Carro elétrico XPeng P5 já consegue conduzir no meio do trânsito (vídeo)
A XPeng é uma fabricante chinesa de veículos elétricos que persegue o caminho já feito pela Tesla. A empresa nunca escondeu uma "colagem" ao que a marca americana de Elon Musk apresenta. Inclusive a Tesla acusou a XPeng de roubo do código-fonte do Piloto Automático. Apesar das acusações, a XMotors.ai não parou de evoluir os seus elétricos e num vídeo muito interessante podemos ver o seu sistema de condução NGP X-PILOT 3.5 a "conduzir autonomamente" no meio do trânsito da cidade.
A marca está a preparar-se não só para ser uma forte concorrente da Tesla na China como noutros continentes, visto que já chegou também à Europa.
XPeng cada vez mais uma ameaça à Tesla
A fabricante chinesa lançou o XPeng P5 que se segue ao P7, lançado em 2020. Num vídeo agora divulgado no seu canal no YouTube, a empresa dá a conhecer as capacidades avançadas de condução semiautónoma do sistema NGP X-PILOT 3.5 (Navigation Guided Pilot). O vídeo mostra o elétrico a conduzir no meio de uma cidade na China com elevada performance.
No meio de trânsito intenso, nas vias com rotundas, cruzamentos, passagem de peões e até obstáculos não calculados, nota-se que o sistema já está muito avançado, mas com similaridades ao comportamento que já conhecemos do sistema da Tesla.
Conforme podemos perceber nas imagens captadas durante cerca de 3 minutos a bordo do P5 NGP, a Xpeng parece está a um passo de poder ombrear com a Tesla, quer no aspeto dos carros elétricos, na autonomia da bateria, como também na condução autónoma, ou semiautónoma.
X-Pilot 3.5 ADAS está maduro para uma condução autónoma
No vídeo a empresa destaca as capacidades do sistema NGP, modo de navegação similar ao Full Self-Driving (FSD) presente nos modelos da empresa de Elon Musk.
Na página de descrição do elétrico, a XPeng refere que o carro está equipado com 32 sensores, sendo duas unidades LiDAR, 12 sensores ultrassónicos e radares de ondas de 5 milímetros e 13 câmaras de alta resolução.
Este conjunto tecnológico, como referimos, permitiu identificar com precisão as linhas da estrada, os veículos circundantes, peões, bicicletas, motas a passar nas passadeiras e um vasto conjunto de sinalização. Num ponto da condução, o carro posiciona-se atrás de um autocarro que fica parado, e o veículo atua decidindo ultrapassar, mudar de faixa e voltar à sua faixa mais à direita. Uma decisão que parece ser tomada pelo sistema de condução do carro.
A versão testada foi a última beta do sistema, chamada X-Pilot 3.5 ADAS. O sistema foi preparado para perceber o trânsito e navegar até ao destino sem intervenção humana.
Segundo o comunicado da Xpeng, na China, o P5 está disponível em seis níveis de acabamento que variam de 157.900 yuans a 223.900 yuans - cerca de 21 mil euros e 30 mil euros respetivamente (conversão direta do valor).
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom. Penso que irá haver um grande avanço na condução autónoma nos próximos anos. Certamente que com o 5G ainda haverá mais ajuda com uma maior quantidade de sensores e comunicações entre veículos.
Qual a garantia deste veiculo eletrico, e qual a autonimia em kilometros, e tambem a garantia das batarias,