Califórnia proibirá a venda de carros com motor de combustão até 2035
A par de um caminho que está a ser traçado por outros países e cidades, a Califórnia, nos Estados Unidos da América, decidiu que vai proibir a vendas de automóveis a gasolina e diesel até 2035. O horizonte temporal definido pelo estado americano está alinhado com aquele que foi definido pela União Europeia.
Até 2040, as emissões de gases com efeito de estufa ver-se-ão reduzidas em 50%.
Tem sido uma constante. Com a pressão relativamente às alterações climáticas e ao impacto dos transportes no seu agravamento, os países, bem como algumas cidades e estados isoladamente, estão a tomar decisões que poderão ser controversas.
O Parlamento Europeu, por exemplo, aprovou o fim dos novos carros com motor de combustão após 2035 – para muitos, um horizonte temporal demasiadamente curto. Agora, depois de países como a Noruega e Reino Unido anunciarem objetivos semelhantes, a Califórnia também decidiu que será o primeiro estado americano a proibir a venda de automóveis novos com motor de combustão interna.
A California Air Resources Board votou o regulamento Advanced Clean Cars II que expressa a proibição de venda de carros não plug-in. O plano será implementado por fases: até 2026, 35% dos carros vendidos no estado terão de ser plug-in; até 2030, essa percentagem ver-se-á aumentada para 68%; e, até 2035, para 100%. Relativamente aos camiões, o prazo alargar-se-á até 2045.
As fabricantes que não forem capazes de cumprir os objetivos ver-se-ão obrigadas a pagar multas de até 20.000 dólares por unidade. Embora não possam representar mais de 20% das vendas, a Califórnia permitirá a venda de híbridos plug-in, estando estes modelos sujeitos a regulamentação mais rigorosa.
O aprovado Advanced Clean Cars II também inclui incentivos e objetivos, por forma a estimular as vendas de carros elétricos novos e usados, como a venda do veículo com um cabo de carregamento e a oferta de adaptadores para os postos de carregamento públicos.
Desta forma, as autoridades estimam que o estado da Califórnia reduzirá, até 2040, 50% das suas emissões de gases com efeito de estufa. Além disso, esperam que esta iniciativa motive outros estados a tomar medidas semelhantes.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Carro a combustão viva! Sempre será o campeão.
e prontos… um fumarento ou um viva de raters…
Sim, é o campeão na ineficiência energética, na poluição, no custo por km, no desperdício, na pouca fiabilidade, entre muitos outros pontos.
Hein??? Campeão de eficiência com 23%??? E o motor elétrico com 87%?? Que não gostem compreendo mas dizer asneirada dessas é que não vale a pena
Eu escrevi ineficiência. hehhehe
Eu gosto, até tenho vários.
O título diz “até”. Não será “após”?
Não, até lá serão tomadas medidas.
querem carros eletricos mas depois limitam horas nos comercios e apagam as luzes das cidades para poupar eletricidade … tem logica
Não ! é como proibir a utilização do telemovel em condução e colocar tablets num automovel actual tudo para aumentar a atenção ao conduzir.
Essa é de mestre
Mas o facto é que aumenta, porque o olhar para o telefone mais pequeno e sem ajudas na condução é bem mais perigoso.
Apagam ? na minha nunca apagaram.
Apagam e não é de agora!
Na minha não, até porque não tem muito efeito porque são solares.
Isto é outro negócio para alguém de cima encher os bolsos.
Convencem os menos informados que os EVs são o futuro e vão poluir menos, blá, blá, e o povo acredita.
Ao fim de 8-10 anos a bateria está péssima e envia-se mais lixo para África. Eles que que se lixem.
A história de reciclagem de 90% e tal % das baterias é uma falácia.
É , ou será você o mal informado ?
Então é ambientalista ? mostre lá provas disso, mas dados cientificos e não posts sensacionalista.
Então que carro eléctrico teve que durou 8 a 10 anos ?
Africa ? posso saber onde ? preciso de algumas e ainda pago por isso.
Ah sim, então mostre lá provas que é uma falácia ?
A produção e a reciclagem de baterias de Lítio ou derivados produz sempre lixo; Aqui não tem discussão; agora de forma comparativa com a produção do gasolina, é do tipo dia para a noite dado que desde a prospeção à queima do combustivel, há sempre queima de produto tanto para as máquinas que o produzem, refinam, trasnportam como depois se quima nos veículos;
Sim, mas uma bateria dura milhares de utilizações, um litro de combustível dura uma vez…
Não esquecer que actualmente o maior requesito para governar qualquer país é ser cada vez mais estupido e idiota.
Ou então os idiotas vão continuar no passado a pensar que os outros são idiotas.
Que modelo é esse de Nokia 3310 consegue escrever por aqui ?
Ah e tal, a Europa é governada por uma cambada de malucos e não sei o quê, mimimimi.
Eu até acho que isto não era preciso, daqui a 10 anos quem vai querem um carro a combustão ? só se for alguém que nunca tenha testado, como é normal dos que andam sempre por aqui.
100% em 2035? Boa sorte.
Esta é daquelas notícias que aparece agora na primeira página mas depois quando falharem os prazos aparece lá para a página 10 do jornal.
Os 100% EVs não são o futuro. O futuro é combustível sintético e hidrogénio.
Ah são ? foi a Maya que lhe disse isso ? LOOOOL
Não. Qualquer pessoa com dedos de testa percebe que os EVs são uma fantochada.
Então porquê ?qual ev’s teve ?
A Califórnia está a braços com uma crise social, humanitária e económica. S. Francisco é uma cidade de drogas e sem abrigos, LA é uma cidade de crime. Atravessam seca extrema e os impostos são altissimos. A infraestrutura de transportes públicos é quase inexistente. A par de alguns países (como o nossso) da UE não estou a ver como vão conseguir atingir esta meta, considerando o valor destes carros.
Que tem uma coisa a ver com a outra ? Se é assim como diz, na altura que lá tive não vi nada disso, mas pronto, já se passaram alguns anos, mais razão têm para fazer isto.
E a Califórnia pertence aos Mexicanos…. agora o que é que isso tem a ver com os carros????