Autonomia dos carros elétricos mais do que triplicou em 10 anos
Conforme já partilhámos várias vezes e até pelos comentários que recebemos de um largo leque de leitores, a autonomia dos carros elétricos ainda é o seu calcanhar de Aquiles, na perspetiva de muitos condutores, que veem nos alcances oferecidos pelas marcas um entrave. Contudo, aparentemente, a autonomia destes veículos mais do que triplicou em 10 anos.
O Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos avançou informação curiosa sobre a autonomia média dos automóveis elétricos ao longo dos anos.
O último relatório divulgado pelo órgão americano apresenta a autonomia média dos carros elétricos desde o ano-modelo de 2011 até ao ano-modelo de 2024, e mostra que ela melhorou drasticamente ao longo do tempo.
De acordo com o relatório, citado pelo InsideEVs, "o alcance médio de veículos totalmente elétricos para o ano modelo 2024 atingiu um recorde de 283 milhas [455 km] por carga".
Apesar de não parecer um ganho significativo, quando comparado ao ano de 2023, com um aumento de apenas 13 milhas (21 km), se recuarmos mais no tempo, percebemos a enorme melhoria no alcance.
Em 2014, a autonomia média dos carros elétricos era de apenas 84 milhas (135 km), tendo o Nissan Leaf sido o principal responsável por esse valor, segundo o órgão de comunicação focado na mobilidade elétrica.
Por sua vez, em 2024, o número subiu para 283 milhas, o que representa mais do que uma triplicação da autonomia média em apenas 10 anos.
Mesmo recuando apenas a 2016, a autonomia média dos carros elétricos era de 218 milhas (351 km), em comparação com 283 no ano passado.
Considerando que 300 milhas, o equivalente a 483 km, representam uma autonomia consensualmente adequada para a maioria dos compradores, é possível que o alcance médio dos próximos carros elétricos não aumente drasticamente.
1 milha = 1,61 km
Leia também:
Para mim 500 km reais de autonomia já é simpatico.
Mas fazes todos os dias 500 km?
Não, mas também não faço todos os dias 900 km no meu carro a combustão mas sempre que vou a bomba é para atestar até ao gargalo, lá por não fazer não quer dizer que não faça, como a minha vida não é estanque e tenho alguns imprevistos é sempre melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
Sim, mas neste caso a “reserva” de capacidade da bateria paga-se e bem, mesmo que não seja necessária.
Já se paga menos que antes, já que o preço baixou.
Existe estudos que mostram que a média dos carros faz 30km por dia, por isso o eléctrico faz sentido para muitas pessoas.
Para aqueles 2% que faz mais de 500km por dia não faz sentido.
A grande questão é que o carro elétrico compensa muito mais para quem anda muito e carrega em casa. Quem faz 10k por ano muito dificilmente chegará ao fim do ciclo de vida do carro com vantagens financeiras.
Podes ver por esse prisma, eu não acho que isso seja verdade mas mesmo que fosse o dinheiro no banco não cresce e se tiveres o dinheiro para fazer um investimento que te permita poupar no dia a dia já é bom no final até pode ficar igual todos os meses tiveste 100€ que poupas te.
E eu não acho que isso seja verdade porque eu faço cerca de 50km por dia 22 para ir 22 voltar mais supermecado e voltinhas andava sempre a volta dos 50km por dia eu gastava 120€ por mês comprei um hibrido plug-in passei a gastar 20 em eletricidade portanto poupei 100€ por mes já tenho carro há 8 anos já poupei quase 10 mil€ para mim já valeu a pena mais tarde ou mais cedo teria de comprar um carro porque aquele já era antigo gastava muito e já dava chatices
Preocupa-me muito mais a disponibilidade de carregadores, tanto em número como em localização, do que propriamente se a bateria faz 400 ou 1000kms seguidos! A meu ver o ideal é chegar ao carregador, sem filas de espera, carregar sem complicações, 10min e seguir viagem por mais 400 kms. De qualquer das formas, os carros elétricos, mais propriamente as baterias, são produtos tecnológicos e claro está o potencial para inovação é quase ilimitado. Tal como nos últimos 10 anos a autonomia triplicou, daqui por outros 10 anos com novas composições e tecnologias, a autonomia deve ter quintuplicado face aos atuais ou mais… Há 20 anos atrás andava tudo com Nokias 3310… hoje é o que vemos!
Eu para mim até já está óptimo 500km para mim é mais que suficiente, mas esperamos mais 10 aninhos e vamos ter 2 coisas ainda mais autonomia secalhar a estabilizar nos 1000km de autonomia e uma queda grande no preço das baterias
portanto vais esperar 10 anos para ele fazer aquilo que o mercedes do meu avo ja fazia em 1991, 1000km e com carregamentos em 30 segundos. Os eletricos para carregar ainda precisam de 8 horas lol
Vou esperar mais 10 anos para ter um carro elétrico que não me faça perder tempo no abastecimento. O pessoal ainda não percebeu quão valioso e escasso é esse bem : o tempo. Lá chegarão.
É por ser um bem escasso que prefiro eléctricos, perde-se muito menos tempo.
Lá chegarão.
e mesmo assim continua inferior a qualquer carro usado com 30 anos a gasolina que faz 1000km num deposito e carrega (atesta) em 30 segundos.