Apple Car contrata ex-executivo da BMW que trabalhou nos carros elétricos i3 e i8
A Apple continua a ter no seu foco o lançamento de um carro elétrico. Pelo menos os indícios assim apontam. A empresa de Cupertino contratou o ex-executivo da BMW e fundador de startups de veículos autónomos, Ulrich Kranz. O facto de Ulrich ter saído agora da Canoo poderá dar-nos uma ideia mais clara do caminho que a Apple estará a percorrer para a produção de um veículo elétrico autónomo.
Conforme foi notícia no ano passado, houve movimentações para a Apple adquirir a startup elétrica Canoo. Esta startup foi fundada no final de 2017 por um pequeno grupo de executivos que eram originalmente uma parte da Faraday Future.
Apple reforça a sua equipa do Apple Car
A Apple contratou Kranz apenas há algumas semanas atrás, depois deste ter deixado o cargo de CEO da Canoo, uma startup de veículos elétricos autónomos que Kranz foi co-fundador. Antes disso, Kranz trabalhou na BMW durante 30 anos. Ele foi o vice-presidente do grupo que desenvolveu os veículos elétricos i3 e i8 da BMW.
Depois de sair BMW, Kranz trabalhou na Faraday Future durante três meses. A seguir, o executivo reuniu um grupo de pessoas e co-fundou a Canoo. Quer a Faraday Future, quer a Canoo não tiveram grande sucesso, possivelmente porque numa fase inicial é necessário um investimento avultado quer na conceção do projeto, quer no licenciamento e criação de tecnologias. Mas dinheiro é o que não falta na Apple.
Esta importante nova contratação da Apple dá uma ideia das suas ambições com o veículo elétrico autónomo. Kranz reportará a Doug Field, que já trabalhou na Tesla e liderou o desenvolvimento do Model 3. Contudo, se há novas entradas neste projeto, também é uma forma de compensar algumas perdas de executivos que abandonaram a equipa Apple Car.
Empresa de Tim Cook anda às compras no mercado
Conforme foi referido há dias, Apple estará a negociar com a empresa Falacom, que é atualmente o maior fornecedor chinês de baterias para veículos elétricos do mundo. Esta poderá ser a empresa que fabricará e fornecerá as baterias ao carro da Apple.
A empresa também já esteve a tentar negociar com a Hyundai-Kia para a construção do Apple Car. Contudo, as negociações supostamente não correram bem.
Também foi notícia há umas semanas que a gigante californiana estaria já em negociações com a LG e a Magna para a produção do seu carro.
A Apple não tem qualquer experiência para entrar no mercado dos carros elétricos. Então, o que tem a fazer é contratar os especialistas na área, firmar contratos com fornecedores dos componentes e tecnologias necessárias e desenvolver o produto. O analista Ming-Chi Kuo, que segue a Apple a par e passo, sugeriu que o Apple Car ainda levaria meia década, no mínimo. O produto estará nos estágios iniciais de desenvolvimento, portanto, muitas coisas podem mudar quando o veículo estiver pronto para o lançamento.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Que venha tarde e talvez com asas. lol
Deviam ir contratar à Porsche já que gostam tanto de os copiar
Não sei onde os copiam, mas uma coisa é certa, a copiar por alguma marca de topo, 😀 a Porsche é referência.
Copiam por exemplo as metadatas dos deputados americanos para o Trump 😛 Notícia do dia
Quando li essa notícia lembrei-me do Trump a dar a sugestão aos americanos para beberem lixívia, que matava o “bicho”. Mas há quem tenha bebido
esse historia de copiar já cansa… copiar por copiar temos a xiomi.
agora se for copiar para trazer valor e se vier com melhorias ainda, acho que todas as marcas o deviam fazer.
so assim continuamos a evoluir, usando muito as inovacoes dos outros, como ponto de partida para algo novo e melhor.
quanto ao carro, acho muito bem que vao buscar as melhores ideias ao que existe! para quê reinventar a roda se esta ja existe?
Deviam era fazer parceria com a Lexus, isso sim!
Zzz…
Apenas 300.000€ com motor e rodas vendidos separadamente.
Também não pode vir com carregador porque assim o carro polui menos.