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Empresa de táxis a hidrogénio não aguentou e mudou para carros elétricos a bateria

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    Mudou de um automóvel elétrico a hidrogénio (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle) para um automóvel elétrico a bateria (BEV). Ao que se sabe, com exceção da Califórnia, Japão e Coreia do Sul, os automóveis ligeiros de passageiros FCEV são vestígios comparados com os BEV.

  2. Martins says:

    A ideia de usar o hidrogênio é apelativa, mas na prática irrealista. Preços estupidamente caro, problemas no transporte e armazenamento com pressões altíssimas que por vezes rebentam. Pesquisem na NET, por estação de carregamento de hidrogênio explodiu. Vão encontrar várias vezes, em diferentes locais.

    • B@rão Vermelho says:

      Concordo plenamente contigo, teoricamente é mais pratico atestar em segundo e seguir viagem, mas o problema maior na minha opinião é que ficamos novamente reféns de empresas, alguém vai ter de produzir, transportar e armazenar hidrogénio para depois te vender, é mais de meio caminho andado para a criação de novos carteis.

  3. Mário says:

    Mais uma… Ainda não perceberam que o hidrogênio é um esquema para apanhar fundos, todas as empresas ligadas a hidrogênio estão a receber fundos quando eles acabam fecham as empresas.

    • Anónimo says:

      Posso confirmar, estou numa que é só fogo de vista, usaram os apoios de quase 3 milhões em adiantamentos para pagar as dívidas, até é ao final do ano têm de terminar os projetos, coisa irrealista porque apenas usaram os fundos como empréstimo sem juros… auditorias surpresa é que era, para desencantarem 3M, até arrotavam.

  4. JL says:

    Não era em França que tinham descoberto hidrogénio no solo para centenas de anos ? Então devia ser barato…

  5. Sail says:

    O hidrogénio poderá ser alternativa mas só daqui a 20 a 30 anos.

    • JL says:

      Porquê? Neste momento é barato demais ?

      • Roberto iga says:

        Porque a eletrificação mundial é totalmente inviável, se houver a necessidade de trocar todos os carros do mundo. Teria que haver uma escolha, eletrificar o seu carro ou a sua casa ? E já com o hidrogênio isso não seria nescessário. O mundo não sustenta a eletrificação geral, e isso é comprovado. Simples assim.

        • JL says:

          Porque é inviável ?

          Como não é necessário se a hidrogénio gastam 5x mais ?

          Não sustenta algo que gasta 1 de eletricidade, mas sustenta algo que gasta 5 de eletricidade ?

  6. Yamahia says:

    Em PT, o hype em torno do H2 serve para legitimar o abate indiscriminado de floresta e o extermínio de animais encurralados. Na realidade, o verdadeiro interesse pode nem estar tanto no chamado H2V, mas sim em garantir energia para alimentar centros de dados e carros elektros.

    • JL says:

      A sério ?

      Então os centros de dados e carros eléctricos consomem uma energia diferente ? Pensava que era toda igual. Looool

      • Mário says:

        Parece ser energia em pó.

      • Yamahia says:

        Sinceramente o H2V já me soa a desculpa para legitimar a devastação. De concreto essa energia está a ser toda direcionada para Sines onde vai estar o data center.

        • Realista says:

          Um datacenter consome cerca de 50Megawatts de energia, o equivalente a uma pequena cidade de até 40.000 habitantes.

          Atualmente temos 42 data centers em Portugal sendo que 25 encontra-se em Lisboa e 10 no Porto.

          E depois temos aqueles que dizem que carregamento de 1MegaWatt é uma coisa de outro mundo….

          • Yamahia says:

            1 MW (nem chega) é o q a Tesla tem em Fátima para 14 mangueiras.
            Querer carregadores onde apenas 1 consome isso… É melhor comprar uma central dedicada se quiser carregar 6ou 7 carros ao mesmo tempo
            Isto para 400 kms em 5minutos (BYD)

            Acontece que agora aparece a Xiaomi a reclamar que faz 3000kms nos mesmos 5minutos.
            Ê extrapolar os níveis de insanidade que andam por aí.
            Entretanto continuamos a assistir a carros de 800v com pico 270 kW a não passaram dos 175kW em carregadores que dizem q dão 350 ou mais.
            Só cai quem quer.

          • Nelson says:

            … e os outros 7, onde estão ?

          • Mr. Y says:

            @Yamahia
            Tu és mesmo chato.
            Dando de barato que a estrutura de carregamento tem uma carga baixa, as marcas não podem anunciar o máximo de carga que suportam?
            Não é cai quem quer, as pessoas têm neurónios para distinguir o que a rede dá e o que EV suporta.

          • Realista says:

            No entanto alguém criticava que carregadores de 175kW iam sobrecarregar a rede…

          • JL says:

            Com 1 MW de potência continua produz cerca de 16 kilos de hidrogénio por hora, que é o suficente para fazer 1600 kms.

            Com 1 MW de potência continua a carregar eléctricos, dá para fazer cerca de 6000 kms a uma velocidade bem mais que os anteriores.

          • Gonçalo says:

            O motinhas chegou agora ao mundo lá por um telemóvel suportar 65W de carregamento não quer dizer que o transformador consiga atingir ir consistentemente muito menos que carregue a 65W o tempo todo

          • Yamahia says:

            “… e os outros 7, onde estão ?…”
            Os outros 7 se estiverem a ser usados só dão 75 e fazem baixar os outros para os mesmos 75.

            @JL Não se esqueça que a Huawei faz 5minutos para 3000kms. É melhor mandar vir um megahub com 105 superchargers V2.

          • Yamahia says:

            Claro Gonçalinho. Até lá podes pôr um transformador q suporte. Não vais ter é rede ou montas uma subestação que deve sair baratinho.

          • Realista says:

            Portanto, já não é um problema de a rede aguentar mas um problema de custos de instalação…

          • JL says:

            Um megawatt de carregadores já existem praticamente todos os locais com mais de 5 carregadores rápidos em Portugal.

            Fátima vai ter 6 MW.

          • Yamahia says:

            Vai…Vai. Já dizia o poeta, É para amanhã, deixa lá não faças hoje.
            E mesmo que vá, isso tudo não chegava para 1 carro da Huawei. Isto apenas para nos situarmos no que se diz no que se faz e no que realmente acontece.

            Ou é por acaso que sistematicamente carros de 270, 800v, não dão mais de 175 nos Ionity de Almodôvar?

          • JL says:

            É para amanhã não, é para quando for a lei aprovada, os carregadores já lá estão.

            É por acaso que Almodóvar ainda está a aguardar por atualização de potência.

            Pelo menos é diferente do hidrogénio verde em carros e do branco que você tanto acredita, andam nisso há décadas e nada.

    • Toni da Adega says:

      Descobriu que carros a hidrogenio utilizam o mesmo motor que os Elektros, passou a ser algo mau 😀

      • Yamahia says:

        Os carros não são maus. Esta história é q já cheira a esturro.
        Os alucinados disseram que iam fazer montar estações de abastecimento de H2 a cada 200 km ao longo das redes principais e à entrada e saida das principais cidades de cada pais até 2030 , estamos praticamente em 2026 e ainda não vi nada.

        Não é preciso desmatar e assassinar animais para baixar emissões para metade com H2 cinzento. (gás)

        • JL says:

          Não são maus ? então como são ? quanto tempo demora a abastecer ?

          Iam fazer e vão, para a malta chegar à conclusão que todos já chegaram, não valia a pena instalarem muitos, era dinheiro mal gasto.

          É preciso é desmatar 3.5 a 5x mais, já que é esse o rácio do que eles consomem a mais, 16,5 kWh por cada 100 kms, vs 62 kWh para um a hidrogénio.

          Com gás não baixa para metade, fica na mesma posição que os a gasolina, pode consultar os dados do ICCT sobre isso.

        • Gonçalo says:

          Claro porque para instalar é preciso fazer estudos de rentabilidade fica mais barato ter produção na bomba que fica mais caro o produto mas nao pagas o transporte ou fica mais barato mandar vir da central que o produto é mais barato mas tens de pagar o transporte que é carissimo porque transportar um gas não é o mesmo que um liquido tem de ser camiões proprios e derisco mais elevado que o gasoleo e pronto rapidamente chegas a conclusão que é uma coisa sem pes nem cabeça faz sentido para aviões que tens produção em grande quantidade ao e do aeroporto e dá para abastecer tudo para carros é economicamente inviável abrir uma bomba

  7. Nuno says:

    eu nunca vi comentários tão extremados como no pplware, desde os trolls residentes aos especialistas de tudo e ao pessoal que diz que nada funciona e tudo está mal. está tudo bem aí por casa malta? eu imagino o que os moderadores não se riem com isto.

    • Vítor M. says:

      É a paixão de quem é o nosso visitante, que, como sabemos, são os melhores do mundo. Além de gente atenta, com bom gosto, é gente que se interessa pela tecnologia de ponta, ciência e inovação que são o motor do planeta.

  8. Carlos says:

    Enquanto houver petróleo em abundância vão sempre surgir entraves, uns mais desimulados que outros, a limitar as alternativas, seja o hidrogénio, e até o carro eléctrico mais convencional

  9. Grunho says:

    A única surpresa é ainda haver uma empresa de táxis a hidrogênio.

  10. PJA says:

    Não é de espantar que isto aconteça tal é o pantanal em que está o sector da energia. Nada como um ICE, vá lá um híbrido, e por vezes um BEV. 

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