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Sabia? Carros com e-fuel poluem cinco vezes mais que carros eléctricos

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Alves says:

    No futuro a médio prazo pode existir alternativas mais verdes, neste momento venha quem vier é o eléctrico.
    Sei que muitos gostam logo pela manhã o cheiro a petroil e aquele nevoeiro cinza em transito e aquele roncar, mas temos que aceitar o eléctrico veio para ficar.

    • David Guerreiro says:

      O elétrico deverá continuar, o que vai mudar de certeza são as baterias. As baterias de estado sólido ou outras que possam vir a ser descobertas, vão certamente substituir as de lítio. Com o tempo vamos ter baterias mais baratas, com maior capacidade e menor tempo de carga.

    • Tone says:

      Se você tiver capacidades financeiras… Sim… O Hidrogênio também, porque se tiver uma boa quantidade de painéis solares pode fabricar o hidrogênio a custo zero… Mas terá o investimento… Mas por exemplo… Pegar na tecnologia usada no Iate “Alva eco 90” e por em casa…. Um sistema híbrido de hidrogênio..

      • JL says:

        E quanto custam esses equipamentos ?

        Ter 5x mais de painéis, é uma grande infraestura cara é perigosa para depois ter um carro que tem a mesma autonomia, menos espaço e mais caro.

      • Nuno says:

        Se tiver uma boa quantidade de painéis solares diria que compro um carro elétrico e carrego-o não ando a investir em equipamento para fabricar hidrogeneo para depois sim meter no carro

        • Yamahia says:

          Oi?andas de noite e todos os dias são solarengos?

          • JL says:

            Custa-lhe 1/100 uma bateria, do que custa um sistema para armazenar hidrogénio, e ainda não chegamos ao eléctrolizador, com meio milhão talvez se safe a produzir 1 a 2 kilos por dia.

          • Nuno says:

            Ando ao inicio e ao final do dia durante o dia está parado e eu a trabalhar, os dias que não são solarengos já tenho credito dos que são, nos dias solarengos tenho excedente fica em credito fico o inverno todo à pala com os créditos do verão, só estou a espera que o ferro velho seja inundado de elétricos para ir buscar uma bateria baratinha e mete-la cá em casa

  2. Victor says:

    Sabia? Carros eléctricos só deixam de ter pegada ecológica muito depois de irem parar á sucata?

  3. Realista says:

    Até parece que não bastava o senso comum para chegar a esta conclusão…

  4. Joao M says:

    Pelo que percebi, carros e-fuel são neutros ao nivel de emissões de CO2 por isso se calhar o tema não é assim tão grave. EV pode ser melhor no que toca a emissões mas e-fuel não é má opção dado o “net-zero”.
    É uma boa alternativa ao combustivel normal. Com certeza uma tecnologia a investir porque iria implicar que não é preciso trocar o parque automovel – basta abastecer com combustivel diferente.

    • Zhora says:

      “Com certeza uma tecnologia a investir porque iria implicar que não é preciso trocar o parque automovel”

      Este é um argumento com muito mais importância e peso do que as pessoas imaginam. Basta olhar para a realidade dos países menos desenvolvidos, onde esta solução iria ter um impacto brutal!
      Só a malta que só vê eletricos à frente é que não percebe isso…

      • Joao M says:

        EVs é bom em paises ocidentais. Nas africas, Asia, america do Sul e outros paises em desenvolvimento, esta pode ser a solução ideal. A EU, no que toca a emissões de CO2 é responsável por uns 7% da poluição mundial (STATISTA), o problema são os paises em desenvolvimento com carros muito antigos (Que em Portugal iriam pagar IUC de rico para o ano :D). A China, por exemplo, é o exemplo de um país que se começou a desenvolver, a popoulação começou a enriquecer e, com isso, trocou as bicicletas pelos carros.. agora vivem com smog. Como vamos dizer a essa malta, que sairam da pobreza ou vivem na pobreza, hoje em dia, para largarem os carros e sacrificarem-se pelo meio ambiente? Eles vão mandar-nos passear porque, neste momento, o problema deles é ter comida, luz e outras necessidades básicas –

        • JL says:

          Em paises pobres menos sentido, já que não têm capacidade energética para ter algo a este nível, muito menos com renováveis, portanto está solução só os ia empobrecer ainda mais.

          • Yamahia says:

            A vantagem é que podem ser transportados, ao contrário da electricidade.

          • JL says:

            Isso nao é vantagem nenhum, todo e qualquer transporte é uma desvantagem. A electricidade não precisa de camiões e mais não sei quantas coisas.

          • Yamahia says:

            Pois não, precisa de “carris” permanentes, postes, cabos aéreos ou subterrâneos, etc!

          • Mr. Y says:

            @Yamahia
            Vamos deitar abaixo a Internet porque aquilo gasta muito cabo, assim como os comboios eléctricos ou o Metro!

            Pegaste num argumento bem tosco. Não achas muito mais eficiente instalar esses ‘carros’ do que ter milhares de camiões e cargueiros a circular diariamente?

          • JL says:

            Carris para quê ? a eletricidade anda em carris ? isso é para alimentar os comboios.

            A revolução industrial então foi um erro, deviam ter mantido tudo a vapor, era bem melhor. LOOOOOL

          • Nuno says:

            O argumento que este gajo foi pegar o combustível pode ser transportado por barcos camiões por todo o mundo a eletricidade não ahah para este gajo a eletricidade deve ter aparecido agora e ainda não existe eletricidade em todos os cantos do mundo ahahah, ele em casa nem está ligado à rede vai transportar gasóleo para o gerador lá de casa ahhahahahah

          • Yamahia says:

            Deve ser melhor abastecer elektros na Ilha da madeira, electricidade produzida a diesel.
            1114 gramas CO2 o kWh
            20 kWh =100 kms = 22, 28 kgs de CO2
            61,5g efuel x100 kms= 6,10 kgs de CO2
            Realmente é parecido! Cada um…

          • JL says:

            Mais uma vez falhou nas contas, então usa o mix energético previsto para 2035 para produzir combustíveis e agora para os eléctricos já usa o atual ? Tem uma máquina do tempo ?

            Então é assim, um electrico a consumir 20 kwh, é idêntico a um a combustão a consumir uns 6 litros.

            Por cada litro de efuel necessita de 27 kwh, sem contar com transporte, armazenamento e tal:

            27 * 6 * 1114 = 180 kgs de co2.

            ou 1.8 kgs por Kms.

            Realmente são muito verdes.

          • Yamahia says:

            Os 61,5 g são actuais se o efuel for produzido com gás.
            Vc está a chutar para canto a captura de carbono.
            Se for produzido com energia renovável o impacto é zero. Coisa que nenhum elektro jamais irá conseguir.

          • Pierre Crozz says:

            Mas a conta da captação do CO2, NOx e afins não entra no loop do sistema? Captar para catalisar e voltar a captar? Não será um sistema 100% mas será perto… a ideia é criar um sistema cíclico.

            Pelo que percebi!

            O elétrico é e será para sempre, até agora o conhecido, a bateria atual não.

          • JL says:

            Errado, a conta de 61 gramas da T&E tem a ver com o mix energético previsto para 2035.
            Essa invenção do gás é só mesmo para rir, têm um combustível pronto e vão transformar para outro, usando calor dos vulcões, só pode.

            Os eléctricos são zero gramas se a energia for renovável, e não precisam de andar a transportar co2 de um lado para outro.

          • JL says:

            @Pierre, não se capta NOx para produzir efuels, só CO2, e a produção que esses filtros emitem, tal como a energia , são captados onde e como ? Está aqui muita coisa mal explicada.

          • Yamahia says:

            O h2 verde é produzido através da eletrólise da água por meio de fontes renováveis como eólica e solar.
            Este é o método mais sustentável e limpo, pois não gera emissões de carbono.

            O hidrogénio azul que é o que está aqui em discussão provém da produção com gás natural. Este método reduz as emissões de carbono, mas não as elimina completamente.

            No H2 amarelo que é  para onde está  a querer empurrar a questão,  os eletrolisadores são alimentados pela eletricidade da rede, que podem ter origem em fontes fósseis ou renováveis. Que é de onde os BEV se alimentam e a cor amarela indica que a origem da eletricidade não é conhecida e portanto NÃO  É garantida como sustentável
            Neste momento e globalmente a UE usa maioritariamente carvão e óleo diesel para além do próprio gás para gerar electricidade o que a torna imensamente mais poluente que o H2 azul.
            O tipo de H2 a usar no efuel reportado no artigo é o azul(feito com gás). Tanto faz produzir H2 azul com gás em 2023 ou 2035 q o resultado é o mesmo.
            Não dê mais voltas q não vale a pena.

            E vá sonhando a reboque dos seus amigos da T&E q a electricidade da UE em 2035 apenas vai emitir 13 gramas por cada km. Sonhem Sonhem. A Alemanha em vez de diminuir, de 2019 para cá  aumentou desmesuradamente.  Qq dia é outra Polónia.

          • JL says:

            Então começa por dizer que é produzido com renovável e no fim já diz que não há renovável ?

            Então ainda ontem era com gás natural ? Já não sabe a quantas anda.

            Depois só vai haver combustível quando houver vento. Looooool, deve ficar baratinho. Ah espere, afinal já vieram dizer que é muito caro…

          • JL says:

            Ah, não dizem em lado nenhum que é com gás natural, dizem sim que é com o mix previsto.

            Isso do gás natural foi inventado pelo observador, o que não faz qualquer sentido, até porque diminuir ainda mais a eficiência das lâmpadas incandescentes é no mínimo ridículo.

          • Yamahia says:

            Estou a começar a ficar deveras convencido que sofre de deficiências cognitivas
            Eu nc disse que o caso em apreço era com recurso a energia renovável.
            O que sempre disse é que o efuel em análise é para ser produzido com recurso a gás e precisa de mais uma autorização da UE para passar à pratica.

            Para ser feito com energias renováveis já não precisa de autorização nenhuma. Já está autorizado.

            O medo da cartilha elektra é que seja dada essa autorização, então saem-se com pérolas de que em 2035 vão conseguir electricidade a 13 gramas CO2 o km incluindo o carro o carro elektro, são santos milagreiros loool
            Que palhaços
            Com concursos offshore todos os dias a levar ripada, enfim. Tristes!!

          • JL says:

            Mas este estudo não tem nada a ver isso, para quê baralhar os assuntos ?

            Medo ? Lol, quanto mais depressa vierem pior para os que já têm eléctricos, porque mais depressa a malta da combustão passa para eles.

            Se não conseguem 19, muito menos vão conseguir 61 gramas para esses, a conta é simples, está ali em cima.

            O que está a acontecer é que querem arranjar um meio mais barato de o produzir, mas vou procurar informação sobre quantas emissões têm e já cá volto.

          • JL says:

            Ora aqui está:

            “Hydrogen from steam methane reforming (SMR) has an emission factor of around 285 grams of CO₂ per kilowatt-hour (kWh) (9.5
            kilograms of CO2 per kilogram of hydrogen)”

            https://www.irena.org/-/media/Files/IRENA/Agency/Publication/2019/Sep/IRENA_Hydrogen_2019.pdf

            Parece mau, mas não é tanto:

            Por cada litro de combustivel sintético necessita de 400 gramas de hidrogénio:

            0.4 * 5 * 9.5 = 19 kg de CO2 para produzir o combustivel necessário (5 litros para 100 kms, estou a ser simpático).

            Não vou adicionar mais nada, sem sequer a energia para capturar o CO2, que são cerca de 6 kwh por kg de CO2 capturado, mais a energia necessária para juntar tudo isto num caldeirão a vacuo a trezentos e muitos graus, fora todo o processo de transformação do e-metanol em e-gasolina e e-diesel, que são mais uns quantos.

            Portanto só com a produção do hidrogénio através do gás natural já vai em 190 gramas por km.

            E não, ao capturar este CO2 para o processo ele só está capturado enquanto não queimar o combustível.

            Portanto como vê, o a falha cognitiva não é minha, escolha outro, talvez o gajo do observador.

          • JL says:

            Ah, só mais uma coisa, não se esqueça de adicionar as famosas emissões que você sempre fala para se produzir/refinar/tratar o gás natural para chegar ás centrais, pois, este gás natural não é diferente.

    • JL says:

      Tem emissões de NOx,
      Fora aquelas da produção de energia para todos os processos de fabrico.

    • int3 says:

      ” e-fuel são neutros ao nivel de emissões de CO2″
      bem, não são. e isto não combate o aquecimento global. retira-se CO2 e emite-se novamente vai dar ao mesmo que não fazer nada. alias, dado que nenhum sistema é perfeito, nada é na verdade carbon free ou neutro. o carbono está na atmosfera e boa parte do aquecimento nem é o CO2, mas sim NOx, CO, CH4 e certos CFCs. Estes continuarão na atmosfera a aquecer o planeta durante milénios, mesmo que hoje paremos *todas* as emissões. Até digo pior, se parássemos hoje as emissões, dobraríamos o ritmo do aquecimento. Isto porque parte das emissões também contém aerossóis que refletem radiação solar. Porém estas tem um período de vida na atmosfera de alguns anos apenas, comparando com o CO2, CO, NOx etc que duram séculos ou milénios no caso do CO2.

  5. Yamahia says:

    Mais um estudo encomendado pela pandilha elekta, nunca falham:
    1⁰ Nenhum elektro faz 13 g CO2/km. Neste momento um Tesla3 faz 180 gCO2/km do “poço à roda”.. Acreditar que daqui a 12 anos vão conseguir baixar esse valor mais de 10x é só ser naif.

    2⁰ os 61gCO2/km atribuídos ao efuel apenas se verificam se for usado gás na produção do efuel em vez de energia 100% renovável. Não está aprovado mas faria todo o sentido aprová-lo pois iria permitir baixar drasticamente os níveis de emissões dos combustão actuais. No caso da Stellantis todos desde 2012 são compatíveis.

    3⁰ se efectivamente a UE conseguir um mix energético que permita as 13 gCO2/km para os elektros, necessariamente os efluels irão usar a mesma energia que resultará num saldo de 0 gCO2/km.
    Estar a comparar a realidade actual para os efuels com a realidade desejada para 2035 só para elektros é demagogia.
    Mas já estamos habituados a estas manobras.

    • JL says:

      1- se o tesla faz 180 gramas, com efuel vezes mais , já que a necessidade de negríssima é 8 a 10x maior. Se baixa para um, baixa para outro, a energia é a mesma. Qual a dificuldade de entender isto ?

      2 – onde dizem que foi usado gas natural ?

      3- errado, o eléctrico não tem escape, o efuel continua a ter emissões de NOx, e co2 apenas está a transportar de um
      Lado para o outro, não existe redução efetiva.

      • Yamahia says:

        61gCO2/km é efuel fabricado com recurso a gás. Não esta no artigo mas digo-lhe eu que é assim.

        O efuel não precisa de baterias que é o grande responsavel das emissões do elektro.
        Os 61gCO2/km são equivalentes ao mix actual da electricidade produzida na UE, tirando da equação a Alemanha, Polónia e alguns outros de leste.
        Se considerar estes últimos, o efuel e menos poluente que a electricidade actual por gCO2/km

        • Joao M says:

          Espera, então nas contas das emissões do EV colocas a fonte e produção de eletricidade para carregar o carro? É uma aproximação ao tema mas, nesse caso tens também de colocar esses numeros também para manter as “bombas de gasolina” a funcionar, o transporte do combustivel para as bombas e todos os custos da logistica do e-fuel.

        • JL says:

          Onde dizem isso ?

        • JL says:

          Então como sempre só as baterias é que são produzidas pelo homem ?

          São equivalentes como ? Eles usaram as mesmas fontes, tanto para um como para outro.

          Não venha agora dizer que os efuels são produzidos por magia, então a porsche investiu quantos milhões para produzir apenas 130 mil litros por ano ? Que nem chega para alimentar 800 carros por ano.

          • Yamahia says:

            A explicação está neste artigo
            https://observador.pt/2023/10/14/combustiveis-sinteticos-poluem-cinco-vezes-mais-que-veiculos-electricos/
            E-Fuel produzido com metano na ACTUALIDADE 2023 dá os tais gCO2/km, bastantes inferiores à electricidade de 2023.
            “Agora, o lobby do petróleo e os poucos construtores que pretenderam forçar os e-fuels – exclusivamente porque isto permite reduzir os investimentos e incrementar os lucros –, pretendem que a UE relaxe a regra original ainda mais, aceitando combustíveis sintéticos não tão verdes, como por exemplo os gerados com hidrogénio e carbono extraídos de metano. De acordo com a Transport & Environment, isto permitiria que os e-fuels poluíssem cinco vezes mais do que os veículos eléctricos, se considerássemos exclusivamente as emissões de dióxido de carbono do poço à roda”

            Os  13gCO2/km na electricidade (dizem eles) é para 2035 loool
            “Estima-se que, em 2035, um veículo eléctrico a bateria que recarregue ligado à rede europeia emita, em média, apenas 13 g de CO2/km, sempre considerando o ciclo do poço à roda.”

            Como vê 2 pesos e duas medidas  para atacar a solução efuel.
            Em linguagem popular seria. Há e tal o e-fuel polui muito. O facto de poluirem menos que a electricidade hoje mesmo fabricados com gás não significa nada. A gente em 2035 é capaz de poluir muito menos. A gente vai obrigar a Alemanha que não manda nada nisto, a Polónia e todos os de leste a não queimaram mais carvão. Vcs vão ver. Acabem com os efuels. A gente vai usar energia de 2035 e vamos proibir a energia de 2035 aos efuels. Nós é que mandamos na Alemanha e em todos. Vão ver. Eles se quiserem e-fluels que continuem a usar gás qué pa nós sermos menos poluentes.

            Não vê como caiem no ridículo?!

          • JL says:

            Isso é invenção de alguém, no artigo da T&E, em que eles se baseiam está bem escrito:

            “well-to-well emissions include indirect emissions from electricity production and e-fuel production in addition to car tailpipe emissions.”

            No ridiculo está você a cair, nem sabem as emissões que têm a conversão de gás metano para hidrogénio, e só é feito em refinarias, devido ao uso do vapor, então se diminuirem as refinarias, vão usar vapor de onde ?

            Ah espere, para si, só as baterias têm de ser fabricadas, esqueça, esta para si não serve.

            LOOOOL

          • Yamahia says:

            Pense homem. Onde é que vc tem electricidade a 13gCO2/km?

          • JL says:

            E quem disse que tinha ? A previsão é para 2035, tal como os efuel tambem não têm 61 agora.

          • Yamahia says:

            Mas onde é que você está com a cabeça? O q se pretende é começar a produzir efluel com gás Ok? Para isso ser possível além de 2035 é necessária uma autorização ok ? Se o efuel for produzido sem recurso ao gás e com energia renovável o resultado é zero gCO2km. O resultado só é 61gCO2km quando é produzido para o recurso a metano como eles dizem ou seja gás, seja em 2023, seja em 2035, entende?
            O efuel apenas poluiria mais que 61 gCO2km se o H2 fosse produzido com energia proveniente de carvão ou óleo diesel.
            Tem tudo a ver com a “cor”do H2

            61gCO2km, parece-me um bom resultado. Nunca na vida um carro novo elektro vai alcançar esse valor em 2035, quanto mais 13 gCO2km. Isto é de loucos.
            Esses da T&E estão a querer manipular as pessoas, como sempre.
            Junte utopia, demagogia e hipocrisia e faça uma salada.

          • JL says:

            Irra, insiste, tal como os eléctricos apimentados por renováveis produzem 0g/Km.

            O ponto não é esse, e com gás natural produz muito mais, não viu já nos relatórios do ICCT que com a fonte de hidrogénio atual (98% vindo do gás natural) os FCEVs, que são 2.5x mais eficientes que os a combustão, ficam de mãos dadas com os a gasolina em termos de emissões ?

            O ponto é, em 2035 não vamos ter 100% de fontes renováveis, logo os EV emitem 19g/km e os efuels 61g/km, e como os requisitos de energia são muito maiores, isto só pode ficar pior.

            Isto sem meter em causa as outras emissões tal como está descrito.

            Faz algum sentido pegar no gás, separar o h2 do carbono com vapor da refinaria, depois voltar a juntar tudo a trezentos e tal graus para produzir o e-metano, e partir refinar para e-gasolina e e-diesel ? Já viu as perdas energéticas nestes processos ?

            Se fosse isso a T&E fartava-se de gozar.

    • António Miranda says:

      Apoiado a 100% se os lobies deixarem ou os governos pensarem no “planeta” logo em todos nós vão massificar essa solução. No entanto a indústria está a mexar … a Repsol de Alcochete já comercializa e-fuel 100% verde (nesta fase somente para frota de 5 empresas de logística, em janeiro de 2024 abrem ao publico.

      • JL says:

        Curioso, porque a malta do efuel, incluindo a repsol já criaram um cartel, ah desculpe, uma aliança, como eles chamam.

        https://www.efuel-alliance.eu/initiative/members

        • António Miranda says:

          Curioso não é!? um cartel que engloba várias petrolíferas; fabricantes de equipamentos; Aviação; Construtoras; Empresas da área do Gás; Fabricantes automóveis … se é assim tão mau porque é que se juntam todas!?!? ahhh desculpe, é para defenderem o status quo .. deixar tudo como está diferença é que o mundo não vai deitar para o lixo milhares de milhões de equipamentos (automóveis, aviões, escavadoras (ahh desculpe estas não podem ser substituídas pois como necessitam de um poder enorme de Cavalos/hora, o elétrico não permite), moto-serras e tanto mais … e Tramoia desses é manter tudo como esta só com a diferença que deixam de poluir por um custo / litro de até 1.6€ (sim, um euro e sessenta cêntimos, estimativa mais pessimista para 2024, podendo (estimativa, vale que vale) descer aos 0.80€ em 2023 (atendendo ao incremento de produção).

    • Gonçalo says:

      Tesla – do poço até à roda
      ICE Combustível – só conta o tubo de escape, a extração transporte refinação transporte para as bombas não se conta com isso vamos esquecer essa parte ahahahah só a extração polui mais que 100 mil km de carro ahah

      Ah e nos e-fuel usamos fontes renováveis nos elétricos já nao ahahahah

      Acho que estamos a perder aqui um ponto importante é que quando toca na carteira ninguem quer saber da poluição daí se anularem filtros de partículas sem conta e a eletricidade é bem mais barata que os e-fuels portanto os e-fuels se tiverem futuro é na competição e nos super-desportivos para depois serem comidos por um elétrico de meia tijela na acelaração

    • Toni da Adega says:

      Energia 100% renovável. Pensava que isso não existia.
      Se não é possível produzir electricidade com renováveis como é vão produzir combustíveis?

    • Pierre Crozz says:

      Sim, demagogia!

      Os electro, os petrol ou os que venham no futuro: leis da física – deslocar grandes massas necessita de grandes quantidades de energia

      Ponto

      Outro ponto interessante seria tornar os motores térmicos 90% eficientes, a funcar a vapor!

      :))))

  6. Awake says:

    Já estou a ver onde vou transferir o meu património… Talvez para a Ásia… Onde ainda a semana passada atestei o carro a 15 CTM o litro…. E tinha lá a 8 CTM para a Scooter… A Europa já era….

  7. JL says:

    E novidades ? Poluem 5x mais, custam 10x a 20x por kms, receita ideal para ter sucesso. Loool

  8. Isto vai de mal a pior says:

    JL está em todas, parece um abutre à procura de quem diga mal dos seus EV’s…

    • JL says:

      Olá Hugo, está bom ?

      Não posso estar em todas ? Sou só eu que estou em todas? Ao que parece você também, qual a diferença entre você e eu ?

      Eu disse mal de alguma coisa ? Está com dor de barriga ?

  9. V says:

    Por favor parem com esses chavões de que “os EV são a solução” – isso é linguagem de rebanho.
    Só são a solução para uma percentagem da população e depende da fonte da energia eléctrica (e ter capacidade de rede eléctrica) – mas aí já há que puxar pelos neurónios…

    • Rui says:

      Felizmente já tenho eletricidade em casa há uns bons anos petróleo ainda não já escavei ali um bocadinho na rua mas não encontrei nada

    • JL says:

      Acho que você é que vem de um grande rebanho que não pesca nada do assunto, então se não há rede para eléctricos, há rede para estes que consomem muito mais ? Ou não entendeu que os efuels são feitos de electricidade ?

    • Victor von Frankenstein says:

      Não há sol? Não há vento.? Não há barragens? Então há eletricidade… Com fartura…

    • Grunho says:

      EV são a mesmo a solução, mas só para quem tenha pasta para os pagar. Montes de pasta. Para os outros, manter o velho a combustão é a solução, e para o fazer durar é evitar metê-lo em filas de para-arranca como as dos acessos a Lisboa e Porto. Por enquanto, porque se a guerra fizer disparar o petróleo para os 200 dólares nem isso vai ser viável. Nessa altura os mais aptos vão ser aqueles que sabem deslocar-se de bicicleta todos os dias. É começar já a praticar.

  10. PA says:

    A partir dos 100.000 km sim, até lá a pegada para construção do VE ultrapassa em mto a de um a combustão. Os estudos estão feitos. Se for com e-fuels devem ser uns 200.000 km …

  11. BOT Excesso says:

    Alerta para o excesso de posts e comentários por parte deste utilizador JL

  12. EEQTR911 says:

    Todo o processo de criação das baterias e vida útil curta produz 1000x mais poluição que um carro com motor a combustão e/ou híbrido.

    EVs é para quem percebe zero de tecnologia e ambiente. É um tapa olhos do governo.

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