electricidade em h2 não é armazenar; é despediçar, então mas quem no seu perfeito juízo, gasta 100 para obter 20 ?

            Armazenar ? Para quê, não tem por exemplo os carros com baterias ?

            Portanto vai desperdiçar 80% da energia verdinha que existe com fartura para depois gastar gasóleo a transportar ?

            Mas é bom ver que afinal vai haver energia verdinha para desperdiçar em muita coisa, é que já andava preocupado, só havia energia do carvão e do Gasóleo.

            Raio, então mas para elecricos nao existe energia verdinha e para efuels já existe ?

            Deve ter andado a sonhar certo ? É que a federação europeia dos transportes dizem que os efuels não resolvem nada, até agravam, até agora não conseguiram provar o contrário.

            Mas atenção, eu concordo com algumas soluções, menos andarem a desperdiçar energia verdinha que você diz que não existe para eléctricos em combustível que depois é desperdiçado em 70%, ou seja, como sempre eu não concordo com desperdício, aliás, em todas as transições energéticas, isso foi a principal razão, nem fazia sentido haver transição de não fosse aumentada a eficiencia, tem tudo a ver com isso.

        • RC says:

          Bom, parece que o seu comentário foi moderado, bem feito, já que pensa que sabe tudo, afinal não sabe é nada, aliás, coisa que se viu logo de inicio.

      • powerverde says:

        Não sei se está a descer, em 2020 no mercado regulado o kWh custava na EDP €0.1571, hoje fui ao site da SU e custa €0.1599
        No mercado “livre” os preços da energia variam entre Potência e kWh por isso só me refiro ao regulado como factor de comparação

  4. io says:

    oque adianta o carro ser eletrico se a eletricidade e gerada por gas e carvao, melhor usar gas direto nos carros, e qual pais pobre vai ser enviado essas milhoes de baterias velhas?

    • RC says:

      Onde ? atualmente mais de 80 % é renovável, e mesmo que fosse 100% a carvão ainda conseguem ter uma redução de 26 % contando com tudo.

      • windows says:

        A sério, isso pensa você, quem trabalha no setor de energia agora riu-se com o seu comentário….

        • RC says:

          Nos últimos dias tem sido, é assim tão dificil pesquisar ?

          Hoje está em 97%

          https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-diario/

          Quanto ao resto, é também pesquisar, mas claro que é mais fácil escrever com a intenção de calar as pessoas:

          https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2022/05/TE_LCA_Update-June.pdf

          • windows says:

            basicamente és uma perda tempo, pois amigo pesquisas na net qualquer um pode fazer, dados reais e experencia isso não encontras na web, quando sentires na pele, vais te arrepender de toda a propaganda que andas aqui sempre a vender…

          • RC says:

            Então poste os seus dados, ou a net e o mundo estão errados e você é que está certo ?

            A sério, então na net só existem dados falsos ? que interessante, então porque comenta e se importa com a net ? faz parte dos falsificadores de dados ? LOOOOOOOOOOOOL

            E você, que propaganda anda a tentar vender ?

          • Rui says:

            Como é que é? 80% de proveniência renovável? Quê? Nestes dias de chuva intensa. E quando não tiver chuva faz o quê? Importa e importa de onde e que origem…… pois, de centrais nucleares e a carvão de Espanha e França!!!!!

            Patético!!!!

            Veja em qualquer ano, qual a autossuficiência de Portugal, mesmo contando com as centrais a gás!!!!! Quantos dias em 365?

            Pela linha de pensamento, é político e vota nos xuxas à espera de um tacho!!!!!

            Portugal é autosuficiente com o actual consumo? Se não é, como acha que será quando deixarem de circular estes milhões de carros e tiver milhões de eléctricos, diga-me lá!?

          • RC says:

            Onde disse que era durante o ano, em Portugal anda pelos 60 % de renováveis durante o ano.-

            Quanta energia necessitamos a mais para que sejam todos eléctricos ? sabe dizer ?

            Ok, então nesse sentido nem para hidrogénio nem combustíveis sintéticos vamos ter, já que necessitam de muito mais energia.

            Existe rede internacional para quê ? tal como importamos também exportamos, mas sim o balanço ainda é negativo nalgumas épocas do ano.

          • io says:

            No conjunto, 44% da electricidade produzida na UE em 2017 resultaram da queima de combustíveis fósseis, 31% tiveram origem em fontes renováveis e 25% provieram de centrais nucleares.

          • RC says:

            E quem falou em Europa ?

        • Sujeito says:

          Isso é mentira estatística.

          Como disseste, é só pesquisar. Ou estar dentro da área.

          • RC says:

            Qual área ? quem trabalha para a REN, sabe todas as quantidades e tipos de energia que entram na rede ?

            Ena, grandes super homens.

      • io says:

        cerca de 77% das necessidades energéticas do europeu médio são satisfeitas com recurso ao petróleo, ao gás e ao carvão. A energia nuclear satisfaz 14% dessas necessidades, enquanto os restantes 9% são satisfeitos com recurso a fontes de energia renováveis. (Agência Europeia do Ambiente (AEA) )

      • io says:

        a materia do site e sobre a europa entao meu comentario e sobre a europa…

      • secalharya says:

        “renovável” tem muito que se lhe diga rapaz.

        O meio ambiente é altamente afetado na mesma.

      • Yamahia says:

        Não minta @RC da que produz em Portugal, ~40% é atribuído a fontes renováveis, mas fechámos as centrais a carvão e portanto somos na maioria do ano importadores cerca de 35% da electricidade que consumimos. A maioria dela é suja!

      • Yamahia says:

        80% renovável? só na sua cabeça mesmo eheh

        Um BEV movido a electricidade proveniente do carvão é 36% menos poluente que um ICE? Foi isso que quis dizer? Tenha mais juízo!

        • RC says:

          Veja os último mês, eu não falei no ano todo.

          Ah já deu, efuels é que é bom, esses podem ser fabricados só com energia verdinha.

        • RC says:

          Não, eu disse 26% menos, não 36%, não sou eu que digo, são os ambientalistas.

          • Yamahia says:

            Esse gajos da T&E são tão ou mais ceguetas q vc. (já tínhamos constatado isso. Não sei pq os continua citar)
            Eles são os próprios admitir que 1 kWh de electricidade obtida através do carvão emite 997 gramas de CO2, o que implica que um BEV que gaste 20 kWh aos 100 emita 19,94 kgs por cada 100 kms percorridos.

            A média dos carros a combustão é 100g por km o que resulta em 10 kgs de CO2 por cada 100 kms percorridos. CO2.

            Ou seja, o BEV alimentado a energia proveniente do carvão é 2x mais poluidor que um carro a combustão.
            Isto não tem lá muito que saber. Mas eles dizem o contrário

            De resto, todo artigo |”T&E’s analysis of electric car lifecycle CO₂ emissions| é um chorrinho de mentiras tentando justificar o injustificável.
            Ri-me muito qd atribuem a um hibrido 160g de CO2 por km percorrido. A menos que seja um Hummer isso é literalmente impossível.

            Quer outra para se rir? Eles dizem que um BEV paga a sua pegada de carbono resultante do fabrico da bateria no espaço de um 1,5 anos.
            Para isso seria preciso percorrer 200.000 kms nesse espaço de tempo
            Conhece alguém que faça 133.000 kms/ano?
            Eu não e reforço que um português médio levaria 22 anos a percorrer essa distância! Só para se ter uma ideia de até onde chega a incongruência dessa gente!

            Desculpe lá mas vc tem que passar a ser mais crítico em relação ás suas fontes. Não engula tudo o que lhe dizem. Ainda para mais qd já se percebeu que essa fonte é altamente tendenciosa!

          • RC says:

            Cegueira têm aqueles que acham que so as baterias precisam de ser fabricadas e o combustível cai do céu.

            Mas enfim, candidate-se ao lugar deles e imponha as suas ideologias.

            Simples assim ?

          • RC says:

            Ok, tenho aqui mais fontes, já que aqui só tenho a sua fonte que, como se vê, atribui a produção do combustível, entre muitas outras, ao Deus todo poderoso.

            https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

            https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867

          • RC says:

            E ainda afirma que veículos a combustão gastam 3.75 litros aos 100 kms.

            Desculpe lá, esqueci-me desta.

          • Yamahia says:

            E vc a dar-lhe com os 3,75 aos 100 chiba-te… 🙂
            No meu caso são 5.1l gasóleo combinados e resultam em 119g/l (nrs do ISV gov.pt)

            Os sistemas catalíticos + a incorporação dos biocombustíveis + o AdBlue contribuem para que os níveis de emissões de CO2/por litro de gasóleo queimado nestes carros desçam e contribuem para que as suas contas saiam furadas pq claramente não levou em linha de conta esses elementos na equação.
            Vc esté a fazer contas (e repito tb pq parece que não lhe entra) como se o litro do gasóleo estivesse a ser queimado por um Mercedes 190D de mil novecentos e troca o passo.

          • Yamahia says:

            Digo 119g/km

          • Yamahia says:

            The ICCT?
            São outros que comem da mesma gamela.
            Nem vou ler, fazem copy+past um do outro eheheh

          • RC says:

            Meu caro, 5.1 litros x 2.66 kg de co2 = 13.5 kgs co2, isto só no escape, agora falta todo o resto.

            Já vamos em 135 gramas.

          • RC says:

            Então e as fontes que você usa, já não comem do mesmo tacho ?

          • Yamahia says:

            Quais ideologias quer que eu vá defender?! Não é ideologia nenhuma. São factos!
            Neste momento quem anda com ideologias é quem está com o menino nos braços, é quem quer impor BEV’s e tenta justificar o injustificável com argumentos que já roçam o ridículo!
            E ainda agora chegaram a 2%.
            Espere pela pancada.
            Cada vez se enterram mais
            Portanto escreva aí:
            -Futuro é com carros a H2 e os acuais CI com cada vez mais incorporação de biocombustíveis (para o ano passa a 11% face aos actuais 7%) até à chegada dos sintécticos em pleno!

            Fazer baterias atrás de baterias não é solução para o salvar o planeta, só dá cabo dele um bom bocado mais depressa. Só não vê quem mete a cabeça na areia.

            Já agora o que tem a dizer dos inteligentes da UE quererem que o gás passe a ser considerado energia verde?! loool é o desespero heheh
            (Adianto que segundo os seus amigos da T&E emite 434g CO2 por cada kWh de electricidade produzida)

          • RC says:

            Impor ? onde ? em que planeta é que andam a impor ?

            Argumentos ridículos são aqueles que você usa para justificar o injustificável, como veículos a consumir 3.75 litros e com combustível produzido pelo Deus todo o poderoso, felizmente existem pessoas que olham para todos os lados. E olhe que até fui um dos que defendeu durante muito tempo a adoção de combustíveis mais sustentáveis, e até usei durante um bom tempo.

            Mas porque diz que H2 é o futuro ? porque agora não funciona nem é verde ? então esses já não têm a black mass para reciclar ? estranho, porque a toyota até diz que os tanques de hidrogénio têm de ser mudados de tempos a tempos, provavelmente devem ser para reciclar.

            Mas é o futuro com que base ? nesses relatórios estão lá, o quanto verdes eles são, porque não compra 1 ?

            Ah, com efuels já são limpinhos e a energia verde já existe com fartura, só para bevs que gastam até 10x menos é que tem de ser através do carvão. LOOOOL

            Então e fazer tanques de hidrogénio, pilhas de combustivel e baterias para carros H2 já é solução ? esses devem ser produzidos no mesmo local que os combustíveis atuais como você tenta demonstrar atrás, pelo DEUS todo o Poderoso.

            Andam ? onde posso ver isso ?

            434 gramas por kwh, em portugal dá uma emissao de:

            434 / (1000 / 169 wh/km) = 73.4 gramas por kms, quase metade daquilo que o seu emite tendo combustivel produzido pelo Deus todo poderoso.

            Então e efuels e hidrogénio ficam com que emissão produzidos por gás ? Ok, eu faço a conta:

            1 kilo de H2 leva com 45 a 50 kwh de energia

            45 * 434 = 19530 gramas = 195.3 gramas por cada km, já que um kilo é o suficiente para rodar 100 kms fora da AE.

            Efuels = 27 kwh por litro
            530
            27 * 5.1 * 434 = 59761 = 597 gramas por km,

            Portanto, realente são melhores. LOOOOL tendo em conta que depois todos os outros consumíveis e até o carro são produzidos, também eles, pelo Deus todo o poderoso.

    • Realista says:

      Eu quero lá saber de onde vêm a eletricidade, o que me importa é que pago €2 por cada 100km…

  5. Anonimo says:

    Nunca acredite em LCA,life cycle analysis. Tentei um mestrado nesse tema. As avaliações são realizadas por indivíduos que não são especialistas nas áreas do estudo, as bases de dados que dão o aspecto cientifico são contas de padeiro, e os modelos são ridículos. Os resultados não servem para nada.

  6. Rui says:

    Tipico dos patetas que nos desgovernam, primeiro decidem por decreto acabar com os carros a combustão, sem terem a certeza se a sociedade pode dar esse passo e a que custo!!!!!

  7. Anonimo says:

    Não vou citar nomes, mas a principal base de dados não possui nenhum dado in loco, são sempre dados no mínimo secundários. O principal software possui grave problema na propagação de incerteza, e os modelos de impacto ambiental são desequilibrados, os parâmetros de toxidade são desproporcionais a qualquer outro, sendo necessário excluir essas categorias ou fazer dumping para que os impactos relacionados as mudanças climáticas tenham relevância. Caso queira fazer algo com incerteza enorme, comece com o método de S. Funtowicz, a Pos -normal Science. Ele desenvolveu depois que foi percebido que o maior problema em Chernobyl foi que ninguém possuía certeza no que fazer. O estrago foi maior pela demora na resposta.

    • RC says:

      Não cita nomes porque não quer, ou não sabe ?

      Software ? Que raio de fontes usou? Hoje não usa software para esses cálculos, usam-se dados com base em medições reais.

  8. PJA says:

    Isto estava-se à espera. E ainda falta o necessário para investir na rede elétrica. €100 mil milhões, é pouco, é preciso muito mais.

    • RC says:

      Para 100 milhões de carros nem é preciso investir nada. A partir daí sim.

      Mas pronto, assim já calam os chatos que estão sempre a dizer que vai vir tudo da China e vamos ser super dependentes.

  9. Anonimo says:

    Porque não é ético. Fonte primaria, eu trabalhei e estudei isso. Então: Não existe nenhuma forma de medir um impacto ambiental diretamente. LCA é somente uma das técnicas utilizadas para estimar, o tamanho desse impacto só possui sentido com a simulação de outro tipo de impacto, os resultados são simulações. Inventários melhores como as pegadas continuam imprecisas, são baseadas em dados secundários.

    • RC says:

      Então não existe ? É calcular todos os impactos da cadeia daquilo que está a medir.

      Nos relatórios que são apresentados pela T&E, pela ICCT, têm todos as fórmulas e métodos.

  10. secalharya says:

    Como se diz, todos os burros comem palha, é preciso saber dá-la.

    O elétricos não são o futuro. Estão a dar cabo da Terra com mil e uma minas de lítio e a explorar seres humanos em condições desumanas para “salvar o mundo.”
    Os elétricos de “verde” não têm nada. Não emitem gases mas é gerada muita poluição na sua construção/bateria e depois a bateria vai para as lixeiras dali a 10-15 anos. Não é reciclável como alguns dizem.

    • RC says:

      Onde existem essas lixeiras ? deixe ai as localizações.

      São recicláveis sim, e até em Portugal, só alguns ….. como você diz, não sabem:

      https://www.jornaldenegocios.pt/negocios-em-rede/mobilidade-eletrica-e-hibrida/2021/detalhe/edmtech-produz-e-vai-reciclar-baterias-de-litio-ate-ao-fim-do-ano

      • Yamahia says:

        1º Não há centro de reciclagem nenhum. O que há é o desejo de vir a montar essa estrutura.
        Passado mais de 1 ano ainda andava com a mesma conversa:
        “À Lusa, o engenheiro eletromecânico revelou ainda que outra das áreas que têm vindo a desenvolver diz respeito à reciclagem de todo o tipo de baterias de lítio.”
        https ://www.dinheirovivo.pt/empresas/edmtech-triplica-capacidade-produtiva-de-baterias-para-bicicletas-eletricas-14823965.html
        Entretanto sabe se já abriu? Poste aí esse facto se de facto o é!

        2ºE quem lhe garante que que a ambição da empresa passa pela reciclagem de baterias de automóveis?? Não vi isso em lado nenhum.
        A empresa apenas produz baterias para bicicletas e trotinetes, muito provavelmente apenas tem know-wow para isso.

        3º Uma das maiores empresas europeias de reciclagem, a IWKS através do CEO para a área, Jorg Zimmermann, já abordou o tema em relação às baterias dos BEV’s
        Entre outas considerações, retive estas:
        “Os maiores desafios não estão apenas na recuperação dos materiais de qualidade, mas começa logo no início, com a desmontagem da bateria. Isso ocorre porque existem muitos sistemas de baterias diferentes no mercado, e os fabricantes de automóveis e de baterias não gostam de divulgar qual é a proporção de materiais usados”
        Principalmente esta:
        “Esse fator e o grande consumo de energia e água tornam a reciclagem tão cara que atualmente é mais barato comprar matéria-prima nova do que iniciar um processo reciclável”

        Resta saber a quantidade de CO2 libertada no processo, admitindo um dia em que tal venha a ser possível e economicamente viável.

        • RC says:

          A notícia que refere que vai ser iniciada a construção, não refere quando abre.

          Tem muitos outros projectos em andamento.

          Deixo alguns

          northvolt
          Dusenfeld
          Li-Cycle
          Redwoodmaterials

          Durante décadas também se enterraram óleos lubrificantes usados, até que o problema fez arranjar solução.

        • RC says:

          Também tem a fábrica da vw já em atividade, e já está aberta há mais de um ano.

          • Yamahia says:

            Mais uma para inglês ver. De momento fazem bola. Puro marketing apenas, visando a aceitação dos BEV!

          • RC says:

            Então não era mais fácil fazer marketing inverso ? para incentivar a compra de veículos a combustão ? até porque esses, segundo a sua ideia, dão mais impostos aos governos ?

            Estranho, será que o mundo está todo ao contrário e você é o único com os pés assentes na terra ? 😀 😀 😀

            Você já parece alguns negacionistas no facebook, quando aparecem noticias favoráveis aos ev, são sempre mentira, mas quando são desfavoráveis já são verdade.

        • RC says:

          Já agora, essa pode ser a maior para pilhas e acumuladores comuns, para veículos já existe a maior da Europa, que é a hydrovolt e já está a operar com uma eficiência de recuperação de 95%.

          Assim evita de matar a cabeça a inventar.

          https://northvolt.com/articles/hydrovolt/

          • Yamahia says:

            Eu não invento nada. Já vc é q inventa conclusões onde elas não existem. Apenas existem intenções!
            E de boas intenções está o mundo cheio, como sabe.
            A Hydrovolt não faz mais do que já faz a IWKS que citei acima. Ou seja retira o alumínio que envolve as baterias e no caso da Hydrovolt vende-o Hydro, uma empresa que conheço bem e comercializada em Portugal pela marca Technal especialista em perfis de Alumínio.
            Não fui ver mas admito que a IWKS venda o alumínio que retira das baterias à concorrente alemã SCHUCO, também especialista em perfis de alumínio de alta qualidade e que tb conheço bem. Coincidências…

            De resto a Hydrovolt confessa (a exemplo da IWKS) que ainda não tem solução para o que eles chamam a “massa negra” das baterias.
            As razões deverão ser as mesmas que lhe apontei no post anterior onde citei Jorg Zimmermann da IWKS .

            O que a Hydrovolt chama de “massa negra” é precisamente onde estão as terras raras finitas que as baterias de íons de lítio utilizam, tradicionalmente, óxidos metálicos de cobalto, níquel, manganês, ferro, grafite, sílica e óxidos de titânio, lítio além de outros elementos químicos. Mas a quantidade dos materiais usados pode variar muito de fabricante para fabricante, como disse antes.
            Analisar as baterias por fora não revela todos os seus componentes internos e qual o estado de qualidade deles. Portanto, não dá para saber o que esperar quando o equipamento é melhor analisado do ponto de vista químico, e isso dificulta muito a padronização e a automatização do processo de reciclagem.
            Portanto a Hydrovolt tem intenções, baseadas na esperança que uma empresa Sueca venha a conseguir fazer esse trabalho a partir de 2025. Se correr bem esperam conseguir os elementos necessários para a construção de meia-bateria por cada uma reciclada. Portanto um aproveitamento de 50% na melhor das hipóteses. Nunca os 98% de que vc fala!
            A ver vamos!!!

            De momento não se sabe o que estão a fazer à tal “massa negra” será que a estão a armazenar até 2025?? Devem ter grandes armazéns!!! Ou não e vai tudo para o lixo que e mais barato e livram-se do problema. Como empresa privada que são querem é lucros e já ganham bom dinheiro com o alumínio!

            Já agora dê um pulinho à internet e vá ver o que se passa no Congo com a extracção do Cobalto!!! Cada vez mais requisitado para o fabrico das baterias BEV!
            Espero que tenha bom estômago!

          • RC says:

            Então você não é diferente de mim, já que veio dizer que a solução pretenciosa da porsche é que era. Não vejo diferença.

            Errado, não leu a página ? e como sabe que não retiram ?

            “Integrated with a novel process design, Hydrovolt can recover and isolate some 95% of the materials in a battery including, plastics, copper, aluminium and black mass (a compound containing nickel, manganese, cobalt and lithium). Several novel concepts designed to maximise recovery of materials are found within the plant, including a dust collection system which ensures valuable material typically lost through mechanical recycling steps is captured.”

            Onde eles dizem isso ? Mostre lá então ?

          • RC says:

            Errado, leu mal, os 50 % que falam está aqui:

            “The fully automated recycling process is enabling up to 95% of materials to be recovered from batteries, including black mass which will be supplied to Northvolt for further recycling to support Northvolt’s goal of using 50% recycled material in battery production by 2030.”

            Se não traduziu como deve ser, fez-se para o seu lado predileto.

            50% é o facto de material usado para as novas baterias, ou seja, os restantes 50% vem de mineração.

            Não se preocupe, durante décadas também enterraram óleos usados porque não havia solução, agora aproveitam, estes até já armazenam para aproveitar…

          • RC says:

            Está a falar do cobalto ? aquele mineral que é usado para refinar combustíveis ? e curiosamente para os deixarem mais sustentáteis ?

            Onde dizem que os BEV’s são os responsáveis por isso ? até porque várias marcas já assinaram tratados para evitar essa situação ? Não viu nada acerca da refinação.

            https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converters/

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