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Europa: híbridos aproximam-se dos carros a gasolina e a procura por elétricos diminui

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    O problema dos híbridos é estarmos a usar 2 tecnologias ao mesmo tempo logo os gastos para o dono do veiculo são a dobrar já para não falar que não resolve o problema dos combustíveis fósseis.

    • Pileca L says:

      Aqui entra o marketing e desinformação massivos, além do preço inicial algo mais baixito:
      – híbrido ainda é mais barato na compra
      – híbrido plug-in dá para 70 – 100 Km (real metade) em cidade, o que chega para muitos

      Agora após 4-5 anos de compra esse barato sai muuuito mais caro relativamente e um elétrico: têm revisões dos ICE e a bateria pifa muito mais rápido. Logo em não muito tempo levam uma tostada de cada vez que logo fica o carro bem mais caro que um EV. Mas cada um que compre o que quiser…

      • Pedro says:

        Tenho hibrido-plug in e faço 90km (sem AC), com AC ~75 km em modo elétrico.
        Em termos de consumo, no geral o elétrico chega e ando quase sempre em modo elétrico, carrego durante a noite e não todos os dias.
        Mas como faço mensalmente uma viagem de 400km para cada sentido, aí uso o hibrido.
        Foi por causa disso que escolhi hibrido em vez de EV.
        Fazer 800 km num dia com um EV é parar muito tempo e tenho horários.
        Em modo hibrido a velocidade constante a 120-130 faço média de 4,5 L, já fiz um depósito a 1,5L, mas é chato de fazer.
        Manutenções? não acho assim tanta diferença e compensa o descaço de saber que posso fazer uma viagem quando quero e não esperar que o carro carregue.

        • Croft Lara says:

          – Isso é uma falácia o de 1.5L/100 porque estás a meter na média os de uso da bateria, como se os primeiros 100-150 km de viagem fossem iguais aos outros seguintes (a não ser que pares cada 100 km de AE para carregar…). E isso de fazer 4.5 L de combustão é novamente a fazer média com a bateria e muitos pezinhos de lã a essas velocidades, é que o meu namorado com um tdi reconhecido por baixos consumos a 130 km/h para fazer 4.5 L é preciso ser dócil, tu com um gasolina híbrido com uma bateria para 90 km fazes 4.5 … só se for no ecrã do carro, não na bomba de gasolina.

          – qual é esse híbrido que faz 90 km a velocidades de 50 – 100 km/h (o habitual de cidades e circulares internas e externas) puramente em eléctrico? E isso não é sem tirar que a fazer apenas esses km com uma bateria completa, em pouco tempo fazes muitos ciclos e esses 90 km passam a 75 km ou menos.

          – não queres esperar que o EV carregue? Sais de casa com ele para 350 – 400 km de AE (cidade muitos dão >500 km) e … não paras para WC e almoços? Ou o teu dia a dia é conduzir, xixi na garrafa e sandes no porta luvas? É que eu se faço Lisboa – Porto paro para almoçar e WC (ambos 45-60 minutos) e aí carrega enquanto faço isso, logo tenho carga para outro tanto. Onde está a dúvida? Ou fazes Bragança – Algarve directo sem parar todos os dias?

          • Zé Fonseca A. says:

            Paras numa viagem Lisboa Porto? Faço em 2h e sem paragens nenhumas, a ir tranquilamente

          • Croft Lara says:

            Eu referia-me aos 800 km que ele falava, se faço 330 km Lisboa Porto, no Porto ao chegar óbvio que paro para comer além do que fui fazer. No entanto se fazes em 2h a média dá 165 km/h (o que precisas de ir com frequência a 180 km/h para dar essa…).

          • Yamahia says:

            Basta colar o ponteiro nos 150.

          • JL says:

            Hum, mais uma vez sabemos como faz médias. Loooooooool

          • Yamahia says:

            Vcs são tão pastelões que já nem notam o ridículo de conduzir um carro elektro
            https://maps.app.goo.gl/JyGugEFtVAzTHCB6A
            Esse comportamento passa para os neurónios loooloool

          • JL says:

            Está a falar de si certo ? é que não vejo mais nenhuns a andar devagar senão os a combustão.

          • JL says:

            Já agora, 2:39 está mais perto das 3h do que das 2. LOOOOL

          • Yamahia says:

            Obviamente 2:39 não são a 150. Esse tempo é as velocidades “legais”. Esteja descansado que a 150 ng o multa.
            Nc mais aprende pá.

          • JL says:

            A 150 kmh também não faz em 2 horas, é física pura.

            Eu bem tento, mas eles (fumarentos) não saem da frente.

          • Yamahia says:

            Vc daqui para o porto vai mas é pianinho, caso contrário nem passa do Pombal.

          • JL says:

            Então ? em que zoe fez essa viagem ?

            Daqui para o Porto paro na Mealhada.

            Mas ok, sabemos que todos você são empresários que viajam muito e vão muitas vezes ao Porto, é como um amigo meu.

            “Epá, isso não vai ao Porto e vem sem carregar”

            “Quantas vezes vais ao Porto por mês ?”

            “Epá, já não vou há 6 anos”

            LOOOOOOOOOOOOL

            Meu caro, eu comprei o carro para usar, não para usá-lo hipoteticamente, o hipotético não me mete comida na mesa.

      • Ferreira says:

        Não obstante poder ter a eficiência da travagem, sempre achei os híbridos esquisitos por terem duas manutenções. A de um ICE e os custos da bateria…

      • PTO says:

        Pelo menos se a bateria pifar o seu preço é muito menor à de um EV.

        E se mesmo assim a pessoa não tiver €€€ para a bateria, pode continuar a usar o carro com combustível.

        • JL says:

          Tem a certeza ?

          Não, não pode, nenhum plugin anda sem bateria ou problema no sistema hibrido.

          • PTO says:

            Claro que posso. Não há só híbridos plug-in nem eu referi que eram esses que funcionavam sem a bateria carregada.

          • JL says:

            Pode, se o empurrar.

            Não, você disse referiu se a bateria pifar.

            Nem os não plugin funcionam com a bateria pifada, nem um prius, já que é a bateria híbrida que mete o motor a combustão a trabalhar, e esse não é plugin.

            Tem muito que aprender sobre automoveis.

    • Mr. Y says:

      Sim, mas é uma alternativa aos eléctricos para quem não tem dinheiro para comprar um eléctrico ou que a diferença de preço não compense pelo consumo que faz.
      Não é tão ‘verde’ como um VE puro mas sempre emite menos combustivel pelo uso da bateria, por mais pequena que seja.

      • rui says:

        Fui agora ver e um Peugeot 308 Plug in é 40k€ se for Eletrico é 40k€, BMW 320e 54k, i4 é 57k, na Renault o Megane eletrico é o mesmo preço que o megane a Gasolina ou Diesel e a Scenic é mais barata 1k que a versão Plug in (base de gama) da Austral.
        Muito raro um Plug in ser mais barato que um Full EV e os que são é diferenças minimas…

        • Yamahia says:

          Hyundai KAUAI 10000€ mais barata a versão hibrida.

          • JL says:

            Errado:

            KAUAI Gasolina: desde 26 670 €
            KAUAI HEV: desde 36 670 €
            KAUAI EV 39 kh desde 39 300 €
            KAUAI EV 49 kh desde 43 490 €
            KAUAI EV 66 kh desde 48 780 €

            Tem tem 10 mil euros de diferença para a versão a gasolina, compensa dar 10 mil euros a mais por um carro que vai gastar 1.3 litros a menos a cada 100 kms ? (Isto no consumo anunciado 6 litros para o a gasolina vs 4.7 litros para o hev).

    • Zé Fonseca A. says:

      qual é o problema dos combustíveis fósseis?

    • Carlos Fernandes says:

      O problema é não ter parque de estacionamento gratuito com um hibrido.

  2. Sergio says:

    1- Ir a um stand ou opções de mercado – Se antes o vendedor tinha 50 carros a gasolina agora tem 25 e 25 hibridos, ou seja a oferta é menor.

    2- Liberdade e conforto, com um hibrido a pessoa não precisa de dispor 100% do tempo de um ponto de carregamento. Decide fazer uma viagem longa em cima da hora, não precisa do planeamento que o eletrico requer.

    3- Consumos, na maioria dos casos em menos de 10 anos vai justificar o preço que foi dado a mais em relação ao carro a gasolina.

    Eu por exemplo faço media de 700/800 km por mês, se fosse comprar um carro novo até me compensava mais gasolina.

  3. TugAzeiteiro says:

    Híbridos plug-in são bons para as empresas, pura e simplesmente por causa da dedução do IVA e da TA. Para pessoas singulares é um péssimo investimento. O preço da mesma versão a gasolina é consideravelmente menor face ao híbrido plug-in, e essa diferença inicial vai permitir andar com o carro a gasolina durante milhares e milhares de km’s até abater essa diferença inicial. É a mesma ideia de quem comprava carros a gasóleo para conduzir 10mil kms ano e ao fim de 4 anos vendia…

  4. Anung says:

    Infelizmente, ao contrário da maioria das pessoas que aqui comenta, não sou acionista, dono, ou colaborador de empresas de automóveis sejam eles electricos, hibridos, a gasolina ou a carvão.

    Só quero carros acessíveis que as pessoas “comuns” possam comprar sem para isso ter de “hipotecar” as finanças de vários anos.

    • Martins says:

      Fazes comonos tipos aqui.
      Não têm dinheiro para EV novos, compram usados.
      É como os utilizadores de iphones recondicionados.
      O Ego ainda é maior com os usados, é intrinseco neles.
      Eh eh eh

  5. andre says:

    Não esquecer que na generalidade das marcas, o hibrido tem um frufru extra no que toca aceleração quando comparado com a versão a gasolina mais aproximada

  6. PJA says:

    Só quando o Musk deixar de andar de avião particular e que o vou fazer. Pelo contrário, vou se ligo tudo cá em casa.

  7. naodigo says:

    lá vem sempre a mesma conversa
    cada caso é um caso, não é porque é melhor pra uma pessoa um eléctrico que é melhor pra todos.
    Eu tenho um hibrido, porque ando poucos km, tenho ajudas do estado, quando faço mais km nao quero estar preocupado com autonomia, pontos e tempos de carga, sem contar que nao existe um electrico que goste.

  8. PJA says:

    É natural o veículo hibrido e um bom compromisso entre o elétrico e a combustão. As pessoas são inteligentes.

  9. PTO says:

    Se eu mudar de carro não tenho dúvidas de que será um híbrido (mas não plugin), tenho mais que fazer do que perder tempo em carregamentos elétricos.

  10. VTPC213 says:

    *20 anos depois* ainda ninguém quer elétricos.
    Temos avisado mas o pessoal foi na conversa fiada do Musk.

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