Atenção! Já só tem um mês para actualizar para o Windows 10
Apresentado ao mundo, de forma oficial, no dia 29 de Julho de 2015, o Windows 10 quer ser a plataforma que vai unificar os diferentes sistemas operativos da Microsoft.
A Microsoft resolveu dar a todos os utilizadores do Windows 7 e 8.1 a possibilidade de fazerem a actualização para o novo Windows de forma gratuita. Durante um ano esteve disponível e agora, a um mês do fim, é hora de todos actualizarem para o Windows 10!
A chegada do Windows 10 foi um marco muito importante para a Microsoft. É o início de um processo que levará à criação de um sistema unificado e que correrá em todas as plataformas onde a empresa tem presença.
O facto da Microsoft ter lançado o Windows 10 como uma actualização gratuita, ajudou ao seu crescimento. Mas essa oferta está a terminar já dentro de um mês e é hora de decidirem se querem ou não ter acesso a esta nova versão, de forma completamente gratuita.
A adopção do Windows 10
A adopção do Windows 10 foi rápida no início, pois muitos utilizadores quiseram instalar de imediato esta nova versão. Com os números sempre a aumentar, a curva de crescimento acabaria por perder a força e estabilizar.
Se o objectivo da Microsoft é ter o novo Windows em mil milhões dispositivos até 2018, tem de aumentar o ritmo de adopção e convencer os utilizadores que este é o sistema operativo que devem usar.
Vários marcos foram conseguidos, em poucos dias conseguiu derrotar alguns concorrentes, mas ao longo do ano esse valor abrandou e o crescimento diminuiu. Contas feitas no mês passado tinha já 15% de quota de mercado e recentemente conseguiu ultrapassar o sistema operativo mais usado, o Windows 7.
A actualização (forçada) para o Windows 10
Se muitos utilizadores aceitaram de bom grado a oferta do Windows 10 e a actualização, muitos houve que cedo tomaram a decisão de não instalar esta nova versão, mantendo-se nas anteriores, com provas dadas.
A Microsoft optou por tomar uma atitude mais agressiva, propondo aos utilizadores a actualização. Depois de ver que mesmo assim não conseguia a adopção que queria, mudou a táctica e foram vários os casos de utilizadores que viram as suas máquinas actualizadas sem o seu consentimento. Estas medidas caíram mal aos utilizadores que não queriam mudar.
Tudo mudou agora, mas apenas depois da Microsoft ter sido obrigada a pagar 10 mil dólares, por ter feito esta actualização num utilizador que não a pediu.
Os problemas de privacidade
Cedo se descobriu que a Microsoft estava a recolher dados e telemetria do Windows 10. Esta era uma situação nova mas não teve uma boa reacção do lado dos utilizadores.
Confrontada várias vezes com esta situação, a Microsoft começou por negar que "espiava" os utilizadores, acabando mais tarde por explicar de forma clara como e quando recolhia estes dados.
Curiosamente este é actualmente um problema que foi ultrapassado e, apesar de ainda estar presente, os utilizadores aprenderam bem a viver com esta situação.
O fim da oferta do Windows 10
O período de oferta do Windows 10 está a acabar. Será no dia 29 de Julho que a Microsoft começará a cobrar 119 dólares por cada nova instalação deste sistema operativo. Está assim na hora de quem não actualizou... actualizar, se for essa a vontade!
O Windows 10 está actualmente mais maduro e com menos problemas. Estes problemas afectaram inicialmente algumas máquinas. A actualização é simples e a Microsoft criou um processo que não envolve qualquer intervenção do utilizador.
Lembrem-se também que mesmo que tenham problemas ou que não se adaptem ao Windows 10, podem reverter para a versão anterior, mas com a garantia de que a vossa licença está pronta para ser usada mais tarde.
Avaliem novamente o que vos levava a rejeitar o Windows 10 e ponderem a migração para este novo sistema, aproveitando a oferta da Microsoft. Em breve chegará a Actualização de Aniversário, provavelmente já no início de Julho e mais novidades irão chegar ao Windows 10, fazendo dele um sistema bastante completo.
O relógio começou a aproximar-se da hora final e é por isso o momento de decidirem de forma definitiva se querem ou não o Windows 10. A escolha é vossa!
Saiba tudo sobre o Windows 10 aqui mesmo no Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Inclui o W10M?
Claro que não. As atualizações de sistemas operativos mobile são sempre gratuitas.
Voltamos ao Pré-acordo ortográfico? Boa!
É muito mais bonito, não é?
Eu também acho.
Acho ridículo estarem nesta vida.
O ACORDO JÁ ESTÁ EM VIGOR HÁ MUITO TEMPO. PAREM DE SE FAZER DE DIFÍCEIS.
Bom dia,
Em relação a este tópico, surgiu-me uma dúvida, que já me tem andado na cabeça há algum tempo e ao ler isto tudo voltou-me à memória. O meu portátil veio de fábrica com o Windows 8, quando saiu o 8.1 eu atualizei, mas quando o formatei ele voltou ao Windows 8, tendo novamente que instalar o 8.1. Atualmente tenho o Windows 10 há alguns meses valentes e só tenho a dizer bem (atenção, gosto pessoal!). Ora a minha questão é: Se eu porventura formatar o portátil, ele voltará ao Windows 8? E com isto, se tiver passado o tempo gratuito para atualizar para o 10, terei de comprar uma licença? É que isto na minha cabeça não faz muito sentido…
Obrigado a quem ajudar, e peço desculpa o texto grande
Sim e Não. O que deves ter feito foi uma reposição de fábrica.
Se tens um W10, deves ter uma key guardada algures no PC (procura aqui no pplware que já foi falado) e vais usar essa mesma chave.
Pois, foi isso mesmo que eu fiz sim. Mesmo o portátil de origem ter vindo com o Windows 8 tenho uma key guardada do W10?
Salvo erro, o teu hardware do portátil fica identificado nos servidores da Microsoft como tendo uma licença válida. Caso formates ou algo do género, verifica se usas a mesma versão de Windows a qual foi instalada.
Faz um clean install, e depois se te apetecer faz uma pen de recuperação. Assim esqueces o 8.
Nas definições tens uma opção “restaurar computador” acho que é assim se formatares por aí nem precisas de key
Sem complicar muito, sugiro que faças uma ISO do Win10.
Depois, quando quiseres formatar, podes usar a ISO para instalar o Win10 directamente. Mas, tens de utilizar a mesma conta quando reinstalares.
Melhor ainda, com o Win10 podes fazer a formatação via o sistema, não sendo necessário fazer uma reposição de fabrica. O resultado será praticamente o mesmo, mas ficas logo com o Win10 instalado como novo, sem grandes complicações.
Pergunta de “noob”: Se actualizar para o W10, o que acontece com todos os programas que tenho instalados actualmente? Continuam instalados? Ou corro o risco de haver alguma incompatibilidade e perder programas importantes?
Corres esse risco, sim.
Mas nos primeiros 30 dias podes sempre repor o sistema como estava antes do Windows 10.
Obrigado pela resposta. Tenho o W8.1, e estar a fazer o upgrade tenho receio que alguns dos programas deixem de funcionar… Está a funcionar bem… não mexe… eheh
Se algum programa deixar de funcionar, normalmente ao reinstalares o programa as coisas devem ficar normais. O que eu pessoalmente recomendo, a reinstalação de todo o software.
A nível de programas, na maioria dos casos os que funcionam bem no Win8.1 no Win10 funcionaram de igual forma. Se a passagem fosse do Win7 para o Win10, talvez houve-se mais riscos.
Normalmente o que pode falhar na passagem para o Win10 será os drivers, mas isso é uma questão de verificares previamente junto do site dos fabricantes do teu hardware.
Provavelmente a maioria dos programas que funcionam no Windows 8.1, rodam no Windows 10, sem problemas. E como dito acima, pode retornar a versão anterior se quiser…
Se tens o 8.1, avança para o 10. A não ser que estejas a usar software muito antigo, certifica-te que este é compatível. Mas, como disse, se tens o 8.1…
Não te preocupes com isso. Instala, o Windows 10 está mesmo muito bom.
e quem tem o erro ao tentar instalar como faz ?…ja tentei de tudo e nada
sacas o ISO no site da Microsoft 🙂
google it
Desinstala o AV e tenta de novo.
Comigo foi assim, à 4.ª tentativa depois de tirar o AV.
Edgar ja tentei instalar uma versão sacada da net…mas tbm nao deixou. A solução é formatar. Na certa vai deixar instalar sem nenhum problema depois de deixar de ser grátis.
Reinstala o sistema com o windows que tens e depois faz a atualização para o 10.
Não “saques da net”. Vai ao site da MS e tira os ficheiros originais.
Que seca!
Pensava que já tinha acabado.
+1
+ 1 porquê?
Não quero!
Ninguém quer saber disso.
Viva! Depois de instalar uma versão do Windows 10 sacada da net esta é mais lenta que o disponibilizado no site da Microsoft? Ou ambos têm o mesmo nível de desempenho no hardware? Isto a partir do Windows 8.1…
Outra pergunta: passando do Windows 7 para o Windows 10 perco todos os ficheiros que tenho guardado no PC? Queria fazer isso com um computador velho que tenho guardado em casa, para ver se lhe dou uma “nova vida”…
Se a sacada da net for original (sem modificações) o desempenho sera o mesmo. É claro que deve senpre preferir o caminho oficial.
Não perde nenhum arquivo, eles são mantidos. Os programas também são mantidos (exceto na existência de uma incompatibilidade conhecida, mas neste caso você recebe um relatório e pode retornar a versão anterior do Windows).
Os arquivos é sempre bom que se tenha um backup, porem sou insider e instalei/atualizei diversas vezes meu pc (velho de backup) com builds e nunca tive problemas.
Não saques da net. Tira os ficheiros originais do site da própria MS. Quanto ao desempenho, tudo depende da máquina. Quanto aos dicheiros…depende. Se tiveres partições, podes perder ou não. Depende onde instalares. Conselho útil: faz copia de segurança dos teus ficheiros. Limpa todas as partições. Formata o pc. Cria novas particoes. E Instala de raiz o 10 com as imagens originais numa das particoes. Os teus ficheiros guardas noutra particao.
Boas
Depende, se fizeres uma instalação em cima do windows 7 ele grava os ficheiros na mesma tens é a possibilidade de ocorrer inconsistências ou falhas de drivers.
O melhor e o aconselhado é guardares tudo num disco externo/pen e instalares o win10 de forma limpa, ou seja, de raiz formatando primeiro o disco! Podes também colocar numa partição e ficas com os 2 sistemas…
Abraço
Obrigado a todos. 🙂
Abraço!
Então basicamente a pessoa fica com o Windows 10, sem limites de tempo, sem ter que pagar nada?
Se o instalares antes de 29 de Julho sim, ficas com o Windows 10 gratuito para sempre nesse computador.
Quem atualizar até 28 Julho, fica com uma licença de Windows 10 para sempre no computador em questão.
Tenho um portátil hp probook 6360 b (antigo), será que é aconselhável o upgrade ?
i5-2450M
4GB RAM (tou a pensar meter mais 4)
Sim, mal não deve correr.
é um processador muito antigo, nao aconselho. pensa antes em comprar um novo portatil ja com i7, tens uns baratos a 990euros.
A Microsoft já confirmou o lançamento oficial do “Actualização de Aniversário” (RS1) para 2 de agosto!
https://blogs.windows.com/windowsexperience/2016/06/29/windows-10-anniversary-update-available-august-2/?OCID=ANNOUNCEMENTS_SOC_TW_ORGANIC_YUSUF629
Pode actualizar eu fico há espera da versão paga no navio.
Tenho um portatil com dual boot win 8.1 e Ubuntu 16. Se atualizar o win 8.1 para W10 ele vai continuar a reconhecer o Ubuntu? Alguém sabe se existe problemas de compatibilidade entre os 2 sistemas? Penso que o dual boot não é com UEFI.
Cumps.
Entretanto vem aí o W12 ou 13 … uma espécie de Service Pack 5 ou 7 ou sabe-se lá o quê para o Win7 😛
Eu não faço atualização pk o windows 10 da problemas aconselho a ficarem com o windows 7..ja os tive e os testei todos ..xp era bom dava 8 pontos vista 1 ponto windows 7 dou 8 pontos windows 8 dou 4 windows 8.1 6 pontos e o Windows 10 dou 3 pontos atenção o windows 10 deixa registos de tudo
Tentem baixar uma copia como eu fiz, sonha.
Boa noite
Gostaria que me ajudassem como sair do seguinte impasse:
Tenho Notebook HP G62 e migrei em 2015 do Windows 7 para o atual Windows 10. Correu tudo bem e inicialmente ia fazendo atualizações automáticas do Windows 10.
Até que há cerca de 4 meses deixou de fazer atualizações automáticas e tenho 18 atualizações por fazer..
COMO FAZER??…Ajudem-me por favor…
Obrigado