BYD cada vez mais forte na Europa com vendas da Tesla a cair novamente
A Tesla registou uma forte queda nas vendas em abril nos principais mercados de automóveis elétricos da Europa, mesmo após o lançamento da versão atualizada do Model Y. Quem se destaca é claramente a BYD, mesmo em Portugal. Mas há outras marcas igualmente a crescer!
Avanço da concorrência europeia e chinesa
Um dos mercados fostes da marca é o Reino Unido. Contudo, neste país a empresa de Elon Musk vendeu apenas 512 veículos no mês, uma queda de 62% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores (SMMT). O número representa o pior desempenho da Tesla no país em mais de dois anos.
Na Alemanha, o tombo foi de 46% no comparativo anual, com apenas 885 unidades registadas — a quarta queda mensal consecutiva em 2025. No cúmulo anual, as vendas no país já caíram mais de 60%, segundo informações do KBA.
O cenário piora mais ainda na Dinamarca, Holanda e Suécia, onde as vendas caíram mais de 60% em cada país.
Os dados contrastam com a tendência do mercado. As vendas de veículos 100% elétricos cresceram 53,5% na Alemanha e 8,1% no Reino Unido em abril. Já as vendas totais de automóveis caíram nos dois países. Com o fraco desempenho, a participação de mercado da Tesla no segmento de elétricos no Reino Unido caiu de 12,5% para 9,3% em um ano, segundo informações do mercado.
BYD comercializou 380.089 veículos em abril
Enquanto isso, marcas como Volkswagen e BYD registaram altas expressivas no mês: as vendas da empresa alemã cresceram 194% no Reino Unido, enquanto as da chinesa saltaram 311%. Um dado curioso: a BYD conseguiu o feito de vender 1.566 veículos só em abril na Alemanha!
A Tesla espera reverter o cenário com o lançamento da nova versão do Model Y.

No primeiro trimestre de 2025, as vendas globais de eletrificados somam 4,1 milhões de unidades. Mesmo com a desaceleração nas vendas da Tesla nalguns mercados, o SUV continua dominante na liderança global entre os modelos 100% elétricos (BEV).
Segundo os sites da empresa na Alemanha e no Reino Unido, as entregas do novo modelo devem começar em junho, mas levará alguns meses até que esteja claro se o modelo será capaz de recuperar os clientes perdidos.
Em Portugal, a BYD em abril vendeu 425 carros e a Tesla vendeu 302. Estes são importantes indicadores que mostram uma confiança no mercado na marca chinesa.
O fraco desempenho acontece no meio dos protestos contra Elon Musk na Europa e nos Estados Unidos, impulsionados por sua proximidade com o presidente americano Donald Trump.
Após a divulgação do balanço do primeiro trimestre, Musk afirmou que pretende reduzir o tempo dedicado a Trump e concentrar-se mais na gestão da empresa.
As ações da Tesla chegaram a cair 1,9% no pré-mercado na passada terça-feira, dia 6. Desde a máxima histórica registada em dezembro, os títulos acumulam queda de 42%, conforme refere a Bloomberg.
Não acredito que seja só o facto da aproximação ao Trump o apoio declara às extremas direitas, não deve de ajudar em nada, principalmente na Alemanha.
É bom para ele aprender que não é o supra-sumo da barbatana Chinesa que pensa que é, não sei é se realmente ele vai perceber os motivos e corrigir a postura publica.
Ainda existia pessoal a dizer que a BYD não ia vingar na Europa, os números mostram o contrário é sempre a subir, quando as fábricas da BYD na Europa começarem a produzir então a marcas alemãs e francesas vão passar dias negros…
Os velhos gerentes dessas empresas são os únicos culpados…únicos, únicos!!!!
Eu já tinha dito que até o final deste ano a BYD passaria a Tesla. O engraçado era malta como o JL dizer que no primeiro trimestre era normal e que vinha aí o modelo y. Assistente sabe dizer quando acaba o primeiro trimestre? Ou quando chega o modelo y? Ou já chegou tudo isso e a Tesla não deu conta
Tanto que se confirma, convém ler o artigo:
“No primeiro trimestre de 2025, as vendas globais de eletrificados somam 4,1 milhões de unidades. Mesmo com a desaceleração nas vendas da Tesla nalguns mercados, o SUV continua dominante na liderança global entre os modelos 100% elétricos (BEV).”
A “pequena” diferença é que o modelo era dominante na liderança de todos os modelos elektros ou não elektros e agora por larga margem para inúmeros modelos a combustão.
Depende do mercado, nalguns caiu sim.
“Em Portugal, a BYD em abril vendeu 425 carros” – 337 elétricos e 88 híbridos – “e a Tesla vendeu 302”.
Apenas elétricos, ligeiros de passageiros:
– Total: 3.722 (+31,8%
– BYD: 337 (+97,1%)
– Tesla 302 (-33,%)
https://acap.pt/pt/estatisticas/dados
Em PT a BYD vende sobretudo para TVDE’s, por atacado a empresas relâmpago da Cova da Moura e do Ka100.
Há uns dias passei por um BYD novinho TVDE, teoricamente com tudo para correr bem, e não pude deixar de reparar na cliente toda boa sentada no banco de trás. Depois reparei melhor e o carro seguia com as 4 janelas abertas (numa via de velocidade elevada como o IC 19 isso é no minimo desconfortável), a cliente com cara de poucos amigos a tentar distrair-se com o telefone e o motorista com cara de quem foi repreendido (imagino o pivete)
Pode estar aqui a criar-se um estereótipo que vai prejudicar a marca no futuro.
Mostre lá então esse relatório de vendas ?
Por acaso sabia a vontade do cliente ?
Sim, parece que é o que está a criar. Lool
VC sofre de amnésia, de recalcamento ou faz de conta que não sabe?
Ainda há poucos meses falámos disso:
https://pplware.sapo.pt/motores/vendas-da-tesla-afundam-na-europa-e-em-portugal-segue-o-mesmo-caminho/comment-page-1/#comment-3609474
Então e depois ? esses já foram à muito tempo não foi agora, você parece que perdeu o espaço e tempo….
A táctica não deverá ter mudado. Compete-lhe a si apresentar o contraditório.
Contraditório de ?
Não são vendas na mesma ?
Então quer dizer que as vendas da dacia é tudo para tvde, já que grande parte deles são tvde.
Pelo que se dizem os entendidos, a Dacia é quem mais vende carros a particulares na Europa.
Então mostre lá eles a dizer isso ?
O que mais vejo como TVDE são Zoe’s, acho que BYD a fazer TVDE só vi um e já foi há uns tempos.
Só estes em JAN foram 500 BYDs de uma assentada:
https ://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-byd-500-carros-lufada-tvde/
1 mês depois sai mais um lote de BYDs para outra chamada TVDE Drivrs, nome que não é inglês nem Português. Mas tb pouco importa pq os os motoristas tb não falam nem inglês nem Português.
E abril foi o quê?
Então mas não entendi, não sai vendas na mesma ?
Os Cybertruck é que encalharam mesmo.
No final de 2023, Musk dizia que havia mais de 1 milhão de reservas. Mas, em março de 2025, tinha vendido menos de 50.000.
Pior, os stocks de Cybertruck não vendidos estão-se a acumular, já se fala em mais de 10.000 unidades, o que levou a grandes descontos para tentar escoá-los, à redução da produção e à transferência de pessoal.
Agora, que deu assunto para posts atrás de posts, como se fosse uma grande coisa, lá isso deu 🙂
“Em Portugal, a BYD em abril vendeu 425 carros e a Tesla vendeu 302. Estes são importantes indicadores que mostram uma confiança no mercado na marca chinesa.”
Não lhe chamaria confiança (na marca chinesa), mas se calhar por serem mais acessíveis, venderem mais.
Acessíveis? Entre um Model 3 e um Seal, qual será mais acessível?
Cerca de 9000€ de diferença entre os modelos mais acessíveis de ambas as marcas disponíveis em Portugal (vantagem de preço para a BYD).
Pelos preços disponíveis nos respetivos sites:
Tesla Model 3 (versão Standard RWD) – Preço base: aproximadamente €40.975
BYD Seal (versão Design RWD) – Preço base: a partir de €44.9920 (PVP referente ao modelo BYD SEAL versão Design, em vigor até 31/05/2025)
Ora bem, pelos preços, a BYD está ligeiramente mais cara. Mas está a vender melhor e está a crescer. Parece-me que a marca asiática oferece algo mais que os consumidores estão a procurar.
O Seal vende pouco. O que há praí aos pontapés é Attos.
Em relação a preços, o Seal tem mais bateria que o RDW da Tesla Standart e mesmo que vamos buscar o AWW, o Seal continua a ter mais bateria.
Sim, o Seal é melhor.
Gostava que alguém analisasse a mecânica do BYD (suspensão, braços da direcção, etc).
Já vi um num elevador e fiquei apreensivo (mas não sou mecânico)
Por acaso pelo feedback de mecânicos, a mecânica dos BYD mostra uma evolução no fabrico automóvel. Aliás, os automóveis, nas diversas áreas, como a suspensão, baterias, motores, estão a dar cartas nos eletrificados.
A Tesla parece-me sim um caso de apreensão!
Se a BYD parece ter bons componentes, ainda bem.
A Tesla já teve os seus problemas mas, pelo que leio, os mais recentes estão muito bons em termos de qualidade.
sim, manetes de mudanças, manetes de limpa vidros, botões auto radio, de ar condicionado etc….
Que tem?
“Parece-me que a marca asiática oferece algo mais que os consumidores estão a procurar”
sim, manetes de mudanças, manetes de limpa vidros, botões auto radio, de ar condicionado etc…. tem isto!
Lá estás tu a atacar a Tesla 😀
evidente
Muita choradeira só para 2 marcas.
Aston Martin -93,0%
Cadillac -39,3%
Bentley -24,0%
Citroen -23,1%
Opel -23,6%
Toyota -16,4%
Fonte: https://www.kba.de/DE/Presse/Pressemitteilungen/Fahrzeugzulassungen/2025/pm20_2025_n_04_25_pm_komplett.html?snn=3662144
Tudo muito bonito, mas só não percebo é o preço dos BYD… São só cá que são caros ou na China também?
Na China são bem mais acessíveis, relembro que o preço cá é altamente influenciado pelos impostos europeus. Mas, se compararmos, se calhar a diferença para outras marcas não é assim tão grande.
Coitada da Tesla. É o que dá CEO meterem~se na política, com ideias esquisitas. Bem, ainda têm o resto do ano para recuperar, mas talvez com outro timoneiro.
Será que aceitam retoma de um Model Y Long Range 2023 nem dois anos tem? É que, estou uma beca farto de riscos
Poderia traduzir/explicar “estou um beca farto de riscos”?
RIP vendas da Tesla.
O Musk prefere trollar no X.