Europa: híbridos aproximam-se dos carros a gasolina e a procura por elétricos diminui
Não só de puramente elétricos se concretiza a transição energética, estando os híbridos a assumir um papel de destaque. Em fevereiro deste ano, aliás, estes reduziram a sua diferença relativamente aos automóveis movidos a gasolina, ao passo que a procura por elétricos estabilizou, perdendo força.
Recentemente, dizia Adrian Hallmark, CEO da Bentley, que os híbridos plug-in são uma "tecnologia de transição credível que reduz efetivamente as emissões de CO2 e inicia a viagem rumo à eletrificação para as pessoas que não podem pagar [um elétrico] ou que não conseguem viver com o padrão de utilização que esses implicam".
De facto, os últimos dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (em inglês, ACEA) dão conta de um crescimento dos híbridos a ponto de se aproximarem dos carros movidos a gasolina. Este aumento foi impulsionado por ganhos muito sólidos em França, Espanha, Alemanha e Itália.
Híbridos têm cada vez mais adeptos
De acordo com a associação europeia de fabricantes automóveis, as vendas de híbridos aumentaram 24,4% em fevereiro, aproximando-se das vendas de carros a gasolina. Por sua vez, as vendas de veículos elétricos estabilizaram-se.
O mesmo relatório relativo à União Europeia (UE) indica que o crescimento mensal dos híbridos foi sustentado, em grande parte, por ganhos consideráveis em quatro dos principais mercados: França (+41,5%), Espanha (+26,5%), Alemanha (+16,4%) e Itália (+16,1%).
No seu conjunto, estes representaram mais de 70% do total de vendas de híbridos (255.511 unidades). Estes números elevam a quota de mercado dos híbridos para 28,9%, ficando atrás dos veículos a gasolina (35,5%, com 313.681 unidades vendidas, em fevereiro).
Os carros movidos a gasolina, por sua vez, registaram um aumento anual de 6,1%, nomeadamente em Itália (+33,4%), permanecendo como a escolha mais popular entre os europeus, apesar da queda ligeira relativamente ao ano passado (-1,4%). Por sua vez, os carros a diesel registaram uma queda de 5.1% para 12.9% (com 113.891 unidades).
No caso dos híbridos plug-in, o crescimento também foi notório: 11,6% para 64.351 unidades, representando 7,3% das vendas na UE. Também estes modelos beneficiaram do sucesso em mercados como a Alemanha (+22,3%), Bélgica (+21.8%) e França (+11.8%).
As vendas de veículos elétricos aumentaram apenas 9% em fevereiro de 2024, para 106.187, mantendo a sua quota de mercado nos 12%. Apesar do crescimento na Bélgica (+66.9%), França (+31.8%), e Países Baixos (+20.9%), os elétricos caíram 15,4% na Alemanha.
Em termos globais, a UE registou 883.608 vendas de automóveis em fevereiro, elevando para 1,7 milhões o número de matrículas até ao momento este ano.
O problema dos híbridos é estarmos a usar 2 tecnologias ao mesmo tempo logo os gastos para o dono do veiculo são a dobrar já para não falar que não resolve o problema dos combustíveis fósseis.
Aqui entra o marketing e desinformação massivos, além do preço inicial algo mais baixito:
– híbrido ainda é mais barato na compra
– híbrido plug-in dá para 70 – 100 Km (real metade) em cidade, o que chega para muitos
Agora após 4-5 anos de compra esse barato sai muuuito mais caro relativamente e um elétrico: têm revisões dos ICE e a bateria pifa muito mais rápido. Logo em não muito tempo levam uma tostada de cada vez que logo fica o carro bem mais caro que um EV. Mas cada um que compre o que quiser…
Tenho hibrido-plug in e faço 90km (sem AC), com AC ~75 km em modo elétrico.
Em termos de consumo, no geral o elétrico chega e ando quase sempre em modo elétrico, carrego durante a noite e não todos os dias.
Mas como faço mensalmente uma viagem de 400km para cada sentido, aí uso o hibrido.
Foi por causa disso que escolhi hibrido em vez de EV.
Fazer 800 km num dia com um EV é parar muito tempo e tenho horários.
Em modo hibrido a velocidade constante a 120-130 faço média de 4,5 L, já fiz um depósito a 1,5L, mas é chato de fazer.
Manutenções? não acho assim tanta diferença e compensa o descaço de saber que posso fazer uma viagem quando quero e não esperar que o carro carregue.
– Isso é uma falácia o de 1.5L/100 porque estás a meter na média os de uso da bateria, como se os primeiros 100-150 km de viagem fossem iguais aos outros seguintes (a não ser que pares cada 100 km de AE para carregar…). E isso de fazer 4.5 L de combustão é novamente a fazer média com a bateria e muitos pezinhos de lã a essas velocidades, é que o meu namorado com um tdi reconhecido por baixos consumos a 130 km/h para fazer 4.5 L é preciso ser dócil, tu com um gasolina híbrido com uma bateria para 90 km fazes 4.5 … só se for no ecrã do carro, não na bomba de gasolina.
– qual é esse híbrido que faz 90 km a velocidades de 50 – 100 km/h (o habitual de cidades e circulares internas e externas) puramente em eléctrico? E isso não é sem tirar que a fazer apenas esses km com uma bateria completa, em pouco tempo fazes muitos ciclos e esses 90 km passam a 75 km ou menos.
– não queres esperar que o EV carregue? Sais de casa com ele para 350 – 400 km de AE (cidade muitos dão >500 km) e … não paras para WC e almoços? Ou o teu dia a dia é conduzir, xixi na garrafa e sandes no porta luvas? É que eu se faço Lisboa – Porto paro para almoçar e WC (ambos 45-60 minutos) e aí carrega enquanto faço isso, logo tenho carga para outro tanto. Onde está a dúvida? Ou fazes Bragança – Algarve directo sem parar todos os dias?
Paras numa viagem Lisboa Porto? Faço em 2h e sem paragens nenhumas, a ir tranquilamente
Eu referia-me aos 800 km que ele falava, se faço 330 km Lisboa Porto, no Porto ao chegar óbvio que paro para comer além do que fui fazer. No entanto se fazes em 2h a média dá 165 km/h (o que precisas de ir com frequência a 180 km/h para dar essa…).
Basta colar o ponteiro nos 150.
Hum, mais uma vez sabemos como faz médias. Loooooooool
Vcs são tão pastelões que já nem notam o ridículo de conduzir um carro elektro
https://maps.app.goo.gl/JyGugEFtVAzTHCB6A
Esse comportamento passa para os neurónios loooloool
Está a falar de si certo ? é que não vejo mais nenhuns a andar devagar senão os a combustão.
Já agora, 2:39 está mais perto das 3h do que das 2. LOOOOL
Obviamente 2:39 não são a 150. Esse tempo é as velocidades “legais”. Esteja descansado que a 150 ng o multa.
Nc mais aprende pá.
A 150 kmh também não faz em 2 horas, é física pura.
Eu bem tento, mas eles (fumarentos) não saem da frente.
Vc daqui para o porto vai mas é pianinho, caso contrário nem passa do Pombal.
Então ? em que zoe fez essa viagem ?
Daqui para o Porto paro na Mealhada.
Mas ok, sabemos que todos você são empresários que viajam muito e vão muitas vezes ao Porto, é como um amigo meu.
“Epá, isso não vai ao Porto e vem sem carregar”
“Quantas vezes vais ao Porto por mês ?”
“Epá, já não vou há 6 anos”
LOOOOOOOOOOOOL
Meu caro, eu comprei o carro para usar, não para usá-lo hipoteticamente, o hipotético não me mete comida na mesa.
Não obstante poder ter a eficiência da travagem, sempre achei os híbridos esquisitos por terem duas manutenções. A de um ICE e os custos da bateria…
Pelo menos se a bateria pifar o seu preço é muito menor à de um EV.
E se mesmo assim a pessoa não tiver €€€ para a bateria, pode continuar a usar o carro com combustível.
Tem a certeza ?
Não, não pode, nenhum plugin anda sem bateria ou problema no sistema hibrido.
Claro que posso. Não há só híbridos plug-in nem eu referi que eram esses que funcionavam sem a bateria carregada.
Pode, se o empurrar.
Não, você disse referiu se a bateria pifar.
Nem os não plugin funcionam com a bateria pifada, nem um prius, já que é a bateria híbrida que mete o motor a combustão a trabalhar, e esse não é plugin.
Tem muito que aprender sobre automoveis.
Sim, mas é uma alternativa aos eléctricos para quem não tem dinheiro para comprar um eléctrico ou que a diferença de preço não compense pelo consumo que faz.
Não é tão ‘verde’ como um VE puro mas sempre emite menos combustivel pelo uso da bateria, por mais pequena que seja.
Fui agora ver e um Peugeot 308 Plug in é 40k€ se for Eletrico é 40k€, BMW 320e 54k, i4 é 57k, na Renault o Megane eletrico é o mesmo preço que o megane a Gasolina ou Diesel e a Scenic é mais barata 1k que a versão Plug in (base de gama) da Austral.
Muito raro um Plug in ser mais barato que um Full EV e os que são é diferenças minimas…
Hyundai KAUAI 10000€ mais barata a versão hibrida.
Errado:
KAUAI Gasolina: desde 26 670 €
KAUAI HEV: desde 36 670 €
KAUAI EV 39 kh desde 39 300 €
KAUAI EV 49 kh desde 43 490 €
KAUAI EV 66 kh desde 48 780 €
Tem tem 10 mil euros de diferença para a versão a gasolina, compensa dar 10 mil euros a mais por um carro que vai gastar 1.3 litros a menos a cada 100 kms ? (Isto no consumo anunciado 6 litros para o a gasolina vs 4.7 litros para o hev).
qual é o problema dos combustíveis fósseis?
Nenhum, ora experimenta deixar o carro ligado, dentro de uma garagem fechada, não te vai acontecer nada.
Ainda estou para entender o porquê desse apoio incondicional ao uso de combustiveis fósseis.
Não apoio nada incondicionalmente, só nunca irei acreditar numa tecnologia que me condicione a mobilidade de ter um carro. Arranjem uma alternativa, se for verdadeiramente verde melhor, nuclear? Perfeito
Essa é uma das razões que troquei, o a combustão condicionava e muito.
O que é que isso tem a ver com ser prejudicial para a saúde?
Zé Fonseca A., a mim o EV não me condiciona nada, faz entre 350 – 550 km, vou onde quero até a fome ou bexiga darem sinal.
E como comeste numa paragem de serviço depois andas sempre a parar de hora em hora.. e vais carregando.. que vida boa
Sempre faz médias superiores ao que você faz.
Recomendo um teste, ligas o carro e mete a boca no escape vais ver como não cheira a nada e todo os fumos que saiem do escape sabem a morango…
Também vão fazer isso com lítio das baterias ou com produtos de limpeza?
Isso não é um problema, é uma característica
As baterias têm escape ? Já agora, as baterias não têm lítio, pelo menos na forma pura.
Eu fui ao meu mas não encontrei escape nem fumo sequer…
Vai à central e encontras @ Rodrigo.
A minha central também não tem fumeiro.
O problema é não ter parque de estacionamento gratuito com um hibrido.
1- Ir a um stand ou opções de mercado – Se antes o vendedor tinha 50 carros a gasolina agora tem 25 e 25 hibridos, ou seja a oferta é menor.
2- Liberdade e conforto, com um hibrido a pessoa não precisa de dispor 100% do tempo de um ponto de carregamento. Decide fazer uma viagem longa em cima da hora, não precisa do planeamento que o eletrico requer.
3- Consumos, na maioria dos casos em menos de 10 anos vai justificar o preço que foi dado a mais em relação ao carro a gasolina.
Eu por exemplo faço media de 700/800 km por mês, se fosse comprar um carro novo até me compensava mais gasolina.
Híbridos plug-in são bons para as empresas, pura e simplesmente por causa da dedução do IVA e da TA. Para pessoas singulares é um péssimo investimento. O preço da mesma versão a gasolina é consideravelmente menor face ao híbrido plug-in, e essa diferença inicial vai permitir andar com o carro a gasolina durante milhares e milhares de km’s até abater essa diferença inicial. É a mesma ideia de quem comprava carros a gasóleo para conduzir 10mil kms ano e ao fim de 4 anos vendia…
Ora nem mais ou até a gás fica muito mais barato.
Infelizmente, ao contrário da maioria das pessoas que aqui comenta, não sou acionista, dono, ou colaborador de empresas de automóveis sejam eles electricos, hibridos, a gasolina ou a carvão.
Só quero carros acessíveis que as pessoas “comuns” possam comprar sem para isso ter de “hipotecar” as finanças de vários anos.
Fazes comonos tipos aqui.
Não têm dinheiro para EV novos, compram usados.
É como os utilizadores de iphones recondicionados.
O Ego ainda é maior com os usados, é intrinseco neles.
Eh eh eh
Não esquecer que na generalidade das marcas, o hibrido tem um frufru extra no que toca aceleração quando comparado com a versão a gasolina mais aproximada
Só quando o Musk deixar de andar de avião particular e que o vou fazer. Pelo contrário, vou se ligo tudo cá em casa.
Desculpem, post errado.
lá vem sempre a mesma conversa
cada caso é um caso, não é porque é melhor pra uma pessoa um eléctrico que é melhor pra todos.
Eu tenho um hibrido, porque ando poucos km, tenho ajudas do estado, quando faço mais km nao quero estar preocupado com autonomia, pontos e tempos de carga, sem contar que nao existe um electrico que goste.
É natural o veículo hibrido e um bom compromisso entre o elétrico e a combustão. As pessoas são inteligentes.
São inteligentes, e principal quando compram híbridos plugin e não eléctricos dando a razão como não ter onde carregar o eléctrico. Loooool
Você conhece mal os híbridos.
Nop, até porque já tive um.
Mesmo muito mal.
Não era mau, mas já melhor.
*há
Continua sem saber.
Então ? o que há para saber num hibrido plugin ?
Tás errado rapaz.
Estou ? Então o que é um híbrido ?
Sabe pouco…
Sabe ? sei mais que alguns, que até dizem que um hibrido não depende da bateria hibrida para trabalhar, só essa chega….
E tem mais, não depende só dela para trabalhar, como até para manter os consumos ditos normais em comparação com um carro identico não hibrido, hoje vi um bmw 300e que tem um problema num sensor da bateria, e lê mal a tensão da mesma, carrega, roda, só que como não usa em pleno o sistema hibrido, o consumo saltou para 8 litros aos 100 kms, o dobro daquilo que costumava fazer, e 50% mais daquilo que faz um não hibrido.
Essa não é a razão. Se conduzires um VE, com autonomia de 500 KM, todos os dias entre o Porto e Lisboa fica-te caro pois terás de sempre usar um posto de carregamento. Não existe maneira de não carregar pois com 15% de bateria a meio do caminho é tramado.
É tramado ? então ? Se precisar de carregar é uma pequena parte, já em combustível é o tanque completo, sempre.
quem viaja todos dias entre porto e lisboa precisa e de reorganizar a vida ou entao ganha muito bem 😀
Se eu mudar de carro não tenho dúvidas de que será um híbrido (mas não plugin), tenho mais que fazer do que perder tempo em carregamentos elétricos.
Então está como a rapaziada ali em cima, gasta 10 mil euros a mais para poupar um litro a cada 100 kms ?
E qual é o seu problema, é você que me vai pagar o carro se eu o comprar?
O meu nenhum.
*20 anos depois* ainda ninguém quer elétricos.
Temos avisado mas o pessoal foi na conversa fiada do Musk.
Pois não, deve ser por isso que o Tesla model Y é o carro mais vendido no mundo. Looool