Elon Musk reage à proibição de elétricos da Tesla na China
Não passou muito tempo desde que os carros elétricos da Tesla "foram banidos" das instalações militares chinesas. No entanto, Elon Musk já reagiu e salvaguardou que “se a Tesla usasse os seus carros para espiar, seríamos encerrados.”
Aliás, o CEO da empresa americana garantiu que toda a informação recolhida é tratada com o máximo de confidencialidade.
Autoridades chinesas proíbem elétricos da Tesla
Conforme lhe mostramos, os carros elétricos da Tesla foram proibidos de aceder a complexos militares chineses. A razão passa pela desconfiança face aos sistemas tecnologicamente avançados que a Tesla utiliza nos seus veículos. Esta desconfiança e eventual ameaça surgiu após as autoridades perceberem que os carros elétricos americanos podiam recolher imagens, entre outras informações, do meio envolvente.
Se para a empresa e para os seus clientes estas tecnologias são uma mais-valia, para a China poderá representar uma forma de obter dados confidenciais. Portanto, as autoridades querem apenas, segundo alegaram, garantir a segurança interna do país. Além dos complexos militares, as autoridades querem impedir que funcionários de empresas ou agências mais relevantes usem carros elétricos da Tesla, pelo mesmo motivo.
Elon Musk garante confidencialidade de dados recolhidos
Após saber da notícia, a resposta de Elon Musk visa explicar que os dados recolhidos pela empresa são, garantidamente, confidenciais.
Há um forte incentivo para que sejamos muito confidenciais com qualquer informação.
Referiu Elon Musk no China Development Forum.
Estando as câmaras dos elétricos no cerne da preocupação chinesa, Elon Musk esclareceu que “se a Tesla usasse carros para espiar na China, ou em qualquer outro lugar, seríamos encerrados.”
Afinal, as câmaras são utilizadas para garantir o funcionamento das várias tecnologias associadas a um elétrico da Tesla, como a condução autónoma, bem como outras para segurança do condutor. Atualmente, a China é dos maiores mercados automóvel. Embora a Tesla tenha vendido 30% dos seus veículos na China, no ano passado, enfrenta uma forte concorrência nacional que só ganhará força com esta situação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Diga o que disser numa base militar cams não são permitidas sejam de bolso ou de carro e acho muito bem.
Na verdade, tudo isto atualmente é um problema. São os telemóveis, são as pequenas câmaras de bolso, são as câmaras dos carros, são os satélites militares…. tudo hoje é um grande problema porque estes países vivem destas estratégias do gato e do rato.
Têm o quê para salvaguardar???
Se tudo que a China faz é cópia de alguma empresa bem sucedida no exterior.
PCC agindo com a canalhice de sempre.
Quem perde é a população chinesa.
Por outro lado instala milhões de câmaras para vigiar os cidadãos. Tudo depende do ponto de vista.
Sim mas…são cidadãos Chineses ou quem reside na China! Londres tem câmaras por todo o lado e não vejo (quase) ninguém a reclamar falta de privacidade! Pontos de vista…
Os Muricanos são mais dissimulados, usam satélites que fazem o mesmo e são menos intrusivos pelo menos em outros países.
Está questão vai ser cada vez mais falada e não só na China, onde esta proibição tem outros objetivos.
Um sistema de pilotagem automático, em carros sempre conectados é sempre uma questão que vai levantar questões de privacidade, principalmente na Europa.
Se para ter uma câmara apontada para a porta da minha casa tenho de ter autorização, para ter uma câmara num carro a filmar tudo o que lhe aparece pela frente, também devia ter a mesma autorização.
Não são situações comparáveis.
Um sistema tem como fim a pilotagem o outro tem mesmo o de violação da privacidade. A lei é clara as imagens só podem ser usadas para um fim, a sua utilização para outro fim é claro. Não percebo a confusão
Como se a TESLA pudesse negar-se a partilhar todas as informações e imagens das câmaras de vídeo-vigilância com a NSA, após receberem um daqueles mandatos judiciais do tribunal secreto da NSA (que basicamente diz que sim a quase 100% dos pedidos que lhe são colocados à frente).
Para obter dados de instalações militares de países estrangeiros, parece-me impossível a NSA não ter já, neste momento acesso a esses dados… independente do que diga a TESLA, que aliás é obrigada por esses mandatos judiciais a manter não só segredo como até a negar sob pena de severas sanções penais. Logo o que quer que digam no sentido de negar pode ser tomado como uma mentira, que até pode estar a ser dita sob coacção.
+1
Nem mais, tá tudo dito amigo. Isso mesmo.
Elo musk deu um tiro no pé.
Até pode muito hipoteticamente servir para assassinatos na estrangeiro. Se a NSA pretender eliminar alguém que esteja a conduzir um tesla, o tesla remotamente vai contra uma parece, se não estiver a conduzir um tesla vai um tesla contra ele.
Bom dia,
Represento um grande estúdio de Hollywood e gostaria de falar consigo acerca da sua idea para o filme.
Quando estaria disponível para uma conversa em particular?
Agradeço desde já.
Com os melhores cumprimentos,
IonFan
perfeito! comentário simplesmente genial…
Já vi que trabalha para a Disney, pois ainda acredita no pai natal.
Faça um filme sobre os talibãs usarem uns Teslas para irem passear na boa, nada a temer 🙂
Bom dia Sérgio,
Obrigado pela pronta resposta.
Infelizmente não posso confirmar publicamente que estúdio represento. Posso no entanto adiantar que, devido a litigâncias antigas, não trabalhamos com o Sr. Pai Natal.
Esta segunda idea já não me parece tão boa. Ainda assim, se fizer muita questão, podemos discutir também.
Gostaria também de propor uma sequela, chamada “O Partido Comunista Contra-ataca”. Começa com um Huawei a explodir na cara do Sec. de Defesa dos EUA.
Aguardo a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos,
IonFan
Negar todos podem, mas são tantas as inverdades, mentiras e invenções, que quando dizem algo, é como se já se estabelecesse um sistema de ouvirmos tudo, mas ao inverso do que estão a dizer.
Alguém coloca as mãos no fogo pela China? E pelos EUA? É um mundo complicado a complicar-se cada vez mais.
My beloved Europe!
O horror, o drama! O próximo filme nos cinemas junto de si!
Creio que o último parágrafo da notícia diz muito… tendo em conta que uma boa parte das empresas de EVs Chinesas pertencem, no todo ou em parte, ao Estado.
Eu acho que é normal uma decisão deste tipo, infelizmente em Portugal muito provavelmente nada disto s vai passar, aliás é com grande pena e preocupação que Portugal fosse obrigado a vender a EDP, a estrangeiros, não consigo compreender como um serviço vital para um país seja vendido assim, talvez se explique porque em Portugal a energia elétrica não é considerado um bem de primeira necessidade, pagamos o Iva a 23%.
Porque no acordo assinado na troika foi uma das 11 empresas que teriam que ser privatizadas.
Só que os portugueses não têm guito para comprar uma EDP ou Ren.
Alias a EDP é igual ao litro. A Ren é mais problematico.
Abc
Se o Musk garante… dormimos todos mais tranquilos. Agora lembrei- me do teatro que foi feito por causa do Tik TOK… Engraçado como os pontos de vista mudam de acordo com o país.
A China é uma ditadura e como tal teme tudo e todos dos países democráticos. Essa paranóia a leva a proibir quase tudo
E os EUA o que fizeram à Huawei?!?! São todos do mesmo saco….
Quer comparar, um país livre com uma imprensa feroz, uma oposição ainda mais feroz e onde tudo é desmascarado mas com uma criatividade incrível, com outro cujo poder, está nas mãos de um partido cruel que tudo controla, copia e rouba o máximo que pode fingindo depois ser seu, onde até a forma de como se comportam os cidadãos é alvo de censura com sistema de pontos sociais, que comete crimes contra a Humanidade descaradamente, ocupa outros países e faz dos seus territórios seus em pleno Século XXI? Não sei porquê, uma pequena grande diferença entre ambos!
País livre desde que não lhes façam frente. Se é assim porque é que as maiores empresas americanas têm fábricas na China??
A mão de obra barata não é???
Diga-me um exemplo dos EUA defenderem um país sem que por trás disso não tenha interesses económicos??? Exemplo disso foi a invasão do Iraque sob o pretexto das armas químicas que até ao momento não foram encontradas.
Acho muito bem a atitude da China. Como se costuma dizer “Amor com amor se paga”. Ou são só as autoridades americanas que podem bloquear seja o que for com a DESCULPA de segurança nacional. E isso é exemplo a tentativa de banir a Xiaomi dos EUA assim como sucedeu com a Huawei. Os americanos acham- se os maiores e tudo e qualquer coisa que lhes faça frente no mercado internacional eles vão sempre com a mesma estratégia que é a tentativa de deitar essas empresas abaixo.